Vamos falar sobre o Swiss Travel Pass!? Muita gente se pergunta se vale a pena usar o Swiss Travel Pass pelo preço um pouco pesado… Ficam na dúvida se o passe compensa ou se é melhor comprar os bilhetes de trens convencionais do país.
Para responder a esta pergunta, teremos que usar o famoso (e odioso) depende. Depende de quanto tempo você vai passar na Suíça e neste tempo, quanto tempo quer viajar entre uma cidade e outra.
Se você for viajar muito (por muito, leia-se pelo menos 6 percursos de trem, ou 3 viagens bate-volta de trem), então começa a valer a pena. Se vier para a Suíça só para conhecer uma ou duas cidades, talvez já não valha tanto a pena assim… Vem comigo pra gente fazer as contas e entender melhor como funciona!
O que é o Swiss Travel Pass?
É um passe de trem que só turistas (não-residentes) podem comprar. Este passe dá direito a andar em todas as linhas de trem normais do país (exceto as rotas especiais, panorâmicas de montanha) , e todos os bilhetes de transporte público dentro das cidades, incluindo barcos, ônibus, trams, além de entrada em mais de 400 museus.
É vendido na modalidade Swiss Travel Pass (3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos), Swiss Travel Pass Flex (3, 4, 8 ou 15 dias não consecutivos dentro de 1 mês) e Swiss Half Fare Card (um bilhete para ter 50% de desconto nos bilhetes que você for comprar).
A coisa parece difícil, mas não é! Na minha opinião as duas modalidades mais interessantes são a Swiss Travel Pass ou a Swiss Travel Pass Flex.
A diferença entre os Swiss Travel Pass e o Swiss Travel Pass Flex é que o primeiro você precisa usar em dias consecutivos, após a validação. E o segundo você escolhe quais dias quer usar o passe.
Leia também: Roteiro com 4 bate-voltas saindo de Zurique
O que fazer em Montreux?
Como é a subida no Top of Europe?
Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?
Essa é a parte do depende. O passe só vai valer a pena se o preço das viagens internas que você fizer + transporte público municipal custar mais caro que o Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Pass Flexi Pass. É aqui que você vai precisar abrir o excel e fazer conta comigo.
Se você já está com preguiça de fazer conta, compra logo o Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Pass Flexi Pass que vai dar menos trabalho.
Se você não tem preguiça, vem comigo que a gente faz a conta juntos:
1. Abra o Excel
Abra o excel e faça algo parecido com esta minha tabela da imagem. À esquerda tem os preços da Swiss Travel Pass e à direita você vai começar a preencher conforme o seu planejamento. Por exemplo, de Zurique a Berna, de Berna Interlaken e por aí vai!
Os preços são individuais sempre. Não há opção de bilhete de família, mas crianças entre 6 e 16 anos que viajam acompanhadas dos pais que possuem o Swiss Travel Pass, não pagam o transporte. Crianças menores de 6 anos não pagam em nenhum sistema de transporte suíço!
Se você está viajando com filhos menores de 16 anos, provavelmente compensa comprar o passe para os adultos.
2. Entre no site da SBB
A SBB é a companhia de transportes da Suíça. Entre no site deles busque os trajetos para você ir preenchendo o que falta na tabela para comparar os preços. O site é o http://www.sbb.ch

3. Escolha a opção mais barata
Quando você digitar os trajetos, vai aparecer na sua tela várias opções de bilhetes com diferentes preços. Escolha o trajeto mais conveniente.

Atenção que há uma pegadinha aqui! O preço é “a partir de” e quase sempre vem incluído descontos adicionais para quem possui o Half Fare Card.
4. Escolhendo o Super Saver Ticket
Na tela, preencha seus dados pessoais e escolha a opção “No discount”. Role a tela para baixo e clique no botão + que vão aparecer várias opções de preços.

Em seguida, verifique que estará marcada a opção “individual ticket”.

Escolha a opção “Supersaver Ticket” para ter o melhor desconto neste trajeto.

5. Qual a diferença entre “Individual Ticket” e “Supersaver Ticket”?
Os preços mudam muito entre os bilhetes “individual ticket” e os bilhetes tipo “Supersaver Ticket”. Isso porque o bilhete “individual ticket” te dá direito a usar aquele trajeto naquele dia, independentemente do horário. Ou seja, se você quiser flexibilidade pegar qualquer trem em determinado dia, o bilhete “individual ticket” é o ideal. É claro que ele custa mais caro pela flexibilidade.
Se você prefere ter hora marcada para ir ou voltar, o “Supersaver Ticket” é o ideal, por ser mais barato. Porém, se algo acontecer e você perder o trem, você não poderá usar o mesmo bilhete para pegar o seguinte trem.
6. Preenchendo o Excel
Conforme você vai atualizando os trajetos, comece a preencher os preços finais na sua planilha.
Ao final, terá que incluir nesta conta o preço do transporte público dentro cada cidade também, caso o utilize.
Em cidades grandes como Zurique, Genebra e Basel, vale a pena comprar o transporte público direto na cidade, principalmente se houver deslocamento entre o aeroporto/ estação de trem até o seu hotel. Em cidades menores ou lugares que você esteja pensando em fazer o bate e volta, talvez o transporte nem seja necessário, se pode fazer tudo a pé.
Dicas sobre o transporte municipal de cada cidade
- Compre o bilhete do transporte municipal direto nas máquinas de cada cidade.
- Se for usar bastante transporte público nestas cidades, vale a pena comprar o bilhete diário (24hs).
Ah, Ju, facilita aê! Vale a pena usar o Swiss Travel Pass?
Ok, vou facilitar. Normalmente para amigos eu passo a seguinte regra:
Compensa o Swiss Travel Pass:
- Se você ficar mais de 3 na Suíça e fizer pelo menos 2 viagens intermunicipais longas por cada dia (ou seja, 1 bate-volta para cidades com mais de 1h de distância) ou
- Você não conseguir encontrar os bilhetes “Supersaver Ticket”.
Não compensa o Swiss Travel Pass:
- Se você for ficar menos de 3 dias na Suíça;
- Se você ficar mais de 3 dias, mas não quiser fazer muitas viagens internas ou;
- Se você estiver pensando em alugar um carro 😛
Onde comprar o Swiss Travel Pass?
Você pode comprar o Swiss Pass Online, através do site site da Rail Europe, por exemplo ou diretamente nas estações de trem na Suíça.
Se você comprar online, pode pedir que entreguem na sua casa uma taxa de entrega adicional. Você também pode retirar o bilhete por 15 francos nas cidades principais ou pode ainda imprimir em casa por 0 francos (grátis é sempre melhor!).
Olá!! parabéns pelo site. Eu tenho uma dúvida! Eu e meu marido vamos a Suíça semana que vem…e descobri hoje que tem uma viagem no trem Belle Epoque entre Montreux e Sweisimmen, que eu queria muito fazer! Vamos estar hospedados em Lausanne. Vai ser uma viagem a trabalho mas terão períodos livres… não sei como comprar esse ticket…se eu comprar o Swiss Half Fare ele inclui esses trem da GoldenPass? Me ajuda, por favor…obrigada.
Olá, obg pelas dicas! Por gentileza, o swiss travel pass cobre a locomoção entre Zurique – Interlaken? Irei de trem de Paris a Zurique.
Eh possível comprar o Euro Pass ao invés do Swiss pass e ter todos esses benefícios? Com o Euro Pass da pra usar o transporte público local ou apenas de cidade pra cidade?
Tem as entradas nos museus?
Olá! Você sabe se consigo comprar e ativar o Swiss Travel Pass no dia em que chego em Zurich (por exemplo)? ou tenho de adquirir antes do desembarque para aí sim ativá-lo na estação de trem? eu gostaria de comprar ao chegar pois compensa se comprar online de terceiros ou na própria SBB e pagar com cartão de crédito… Grata!
Indo agora em 2022, pelo preço, 8 dias na Suíça, pegando 5 trens, não vai compensar o Swiss Pass.
Ju, Parabéns pelo excelente blog! Excelente mesmo!
Vou fazer algumas perguntas com respostas rápidas. Quando puder responda se possível.
1- Ficaremos exatos 15 dias na Suíça (entre 26/2 e 12/3/2022), eu, minha esposa e filho de 11 anos. O meu filho tem o swiss travel pass isento?
2-O swiss travel pass vale para o transporte público interno na cidade de Zurich?
3-No dia da volta sairemos de Zermatt em direção ao aeroporto de Zurich. O swiss pass contem esse trajeto?
4-Preciso reservar o trem nesse trajeto Zermatt- Zurich 2a classe ou basta chegar no dia e entrar no trem tendo o ticket validado no 1º dia na Suíça.
5-O Glacier está incluído no Swiss pass?
6-O swiss travel pass é vendido no aeroporto de Zurich?
Muito obrigado,
Responda quando e se puder.
Att,
Eustáquio.
Olá, Juliana!
Primeiro gostaria dar os parabéns pelo blog e informações.
Estou me programando para ir à Zurique em 12/06/2022, chegando de trem por volta de meio dia. No dia 13, queria ir a St. Moritz, chegando às 11h. Quero curtir um pouco a cidade e no dia seguinte, dia 14, pegar o Glacier Express até Zermatt. Durmo em Zermatt nos dias 14 e 15, pra poder conhecer alguma montanha e andar pela cidade. No dia 16, pego o trem para Berna e passo o dia. No final da tarde/início da noite, pretendo voltar à Zurique. No dia 17 às 11h pego o voo de volta ao Brasil. Queria ver contigo se vale a pena comprar o Swiss Travel Pass e se esse roteiro fica interessante ou muito cansativo. Abraço!
Oi Thalden! Acho que para este roteiro o Swiss Travel Pass será sem dúvida a melhor opção. Principalmente porque você pensa em fazer o Glacier Express e em Zermatt dá pra usar o passe pra ganhar desconto nas montanhas. Já leu meu outro blog sobre a Suíça? É o http://www.calornosalpes.com, tem muita info por lá também! 😀
Olá,Ju
Passarei o mês de setembro na Suiça e tenho 2 dúvidas :A primeira é como seria um serviço da Swiss que tem incluído um Passe de trem que diz poder ser usado no dia anterior e posterior.Como é isso,já que iniciarei por Basel?Posso pegar qualquer trem desde ontem até amanhã é passar 1 noite em Zurich?
A outra é sobre os trens panorâmicos. Como terei tempo e são de graça com o swiss Travel pass, pretendo fazer todos. Tenho que reservar assento em alguns.Como faço essa reserva?E se não puder ir na data pois ainda falta tempo?Perco ou posso trocar?
Boa tarde, primeiramente parabens pelo blog com otimas informacoes. Saberia me dizer se o swiss half fare pass da 50% de desconto em outras montanhas alem do Titlis. Pois quero ir tb ao jungfraug, glacier 3000(les diableretes), e a montanha de zermatt. Desde ja agradeco a atencao 🙂
Oi Eric! Sim, dá pra ter desconto em todas estas montanhas com o Half Fare Pass.
Boa tarde adorei seu post, nunca fui a Suíça mas vou me arriscar a ir de mochila o somente para fazer a trip do bernina express, para isso eu posso comprar o swiss pass travel 7 meses antes aqui de Portugal e já deixar reservado o trem ida e no outro dia o de volta ???
Obrigado
Oi Eduardo! Se não me engano você só consegue reservar assentos do Bernina Express com o máximo de 3 meses de antecedência.
Olá, primeiramente parabéns pelo excelente artigo, super bem explicado ! Eu tenho uma dúvida: com o Swiss Pass eu consigi pegar o trem que vai pra Paris e o trem que vai pra Italia?
Olá! Primeiramente, parabéns pelo artigo, as informações foram bastante esclarecedoras.
Em relação à compra do Swiss Travel Pass, pelo app da SBB, ele fica salvo no aplicativo e só apresentar quando solicitado, isso? E como faz para validar? E a reserva de assento para o trem panorâmico, como faz?
Ainda, o site da Raileurope, é seguro?
E se comprar o Swiss Travel Pass no aeroporta na chegada, é mais em conta, ou mais caro…? Fácil conseguir a reserva dos assentos no trem panorâmico se deixar para comprar somente lá?
Oi Jéssica! Você não consegue comprar o Swiss Travel Pass pelo app, somente bilhetes normais. Mas sim, se comprar um destes bilhetes, ele fica no aplicativo e só apresenta quando te pedem. Já o trem panorâmico você reserva pela internet (se for o glacier ou bernina express (link do site oficial da ferrovia).
O site da Rail Europe é seguro sim, o preço é o mesmo se comprar com antecedência ou na hora. Eu reservaria os trens panorâmicos o quanto antes, porque pode ser disputado!
Oi Ju! Estou indo para Suiça agora em Dezembro. Ficarei lá 5 dias e estarei adquirindo o Swiss Pass. Me hospedarei na casa de uma amiga em Hori e na sexta dia 13/12 quero ir para a Italia, onde vou encontrar outra amiga. Pensei em Fazer o Trajeto Chur – Tirano com o Bernina, acho que valerá a pena e encerrará meu tour pela suiça de forma maravilhosa, mas estou com dificuldades na reserva de assento. Sabe me dizer como proceder para tal?
Oi Thays! Precisa reservar pela internet aqui neste link do site oficial da ferrovia.
Ola. Boa tarde.
Primeiro, quero parabenizar pela clareza das informações. Está sendo muito útil.
Gostaria da sua opiniao em algumas questões.
Em janeiro, meu marido e eu, vamos passar poucos dias na suiça. Será uma viagem chegando no dia 09/01/2020 as 22:45 em Zurique e retornar em 12/01/2020 as 19horas.
Meu sonho é ir para Zermat, mas estou achando longe e caro para fazer em poucos dias.
Minha segunda opção era hospedar em Lucerna e ir um dia a Titlis.
Os bilhetes de retorno de Lucerna para Zurique estão ficando caros para 2 pessoas.
Pensei em Adquirir o Swiss Pass e ir para Zermat, já que vou pagar tao caro por esse “bilhete”.
Poderia dar sua opiniao sobre essa situação?
É viável comprar o Swiss Pass e fazer esse trajeto para Zermat e assim subir alguma montanha?
É uma pergunta um pouco vaga pois minha duvida é em relação a “custa/benefício + tempo” já que Zermat é um local mais caro, porém subir ao Titlis também nao é algo que ficaria barato, por isso imaginei comprar o Swiss Pass para conseguir algum desconto.
Por não conhecer a Suiça, surgem muitas dúvidas.
Desde já agradeço pela atenção e pela ajuda apenas em postar essa experiencia.
Obrigada,
Oi Pamella! É realmente um investimento! Se você for comprar o Swiss Travel Pass eu acho que dá pra dormir em Zurique no dia 9, e no dia 10 cedinho seguir para Zermatt. Eu programaria a chegada para no máximo as 12h em Zermatt, então você tem tempo de fazer o checkin em um hotel local e conhecer a cidade durante o dia. No dia 11, dá pra subir a Matterhorn (precisa pagar à parte o valor da montanha, mas com o passe você tem 50% de desconto) e eu já programaria a volta para Zurique no fim deste dia. Assim você passa a noite do dia 11 em Zurique e pode visitar a cidade no dia seguinte, e além disso não corre o risco de se atrasar para o vôo de volta.
