Aeee! Quer dicas para visitar as Cataratas do Reno saindo de Zurique? Achou! Faz tempo que eu estava ensaiando uma viagem até lá e aproveitei a visita da minha família para fazer um bate e volta até as Cataratas do Reno a partir de Zurique! Foi ANIMAL! É tipo uma viagem que você DEVE fazer se estiver por mais de 2 dias em Zurique. Daí um dia você visita Zurique e o centrinho e no outro dia, faz um bate e volta até as Caratatas do Reno e aproveita para conhecer a cidade de Stein am Rhein, uma belezinha cidade medieval pequenucha sabe, daquelas que dá vontade de botar no bolso! Então chega de enrolar, veja agora as dicas para esse bate e volta de Zurique, a as Cataratas do Reno!

Cataratas do Reno

Onde ficam as Cataratas do Reno?

Antes de mais nada, é bom olhar no mapa né! 😛 Esse é um bate e volta perfeito para quem está em Zurique porque as Cataratas do Reno ficam no norte da Suíça, a cerca de 1 hora de Zurique. Bom, vou passar a rota para você fazer este passeio usando os trens, se quiser fazer de carro também rola, daí é só substituir a ferrovia pela rodovia e jogar no GPS a melhor rota tá?

Como chegar nas Cataratas do Reno?

Para chegar lá, eu comprei um bilhete que dá direito a rodar o dia inteiro em todas as linhas de trem desta região por CHF 27,40. Esse é um preço promocional porque eu tenho direito à pagar meia tarifa em função de uma taxa anual que eu pago para este transporte. Se você não mora na Suíça, provavelmente não possui este direito, e neste caso, há duas alternativas: pagar a tarifa completa desta região (preço CHF 54,80 por pessoa) ou comprar de uma vez o Swiss Pass que é um passe que dá direito a andar por toda a Suíça pelas linhas de trem, trams, barcos e ônibus conveniados. É quase 100% das linhas, vale muito a pena! Aqui neste post tem falando mais sobre o Swiss Pass.

Minha Rota nas Cataratas do Reno

Bom, eu saí de manhã de Zurique (na verdade saímos já bem tarde porque ficamos discutindo os preços, bilhetes e passes antes de ir), às 11h47 (sim, os horários são todos assim quebradinhos) e fomos direto para Winterthur, onde fizemos uma baldeação para pegar o trem até Stein am Rhein. Daí aproveitamos a manhã na cidade e pela tarde fomos de trem até Schaffhausen e chegando lá, pegamos um ônibus até as cascatas,

Nós usamos o aplicativo da SBB para saber o horário de trem entre Stein am Rhein e Schaffhausen, a cidade mais perto das Cataratas. Este trajeto é de aproximadamente meia hora. Um senhor muito simpático nos ensinou que chegar por Neuhausen am Rheinfall é melhor, porque cai bem na cara das cataratas (na cara grátis, já que tem um lado das cascatas que precisa pagar entrada), mas infelizmente não tinha trem indo para lá no nosso horário. Meesmo assim, é fácil, você chega em Schaffhausen e na própria estação pega o trem para Neuhausen ou o ônibus que vai para Neuhausen am Rheinfall (veja os horários no site da SBB).

O trajeto é de 10 minutos! Se você for de trem, já sai na cara do Elevador Panorâmico que desce até as Cataratas. Se for de Busão, daí tem que andar uns 10 minutinhos até o elevador, basta seguir algumas placas e na dúvida, pergunte!

Cataratas do Reno

O que fazer nas Cataratas do Reno?

Bom, como eu falei aí em cima, há duas entradas nas Cataratas. Eu fui na entrada free, 0800, na parte grátis! A outra entrada custa 5CHF, nada muito absurdo, mas na Suíça, qualquer 5 conto ajuda! Eu preferi a entrada grátis porque na minha visão é o lado mais bonito das Cataratas, você pode caminhar pelo calçadão, subir até a parte de cima das cascatas, dar a volta e fazer um passeio de barco até a queda d´água que eu SUPER RECOMENDO! Abaixo o mapa com a informação detalhada das cascatas e de onde saem os barcos, com preços bem justos.

Cataratas do Reno

São 4 tipos de passeios oferecidos somente entre abril e outubro, com um horário mais extenso nos meses de junho, julho e agosto. O trajeto de número 1 leva até a pedra onde está a bandeirinha da Suíça. O número 2 leva até o outro lado das cascatas e você pode fazer as trilhas com letra C até o castelo, que é a parte paga das cascatas. O número 4 é o passeio de barco curto (eu fiz esse) com duração de 15 minutos, enquanto o 5 é o passeio de barco longo, com duração de 30 minutos. Não me pergunte porque não há rota de número 3 neste mapinha…

Cataratas do Reno

Se você tiver tempo, faça a rota 2 e depois conheça o castelo fazendo as trilhas C. Se não tiver muito tempo, como era o meu caso, faz a rota 4 e prepare para chegar bem pertinho das cascatas! E depois, senta num dos banquinhos, faz fotos, vídeos, snapchat, instagram até cansar. Quando quiser voltar, pega o elevador panorâmico de volta até a estação Neuhausen am Rheinfall e dali até Schaffhausen. Em Schaffhausen, pegue o próximo trem para Zurique e fim do dia! Ufa!

Onde ficar em Zurique?

Se você esá fazendo este bate e volta de Zurique, provavelmente precisa de um hotel né? Aqui neste post eu te dou as dicas de como encontrar hotel barato (missão quase-impossível!) em Zurique, ou melhor, um hotel com ótima relação de custo X benefício. Clique aqui para ler o post com dicas de hotéis em Zurique.

Últimas dicas sobre as Cataratas do Reno

Eu já falei muito lá em cima, mas uma dica legal é baixar o aplicativo da SBB no seu celular para conferir sempre os trens e ônibus de cada cidade. Como esta é uma rota que requer muitos transportes públicos, vale a pena ter o aplicativo para consultas sempre. Se você estiver em busca de internet 3G, aqui o ideal é comprar um chip pré pago. Recomendo a empresa Salt na Suíça. De resto, leve sempre uma garrafinha de água para encher nas fontes públicas (de água potável!) e se for no verão ou durante a temporada quente, leve filtro solar né, nem preciso falar duas vezes.

Links úteis para a sua viagem por Zurique:

Se você quer um guia de viagens prático sobre a Suíça, em 2017 eu publiquei um livro chamado "Calor Nos Alpes", que contém várias dicas e informações incríveis para quem vai viajar pelo país. O livro já está esgotado nas livrarias e só está vendendo aqui no blog, neste link aqui, e durante o mês de Julho tá rolando promoção de frete grátis.

Se você quer comprar o Swiss Travel Pass, tá neste link aqui, e para entender como funciona melhor o passe de transporte público exclusivo para turistas, a info está neste post detalhadinho aqui. Agora se você quer alugar um carro, aqui neste link dá pra simular as tarifas com a Rent Cars e conseguir boas ofertas para Zurique!

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

Para ler todos os meus posts sobre Zurique, aqui está o índice arrumadinho neste link aqui.

Para comprar passeios pelos Alpes Suíços, a melhor ferramenta que eu vi até agora é a Get Your Guide. Eles possuem várias opções de tours para os Alpes saindo de Zurique, incluindo a famosa montanha Jungfraujoch, que apesar de ser cara, vale cada centavo investido!

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens para chegar na Suíça. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.