Zurique é um dos destinos-conexão mais ativos da Europa. Muitos vôos fazem uma parada em Zurique antes de partir para algum outro lugar, é bem comum as pessoas terem que ficar 7, 8 horas na cidade enquanto esperam o embarque para outro destino acontecer. Nessas horas, o que fazer? Será que rola aproveitar para conhecer algo da cidade? O que ver em Zurique, quando se tem poucas horas na conexão? :O

Fique tranquilo, dá pra fazer várias coisas durante o seu tempo de conexão em Zurique, principalmente porque Zurique é uma cidade pequena e com excelente infra-estrutura, ou seja, você não vai ficar à mercê do transporte público, você não vai precisar calcular hooooras até chegar ao centro e principalmente, você não vai se perder! Vai lendo que eu te conto tudo!!! 😀

Conexão em Zurique, o que fazer?

Quando você tem uma conexão em Zurique, precisa ser eficiente para conseguir aproveitar estas horas na cidade. Eu diria que Zurique é uma das melhores cidades para conhecer enquanto você espera o seu vôo, já que a cidade é pequena e o aeroporto está a 10 minutos de trem do centro da cidade.

Mas para evitar perrengue (porque né, ninguém quer ter que passar por perrengue nessas horas) aqui vai um guia detalhado para quem quer fazer uma Zurique fast-food! Ieeeei!

1. Compre o bilhete 24h (Day Pass)

Mesmo que você só use este bilhete por poucas horas. É a melhor forma de sair lucrando com estas horas, porque você vai garantir a sua passagem de trem até o centro, do centro até os pontos turísticos e a volta para o aeroporto, tudo isso por cerca de 13 francos. O bilhete 24 horas dá acesso a todos os trens, trams, ônibus e até barcos no lago. Mantenha-o guardado com você, e se aparecer algum fiscal, mostre o bilhete para ele.

Para comprar o bilhete, dentro do próprio aeroporto de Zurique há umas máquinas que vendem o bilhete 24 horas, ou você pode ir diretamente na bilheteria. Lembre-se que nas máquinas só aceitam moedas ou cartão de crédito.

Com o bilhete em mãos, vá até as plataformas, que ficam dentro do aeroporto, e dirija-se à plataforma que faz o trajeto do aeroporto até a Zurich HB (ou hauptbahnhof).  É nesta parada que você desce.

Imagen

 2. Banhofstrasse

Quando você chegar na estação HB, já estará bem pertinho das principais atrações turísticas de Zurique. Procure pela saída “Banhhofstrasse”, a maior avenida da região. Sugiro que você caminhe por bahnhofstrasse e faça algumas paradas estratégias nas chocolaterias Laderach (bem no começo) e na Sprungli (um pouco em seguida). Caminhar pela bahnhofstrasse é parte do passeio em Zurique, e fazer algum turismo de vitrines também faz parte da experiência.

3. Lago de Zurique

Depois de fazer algumas pausas e olhar a tão famosa Bahnhofstrasse, hora de ver o lago de Zurique. O lago é a principal atração para quem gosta de natureza. Mas não gaste suas pernas para chegar até lá, pegue o tram número 11 (direção rehalp) e desça em Bellevue. Ali já é possível ver o começo do lago e se animar, faça uma caminhada em direção à margem esquerda, onde está a Ópera de Zurique. O passeio é lindo e mega romântico.

4. Centro histórico

Se fizer a caminhada pelo Lago de Zurique, é a hora de conhecer um pouco do centro histórico. O jeito mais fácil é pegar um tram em Bellevue (número 4 em direção à Bahnhof Altstetten Nord ou número 15 em direção à Bucheggplatz) e descer na estação Central (atenção que não é a HB, é uma estação cujo nome é Central). Lá você pode caminhar às margens do limmat e entrar no coração do centro histórico, na rua Niederdorfstrasse.

Imagen

 5. A vista!

Se ainda der tempo (acho que dá, hein!) cruze uma das pontes do rio e faça o passeio até chegar na Lindenhofplatz. É simplesmente a praça principal, com uma vista MARAVILHOSA da cidade. Seria uma pena perder esta vista, portanto, aperte o passo para ir até lá.

Imagen

 6. Hora de voltar

Bom, você já curtiu a paisagem, já fez várias fotos, é hora de voltar. Vá caminhando desde a Lindenhofplatz até a rua principal, a Bahnhofstrasse, por onde você começou o passeio. Faça a rota pela Augustinenstrasse, que é lindinha! Essa rua vai cair na Bahnhofstrasse. e você pode ou caminhar até a HB ou pegar qualquer um dos trams que vão para lá (6, 7, 11,13,17, descer na Bahnhofstrasse HB). Você já estará na frente da estação e lá já pode pegar o trem até o aeroporto.

7. Trem para o aeroporto

São vários e a cada 10, 15 minutos há um trem indo para lá. Você precisa olhar nas telas enormes o que aponta para Flughafen (aeroporto em alemão). Achou? Pronto, é só ir até a plataforma e pegar o trem para Flughafen, a sua parada final. Se pintar dúvida, vá até o gichê de informações e pronto, resolvido!

Fácil né?
Aqui um mapinha para facilitar ainda mais a sua vida!

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.