É bom considerar que existe um risco (ainda que pequeno) que é ter uma nevada que bloqueie os trens de Zermatt nesta época do ano. Já aconteceu e é bom saber que se isso acontece, talvez seja bom investir em um seguro de viagem que cubra os custos caso você esteja impedida de sair de lá por causa do mau tempo. Aqui tem um link com mais informações sobre seguro viagem!
Oi, Juliana
Você está de parabéns pelo site! Está sendo extremamente útil para montar nosso roteiro!!! 🙂
Vou com minha família à Suíça por 10 dias na época do Natal. Depois de conhecer Zurique, Lucerna, Interlaken e Montreux, estamos pensando em fazer um bate-volta de Zurique para Estrasburgo e/ou Colmar. Você sabe me dizer se os trens de ida e volta e/ou TGVs para essas cidades estão incluídos no Swiss Pass?
Agradeço a ajuda desde já!
Oi Rosane!! Obrigada pelo comentário!
Infelizmente o passe não inclui cidades fora da Suíça! Então tanto Colmar como Estrasburgo precisaria ser comprado à parte! Boa viagem!!!
Oi JU!
Conheci seu blog fazendo pesquisas da minha viagem para Suíça. Gostei tanto que comprei seu livro e devorei em uma sentada. Diante da leitura elaborei esse passeio: (em abril) Chego por Milão( 2 noites), depois subo para Lugano (1 noite),
pego o (Gothard panorama express) para Lucerna (2 noites) escolhi fazer a montanha Titli, depois vou para Interlake para fazer o topo da Europa. Gostaria muito de fazer o Golden ate Montreax mas não vi jeito ja que retorno por Zurique, vou passar minha ultima noite lá. É muita Suíça para pouco tempo. Com certeza vale pegar o swiss pass. Qual sua sugestão em relação ao meu roteiro?
abraços
Juliana, maravilhoso seu blog, amei!!
Vamos chegar por Zurich e depois vamos a Lucerna. Lá vamos fazer o Classic Rigi (minha primeira dúvida: todo o passeio está incluso no Swiss Pass: tanto o barco, quanto o trem e o teleférico?). No dia seguinte vamos fazer a Interlaken para o passeio da Jungfraujoch Top of Europe, depois retornaremos a Zurich. Você acha que só para esses deslocamentos já compensa comprar o Swiss Pass? Quais trechos da Jungfrau não estão inclusos no SwissPass? Muito obrigada.
Olá,
gostei bastante das dicas, muito obrigado.
Eu vou comprar meus tickets pela SBB,seu post me ajudará bastante nesse sentido, mas estou com uma dúvida.
Não quero comprar esses tickets até estar lá porque eu posso mudar de opinião sobre horário a sair da cidade. Ao comprar os tickets pelo app, eu preciso imprimi-los ou algo do tipo? Estou pensando em deixar pra comprar lá no dia anterior à viagem usando meu cartão de crédito.
Oi Francisco, não precisa, ao comprar pelo aplicativo o próprio app guarda o bilhete e na hora que o fiscal aparecer, mostre o bilhete no seu celular. Abraços!
oi Juliana, tudo bom? Suas informações são otimas. Irei a Suiça com meu marido meio meio de setembro. Fcaremos 15 dias. Vou comprar o swiss pass mas estou na duvida se compro o de 1 classe ou o de 2 classe. O que acha? Farei Zurique , Lucerna, chur, Zermatt, Mounteaux, Berna e Genebra. Nesta época, como é a temperatura? Chove? Obrigada.
Oi Lucia! A diferença entre os passes (além do preço) é que na primeira classe tem menos gente. Tirando isso, o serviço de bordo é o mesmo, e o conforto das poltronas é bem parecido. Além disso, em ambas as classes se vê o mesmo trajeto de trem. Em Setembro não costuma chover tanto ainda, mas esteja preparada para clima mais ameno, entre 10 e 20 graus. Claro, eu já vi de tudo nesta época do ano, então é difícil prever o tempo… Mas espero que esteja bem tranquilo e muito sol na sua viagem!
Ju uma pena seu livro estar esgotado , seri de grande valia !!
A versão impressa esgotou mesmo! Mas sempre tem a opção digital! 😉
Olá Ju , tudo bem , estamos nos divertindo e fazendo um bocado de projetos com suas ötimas dicas , mas estamos em duvida com relação aos ingressos para subir as montanhas , os ingressos se compram lá na hora ou eu posso comprar aqui pela internet , pois estamos viajando de carro , e pelo que vc diz em um post acima , não compensa comprar o Swiss Pass qdo se viaja de carro , pretendemos ir (eu , minha esposa , e meu filho 17 anos ) Lucerna , Interlaken , Berna , durante 10 dias , e visitaremos essas montanhas , se eu puder comprar pela internet qual i site ? Ju muito obrigado pelas dicas são ótimas .
Oi Jaime! Pode comprar pela internet sim, pelo site da sbb.ch. Mas eu recomendo que comprem na hora pois eles calculam os melhores preços para vocês, pode ser meio complicadinho entender as tarifas pela internet… De qualquer forma, se decidir internet, é importante incluir a tarifa cheia das montanhas, elas não costumam oferecer a opção supersaver ticket como os trajetos entre cidades.
Bom dia Juliana,
Estamos pensado em ir para a Suíça na última semana de agosto, serão 2 casais, pensamos em ficar 7 dias, você acha q vale a pena alugar um carro ou o Suiss pass? Achei o Suiss pass bem caro.
Obrigada
Oi Brenda! Em 2 casais, talvez compense alugar um carro e dividir os custos entre 4 pessoas. O Swiss Pass é bem caro mesmo, compensa para quem está viajando solo ou em casal. Mas, tem que fazer conta!
Oi Ju! Gostei tanto que comprei seu ebook calor nos Alpes, parabéns! Vamos em Julho/2019, Eu, minha esposa, e filhos (menores de 16). Duvida maior, Swiss Pass ou alugar um carro. Chegaremos por Genebra e pretendo passar por Lousane, Montreux, Berna, Interlaken, Lucerna e Zurique para depois seguir viagem para Áustria. Na Suíça serão 12 dias. Anotei varios pontos de interesse como Castelo Chilon, Jungfrau, Lago Oeschinen e o Rodelbahn em Kandersteg, Grindelwald, picos Eiger, Titlis, Pilatus e Schilthorn, lago dos quatro cantos e a ponte de Kapellbrücke (Lucerna). Voltando a dúvida… rs Reparei que o Swiss Pass oferece desconto em todas as atrações, desconto que não teria se alugasse um carro, o que realmente faz muita diferença diante o período que ficarei e a quantidade de coisas que pretendo fazer. Como sou fotógrafo entusiasta, tenho receio de perder aquela paisagem de cinema por não ter a liberdade de estar de carro e parar para tirar aquela foto, acha que perderia muito a liberdade e paisagens fazendo todo o percurso de trem?
Oi Christiano! Obrigada pela mensagem e desculpa a demora em te responder, estou com bebê recém nascido em casa e precisei tirar uns dias off do blog! Bom, eu acho que você não perderia em nada as paisagens de trem, pelo contrário, há paisagens mais bonitas que somente são acessíveis de trem. O interessante é que seus filhos viajam grátis com vocês, já que eles são menores de 16 anos. De carro todos precisariam comprar os bilhetes das montanhas, enquanto que de trem alguns passeios já estão incluídos. Os melhores pontos para fotografias costumam ser realmente as paradas finais, o caminho é lindo e vale a pena ser apreciado, mas para fotos de cinema, os destinos finais são ideais. Desejo uma excelente viagem!! Abraços!
Ju, bom dia!!! Seu site é maravilhoso!!! Super explicativo.
Pretendo ir a Suiça em meados de setembro (13-16) pra levar minha filha pra conhecer a neve em Titlis. Qual melhor rota a fazer para chegar a Suiça saindo de Paris? Pretendo ir pra Lucerna e um bate volta a Berna. Vc aconselha usar o swiss travel pass?
Oi Andreia! Aconselho o Swiss Travel Pass sim, será o mais fácil. Acho que o ideal é você pegar o trem de alta velocidade entre Paris e Zurique (4h) e depois poderá pegar o trem de Zurique a Lucerna (mais 45min). De lá, você pega o trem até Engelberg e uma vez lá, mostre o passe para ter direito a 50% de desconto para a subida no Titlis. Se a sua filha tiver menos de 16 anos, o swiss travel pass dela é gratuito.
Boa noite Juliana mas o swiss pass nao vael somente na suica?? um trem para paris estaria incluso no swisspass???
Olá Juliana! Parabéns pelo post! Vou viajar com minha esposa para Suíça em maio/2019. Partiremos de Tirano com o Bernina Express ( não sei até St. Moritz ou Chur) e ficaremos 5 noites em Lucerna ( nossa base). Estou pensando em comprar o Swiss Travel Pass Flex, pois faremos passeios nos montes RIgi, Titlis e faremos um “bate-volta” até Berna. Poderia me dizer ONDE VALIDO o Swiss Travel Pass comprado e impresso em casa? Poderia me dar uma dica do melhor modo para chegar em Lucerna, partindo com o Bernina de Tirano? Muito obrigado desde já e desculpe o incômodo!
Oi Rodolfo, provavelmente você precisará anotar os dias no próprio passe, num espaço delimitado para isso. Se você ficar na dúvida, poderá sempre levar o seu documento aos guichês de atenção nas estações de trem de toda a Suíça que eles podem te ajudar a preencher o documento. Para chegar em Lucerna, você deve pegar um trem de Chur, sugiro que você baixe o aplicativo da SBB que ele mostra a rota de trem certinho, com horários, conexões e plataformas.
Abraços!
Olá Juliana! Obrigada por disponibilizar todas essas informações! Fica muito mais fácil nos planejarmos a partir delas. Tenho uma dúvida, quem sabe você consiga me ajudar: sou residente da Irlanda há um ano e minha carteira de motorista acabou de vencer aqui. Se eu quiser continuar dirigindo precisarei encaminhar uma carteira irlandesa. Eu pretendo viajar para a Suíça em abril. Não consigo encontrar nenhuma informação especificando se essa validade de um ano se aplica a Europa em geral, ou apenas ao país em que resido. Ou seja, gostaria de saber se minha habilitação brasileira terá validade na Suíça, mesmo estando morando na Europa há mais de um ano?
Oi Thuane! Neste caso eu entraria em contato direto com a locadora e faria a pergunta. Honestamente, acho que é um daqueles casos que “vai que me perguntam quando cheguei na Europa”, portanto é melhor checar direto com eles… Abraços!
Oi Ju, gostaria de saber se compensa o swiss pass, pretendo passar 6 dias, 3 em interlaken e 3 em zermatt, pretendo tbm ir em lauterbrunnen e nas montanhas, irei de zurich até interlaken e de lá para os outros lugares, e por fim irei de zermatt a visp pegar um trem pra Itália, compensa? Desde já agradeço pelo site e pela resposta
Acho que sim, compensa muito Carol. Aproveite para visitar as montanhas que o passe inclui e fazer as rotas panorâmicas!
Oi Juliana, excelente seu post, me abriu horizontes hehehe eu vou chegar por Basel e fazer Interlaken como minha base, ficaremos 3 dias no total por lá, e pensei em ir para schilthorn, vi que pelo swiss travel pass a entrada é 100% coberta pelo passe, ainda vale ou só tem desconto com o passe? O deslocamento para subir até a montanha está incluso? Pensei em comprar o passe de 3 dias, conhecer uma montanha, Grindelwald e Lauterbrunner tbm, e no outro dia fazer o lago Blausee.. porém vou em março, 24 a 26 e pelo site oficial do lago Blausee só tem a informação que do dia 30 de março a novembro o valor do ticket é 14 francos.. vc sabe se o lago chega a fechar nessa época do ano ou ele fica aberto para visitação o ano todo e pode ser que só os restaurantes de lá que fiquem fechados? A minha volta será por Zurique.. vc sabe me dizer se no aeroporto de Basel eu consigo comprar o swiss ou no na estação?
Oi Thais! Com o Swiss Travel Pass você tem 100% de gratuidade nas seguintes montanhas: Schilthorn, Stanserhorn, Brunni e Rigi. Ou seja, Schilthorn está valendo tranquilamente com o passe. Já o Blausee parece que estará sim aberto na sua época, que eu saiba não fica fechado. Mas recomendo que você confirme com o seu hotel antes, só para estar segura. E você consegue comprar o passe em qualquer estação de trens da Suíça, não sei se há uma estação de trens no aeroporto de Basel. Caso haja, sim, dá pra comprar lá também.
Boa noite. Primeiro, meus parabéns pelo blog e suas informações. Gostaria de tirar uma dúvida, segundo o que eu entendi, devo apenas comprar o Swiss Travel Pass e embarcar nos trens que procuro? (Zermatt a Bulle, e Bulle a Genebra) Não preciso comprar nenhum bilhete de passagem sem ser o Swiss Travel Pass? E é possível comprá-lo em Zermatt? Não existe risco de estar esgotado quando for procurá-lo? Agradeço a atenção.
Oi Tiago! Correto, uma vez com o passe em mãos, não precisa comprar mais nada adicional, exceto se quiser subir as montanhas. Neste caso, mostre o passe e você terá desconto nas montanhas desejadas. Não há risco de esgotar o passe e você poderá comprá-lo em qualquer estação de trens de qualquer cidade na Suíça, inclusive em Zermatt. Porém, como Zermatt é carfree e você necessariamente precisará chegar lá de trem, sugiro que compre o passe na primeira cidade Suíça que estiver, assim você economiza a pernada até lá! Abraços!
Boa tarde Juliana, seu blog é simplesmente perfeito. Estou planejando uma viagem à Suíça em janeiro, com marido e 2 crianças. Gostaria de ir a vevey, montreaux e gruyeres (lado francês), mas também gostaria de ir a zermatte, interlaken e Berna. Terei 9 dias para Suíça. Você me aconselharia qual ordem nestas cidades? Qual aeroporto mais próximo? Após isso vamos a Paris. De qual cidade vc me aconselha a partir? trem ou avião? Muito obrigada.
Oi Katia, sugiro que chegue por Genebra e vá de trem para Montreux fazer a base. De lá, faça os bate-volta a Vevey e Gruyéres. De Montreux, pegue o trem até Zermatt e passe 2 noites lá. Depois, pegue o trem até Interlaken e faça a base lá para curtir as montanhas da região e fazer o bate-volta até Berna. Depois, vá até Zurique e de lá pegue ou o trem (excelente opção, pq chega no centro de Paris) o ou avião (mais chato pq o aeroporto de Paris é longe) até Paris! O Swiss Travel Pass vai ser bem conveniente para fazer tudo isso, principalmente pq crianças de até 16 anos não pagam, somente os pais. Porém, planeje bem a rota dos trens para não ficar corrido.
