Está pensando em passear pela montanha Pilatus, na Suíça?! Aqui vão as dicas completas para conhecer Pilatus, a montanha dos Dragões! UAT?! É isso mesmo, Pilatus é conhecida como a montanha dos Dragões na Suíça! Hoje em dia parece até brincadeira, mas na idade média a galera morria de medo da montanha porque pensavam que dragões de verdade viviam em Pilatus! Vai lendo que eu te conto tudo sobre as dicas para subir o Pilatus, na Suíça.

Onde fica o Pilatus?

Pilatus é uma montanha que fica perto de Lucerna, na Suíça. Eu recomendo subir até ela se você estiver nas regiões de Lucerna, Zurique ou Zug. Se estiver mais ao sul da Suíça ou inclusive no centro, perto de Interlaken, há outras montanhas na Suíça mais perto de você.

Como subir no Pilatus?

Para subir no Pilatus há várias formas e aqui eu deixo as dicas de cada uma delas!

A primeira e mais comum é de bondinho. Para isso, você vai precisar ir até uma pequena cidade chamada Kriens, que fica bem pertinho de Lucerna. Para chegar em Kriens, recomendo o uso do ônibus, a linha número 1 faz este trajeto a cada 5 minutos. Você sai da estação Luzern Bahnhof (que fica justo na frente da estação de trens) e lá pega o ônibus 1 em direção a Kriens, e desce na parada Kriens Centrum, Pilatus. Fácil!

Pilatus

Se você estiver com o Swiss Pass, o bilhete de ônibus estará incluso, caso contrário, tem que comprar nas máquinas o bilhete de ônibus até lá.

Pilatus

Quando você chegar em Kriens Pilatus (não confunda com Pilatusplatz) terá que andar uns 5 minutos até a saída do bondinho, é um caminho com sinalização de placas, mas se pintar uma dúvida, olha pro alto e veja onde é que a montanha começa! É pra lá! Chegando no bondinho, você compra o seu ticket (quem tiver swiss pass tem desconto) e prepara para voar até o topo da montanha de 2,119 metro de altura!

Pilatus

Outra opção é de trenzinho cremalheira, um trenzinho bem romântico e antigo (para quem não acredita, o trajeto foi construído no século 19!!!), que sai de outra cidadezinha chamada Alpnachstad. Para chegar até Alpnachstad você terá que usar o barco, saindo de Lucerna. A duração deste barco é de 20 minutos e sai de Lucerna a cada meia hora. Se você tiver o Swiss Pass, o bilhete de barco está incluso, caso contrário, custa 7,60 por pessoa, cada perna. Chegando em Alpnachstad, você já estará bem próximo ao guichê para comprar o trenzinho da montanha e logo, subir por entre túneis e natureza alpina até o topo do Pilatus. O legal deste trajeto é que aqui você encontra a linha de trens mais íngreme do mundo! Maior adrenalina! 😀

Pilatus

Finalmente, há quem escolha subir o Pilatus a pé! Pois é! Subir as montanhas a pé é o esporte nacional dos suíços e em Pilatus não é diferente. As trilhas para chegar até o topo do Pilatus são muito bem sinalizadas e possuem uma dificuldade média. O trajeto completo dura aproximadamente 5 horas mas você pode sempre parar em algum ponto intermediário e entrar no bondinho para terminar a subida! Eu já fiz isso e valeu a experiência! Se você estiver interessado nesta opção, recomendo que faça a trilha por Kriens, a partir da base da montanha. É só subir, logo você vai começar a encontrar as placas e o tempo que leva até o destino desejado. Dica: se quiser fazer trilha em Pilatus, leve na mochila água, comida e camadas de roupa. Principalmente nas estações mais frias, conforme vamos subindo, o frio começa a apertar e será necessário se abrigar. Leve também uma peça de roupas secas, porque se você suar muito, vai precisar trocar de roupa quando chegar no destino final – ficar com a roupa molhada de suor no frio é pedir para encarar, na melhor das hipóteses, uma gripe bem feia.

Pilatus

Mais coisas para se fazer no Pilatus!

Pilatus é uma montanha com várias atrações durante todo o trajeto, principalmente se você subir de bondinho! Em Krienseregg, a primeira parada do bondinho, está a PILU-LAND, um parquinho para crianças brincarem no alto da montanha. Se você quiser subir até lá, vai custar 10CHF o trajeto só de ida no bondinho, a pé leva cerca de 1h30.

Na seguinte parada do bondinho, em Fräkmüntegg estão outras duas atrações, a Pilatus Rope Park, e a Toboggan Run. A primeira é um parque de arborismo bem legal com atividades para crianças e adultos. E a segunda é um Tobogan gigante de mais de 1000 metros para descer a montanha escorregando! 😀 Claro, estas atrações só funcionam durante os meses de abril a outubro e nenhuma delas está incluída no preço do bilhete, mas para quem quer ter mais do que a experiência de subir e descer, pode ser bem legal conhecer estes lugares! Mais informações aqui neste link (en inglês).

Pilatus

E se você quiser dar uma caminhada lá em cima do Pilatus, também há várias coisas para conhecer por lá e fazer fotos fabulosas. Você pode conhecer por exemplo a trilha para a Klinsenhornkapelle, ou visitar as cabras na Flower Trail ou visitar Oberhaupt. Tudo isso lá em cima, no topo do Pilatus! Ah, e para completar, quem quiser se hospedar no topo da montanha, há um hotel fabuloso lá em cima, o Hotel Bellevue. Já pensou que maravilha se hospedar uma noite no topo da montanha Pilatus?! O valor da diária já inclui o jantar e café da manhã, porque lá de cima não vai rolar encontrar outra opção de restaurante, né? Mas o buffet é sensacional!

Pilatus

Preços para subir o Pilatus

Bom, os preços abaixo são para quem quer subir a montanha sem o Swiss Pass. Se você tem o passe, vai ganhar 50% de desconto para subir a montanha!

  1. Subindo de bondinho via Kriens – Pilatus – Kriens : CHF 72
  2. Subindo de trenzinho via Alpnachstad – Pilatus – Alpnachstad : 72
  3. Golden Round Trip (ida por Alpnachstad e volta por Kriens, incluindo o barco desde Lucerna):  106CHF

Quem quiser explorar todos os trajetos de cada parada e outras opções, acesse este link aqui.

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.