Quer conhecer o Chinagarten de Zurique? Se você está em Zurique no período da primavera, verão e até o começo do outono, poderá aproveitar a oportunidade para fazer um passeio pelo Chinagarten de Zurique, um pequeno jardim chinês que é um encanto! Localizado à beira do Lago de Zurique, este jardim é um presente que Zurique recebeu da cidade de Kunming, na China, em razão da ajuda técnica que Zurique ofereceu para modernizar a rede de água potável e de esgotos da cidade chinesa.

Chinagarten de Zurique

O Chinagarten de Zurique foi projetado e construído entre maio e outubro de 1993. As obras foram realizadas por artesãos, especialistas de jardinagem e paisagistas de Kunming e de Zurique, que trabalharam sob a orientação da Secretaria Municipal de Parques e Jardins. Como muitos jardins chineses, este jardim foi projetado de acordo com conceitos essenciais da cultura chinesa, conhecidos como “Três amigos no Inverno”, isto é, três plantas que desafiam o rigor do inverno: o Pinheiro Silvestre, o Bambu e a Cerejeira.

chinagarten_zurique3

Os muros e portais que envolvem o Chinagarten de Zurique separam o mundo exterior e profano do mundo interior e artístico. Nos telhados e tetos das pequenas instalações estão adornadas figuras que representam dragões nas nuvens. Sobre o portão principal há uma placa dourada com o nome do “Jardim Chinês” gravado à mão. Justo neste portão, as fileiras de cravos e os batentes de cor vermelha representam os jardins  de Kunming, que no passado eram uma característica exclusiva dos jardins imperiais.

Quando você entrar no jardim, vai se deparar com pequenas pontes e representações simbólicas da cultura chinesa, entre eles uma representação de montanha, que simboliza o yin-yang, refletido no antagonistmo entre o lago e a montanha. Há ainda uma pequena ilha, que segundo a tradição chinesa, representa a ilha dos imortais. Como todo o jardim foi construído com muita simbologia, você irá perceber que cada detalhe tem uma história diferente e cada esquina representa a gradidão dos chineses pela Suíça.

Onde fica o Chinagarten de Zurique?

Fica na parte oeste do Lago de Zurique, perto da Ópera de Zurique, em Bellerivestrasse, 138. A melhor forma de chegar lá é utilizando as ilhas de tram, número 2 e 4 ou o ônibus de número 33, paradas “Höshgasse” ou “Fröhlichstrasse”. Ou então, caminhe desde a Ópera de Zurique em direção ao sul do lago e cerca de 15 minutos depois, à sua esquerda, você estará em frente ao Chinagarten de Zurique.

Informações Chinagarten de Zurique

A entrada custa 4CHF, crianças entre 6 e 14 anos pagam 1 CHF para visitar o Jardim. Mas se você tiver em grupo com mais de 10 pessoas, tiver mais de 65 anos ou carteira de estudante, há preço especial. O jardim está aberto diariamente, das 11h às 19hs, entre o final de março até o meio de outubro. Todas as quintas-feiras, às 18h há uma visita guiada ao parque, pelo custo de 15CHF por pessoa. Para saber mais informações, acesse o site de Zurique (em alemão).

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.