Abraços!
Muito obrigada, mas deixa eu te fazer mais uma perguntinha. O frio por lá (Suíça e Paris) em janeiro/fevereiro permite passeios e tal (claro que com roupas adequadas), ou é aquele frio com chuva e vento forte que mal dá pra sair do hotel?
Oi Kátia! O famoso depende! Se pegar algum dia com tempestade, é aquele frio de doer sim, mas de forma geral em Zurique fica muito nublado e frio, com as roupas ideais e entrando a cada hora ou menos nos estabelecimentos aquecidos, dá pra passear.
Obrigada pela resposta, me ajudou muito. MAs deixa eu te perguntar mais um coisa. O frio na Suíça e Paris em janeiro/fevereiro permite passeios (claro que com roupas adequadas)? Ou é aquele frio com chuvas e ventos fortes que nem permite uma saída do hotel?
Olá Ju, eu e minha família (esposa e 2 filhos) vamos para a Suiça no final de dezembro. Gostaria de saber a respeito do clima nesta época. Não pretendemos esquiar. Queremos somente conhecer as cidades, paisagens, culinária, etc… Necessitamos de roupas específicas pra neve? E quanto a alugar um carro? Alguma dica ou contra-indicação quanto a dirigir por lá?
Oi Leandro! Sim, mesmo que não esquiem, vocês vão precisar de roupas adaptadas para o frio extremo. Faz bastante frio na Suíça nesta época, recomendo jaquetas bem quentinhas, gorro, luva, chachecol, pulovers de lã e botas com sola de borracha. Caso neve nas cidades, vocês precisarão estar bem agasalhados e com sapatos adequados para evitar molhar ou escorregar. Não precisarão de todo o aparato de esqui, nem calças impermeáveis, somente se quiserem brincar de trenó na neve. Daí é importante vestirem tudo impermeável. Sobre carro, é bem tranquilo, a maioria das locadoras já aluga com pneus de inverno, o que exclui o uso das correntes para rodas na neve. Ou seja, é bem tranquilo! Boa viagem! Vai ser lindo!
Ola ! Primeiramente parabéns pelo excelente site ! No final de dezembro estarei indo para Suíça por 4 dias, meu voo chega em Zurich, li muito sobre Lucerne, grindelwald, interlaken e zermatt que me conquistou muito ! Sei que 4 dias não é o suficiente, gostaria de dicas e o que seria melhor fazer em sua concepcao ! Qual cidade você indicaria para fazer base ? E pra esse caso valeria o Swiss travel pass ?
Oi Enaile! Para este roteiro vale a pena sim ter o Swiss Travel Pass, e eu recomendo ficar uma noite em Lucerne, 2 em Interlaken e 1 em Zermatt para evitar o bate-volta, que é meio longinho. Se quiser evitar o deslocamento, então eu ficaria em Interlaken, que é no meio do caminho para tudo (ainda que para chegar em Zermatt de lá é meio longe…) Boa viagem!
OI Juliana, tudo bem? Primeiramente queria elogiar seu blog, tem muitas dicas interesantes.
Gostaria que voce me desse uma luz, pois estou indo em outubro para Genebra de aviao, mas com a intenção é ir para Zernatt depois de trem.
Comprei o Swiss pass para ter descontos, mas nao estou entendendo muito bem como funciona e se tenho direito a ir pra zermatt sem pagar pelo trem. Nao acho essa informacao e nenhum lugar. Li em alguns blogs que com o passe bastaria eu reservar o lugar no trem para zermatt, mas tambem nao dizem como fazer isso. POderia me ajudar ?
Ou seja com o passe eu preciso comprar bilhee de trem de Genebra pra Zermatt? Caso nao precise, como faço para reservar meu lugar no trem? .
Obrigado
Oi Thiago! Para ir de Genebra a Zermatt, você precisará fazer várias baldeações de trem. Todos os trens neste trajeto estão incluídos nos Swiss Travel Pass. Você precisa levar o passe consigo e pronto. Basta você entrar no trem, na hora desejada, e procurar um assento disponível. Fique atento à sua classe, se tiver comprado 1a classe vale pra qualquer vagão, se for segunda classe, vale somente para os vagões da 2a classe. E pronto! Não tem mistério! Leve sempre o seu passaporte com você e apresente o bilhete ao fiscal, quando ele te pedir já no trem em movimento! Abraços!
Olá Juliana!
Primeiramente parabéns pelo blog! É muito enriquecedor para quem esta planejando uma viagem para a Suíça!
Desculpe se eu fizer uma pergunta repetitiva, mas já li vários comentários buscando a resposta e não localizei.
São duas dúvidas: para fazer o passeio Jungfraujoch, recomendasse quem tem o swiss pass ir de graça até Wengen ou Grindelwald e de lá tem o desconto de 25% de desconto até o topo da Europa! Esse valor seria desta estação até o topo, ceto? vi no site da sbb que custa 50 CHF, neste valor eu teria os 50% é isso? acha que inicio de outubro é muito movimentado e corro o risco de não ter assento disponível, sendo melhor reservar antes este trecho?e por fim, o valor que apresenta no site da myswitzerland dos passeios para Jungfraujoch, Monte Pilatus, First… esse valor esta incluído tudo… trem, funiculares e teleféricos? ou os teleféricos/funiculares é pago a parte? (Ex: interlaken até Monte Pilatus ou de Interlaken até Jungfraujoch).
Muito obrigada pela atenção e mais sucesso no blog!!!
bjs
Cati
Oi Cati!
A Jungfrau é meio complicada, mas você tem 100% de inclusao com o passe de interlaken até grindelwald. Daí até wengen são 50%, e depois até Jungfraujoch são 25%. Com o passe você pagaria uns 110chf adicionais para subir a Jungfrau, sem o passe, sai cerca de 210chf por pessoa (precisa chegar o preço certinho com eles). Você pode deixar para comprar em outubro, não corre o risco de ficar sem assento.
Os preços das montanhas costumam corresponder ao acesso para chegar até elas. Ou seja, o trem, teleferico, bondinho, o que for o transporte até lá. Chegando lá no topo o acesso é livre e daí você paga à parte as refeições e em alguns casos, atividades adicionais como aluguel de esqui ou equipamentos extras. Abraços!
Olá Juliana, tudo bem? Parabéns pelo blog. Super completo.
Estou tentando pesquisar o site SBB para buscar as passagens com desconto mas acho que mudaram um pouco a navegação. Segui os passos até supersaver mas depois que se coloca a rota não há local para escolher a opção no reduction e as opções de trens também estão diferentes. A passagem que eu escolhi consta como 1 individual ticket, half fare travel card. O que isso significa? É o desconto mesmo? Ou preciso ter algum cartão específico para ter acesso ao valor indicado?
Obrigada!
Olá Juliana!
seu blog é maravilhoso. gostaria de saber se o Swiss Travel Pass vale para o Bernina que parte de Tirano, Italia.
Obrigada!
Oi Mariana! Vale sim, mas tem que fazer a reserva com antecedência neste trajeto, ok?
Boa viagem!
Mesmo o Bernino saindo de Tirano, na Itália, consigo usar o Swiss Travel Pass?
Oi Chris! Sim, é que Tirano fica na fronteira e é considerado o trajeto inicial/ final do Bernina Express.
Oi Juliana, parabens pelo blog! Ajudou muito!!
Estou indo com minha familia daqui 10 dias para Suica. Vaqmos do Brasil para Italia, e entramos na Suica a partir de Como (Italia).
Temos o Swiss Pass, tem como usarmos este ticket para fazer essa perna de Como a Suiça, já que já está super perto da fronteira?
Outra duvida, em que site faço a reserva de assento do trem panôramico de Lucerna a Interlaken (se não me engano é o Lucern Interlaken Express)?
Além disso, já ouvi dizer que comprar o ticket para Junghfrau é dificil quando já se está nos vilarejos intermediários em que se faz paradas no trajeto pro topo da montanha, isso porque todos vão com o intuito de ir até o topo, e se todos param nas bilheterias para comprar causa um grande tumulto e perde-se muito tempo (o que não temos de sobra). Como posso comprar este ticket antecipado para evitar tais filas?
Muito obrigada!!!
Oi Victoria! Você pode fazer a reserva pessoalmente em qualquer estação de trens da Suíça. Além disso, em qualquer estação você pode comprar o trem para Jungfrau, não precisa ser nas paradas dos vilarejos!Os sistemas são integrados! Boa viagem!
Olá! Você sabe se é possível usar o Swiss Pass para ir de Zurique a Paris de trem? Obrigada!!
Oi Maria! Infelizmente não é possível viajar com o Swiss Travel Pass fora da Suíça. Mas tem boas promoções entre Paris e Zurique no site da Rail Europe! 😀
Olá, nada como alguém vivendo num lagar para dar as melhores dicas! li seus blogs a gostei muito de tudo. Vou ficar 4 dias apenas em Zürich no final de junho de 2018, vindo de Praga e indo para Frankfurt 1 dia para depois pegar voo de volta ao Brasil. Gosto muito de caminhar, sou pão duro, leio mas não falo um pouco de alemão, inglês 100% e queria saber se vale a pena investir no passeio vendo a cidade desde o lago, eu terei de comprar que tipo de passe? é considerado ferry boat como nas principais capitais do mundo, transporte de massa?? nenhum guia de turismo do Rio de Janeiro p.e, indica a travessia Rio-Niterói de barca (ferry boat) e eu indico esse passeio a todos os turistas brasileiros ou não que me perguntam algo sobre o que visitar e eles depois me encontram e me agradecem pois é baratoo e tem a melhor vista da cidade, em NY é gratuita travessia de fery boat de Manhattan para Long Island e como funciona o barco em Zurich? é turístico ou transporte de massa? se puder colar resposta também no email fico grato.
Oi Paulo, obrigada pela mensagem, espero que ainda dê tempo de te ajudar!! O passeio de barco pelo lago de Zurique é considerado transporte público, e não turistico. Muita gente usa o barco para se locomover entre as cidades, não é ferry, é barco mesmo. Apesar disso, é um passeio barato e conveniente!
Olá Juliana! Com o Swiss Travel Pass os cruzeiros pelos lagos estão incluídos. É necessário, antes de entrar nos barcos, apresentá-lo em algum guichê para retirar um bilhete específico? Ou simplesmente entro nos barcos e mostro o STP lá dentro, das mesma forma que nos trens ?
E sendo ele de segunda classe, é possível eu utilizar a primeira classe pagando algum valor adicional? Como funciona no caso dos barcos, como, por exemplo, nos cruzeiros em Interlaken? Obrigado!
Oi Luiz! Basta entrar nos barcos e mostrar o ticket aos controladores que estarão no seu interior. É importante saber que agora, em alguns lagos, é necessário uma taxa extra de CHF 5, que se paga na hora dentro do barco. Pode pedir o upgrade para a primeira classe sim, lá na hora eles calculam o valor e você entra na primeira classe pagando o adicional.
Oi Juliana, em dezembro quais cruzeiros estarão funcionando na suiça?
Oi Grazi! A Suíça não possui cruzeiros… Você se refere aos passeios de barco pelos lagos?
Olá Juliana!!! Me salva de novo…rsrsrs
Em outro post você me informou que é possível utilizar o swiss pass a partir de Domodossola (Itália). Mas sabe me informar como faço a validação já que será o primeiro dia de uso?
Muito obrigado!!!
Outra dúvida: de milão a domodossola, é necessário comprar a passagem antecipada? Ou o trem é regional e na hora é o mesmo preço? Não consegui encontrar essa informação!! Obrigado
Oi Guilherme, se comprar antecipado sai mais barato! Veja no site da Rail Europe ou então no site da Trenitalia! Abraços!
Oi Guilherme! Se você comprar o Swiss Travel Pass Flex, basta preencher na mão o dia da viagem e dá certo. Se comprar o passe normal, ele já indicará o dia de validade. Uma vez com o passe em mãos, basta entrar no trem e mostrá-lo aos controladores quando eles pedirem, já com o trem em movimento. Abraços!
Juliana, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog, tem me ajudado muito no planejamento do meu mochilão de 40 dias pela Europa, que farei com meus esposo agora no final de julho/2018.
Estou muito em dúvida do tipo de bilhete adquirir na Suíça, vou ficar hospedada em Interlaken e tenho 2 dias e meio na cidade, que distribuí os passeios da seguinte forma:
1 dia: Venho de Milão e chego na estação de Spiez por volta das 14h, pego o trem até Interlaken West (300m do meu hotel) deixo as malas e ando até Interlaken Ost para pegar o funicular até o Harder Kulm, depois volto para interlaken para conhecer o centro. e jantar.
2 dia: Pego o trem de interlaken Ost até Lautterbrunnen (faço o passeio das cachhoeiras subterraneas), pego o trem até Wengen (subo até Kleine Scheidegg), depois pego o transporte para Grindelwald e subo a montanha First e volto para interlaken ost.
3 dia: faço o check-out no hotel e pego um trem para Berna (vi várias opções de ir para Berna e o mais economico me pareceu ir de trem para Spiez e de lá para Berna), conheço a cidade e a noite vou para Munique.
De acordo com o meu roteiro esperado, qual tipo de bilhete você me indicaria, hoje eu cotei todos os deslocamentos e está em CHF 101,00.
Gostaria também que você avaliasse meu roteiro, se tem alguma missão suicida (hahaha).
Desde já obrigada e parabéns novamente pela blog!
Oi Elem! Seu roteiro tá maravilhoso!! Eu amei cada detalhe! Se você cotou e está em 101CHF (tirando as montanhas, suponho), está maravilhoso este preço. Normalmente custaria em torno de 300CHF, por isso nem pense duas vezes! 😀 Abraços!
Olá Juliana! Estou adorando seu blog e as dicas! Fiquei com um dúvida, custa o mesmo valor comprar o Swiss Pass antecipado pela internet ou na estação de trem quando eu chegar a Suíça? E se eu comprar somente lá, o pagamento pode ser com cartão de crédito ou dinheiro em espécie? Obrigada!!!
Oi Livia! Obrigada pela mensagem! O preço é exatamente o mesmo, e você pode pagar com cartão ou espécie. Se comprar pela internet do Brasil, tem a possibilidade de dividir o valor, enquanto na Suíça é sempre à vista. Abraços!
Bom dia Juliana, tudo bem? Parabéns pelo seu blog, muito rico em informações, nos ajuda demais. Iremos ficar 15 dias na Suíça e vamos comprar o Swiss Travel Pass de 15 dias, 2.classe.
Comprando agora e escolhendo recebe-lo por email, preciso imprimir ou tenho validá-lo em algum lugar antes de começar a usar? Estou em dúvida se compro agora ou se seria melhor comprá-lo na chegada ao aeroporto de Zurique.
