Oi! Hoje é dia de falar de dica de viagem para viajantes econômicos, galera que curte uma trip sem ter que gastar uma fortuna em restaurantes caros, passeios inúteis ou armadilhas pega-turista. A idéia é viajar como um expert, aquele que saca tudo sobre os destinos e tem as manhas de conhecer o melhor de cada lugar, sem cair no papo de malandrinhos! Bom, entre as muitas opções para economizar numa viagem, uma das mais inteligentes, na minha opinião, é fazeros populares e incontáveis Free Walking Tours, cada vez mais profissionais em toda a Europa e em outras partes do mundo.

Mas o que é um Free Walking Tour?

Traduzindo ao pé da letra é uma caminhada turística grátis! Mas na verdade é mais que isso!Para mim, fazer um free walking tour é sem dúvida a melhor maneira de conhecer um destino, porque você vai ser guiado por uma pessoa que vive naquela cidade, que tem uma rotina normal por ali. Essa pessoa, além de conhecer os detalhes históricos e pontos turísticos também conhece a vida local daquele lugar, ela faz parte da vida que acontece por ali! Isto significa uma experiência muito mais real, já que os guias são quase todos voluntários e normalmente estão ali por amor à cidade, ou seja, eles vão querer mostrar a cidade como ela é, e não aquela criada para agradar ao turista. Além disso, um free walking tour é barato, né!

Imagem

Imagem www.newberlintours.com

Peraí, mas não é grátis?

É grátis, ou seja, o cara que tá lá vai gastar um bom tempo fazendo a sua alegria de graça. E no final, se você gostar, pode dar uma gorjeta para ele. Como estes tours geralmente não são vinculados à prefeitura, os guias nem sempre recebem um salário fixo para estar ali. Aliás, alguns terão que pagar algum valor para a organização que está por trás deles, independente se receberam algum trocado pelos tours ou não. Então é bom deixar uma gorjetinha né.

E como funciona?

Muito simples. Há um dia marcado, um horário e um ponto de encontro. O tour é público e começa sempre pontualmente na hora combinada. É só chegar junto e participar. O guia vai contar como funciona, vai explicar por onde irá passar e vai contar as histórias no meio do caminho! Digita no Google “Free Walking Tour” e o nome da cidade que você quer visitar e pronto, vai aparecer a opção no seu destino. Outra idéia é ir até o site do trip advisor para verificar os free walking tours disponíveis. Normalmente estes passeios estão bem posicionados no Trip Advisor!

Picture

E tem em toda a cidade?

Eu diria que acontece um Free Walking Tour em toda a cidade turística. Na maioria das capitais européias há uma ou mais organizações de free walk! Eu definitavemente recomendo o Free Walking Tour de Berlim, foi o primeiro que eu conheci e que me despertou para este mundo de free walk. Agora eu viciei e sempre busco este tipo de visita nas cidades por onde vou! Em Zurique eu sou uma das voluntárias, e adoro receber pessoas e os feedbacks de quem já participou da caminhada comigo! Em Barcelona os tours são incríveis (é que Barcelona é incrível!). Enfim, sempre verifique no seu destino onde há um free walking tour, é o jeito mais barato e mais seguro de conhecer o destino ou pelo menos, começar a conhecer o destino como um expert.

Boa viagem e bom free walk!