Vamos fazer Zermatt- St.Moriz no Glacier Express e já irei fazer a reserva de assento agora. Gostaria de viajar na 1.classe apenas neste trecho. Consigo solicitar o upgrade em qualquer estação de qualquer cidade da Suíça ou apenas em Zermatt? Existe algum risco de eu não conseguir esse upgrade? Poderia me dizer quanto tenho que pagar a mais por isso? O valor normal da reserva do assento é 33 CHF. Queria ter uma idéia para saber se não é muito mais caro.
Obrigado
Oi Luiz! Que legal, você já viu meu livro sobre a Suíça? É uma rota de 15 dias pelo país, talvez te interesse, aqui neste link tem mais informações. Você pode comprar o passe e solicitar que entreguem em casa (tem uma taxa de entrega) ou imprimir na sua casa (grátis). A vantagem de comprar pela internet é que você compra com seu cartão de crédito em reais, e pode dividir em alguns casos. Uma vez com o passe válido em mãos, é só entrar nos transportes. Sempre que te pedirem (às vezes aparecem fiscais nos trens e ônibus), você mostra o bilhete.
Você consegue fazer o upgrade de classe em qualquer estação da Suíça, acho que custaria uns 80CHF adicionais para o Glacier, por pessoa. Mas precisa consultar no site na Rhb: https://www.rhb.ch/en/home Lá você pode fazer a reserva e pedir o upgrade pela internet tb! Abraços!
Olá, gostei do post e achei bem informativo e útil para viajantes brasileiros.
Pretendo passar 3 dias em Zurique apenas (16 a 19 de março). Todos os meus deslocamentos vão ser dentro da cidade.
Do hotel para o centro e pros pontos turísticos, e vice-versa.
Existe um pacote “Swiss Pass” como esses que você falou que me dê mobilidade ilimitada nos transportes púbicos e que seja somente para zurique?
Acredito que o custo do pass para o país todo é alto e eu não tenho intenção de viajar para outras cidades.
Oi. Acho que eu já vi a resposta disto.
O Zurich Card 72h vai cair perfeitamente.
Se quiser comentar mesmo assim, será sempre bem vindo.
Sim, o Zurich Card é o cartão ideal pra você!! E ele dá descontos no Museu da Fifa o que é uma super vantagem!
Olá Juliana, adorei suas dicas e, como em maio passaremos pela Suíça (somos um grupo de 5 adultos e 2 crianças:5 e 9 anos) seus posts nos ajudaram bastante. Mas ainda estou com algumas dúvidas se devemos ou não comprar o Swisspass. Chegaremos a Lucerna (nossa base) via Zurich. No dia seguinte iremos a Berna (num bate-e-volta) e no dia seguinte faremos o passeio ao Monte Rigi e no final da tarde deixaremos nossa base e iremos para Chur para, a partir desta cidade, fazer o passeio de trem pelo Bernina Express até Tirano quando fechamos nosso passeio pela Suíça. Então, estou com as seguintes dúvidas:
-para o passeio pelo Bernina Express é necessário fazer reserva utilizando ou não o Swisspass, está correto? Se sim, quanto custa?
-li que criança até 6 anos não paga transporte ferroviário, isto se aplica ao Bernina?
-também li que crianças até 15 anos acompanhadas dos pais que possuam o Family Card também não pagam. É isto mesmo? Se sim, onde comprar pois não vi o Family Card nos sites de venda do Swisspass
-para o passeio ao Monte Rigi é necessário fazer reserva? Para este passeio teremos que pegar um barco em Lucerna, este barco está coberto pelo Swisspass?
Oi Juliana! Iremos para Suíça e Itália em maio, e estou no dilema do Swiss Travel Pass. Vi que no site da RailEurope tem a opção do Eurail, que incluiria os dois países, por um preço mais em conta! Tu sabe dizer se esse Eurail tem a mesma abrangência do Swiss Pass, permitindo usar todos os transportes, dando descontos em várias atrações,…? Porque se sim, vale a pena comprar ele, já que os deslocamentos na Itália também estariam incluídos… Adoro teu blog! Obrigada!
Oi Carolina! Obrigada pela mensagem! Precisa olhar as especificações desse passe, eu nunca usei então não sei te dizer se é com a mesma abrangência…
Juliana, aproveitando o embalo … Eu só vou ficar 2 dias em Interlaken. Se for bem cedo, você acha que dá tempo de conhecer as vilas de Grindewald. Latherbrumen, Kleine scheidegg e Wengen no mesmo dia que subir para Jungfrau? Sabe me dizer qual é o primeiro trem ara as montanhas? … eu estava pensando em fazer as montanhas em um dia e conhecer a cidade + Harder Kulm no outro. Você acha que dá dá? Ou tenho que distribuir em dois dias os passeios das montanhas?
Um abraço!
Dá sim, mas é corrido. Você pode subir por Lauterbrunnen, daí faz uma parada até o próximo trem, daí para em Wengen e faz outra parada curta até o próximo trem, daí chega em Jungfrau e na volta desce até Kleine Scheidegg, pára, depois segue até Grindelwald e faz uma parada até o próximo trem até Interlaken. Fica de olho nas conexões de trem e cuidado com o horário para não perder o último trem até Interlaken. E se quiser fazer tudo isso, tem que madrugar este dia! Eu faria este passeio devagar, conhecendo só um pedaço e no outro dia, faria o Harder Kulm. Abraços!
Obrigado novamente!!!
Juliana outra duvida rs, eu li na tabela que você postou acima que até 26 anos o Swiss Pass é mais barato, isso serve para qualquer turista? É preciso apresentar só o passaporte para comprovar idade?
Isso, é só apresentar o passaporte e você terá calculado o desconto pela idade.
Que beleza rs … noticia ótima essa! Muito obrigado Juliana!
Juliana tudo bem? Parabéns por seus post, ótimos! Gostaria de saber mais sobre o Swiss Pass. Ele é válido para todo o transporte entre cidades na Suiça e também para todo transporte dentro de cada cidade? … Minha viagem para a Suiça começa de Paris para Zurique, eu tenho como obter o Swiss Pass em Paris para não pagar esse trajeto? Ou se caso não tiver como, compensa ao invés de comprar uma passagem de Paris-Zurique, comprar uma passagem para a primeira estação na Suiça, mais próxima de Paris, para diminuir o valor do trem e dessa Estação comprar o Swiss Pass para ir de graça para Zurique? É possível isso? Eu economizaria fazendo isso? E o tempo que gastaria com essa conexão aumentaria muito? ….. Em Zurique passeios de barco, como aquele que dura 2horas que vai para as vilas proximas de Zurique estão inclusos? O Museu ao lado da Estação HB também está? …. Saindo de Zurique vou para Interlaken, o trem é de graça com o Swiss Pass? Lá em Interlaken passeios como: Passeio de Barco no lago thun e Brienz, e Trem para os vilarejos nas Montanhas Grindelwald, Lautherbrumen, Kleine Scheidegg e Wengen? E na Jungfrau quanto de desconto oferece com SwissPass? … Depois iremos para Zermatt , o passeio para a montanha de Matherhorn e o funicular para Gonergrat? De Zermatt vamos para Veneza, o Swiss Pass inclui esse trajeto? Desculpe as várias dúvidas Juliana, se puder me ajudar eu serei muito grato! Um abraço.
Oi Luis! Vou responder cada mensagem de forma independente, tá? Entre Paris e Zurique compensa você comprar o trem direto da TGV, e a partir de Zurique você valida o passe. Não vale a pena descer em outra cidade anterior porque as conexões são bem ruins e você não economiza nada. Aliás, pode sair até mais caro fazer isso.
Os passeios de barco em Zurique estão inclusos sim, porém existe uma taxa adicional de 5chf para usar o barco. Isto somente em Zurique, em outras cidades o barco está 100% incluso. O museu de história (da estação HB) se não me engano, está 100% incluído sim. E sim, está incluído o trajeto até Interlaken, aliás, dentro da Suíça está incluído qualquer trem intermunicipal. Porém para as montanhas não. Ou seja, em Interlaken vale até Wengen, Grindelwald e Lauterbrunnen, para ir a Kleine Scheidegg, Jungfrau, Matterhorn e Gornergrat, você tem desconto. Finalmente, o Swiss Pass não inclui o trajeto pra Veneza, é válido somente na Itália mesmo!
Abraços!
Agradeço a atenção Juliana, ficou tudo muito bem explicado! Muito obrigado. Só fiquei com uma leve dúvida quando você disse sobre os trens para as montanhas não estarem incluídos no SwissPass: De Interlaken para Wengen, Gridelwald e Lauterbrunnen saí 100% grátis a passagem do trem?
Sim, porque estas são cidades, para todas as cidades/vilas o passe é grátis. Abraços!
Muito obrigado Juliana! Me ajudou muito! Valeu!
Juliana olá,
Vamos ficar 10 dias na suíça, chegando por zurich, e de lá iremos direto para interlaken. Quero conhecer várias cidades do interior, montanhas famosas, etc. No meu caso, o Swiss travel pass é mais indicado que alugar um carro?
Com o passe, para fazer o trajeto de zermat para st. morris, sei que preciso fazer a reserva do assento. Você saberia me dizer quantos euros ou francos suíços eu teria que pagar a mais por pessoa?
Gostei muito do seu blog. Achei muito interessante e ajuda bastante as pessoas que vão para a suiça pela primeira vez.
Obrigada.
Oi Rosana, eu sempre prefiro o Swiss Pass aos carros na Suíça, porque este país é muito perfeito para não usar os trens! Com o passe você pode sim fazer o trajeto do Glacier Express que é de Zermatt a St. Moritz, pagando a reserva que varia conforme a estação e categoria de bilhete. Aqui neste link você confere os preços certinho! Abraços!
Boa noite. Parabéns pelo site. Obrigado pela ajuda.
Tenho uma dúvida: Quero comprar o Swiss Pass apenas quando chegar na Suiça. Você saberia me dizer se consigo comprar o swiss pass nas estações de Neuchâtel e Lausanne ou só consigo comprar em Zurique? Obrigado. Sucesso!
Oi Mari, consegue comprar em qualquer estação de trens da Suíça, ou seja, Neuchatel e Lausanne vendem também! Abraços!
Ola Juliana, adoro seu blog e suas dicas são maravilhosas. Estou indo para Zurique em Abril mas tenho uma dúvida com relação ao Swiss Pass. Já fiz a reserva do Glacier Express, comprando o Swiss Pass já estou pronto para ir até Zermatt ou a passagem nesse trem não é contemplado pelo SP? Agradeço muito se puder me dar essa ajuda.
Oi Rodrigo! Para usar o Glacier, basta comprar o Swiss Travel Pass e fazer a reserva de assento. Se você já fez isso, é só aproveitar a viagem agora! 😀
Lia, boa tarde!
Acredito que o site da sbb tenha atualizado, e não está mais com essa carinha aí. Mas não é esse o problema: quando seleciono a opção “No discount” na compra da passagem (já que não tenho o half-fare card) o valor é recalculado para o original e deixa de ser um supersaver.
Sabe o porquê disso? Estou fazendo algo errado? :/
Minha viagem é de Lausanne a Zermatt, no dia 04/01/18..
Obrigada!
Oi Natalia! Eu vou atualizar o post com a nova carinha em breve. Não faça a simulação normal, veja direto o link “comprar com supersaver”, do contrário o site realmente pode dar erro.
Ola juliana !
Parabéns e muito obrigado pelos excelentes posts que vc idealizou, li quase todos, apesar de estar bem claro sobre as passagens de trens me gerou uma dúvida. Eu e minha esposa iremos em maio para Suiça. Nossa cidade base será Basiléia, ficaremos hospedados 7 dias. 1-) Basel->Berna 2-) Basel -> Lucerna 3-) Basel -> Zurich 4-) Basel – Vaduz 5-) Basel -> Colmar Fr , ficando ainda mais 2 dias em Basileia. Gostariamos de saber qual é a melhor opção para deslocarmos dentro da Suiça, devo comprar o Swiss Travel Pass, SupersaverPass ou Saver Day Pass, o que vc me sugere. Novamente agradeço de coração.
Oi Altair, eu te sugiro o Swiss Travel Pass de 4 dias para todos os dias que você fizer Basel > Alguma cidade Suíça. Fica mais em conta, você pode aproveitar passeios na região como barco ou subida em montanhas e pode pegar qualquer trem na hora que bem entender. Para ir a Colmar, é melhor comprar o passeio de forma independente se forem de trem, ou alugar um carro.
Oi Juliana! Parabéns pelo blog! Excelentes posts! Estou pensando em ir para a Suíça e fazer o passeio do Glacier Express por volta de 20 de dezembro é alguns passeios em Zermatt e em St. Moritz. Que você diz disso? Os trens funcionan normalmente? É muito frio? E possível conhecer essa região da Suíça em pleno inverno sem ter muitos contratempos? At
Oi Silvio! Normalmente os trens sempre funcionam nesta época, mas é melhor checar no site da SBB.ch o trajeto, só para estar seguro.Eu acho o Glacier um passeio incrível, para ver paisagens deslumbrantes e muita neve! O único problema será o frio, que pega! 😉
Oi Ju, continuo com uma dúvida! Depois de comprar o Swiss Travel Pass, como faço a reserva/pagamento dos assentos para o Bernina Express? E como faço para saber quais os horário o trem do Bernina vai sair? Outra coisa, só tenho a opção de solicitar a entrega do STP na minha casa? Não posso optar por imprimir em casa? Além do mais, como funciona o desconto para jovens no STP? Meu noivo tem 26 anos, só completará 27 em Abril de 2018, viajaremos em janeiro de 2018. Ele conta como adulto ou como jovem?
Oi Natalia,
Tem a opção de comprar pela internet e imprimir em casa. E daí você pode escolher a opção jovens de até 26 anos no sistema. Ele ainda conta como jovem. Pode reservar aqui: https://www.rhb.ch/en/tickets-travelcards/bernina-express-booking
Abraços!
Olá Juliana vou para a Suiça no fim do ano e amei estas dicas preciosíssimas.
Obrigada Renata! 😀
Olá Juliana, tudo bem? Amei o blog e as dicas. Estou indo com meu namorado para Europa em Janeiro. Vamos ficar na Suiça apenas 3 dias, mas pensamos em comprar o Swiss Travel Pass pois queremos fazer o percurso do Bernina saindo de Tirano a St Moritz. Vamos sair de Milao pra Tirano e de la pegamos o Bernina para St Mortiz, O problema é que o nosso proximo destino é Lucerna, no mesmo dia. Voce acha muito corrido? Acha que da pra fazer esse percurso de mala e cunha? Tem lugares na estação para deixarmos nossas malas? rsrs.. Ao chegar em St Moritz iamos ficar umas 3 horas e depois iriamos voltar de trem normal para Lucerna, chegando na cidade as 19h. Sem falar que vamos fazer outros percursos dentro da suiça, e outra dúvida minha é se o STP cobre tambem cruzeiros no lago de Lucerna, pois queremos fazer esse “passeio”no outro dia. Desde já obrigada!
Oi Natalia, você passará o dia inteiro praticamente no trem. É possível, já que você não se cansa de tanta paisagem linda pra ver, e estará sentada o tempo inteiro. Eu já fiz algo parecido, no fim do dia cansa um pouco, mas se vocês têm energia, dá pra fazer. Em todas as estações da Suíça há armários para guardar as malas. E sim, o STP dá direito a usar os barcos em Lucerna, acho que super vale a pena para esta sua rota. Lembra que no Bernina você precisa reservar o assento. Boa viagem!
Bom dia Juliana, tudo bem? Meus parabéns pelo blog! Eu estava lendo sobre o sistema Super Saver Ticket. Tenho uma dúvida em relação às bagagens….mesmo com o desconto podemos levar bagagens normalmente? Eu iria comprar os bilhetes com bastante antecedência pelo através de outro site, mas vou esperar para tentar comprar com esses descontos. Muito obrigado!
Oi Jacques! Sim, você pode levar as bagagens normalmente com qualquer ticket em mãos.
Oi, Juliana!
Veja se você pode me ajudar. Vi no site da SBB que tem um passe Saver Day Pass que custa CHF 52,00 na segunda classe sem o Half-fare Travelcard para compra antecipada de mais de 10 dias para um dia específico. Pelo que entendi esse passe vale para toda a Suiça, inclusive transportes locais. Estou querendo ir em um dia bate-e-volta para Vaduz saindo de Zurique, então tem um trem e um ônibus. Esse passe vale para este trajeto e para andar nos trams de Zurique? E em outro dia também bate-e-volta para Berna saindo de Zurique. Esse passe para outro dia vale para este trajeto, os trams de Zurique e Berna ? Obrigado.
Oi Luiz, eu não sei que passe é esse, poderia me informar mais detalhes, que dai eu consigo te passar esta informação?
Oi, Juliana!
Seguem as informações do site da SBB. No site informa uma área GA. O que é esta área GA? Os trechos que vou fazer estão nesta área? Pretendo fazer um bate-e-volta saindo de Zurique para Vaduz e com outro passe fazer um bate-e-volta saindo de Zurique para Berna. O passe Saver Day Pass serve para estes trechos ?
Obrigado.
Saver Day Pass – book earlier, travel cheaper.
You can now travel even more affordably with the Saver Day Pass. The earlier you buy your Saver Day Pass, the lower the price. Ordering is simple and easy at SBB.ch. Benefit from this new offer, even without a Half-Fare travelcard.
It’s fun to travel so cheaply by train! With the new Saver Day Pass you can travel in the whole of Switzerland for a day on all routes in the GA area from as little as CHF 29 with a Half-Fare travelcard and from CHF 52 without a Half-Fare travelcard. Whether on SBB trains or trains of other rail companies, on boats, buses, trams or postbuses – the Saver Day Pass allows you to travel in many different ways. Furthermore, the Saver Day Pass is available for both 2nd and 1st class. Book your Saver Day Pass today at SBB.ch.
Saver Day Passes
are subject to certain conditions;
can be purchased for 1st and 2nd class, depending on availability;
are available with or without a Half-Fare travelcard;
are only available when booking in advance: from 30 days in advance up to the day before travel. They cannot be purchased on the day of travel;
are available in different price bands with different advance booking periods and availabilities: the earlier you buy, the cheaper you travel;
are available online;
are valid on the selected day up until 5 a.m. the following day on routes in the GA travelcard area.
Special terms and conditions.
Half-Fare travelcard customers with a 2nd class Saver Day Pass can buy 1-day class upgrades or class upgrades from 9 a.m. to travel in 1st class, as well as discounted route-specific class upgrades. Customers without a Half-Fare travelcard will have to pay the full price for a route-specific class upgrade.
Half-Fare travelcard customers can buy tickets at a reduced price for journeys with numerous mountain railways and connecting trains. Customers without a Half-Fare travelcard will have to pay the full price for extension tickets.
The Saver Day Pass can be used together with the Junior travelcard, Children’s Co-travelcard and Grandchild travelcard.
Saver Day Passes cannot be refunded or exchanged. A refund is only possible in the following exceptional cases for a reduced administration fee of CHF 10 at a staffed sales point:
multiple identical Saver Day Passes purchased;
ticket purchased for the wrong customer group;
inability to travel (illness, accident). Only with a medical certificate;
e-tickets with obviously incorrect personal details;
tickets with the wrong date: a refund is only possible before the Saver Day Pass travel date. The purchase of a new ticket must be able to be proven;
refund after subsequent purchase of personal travelcards;
in the event of death (refund without an administration fee).
Oi Luiz! Este é um passe novo que foi lançado há pouco. GA é um tipo de passe para residentes, basicamente cobre todas as linhas de trem intermunicipais da Suíça e também cobre Vaduz, aqui vai o link do mapa com as linhas de cobertura. Eu vou usar este passe pela primeira vez esta semana, ainda não o testei! Mas sim, parece uma excelente opção!
Oi, Juliana! Usei esse passe e foi aceito normalmente. Utilizei para ir de Zurique a Genebra e voltar em um dia e em outro dia usei para ir de Zurique a Berna e voltar e também para ir da Vaduz e voltar. Obrigado.
Legal Luiz, este passe é realmente uma maravilha! 🙂
Olá Juli!!! Amei seus posts, e estou lendo um pouco sobre a compra de tickets para o passeio ao TOP OF EUROPE, é verdade que apresentando o ticket do Corcovado (aqui do Brasil), conseguimos 50% de desconto na compra do ticket do Jungfrau??? Abraços
Oi Fabi! Era verdade até o ano passado, este ano eu já não sei te informar porque mudou muita coisa. Sugiro que entre em contato direto com o pessoal da montanha! 😉
Juliana,
Não entendi muito bem a questão de reserva de assentos em trens internacionais utilizando o Swiss Travel Pass. Não é possível usar o passe para viagens internacionais? Você disse acima que no caso de uma viagem de Zurique para Munique deve-se comprar o bilhete, pois o Swiss Travel Pass não valeria para fora da Suíça. No entanto, no site da rail europe é possível reservar o assento de Zurique para Munique por 18 euros, para duas pessoas, basta selecionar a opção de passe “Swiss Pass”. Teria algum problema se eu reservasse apenas o assento para a viagem de Zurique para Munique?
Oi Jacqueline,
Não conheço esta opção, mas se o site diz isso, deve ser alguma parceria que eles têm. Eu sei que o Swiss Travel Pass somente vale para rodar a Suíça e Liechtenstein, ou seja, tickets para outros países precisam ser adquiridos à parte (e talvez a Rail Europe ofereça este desconto).
Olá. Eu farei o trajeto Chur/Tirano com o Bernina Express e vou usar o Swiss Travel Pass com reserva de assento. Só que em Tirano pretendo ir direto a Veneza. Será que ainda posso usar o Swiss Travel Pass nesse trecho, uma vez que Tirano já é Itália?
Oi Celia, infelizmente não pode. O Swiss Travel Pass concede a exceção para Tirano, que fica na fronteira com a Suíça e é linha final do Bernina Express, mas nas demais cidades italianas, precisa checar com a Trenitalia. Boa viagem!
Oi Juliana,
Vou para Suíça em Setembro e vou comprar o Swiss Pass (segunda classe) somente quando eu chegar lá.
Já quero fazer agora a reserva de assentos no Glacier Express, posso fazer na primeira classe sendo que meu Swiss Pass será da segunda?
Quando faço a simulação no site os valores dos assentos são iguais 33 CHF, é isso mesmo?
Muito obrigada!!!
Oi Vania! Você terá que pedir um upgrade para a 1a classe, o valor dos assentos para reserva estão corretos, mas depois apresente os bilhetes no guichê e peça o upgrade para a 1a classe, dai terá uma pequena diferença para acertar também! 🙂
Boa viagem!
Olá Juliana posso comprar o Swiss pass para oito dias consecutivos quando chegar em Zurich??? Tem essa possibilidade ou tenho q comprar on LINE? É uma das últimas dúvidas para minha viagem q será agora dia 17/07/17.
Oi Patrícia! Pode comprar na chegada sim, nem te preocupa!! <3
Ju, me da um help? Como faço pra ir de Basel até zurique de bus?
Oi Dani! Acho que não tem! Nunca vi esse trajeto de Bus, na verdade todo mundo usa o trem na Suíça! Já foi no site da sbb? Tem os preços e os trajetos direitinho!!
OLá JUliana! Obrigada pelas dicas. Eu consigo os descontos do SUper Saver Tickets somente se e comprar on line? Ou consigo também comprando lá nas etaçÕes pessoalmente?
Obrigada!
Oi Flávia! Somente se comprar online, com antecedência de no máximo 30 dias!
Oi Flávia! Os super saver somente dão descontos pela internet! 🙁 Tem que comprar tudo online!
Oi Juliana, parabens pelo blog! Está sendo de suma importância no planejamento da minha viagem a Vevey, Interlaken e Zermatt. Inclusive eis minha dúvida: estaremos de carro e ficaremos apenas 05 dias. Vale a pena comprar o Swiss Pass só p ter desconto em Jungfrau e Matterhorn? Obg e sucesso
Oi Ronald! Nesse caso acho que não, tem um passe que dá direito ao desconto e vale bem menos, é o Halbtax, custa 145CHF se não me engano, nas estações tem toda a informação. É bom fazer conta pra ver o que compensa mais…Abraços!
Oi Juliana,
Comecei a planejar minha viagem e os planos são passar 10 dias na Suíça (contando os dias de ida e volta). Minha cidade base seria Zurique e de lá faria bate-volta para outras 7 cidades (Zermatt, Lucerna, Interlaken, Berna, Genebra, Lausane, Paris), pensando na comodidade da estação de trem. Mas fiquei em dúvida, será que Zurique é a melhor opção para servir de cidade base? Qual hotel(s) você recomendaria em Zurique ou em outra cidade base?
Desde já agradeço pela ajuda.
Carla
Oi Carla! Acho que Berna é uma boa cidade base, considerando o seu roteiro é até melhor que Zurique. Mas, pelo que entendo, depois você segue até Paris, correto? Não dá pra fazer bate-volta da Suíça até Paris, é bem longe!
Oi Juliana, boa tarde.
Estou com uma dúvida e acho que vc vai poder me ajudar.
Quando na utilização do Swiss Pass, para obter descontos nos teleféricos e trens das montanhas será exigido o uso de um dia de viagem do Swiss Pass. A minha dúvida é se será apenas “um dia de viagem” para todos os descontos que obtiver durante todo o período da minha viagem, ou se, para cada dia de descontos que obtiver vou ter que “gastar” um dia de viagem do Swiss Pass? Então isso significaria que se em Zermatt obter os descontos nos dois dias de passeios pelas montanhas, vou ter que gastar 2 dias do Swiss Pass?
Abração pra vc
Nishida
Oi Akinori!
Sim, o desconto das montanhas só é válido se for no mesmo dia do Swiss Pass, e sim, você teria que “gastar” o dia do passe pra ter o desconto. Neste caso, tem que fazer conta pra ver o que compensa mais, se o desconto – um dia de passe ou se a montanha completa. Abraços!
Olá Juliana! Obrigado por tantas informações! Vou para a Europa em maio e ficaremos 3 noites na Suiça, entrando por Tirano. Chegaremos em Tirano à tarde, para pegarmos o Bernina. Mas meu destino é Lucerna. A questão da janela panorâmica realmente faz muita diferença? O preço do trem regular é quase um terço do panorâmico! Sabe se no horário do Bernina, há vagão de trem regular ou o horário é exclusivo? No dia seguinte, ficaremos o dia todo em Lucerna ( talvez um passeio de barco ou subida ao Monte Pilatus (uma tarde é o suficiente para o Pilatus?)). No dia seguinte, partiremos para Interlakem bem cedinho (vale a pena pegar o trem panorâmico?) onde deixaremos a bagagem no hotel e subiremos ao Top of Europe (neste passeio, partindo da cidade, qual trecho coberto pelo Swiss Pass?). Dormiremos no hotel e partiremos cedo pela rota do Golden Pass Line até Mountrex, depois pegaremos outro trem para Genebra e outro para Paris (dá para conhecer algo em Genebra numas 2 ou 3 horas? Vale a pena?). Entende que neste meu roteiro, com trens e passeios, valeria a pena o Swiss Pass? Muito obrigado!!!
Oi Alessandra! Vamos lá! Você vai comprar o Swiss Pass? Se sim, a única taxa extra que precisa pagar é uma reserva pro Bernina. de aprox 15CHF. E neste caso, compensa. Caso contrário, aqui vão as minhas dicas:
O Bernina custa mais caro porque o trem é especial, mas o trajeto é exatamente o memo de outros trens. O trem panorâmico possui janelas mais altas que vão até o teto. Não há trens nos mesmo horário, normalmente os trens saem a cada 30 minutos ou 1h, precisa checar na bilheteria ou no site da SBB. Para subir Pilatus, uma tarde é suficiente sim.
Entre Lucerna e Interlaken, vale a pena pegar o Lucerne-Interlaken Express, o trajeto é lindo.
Para subir a Top of Europe, o Swiss Pass cobre somente a ida até Grindelwald ou Lauterbrunnen. Depois começa o trem especial e o passe dá descontos. 2-3 horas pra Genebra acho pouco, mas dá pra conhecer o centrinho antes da viagem a Paris.
Boa viagem!!! 😀
Olá Juliana!
Pretendo comprar o Swiss Pass na categoria de 2 classe, mas o Glacier Express especificamente gostaria de ir na primeira classe. É possível reservar os assentos no trem panorâmico na 1 classe tendo comprado o swiss pass de 2 classe?
Obrigada pelo blog!!! Está sendo essencial para organizar a viagem!
Oi Rafaella! É possível sim, você precisa pedir o upgrade de classe e pode fazer isso em qualquer estação de trens da Suíça! 😀
Boa viagem!
Oi Juliana, tudo bem?
Tenho viagem marcada para a Europa e pretendo ficar cerca de duas semanas na Suíça, explorando bem o país. Mas além de conhecer as cidades principais eu também pretendo explorar o interior, os alpes e alguns trechos de carro, embora a ideia seja não utilizar automóvel durante os dias em cidades principais. Mas também vou fazer alguns bate-e-volta diários (por exemplo, de Zurique para a região das cataratas do Reno) além de passear em funiculares, fazer o Glacier Express etc. Independente da melhor opção econômica eu pensei em comprar o Swiss Pass até por questão de praticidade mesmo, para não ficar me preocupando em ficar comprando passagens toda hora e com horário (imagino que com o Swiss Pass eu posso pegar os trens que quiser em qualquer horário, ao contrário de uma passagem avulsa, certo?). Mas tem uma detalhe que está me deixando em dúvida: o Swiss Pass vale para absolutamente toda a malha de transporte público das principais cidades como Zurique, Genebra etc? Pergunto isso pois no site oficial e em outros sites de compra do Swiss Pass eu vejo a informação de gratuidade para “trem, ônibus e barco”, porém em nenhum deles há menção aos bondinhos elétricos dessas cidades, que imagino serem a principal forma de se deslocar dentro de cada uma delas. Sabe me dizer se esses bondinhos também estão incluídos no Swiss Pass?
Uma outra curiosidade: fazer o Glacier Express e o Bernina Express seria meio repetitivo, né?
Obrigado!
Oi Victor! Sim, todos os transportes metropolitanos estão incluídos no Swiss Pass, sejam ônibus, trens, trams (bondes elétricos). O que não está incluso são os trajetos de montanha que são operados por empresas privadas, mas o Swiss Pass oferece desconto nestes trajetos (exemplo jungfraujoch ou schilthorn). Pilatus e Rigi são as únicas montanhas incluídas no Swiss Travel Pass. Acho que Bernina e Glacier um pouco repetitivos sim, neste caso eu prefiro o Bernina! 😀
Boa viagem!
Valeu, obrigado Juliana! 🙂
Oi Juliana, td bem?
Estou organizando meu mochilão pela Europa que será mês q vem, teu site tem me ajudado mto. Obrigada pelas dicas compartilhadas.
Fiquei com algumas dúvidas:
Penso em ficar em Interlaken 2 dias, em um subir o Top of Europe e no outro fazer alguma outra atividade, de preferencia de aventura, como trilha ou escalada. Você teria alguma sugestão para me dar?
Minha outra dúvida é qual a melhor maneira de saindo de Interlaken, passar o dia em Lucerna e seguir viagem até Munique? Vi que os trens tem horários restritos nessa rota.
E por último: o Swiss Pass cobre a rota Zurique- Munique? de trem e de ônibus também?
Obrigada desde já.
Oi Mariana! Obrigada pela mensagem!
Vamos às dúvidas: nesta época do ano, acho que você pode fazer Jungfrau e talvez Schilthorn. Aventura nessa época é neve e esqui, já que as trilhas ficam cobertas de neve! Para chegar em Lucerna, a melhor forma é usar o trem Lucerne-Interlaken Express, saia cedinho e aproveite o dia em Lucerna, depois pegue o trem até Zurique e lá você terá que trocar para outro trem até Munique, ou ônibus. O Swiss Pass só serve pros transportes na Suíça, pra chegar na Alemanha tem que comprar o bilhete à parte.
Boa viagem!
Oi Juliana, estou pensando em fazer uma viagem para Inglaterra e da Inglaterra ir para Zurique (Chegada em Zurique dia 01)
No outro dia (dia 02) pegar o trem de Zurique para Coira Chur (chegada 9:53) e no mesmo dia em Coira Chur pegar o Glacier (saída 11:43) para Zermatt,.
Dormir em Zermatt (dia 02) e no outro dia (dia 03) ir para Genebra, para pegar um trem para Paris.
A minha idéia e aproveitar a viagem de trem (Glacier), sei que será corrido.
Consigo comprar com antecedencia aqui do Brasil este itinerário?
Na sua opinião, pela experiência que tem, é viável?
Desde já agradeço.
Oi Simone! Neste caso eu recomendo o Swiss Travel Pass de 3 dias para você, e sim, dá pra comprar pelo Brasil com antecedência pela internet. Lembre-se de reservar o assento no Glacier Express.
Olá Juliana, muito boas suas informações, estou adorando o blog!
Só tenho uma duvida, comprando o travel pass, eu tenho que marcar os trens que eu desejo pegar ou é só ver o horário, entrar nele e pronto?
Aguardo sua resposta,
Obrigado.
Oi Guilherme! Basta entrar no trem e pronto! A única exceção são os trens panorâmicos Bernina Express e Glacier Express, o restante é só entrar e apreciar a viagem! 😀
Oii amei o seu blog muito útil.
Pelo que andei lendo pelo roteiro da nossa viagem seria interessante pegar o swiss pass para italia e suiça. O que achas?
Segue abaixo meu roteiro… você acha que é uma missão impossível? As vezes acho um pouco corrido mas o tempo é curto e da vontade de conhecer tanta coisa.
Estou interessada em chamar vocês de guia em Zurique! Vai ser ótimo!
ROTEIRO VIAGEM EUROPA – opção 1
1º DIA 29/10/2017 dom Até POA e pegar avião para Paris (15h)
2º DIA 30/10/2017 seg Chegada em Paris – passear Posar
3º DIA 31/10/2017 ter Passear em Paris – Posar em Paris
4º DIA 01/11/2017 qua Pegar avião para Milão (1h20) – Ir para Florença (3h39) – Passear em Florença – Posar em Florença
5º DIA 02/11/2017 qui Passear Toscana – Siena – Vinícolas – Passear Florença – Posar Florença
6º DIA 03/11/2017 sex Partir para veneza (2h20) – Passear veneza – Posar Veneza
7º DIA 04/11/2017 sab Passear Veneza – Posar veneza
8º DIA 05/11/2017 dom Ir para milão (2h35) – Passear Milão – Posar Milão
9º DIA 06/11/2017 seg Passear Milão – Pegar trem para Zurique (4h30) – Posar Zurique
10º DIA 07/11/2017 ter Passear Zurique – Posar Zurique
11º DIA 08/11/2017 qua Ir para Berna (1h) – Passear Berna – Posar Berna
12º DIA 09/11/2017 qui Bate e volta La chaux-de-founds – Posar em Berna
13º DIA 10/11/2017 sex Bate e volta Lausanne, Montreux e Friburgo – Posar em Berna
14º DIA 11/11/2017 sáb Ir para Interlaken (1h) – Passeio top of europe – Posar em Interlaken
15º DIA 12/11/2017 dom Ir para Lucerna (1h51) – Passear Lucerna – Pegar trem para Chur (2h16) – Posar em Chur
16º DIA 13/11/2017 seg Pegar trem para Tirano (5h) – Pegar trem para Milão (2h32) – Posar em Milão
17º DIA 14/11/2017 ter Pegar avião para Paris – Pegar avião para Brasil
Oi Mariane,
Acho que o bate e volta para Lausanne, Montreux e Friburgo no mesmo dia é muita coisa. Tb não conhece La Chaud de Founds para te dizer se é legal… Mas o resto tá ótimo! 😀 Se quiser guia em Zurique, só agendar por aqui: https://www.euandopelomundo.com/tours-em-zurique/
Bjs!
Olá Juliana!
Estou indo para Suiça com os meus pais em Janeiro do ano que vem, e ficaremos lá uns 4 dias apenas. Não sei se compensa comprar o STP pois as únicas viagens longas que eu faria seriam: Zurique – Genebra, Zurique – Lausanne e Zurique – Bern (Obs.: Zurique é a nossa Base). Outra coisa, esse passe me garante entrada em algumas atrações certo? Voce acha que compensaria? Estou pensando nele devido a flexibilidade….
Obrigado mesmo! Adorei as dicas, e caso opte por comprar o STP o farei pelo seu link!
Feliz Natal
Olá Meninas,
Vou para Suíça final de fevereiro. Vou encarar o Frio.
Chego no dia 23/2 e retorno dia 06/03
– Adianto que não sou uma viajante de museus. Meu objetivo é andar pelas cidades, caminhar pelas montanhas e ter um tempo mais relax. Acho que o meu passeio mais turístico será subir Jungfrau e gostaria de fazer uma caminhada para ver a Matterhorn (não precisa subir ao observatório).
Meu roteiro é o seguinte
23/02 – 25/02 (Lausanne)
25/02 – 28/02 (St Nikklas – Vila próxima a Zermatt)
28/2 – 02/03 – Kandersteg
02/03 – 06/03 (Aqui rola uma dúvida de fazer base Interlaken ou Berna).
Minha grande dúvida é quanto ao transporte. Achei o SwissPass muito caro para quem não vai usufruir tanto dos descontos. Pensei até na opção de alugar um carro ou como você falou, nos tickets avulsos.
O que acha desse Roteiro?
Oi Gabriela! Se você não tem a intenção de viajar diariamente, então realmente não faz sentido o Swiss Pass. Tem que fazer bem as contas… Achei o roteiro incrível e espero que você aproveite muito cada região!! 😀
Oi Juliana!
Primeiramente, parabéns pelo site. Estou adorando todas as dicas e informações!
Minha mãe e eu iremos para a Suíça em maio/2017 e ficaremos 4 dias em Lugano, 4 dias em Interlaken e 4 dias em Zurique (Winterthur). Pretendemos adquirir o STP para 8 dias alternados, pois iremos utilizar muuuuuitos trens e todos os outros tipos de transportes também kkkkk. O que eu gostaria de confirmar é se a foto do local com as sombrinhas coloridas é no Im Viadukt…
Abraço!
Oi Alessandra! Sim, as sombrinhas são próximas ao Im Viadukt, bem pertinho da torre da Freitag, a loja de containers! 😀 Boa viagem!!
Olá Juliana,
Estou indo para a Suíça em junho/2017 com meu marido. Entro por Zurich e fico 2 dias, passo 3 dias em Montreux (faço pit-stop em Berna), 2 dias em Interlaken, 3 em Lucerna e 2 em Lugano. Depois vou para Barcelona e passo 4 dias.
Compramos o Swiss Travel Pass para 15 dias, pois fiz as contas e ficou mais barato perder 3 dias do que comprar o Flex para 8 dias, dentro da programação que fizemos. Estamos pensando em fazer um bate-volta para Vaduz e gostaria de saber se poderemos utilizar nossos passes para o trem e ônibus para esta cidade?
Pensamos em fazer reserva de assento para os trens panorâmicos Golden Line Classic (15 CHF/pessoa) e Wilhelm Tell Express (79 CHF no Salon Liberté + 28 CHF upgrade 1ª classe), mas estamos em dúvida se vale a pena fazer os 2 roteiros panorâmicos. Como o Wilhelm Tell Express é mais caro, estamos pensando em cortar da nossa programação. Li que posso fazer sem do almoço incluído a bordo do barco,a mesma viagem usando apenas o Swiss Pass, sem suplementos, fazendo o primeiro trecho num vagão não panorâmico, e o segundo trecho na área reservada à segunda classe do barco.Você acha que vale a pena mantê-lo ou não compensa este custo adicional?
Oi, juliana! Ótimo seu post! Uma dúvida: a categoria de 2ª classe do Swiss pass também dá desconto para alguns trens panorâmicos, como o glacier?
Pelas minhas pesquisas, quem compra o Swiss pass precisa pagar apenas a taxa de reserva, mas queria saber se é necessário comprar a categoria de 1ª classe!
Obrigada pela ajuda!
Oi Amanda,
A categoria de 2a classe dá desconto para os trens de montanha, como o Top of Europe, por exemplo. Os trens de panorâmicos como o Glacier ou o Bernina Express estão incluidos no passe, porém, você precisará reservar o assento da segunda classe, que custa pouco.
Caso você queira, poderá fazer o upgrade para a 1a classe e pagar a reserva do assento também, daí vai custar um pouco mais.
Boa viagem!
Oi Juliana ,
Gostaria de sua ajuda.
Poderia me informar qual a diferença entre Swiss Travel Pass Flex Combi e Swiss Travel Pass Flex. estou indo para suíça em janeiro 2017 vou ficar uma semana e estou em duvida de qual devo comprar.
Abraços, João Castro.
Oi João! O “combi” é uma taxa adicional (se não me engano de 60CHF) que te dá direito a pagar metade do valor dos tickets, no dia em que o seu Swiss Travel Pass Flex não for utilizado. Não acho que compense, só para quem estiver viajando por um mês pela Suíça e quiser passar o tempo inteiro nos bate e voltas.
Olá Juliana,
Adorei o seu blog. Muito bacana!!!
Estou indo para Suíça em maio-17 somos 3 casais ficaremos 7 dias e depois vamos para Paris.
Alugamos um apto em Berna.
Compramos o swiss pass para 8 dias.
Você saberia me dizer onde vejo se tenho desconto para comprar passagem de trem de Berna para Paris por ter o swiss pass:
Você acha que foi uma uma boa escolha fazer de berna a nossa base:
Desde de já agradeço as informações.
Katia
Oi Katia! Penso que Berna é um excelente lugar para fazer a base, já que é uma cidade bem centralizada. O Swiss Pass não oferece descontos para ir até Paris, você pode checar os preços direto no site da RailEurope, às vezes tem promoção. Boa viagem!! 😀
Olá Juliana, sou novo no site acompanhando vcs, mas ja posso dizer que curti demais suas dicas. Vou efetuar a compra do STP pelo link que vc informou aqui no post abaixo, assim ajudo vcs no site! 🙂 Vou ficar por quase 15 dias na Suíça e 4 em Munique, e nem preciso perguntar se o STP 15 dias alternados vale a pena né? rsrs Passarei por Zurich (reveillon e desco pra Tirano via BEX), vou pra Munich (4 dias), volto pra Lucerna (com Titlis), Interlaken (com Jungfrau e Grindelwald 1st), Adelboden, Berna, Zermatt (com Gornegrat), Gruyere e enfim Genebra. Ja esta tudo reservado, so falta o transporte rs. Confirma se esta bom?!? rsrs Obrigado e sucesso no site!
Oi Thiago! Obrigada pela mensagem!! 😀
Achei o seu roteiro sensacional, vai conhecer só o filé da Suíça!! 😀 Sim, o melhor é o Swiss Travel Pass Flex de 15 dias, assim você escolhe o passe nos dias que estiver na Suíça.
Abraços e uma excelente viagem!
Olá Juliana! Obrigado pelo retorno!!! Fico feliz que meu roteiro ficou bom kkk também..4 meses pesquisando!! kk Vou seguir com suas dicas.. Obrigado novamente.
Boa viagem, e aproveitem muito!! 😀
Olá Juliana, td bem?
Primeiramente, parabéns pelo seu site. Vc está ajudando muitas pessoas.
Eu e minha mulher estamos indo para a Suíça no final de Novembro, dia 30 chegamos em Zurique e no mesmo dia já queremos ir para Zermatt e depois Interlaken como base. O objetivo principal é visitar montanhas, paisagens e etc. O plano de viagem é mais ou menos esse:
30/11 – Chegada em Zurique 11:00 – Comer e ir para Zermatt (3:30 de trem)
01/12 – Zermatt – Matterhorn Glacier Paradise (teleferico) e passeio na cidade
02/12 – Zermatt – Gornergrat (trem de montanha) e Rothorn (teleferico)
03/12 – Ir de manhã para Interlaken, ir para hotel e passear pela cidade (2:20 de trem)
04/12 – Interlake – Jungfrau Top of Europe (trem de montanha) e outros passeios pelo caminho (telefericos)
05/12 – Pegar de manhã cedo trem para Genebra, passear um pouco lá depois voltar passando por Lausanne e Montreux, fim do dia volta para Interlaken
06/12 – Pegar de manhã cedo trem para Lucerna e visitar as montanhas Stanserhorn e Pilatus no caminho, fim do dia volta para Interlaken
07/12 – Titlis ou Berna, a definir
08/12 – Passear em Interlaken e pegar trem para Zurique no início da tarde (2:00 de trem)
09/12 – Passeio em Zurique e Voo de volta as 18:50
O que acha desse plano?
Queria tua opinião sobre o Swiss Pass. Me parece que o Swiss Pass é uma boa opção para nós. Teremos vários deslocamentos de trem e também faremos vários passeios (telefericos e trens de montanha) onde tem desconto de 50% com o Swiss Pass. O que vc acha?
Outra questão é a seguinte: contando o dia de chegada e partida, são 10 dias na Suiça. Vi que o Swiss Pass tem para 8 dias ou 14 dias. Estou na dúvida se compramos o swiss pass para 14 dias no dia 30 quando chegarmos no aeroporto ou, vamos para Zermatt com tickets normais e compro o swiss pass de 8 dias lá em Zermatt no dia 01Dez. O que acha?
Desculpa abusar da tua bondade.
abraço
Mauricio
Oi Maurício!
O seu roteiro está bem legal, porém, acho que fazer Pilatus e Stanserhorn vai ser meio difícil, principalmente se tiver que voltar para Interlaken. Se ainda der tempo de trocar, sugiro dormir em Lucerna esta noite, daí fazem o Titlis no dia seguinte (que é pertinho de Lucerna), passeam em Lucerna no outro dia e segue para Zurique, acho que faz mais sentido a rota…
Bom, sobre o Swiss Pass, se você comprar o de 15 dias (vou pensar na 2a classe, mas a lógica é a mesma se for de primeira), vai custar $463 por pessoa, enquanto o de o dias, $382. Ou seja, a diferença é de $54. De Zurique até Zermatt pelo site da SBB a opção mais em conta custa $80. Pela lógica, eu compraria o passe de 15 dias, e já ficaria tranquila para tomar qualquer trem que quisesse. Sabia que é possível comprar o passe pela Internet? Se você comprar por este link, você ajuda o blog a crescer e o preço é o mesmo pra você!
Boa viagem e se precisar de mais dicas, é só falar!
Obrigado pelo retorno Juliana.
Então, eu já tenho os hotéis reservados e pagos, dessa forma não consigo mudar muito esse roteiro agora. Sendo que nossa base é Interlaken, no dia 06/12 vc acha que dá pra fazer as montanhas Stanserhorn e Pilatus nesse mesmo dia sem ir até Lucerna? Ou seja, visitar as duas montanhas e voltar para Interlaken. Ou mesmo assim ficaria muito corrido? Melhor optar por uma delas somente?
E no dia 07/12, se visitarmos o Titlis, dá tempo de uma passada em Lucerna antes de voltar para Interlaken ou fica muito corrido? Queremos aproveitar ao máximo mas também com uma certa calma…rsrs. Ou teria alguma outra sugestão para fazer junto com o Titlis?
O que vc sugere para esses dois dias considerando a base em interlaken? Algo muito diferente disso que falei?
Sobre o Swiss Pass, vc tem toda razão. Melhor pegar de 15 dias e deu. Eu me programei para comprar os mesmos no dia da chegada na estação de trem do aeroporto mesmo, pois já me organizei e já tenho os Francos em espécie na mão para a viagem. É possível comprar no aeroporto, correto?
Obrigado novamente.
Oi Maurício!
Acho que fica corrido fazer Stans e Pilatus no mesmo dia. Eu escolheria uma montanha somente, e visitaria um pouco de Lucerna. No dia 7, sugiro ir a alguma montanha mais perto de Interlaken, como a Schilthorn, por exemplo, em vez de Titlis. E sim, pode comprar o passe no aeroporto! 😀
Abraços e boa viagem!
Muito obrigado por todas dicas Juliana. Abraço
Obrigado por todas dicas Juliana. Abraço.
Olá Juliana, amei o blog de vcs,
Sou japonês, mas moro em SP, w estou planejando uma viagem com família à Zurich em maio de 2017; e quando estiver em Zurich vou fazer questão de utilizar o serviço de vcs.
Parabéns pelo excelente trabalho de informações úteis sobre este país maravilhoso.
Att.
Akinori Nishida
Olá Akinori! Muito obrigada pelo comentário, fiquei muito feliz com as suas palavras! Se precisarem de informações, é só falar! Abraços!
Olá Juliana, tenho a mesma dúvida da Anna Lucia. Também não consegui efetuar a reserva do Glacier Express pelo site da SBB, só aprece a reserva se você comprar o bilhete avulso. Como faço para reservar o Glacier Express sem a compra do bilhete? Se eu comprar o Swiss Pass direto na Suíça, consigo reservar o Glacier Express um dia antes da viagem? Obrigado.
Oi Rafael! A reserva do Glacier se faz neste site aqui: http://www.glacierexpress.ch, é bom reservar com antecedência!
Oi Juliana. Vou ficar 10 dias na Suíça agora em outubro e pretendo comprar o Swiss pass. Mas tenho dúvidas sobre como fazer para marcar os assentos ou reservas nos trens panorâmicos. Vou utilizar o Bernina Express, o Glacier Express, o Golden Pass e pretendo ir ao Jungfrau…. No site da Rail Europe não tem como fazer a reserva/assento. Fico com receio de deixar para fazer isso qdo estiver na Suíça e não conseguir fazer a viagem de trem. Já fiz meu roteiro e as reservas nos hotéis. Poderia me ajudar me informando como é faço essa reserva/assento nos trens? Obrigada
Oi Anna Lucia! Só precisa fazer a reserva no Bernina e no Glacier. A reserva do Bernina é aqui:https://www.rhb.ch/en/tickets-travelcards/bernina-express-booking e a reserva do Glacier se faz neste site aqui: http://www.glacierexpress.ch, é bom reservar com antecedência!
Obrigada Juliana.
Oi Ju, anotando várias dicas do site!!! Vamos pra Suiça agora em outubro ficaremos 8 dias e pretendemos comprar o Swiss Pass. Nossa dúvida é se conseguimos desconto no trem com esse passe vindo de Munique e depois para sair e ir para Viena. Existe essa possibilidade?
Oi Laura! Infelizmente não há desconto entre a Alemanha/ Áustria. Esse passe só vale dentro da Suíça!
Abraços!
Boa tarde Juliana, tenho planos de ir para Europa de 01/11 a 28/11/2016 com um orçamento apertado, pretendia fazer uma viagem pela Europa no estilo “Low Cost”, mas andei pensando melhor e resolvi retirar Londres e outra cidade de meus planos, assim polpando dinheiro para usar numa viagem aos Alpes Suíços para esquiar. Uma vez eu chegando em Zurique passaria 1 dia e depois pretendo ir esquiar em Interlaken, qual a estação de esqui que me recomendaria? Qual me sugere para esquiar com preço mais em conta e diversão garantida ?(sei esquiar de maneira intermediária). É mais barato se hospedar em Interlaken? Sendo minha viagem 1 dia em Zurique e 2 dias na região de Interlaken (1 dia esquiando), vale apena ter Swiss Pass?
Obrigado,
Meus parabéns pelo blog, já olhei inúmeros e nenhum igual ao seu.
Boa tarde Juliana, tenho planos de ir para Europa de 01/11 a 28/11/2016 com um orçamento apertado, pretendia fazer uma viagem pela Europa no estilo “Low Cost”, mas andei pensando melhor e resolvi retirar Londres e outra cidade de meus planos, assim polpando dinheiro para usar numa viagem aos Alpes Suíços para esquiar. Uma vez eu chegando em Zurique passaria 1 dia e depois pretendo ir esquiar em Interlaken, qual a estação de esqui que me recomendaria? Qual me sugere para esquiar com preço mais em conta e diversão garantida ?(sei esquiar de maneira intermediária). É mais barato se hospedar em Interlaken? Sendo minha viagem 1 dia em Zurique e 2 dias na região de Interlaken (1 dia esquiando), vale apena ter Swiss Pass?
Olá, vou para a Suíça e gostaria de saber se consigo comprar a passagem de trem para o golden pass line, de montreux a interlaken, nas estações de trem? Ou devo comprar antecipado pela Internet?
Oi Jú,
O Swiss pass é válido até Locarno, Tirano ou Milão?
Oi Luizianne,
O Swiss Pass é válido somente dentro da Suíça. Então serve para Tirano e Locarno, mas Milão não. Você precisaria comprar o bilhete até Milão à parte.
Boa viagem!
Bom dia Juliana pretendo ir para a Suíça em julho de 2017 com minha filha de 18 anos, um das coisas que quero muito é conhecer uma fábrica de chocolate, visitar países vizinhos, principalmente França, dúvidas são muitas pelo medo de se perder, mas hoje é o seguinte o sonho é ficar 7 dias, na Suíça consigo qual tipo de estadia mais barata, para andar nos passeios e viajar nos países vizinhos tenho q manter o passaporte e uma cópia comigo????? Preços de chocolates para trazer a filhas e netas vc sabe o valos da barras??? E qual valor do seu serviço de guia????
Oi Patrícia!
A Suíça é um país excelente para se visitar em Julho, principalmente em função das rotas panorâmicas! Para conseguir estadia mais barata, você pode tentar buscar apartamentos de temporada pelo AirBnB. Os hotéis costumam ser mais caros por aqui, principalmente durante o verão. Para sair da Suíça e explorar os países vizinhos como a França, por exemplo, é possível fazer de trem ou de carro, depende do estilo de viagem de vocês. É sempre muito importante manter o passaporte original com vocês, principalmente porque muitas vezes a polícia pede o documento para revisão na hora de cruzar a fronteira. Com relação a Chocolate, é possível encontrar bons preços nos supermercados Coop, onde uma barra de chocolate Lindt pode custar ao redor de 2 Euros. Se quiser chocolates Gourmet, os preços serão bem mais altos. A Fábrica de Chocolates Cailler é excelente para visitar e conhecer o processo de fabricação bem como a história do chocolate, fica na região da Suíça Francesa. Finalmente, meu serviço de guia é em Zurique, eu ofereço passeios guiados de 2h e 3h em Zurique pelo centro histórico e arredores. Os preçcs podem ser consultados aqui neste link!
Abraços!
Juliana
Oi Juliana, estou indo pra Suíça pela 1 vez no dia 01/08 , vou ficar 12 dias e fazer Zurique/Lucerna/Interlaken/Zermatt/Saint Moritz, 2 dias em cada cidade., estou pensando em comprar o swiss pass 2 classe, mas fiz reserva no Glacier Express pra 1 classe, você saberia o valor do up grade ? Acho que nem preciso perguntar mas o swiss pass vale a pena no meu caso né ? Estarei c meu marido existe algum desconto pra pessoas q viajam juntas ? Abraço e Obrigada!
Oi Junia! Vou pesquisar sobre o valor do Upgrade, eu não sei te dizer o preço… Mas sem dúvida a melhor opção para vocês é este passe e finalmente, não há desconto para 2 pessoas, somente quando o grupo é maior.
Abraços!
Usei o Swisspass e adorei, foi muito legal, não ter que cuidar se o trem A ou B tá no horário, se a rota é essa ou aquela, libertade e despreocupação!!! este foi o maior benefício, sem contar o preço pois depois que estás com o passe, podes abusar a vontade!!! amei as dicas , amei tudo! suiça é tudo de melhor!!!!!!!!!!! e com dicas legais, impossível ter surpresas ruins!!!!!!!! Valeuuuuu
Que demais!! É uma mão na roda para muitos turistas, tudo depende da sua rota e tempo no país! 🙂
Olá Juliana. Irei até à Suíça no final do mês e não consigo entender-me com os preços dos bilhetes dos trens. Os preços que aparecem são só de ida ? Ficarei instalada em Zurique e irei visitar Berna, Lucerna, as cataratas do Reno. Será que vale a pena comprar o Swiss Pass? Somos dois adultos e um adolescente. O que me aconselha? Desde já muito obrigada.
Oi Margarida! A coisa é meio complicadinha mesmo, mas como você pretende fazer esses bate e volta, acho que sim vale a pena comprar o Swiss Pass de 3 dias, principalmente se o jovem tiver menos de 16 anos, que daí ele viaja de graça (confirme se a regra ainda está valendo no guichê da SBB, a companhia de trens da Suíça). Se ainda tiver dúvida, terá que verificar no site, há preços para ida e volta ou somente ida, depende da opção escolhida!
Se tiver mais dúvidas é só falar!
Boa viagem!
Desses locais, qual você entende que devo pagar hotel ?
Genebra,
Montreux,
ir para ver os alpes (Matterhorn/ Zermatt),
Locarno/ Lugano.
tenho duvida se devemos fixar em algum lugar e fazer o passeio para esses locais ou se devemos ficar um dia em cada um alugando quarto de hotel… lembrando que buscamos a forma mais economica..rs
muito obrigado pelo apoio e desculpe o incomodo..
Oi Douglas! O mais econômico é sempre ficar em 1 hotel só e fazer bate e volta. Daí você consegue melhores tarifas né? O problema é que para estes lugares que você está pensando, você teria que fazer a base em lugares diferentes. Sugiro que você faça Genebra e Montreux em uma parte da viagem, e neste caso faça a base em Genebra, logo passe 1 noite em Zermatt para fazer a Metterhorn e 1 noite em Lugano, para fazer Lugano e Locarno. Daí você não perde tanto tempo de deslocamento!
Boa viagem! 😀
Ola !! como vai ?? otimas dicas ..parabens !!!
Queria pedir sua ajuda.. em setembro vou passar uns dias na europa, sendo que 3 desses dias serão na suiça.
Indicaram eu fazer o seguinte;
Entrada pela Genebra, ver Montreux, ir para ver os alpes (Matterhorn/ Zermatt), depois continuar para Locarno/ Lugano.
para esse roteiro, você acha que vale a pena comprar o swiss pass ? ou acha melhor comprar avulso ??
eu tentei simular, mas não tive muito sucesso…
espero que possa me ajudar… MUITO OBRIGADO,
abraços,
Douglas
Oi Douglas! Se fizer bate e volta, vale sim o Swiss Pass!!! Eu estou com a minha família por aqui e eles estão aproveitando o Swiss Pass, sai quase a mesma coisa porém com a tranquilidade de que você não tem horários e nem dor de cabeça para se preocupar! Há um de 3 e outro de 4 dias que são o ideal para o seu roteiro! Abraços!
Oi ju!!!!
Fiz uma simulação de comprar de um trecho de Zug a Zurich somente para ver os valores, e o site me mostrou uma opçao de Ticket individual ou day pass, quando selecionei o individual apareceu “valid 2 hours”. O que isso siginifica?
Oi Aline!
Então, é que se você comprar day ticket, ele vale por 24 horas e o individual é que você tem que usar pelas próximas 2 horas, ou seja, se perder o trem selecionado, tem até 2 horas para os trens seguintes! 😀 Viva Suíça, sempre ajudando! 😀
Boa viagem!
Oi Juliana, primeiramente parabéns pelo seu post,chego na Suiça por Zurique com meu marido de manhã,vou para Interlaken ficando lá por 2 noites e depois para Zermatt 3 noites e ai retorno para Zurique ficando mais 2 noites estou pensando em comprar o Swiss Travel Pass Flex 3 days, parece mais interessante já que não farei bate volta, é isso mesmo? E o pass é valido até Zermatt ?
Obrigada.
Oi Angela,
O Passe Flex é sim interessante, já que você não vai fazer bate e volta. É só importante lembrar que nos dias em que você não usar o passe, terá que comprar os tickets internos dos transportes na cidade. O passe é válido sim para ir até Zermatt, mas para subir na Matterhorn você vai precisar pagar o bilhete extra, o passe te dá 50% de desconto na compra deste bilhete.
Boa viagem!
Boa noite. Estou ainda com duvidas sobre o pass. Vejamos: ficarei 4 dias na Suiça, sendo que ficarei hospedada em Lucerna. Pensei em ficar um dia em Lucerna, fazer bate volta de 1 dia para Berna, outro dia para Interlaken e outro dia para Blausee. Porém não consegui fazer cotação no site…. não encontrei trem para a região de Blausee… Você acha que compensa fazer o pass? Agradeço muito sua ajuda.
Oi Monica!
Blausee é complicadinho mesmo, recomendo a leitura do blog da Monique, que ela explica como chegar lá (http://mejogueinomundo.com/suica/blausee-um-lago-especial/)
Eu acho que po Swiss Pass compensa mais para viagens mais longas, no seu caso, vai acabar dando na mesma, só compensaria se fosse subir a Jungfrau, aí tem desconto com o passe.
Talvez você não consiga fazer a simulação no site em função da data, somente com 30 dias de antecedência é possível comparar os preços. Sugiro que coloque outra data para ter uma idéia dos preços normais.
Abraços e boa viagem!
Juliana,
Me mande seu email por favor pois tenho interesse em tour guiado em portugues em Zurich.
Oi Glaucia!
Meu e-mail é o contato@euandopelomundo.com
Fico no aguardo!
Abraços!
Haha Oi Leonardo!
Obrigada pelo comentário, e desejo uma ótima viagem! Fique tranquilo que você vai encontrar assentos sim, aproveite muito! Se vier a Zurique e precisar de uma guia de turismo pela cidade, conte comigo! Eu faço passeios privados em português por aqui!
Abraços,
Juliana
Obrigado, Juliana.
Quanto ao serviço de guia em Zurique, seria interessante, só não sei se terei tempo disponível.Chegarei em Zurique, vindo de Interlaken, no dia 13/05, voltando para o Rio no dia 15/05. À princípio teria apenas a tarde do dia 13 para conhecer a cidade, já que estava pensando em ir a Liechtenstein no dia 14. De qualquer forma, se você tiver alguma sugestão de passeio guiado de meio dia, ou até mesmo de um dia, posso analisar e de repente até mudo de ideia.
Um abraço,
Leonardo
Oi Leonardo!
Eu trabalho com duas opções de tour, um é um tour de 3 horas pelo centro histórico e outro, um tour de 5 horas! Dá pra fazer em meio período ambas as opções, veja aqui neste link mais informações: https://www.euandopelomundo.com/tours-em-zurique/
Abraços!
Olá, Juliana, antes de qualquer coisa, muito bom o seu blog, está me ajudando bastante a montar minha viagem para a Suíça. Parabéns.
Bem, tenho algumas dúvidas sobre o Swiss Pass. Você disse que comprando o passe da segunda classe é possível reservar lugar na primeira classe no Golden Pass pagando a diferença. Gostaria de saber como e quando posso pagar essa diferença, se pela internet, na própria estação, por antecedência ou no dia da viagem.
Outra dúvida é em relação a Jungfrau, Para utilizar o desconto do Swiss Pass devo escolher no site a tarifa Half-Fare Travelcard ?
Tirando esses dois percursos, para viagens do tipo Zurich-Berna, Interlaken-Lucerna, Berna-Montreux com o Swiss Travel basta chegar na estação e embarcar em qualquer trem ?
Muito obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo excelente blog.
Oi Leonardo! Obrigada pelo comentário!
Bom, você pode pedir o upgrade para a primeira classe direto na estação, no próprio guichê, antes de viajar. Você paga a diferença e eles te darão um ticket extra, que deve ser mostrado ao controlador dentro do trem.
Para a Jungfrau, você deve mostrar o Swiss Pass na hora da compra, em qualquer guichê (você pode comprar o bilhete em qualquer estação) e lá eles já calculam o desconto para você. Não escolha a opção Half-Fare, esta é uma tarifa que oferece o desconto para residentes, é outra coisa. Não se preocupe em comprar antecipado, sempre há vagas nos trens até lá, e há trens a cada 30 minutos fazendo o trajeto Interlaken-Junfraujoch.
Com o Swiss Pass você pode entrar em qualquer trem intermunicipal e utilizar o transporte urbano, sem pagar nada a mais por isso. Você entra em qualquer trem e lá dentro, vão te pedir o bilhete quando o trem já estiver em movimento. Daí você mostra o Swiss Pass e pronto! Eu recomendo que você se informe sempre nos guichês com relação aos passeios de barcos e subidas nas montanhas, a maioria dos barcos dão tarifa de 100% de desconto com o Swiss Pass, enquanto as montanhas, algumas são 100%, outras 50%. Jungfrau está entre as montanhas mais caras de toda a Suíça, enquanto Rigi, por exemplo, é grátis com o passe.
Qualquer dúvida, só falar!
Abraços,
Juliana
Obrigado, Juliana. Minha maior preocupação é sempre com a possibilidade de não encontrar assentos nos trens, mas pelo que você falou isso não deve acontecer.
Vou comprar o Swiss Pass para 8 dias, provavelmente quando chegar na Suíça, e estou incluindo nos meus planos o Classic Rigi, Golden Pass e Jungfrau. Quanto aos passeios de barco, também pretendo incluí-los. A maior dificuldade é que há muita coisa a fazer e pouco tempo para isso, mas ainda bem que existem blogs como o seu para facilitar nossa vida.
Um grande abraço,
Leonardo
Oi Jéssica! O bilhete 24h é válido somente na zona principal, ou zona 110. Dentro desta zona pode andar quantas vezes quiser, nas 24h de limite do transporte.
Juliana, Quanto fazer um bate e volta de um dia a Berna, quando for comprar é necessário comprar duas passagens uma de ida e uma de volta? Ou ela vale por 24horas? E quanto ao ticket pra transporte publico com validade de 24 horas. Quanto está hoje?
Oi Jéssica, isso depende.
Com os bilhetes normais (e não o swiss pass) você necessariamente precisará comprar a ida e a volta, mas há a possibilidade de você comprar bilhetes que valem para todos os horários de ida e todos os horários de volta. Já a opção Super Saver você necessariamente precisará comprar o bilhete para cada horário.
Os preços saindo de Zurique até Berna valem 50CHF cada perna, enquanto se comprar o Super Saver custa menos que a metade.
O bilhete de 24h municipal custa CHF 8,60.
Boa viagem!
E este bilhete municipal é válido por todas as zonas? e podemos andar varias vezes em 24h?
Ei Ju,
Adorei seu post. Saberia me dizer se consigo comprar o Swiss Pass no aeroporto? Estou indo p Zurique em Novembro e vou direto p Lucerna. Obrigada!
Oi Carolina, consegue sim! O Swiss Pass é vendido no guichê da estação de trens que está dentro do aeroporto, no piso inferior.
Boa Viagem!
Uma dúvida: esse valor referente ao supersaver ticket eu consigo garantir se comprar pela internet com antecedência, é isso? Caso eu vá comprar no dia vou pagar o valor normal, certo?
Oi Caroline,
Exatamente, só consegue super saver se comprar antes pela internet, ou pelo app do celular (SBB). No dia o valor é a tarifa cheia.
Boa viagem!
Outra dúvida: você saberia informar se no Swiss Pass está incluso o trem para o percurso de Bern para Milão? Ou saberia me dizer aonde posso verificar o percurso que o Swiss Pass cobre na Suiça?
Linda! Amei as dicas…
Mt legal da sua parte!
Dúvidas…ficarei 4 dias na Suíça, estava pensando em comprar o swiss pass travel, o msm da Simone…sendo q, é necessário fazer reservas para cada viagem intermunicipal? Por exp. Lausanne para Zurique tá 18 euros para duas pessoas.
bjs…desde já obrigada pela atenção 🙂
Oi Michelle!
Com o Swiss Pass você não precisa fazer a reserva nos trechos intermunicipais, somente nos trens panorâmicos, que são rotas especiais.
Este preço é a reserva do assento, que honestamente, não vejo necessidade. É só entrar e sentar em qualquer assento! 😉
Boa viagem!
Oi Ju,
Tudo bem?
Estou com uma dúvida, o site da raileurope está oferecendo swiss travel pass para 2 adultos por 408 euros (+9,5 de fedex + 16 euros de taxa de serviço) ainda assim fica mais barato que comprar no site da sbb.ch (2 adultos está saindo a (502 CHF).
Você sabe se é o mesmo passe?
Muito obrigada,
Simone
Oi Simone,
Não sei te dizer se é o mesmo passe, verifique a quantidade de dias que o passe cobre, se é consecutivo e qual a classe. Deve encontrar a informação nas letrinhas pequenuchas do site. Se ainda assim for mais barato, manda bala!
Boa viagem!
Valeu Ju 🙂 !
Oi Ju,
Chegarei em Zurique no dia 19/09/2015 às 8h, ficando até o dia 21. Estou pensando em fazer um city tour no dia 19 para conhecer Zurique e no dia 20 (dia inteiro livre), gostaria de fazer o percurso Zurique X Berna X Lucerna X Zurique. Sei que será um pouco corrido, mas será uma oportunidade de conhecer Berna e Lucerna em um dia. O que você acha? Gostaria da sua ajuda>
Obrigado,
Carlos
Oi Carlos,
Bom, achi que fazer Berna e Lucern em um único dia será bem corrido, porque elas se situam em posições opostas saindo de Zurique. O mais recomendado é que você faça cada cidade em 1 dia, fazendo bate e volta. Você pode fazer meio dia Zurich e mais meio dia Lucerna, ainda assim sendo bastantr corrido e deixar um dia para Berna, que é um poucoais longe e você não perde tanto tempo com deslocamento. Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar! Abraços e bos viagem!!!
Oi Ju,
Parabéns pelo post, muito didático. Não sabia que existia a opção de imprimir o swiss pass em casa, não tinha lido isso em lugar nenhum. Em que momento posso imprimir, ao finalizar a compra?
Muito obrigada,
Simone
Oi Simone, exatamente, você faz a compra online e imprime o bilhete assim que finalizar a compra. Mas deve comprar pelo site oficial da Suíça: http://www.sbb.ch/en/home.html
Boa viagem!
Muito obrigada Ju!
Oi Erica!
Bom, para Classic Rigi você não precisa pagar nada extra com o Swiss Pass, está incluso no valor! Já para Jungfrau você ganha 50% de desconto para a subida da montanha (total custa 200CHF, com swiss pass custa a metade) e Golden Pass você precisa pagar o valor da reserva do trem, por ser panorâmico (isso é igual com ou sem o swiss pass). Boa viagem!!! 😀
Oi Juliana, tudo bem?
Muito legal seu post! Vou pra Suíça no início de setembro e a minha maior dúvida é exatamente essa – vale ou não vale a pena?
Só que entrei no site da SBB pra ver os valores avulsos das passagens e não consigo fazer a cotação, pois ele só abre datas até 22/07, mesmo na opção comum (sem descontos). É isso mesmo? Há algum lugar onde consigo fazer a cotação para as minhas datas?
Obrigada! bjos
Oi Érica! O preço é meio que padrão se não conseguir super saver, então sugiro que você faça a simulação usando uma data mais próxima, que já esteja disponível no sistema. Não vai mudar muito do preço da sua viagem! Em geral, o Swiss Pass compensa se for fazer vários bate e volta! 😊☺ Boa viagem!!!
Obrigada, Ju, vou fazer isso!
Vê se consegue me ajudar com mais uma dúvida: o Swiss Pass vale para os passeios Classic Rigi, Jungfraujoch e Golden Pass Line?
Oi Erica!
Bom, para Classic Rigi você não precisa pagar nada extra com o Swiss Pass, está incluso no valor! Já para Jungfrau você ganha 50% de desconto para a subida da montanha (total custa 200CHF, com swiss pass custa a metade) e Golden Pass você precisa pagar o valor da reserva do trem, por ser panorâmico (isso é igual com ou sem o swiss pass). Boa viagem!!! 😀
Olá Juliana, adorei seu artigo!
Vou para suíça em julho e estou em dúvida quanto ao swiss pass: iremos adquirir o de 4 dias contínuos e no site do swiss pass http://www.swiss-pass.ch/en/swiss-pass/ o preço está diferente do rail europe http://www.raileurope.com.br/pass/swiss-pass-527?debut_questions=20#pagination_questions. Sabe me dizer se a malha ferroviária oferecida pela rail europe é a mesma?
Fiquei com essa dúvida e dá medo comprar sem ter certeza né?!!
Obrigada!
Oi Isabela, é exatamente a mesma malha viária, mas a Rail Europe é revenda, melhor comprar pelo site oficial da Suíça, o sbb. Boa Viagem!
Olá Juliana, adorei suas informações. Vou para Suiça em agosto, ficarei 16 dias e tenho algumas dúvidas. Se eu comprar o pass para segunda classe posso fazer a reserva de trens panorâmicos na primeira classe pagando um suplemento além da reserva do assento? Todos as vezes que eu fizer um bate-volta preciso validar o ticket? E nos casos de deslocamentos de ida por exemplo Zurique/Berna, não preciso reservar lugar, apenas entar no trem? Agradeço muito se puder me ajudar!! Abraços!
Oi Lia!
Obrigada pela sua mensagem!
Sobre o Swiss Pass, vamos lá: Você só valida uma vez, conforme o tipo de ticket que possui. Por exemplo, se você possui o Swiss Pass para 8 dias, deve validar no primeiro dia e terá os 7 dias seguintes consecutivos para usar sem precisar validar. Se for o Flexi Pass (que não precisa ser consecutivo), aí você terá que validar sempre que for o dia de viajar. Não é necessário reservar lugar em nenhum deslocamento, é só entrar no trem, portando o passe. O controlador vai passar por você e pedir o bilhete para validação.
Sobre a reserva dos trens panorâmicos, sim, você pode pagar uma taxa extra e conseguir assentos na primeira classe, igual que na segunda classe, você também precisa pagar uma taxa para acessar estes trens panorâmicos. Honestamente, não há muita diferença entre a 1a e a 2a classe, na minha opinião.
Espero ter te ajudado!
Boa viagem!
Lia Boa noite,
Também estou indo para a suiça em agosto, qual suas datas?