Tá procurando o que fazer em St. Gallen, na Suíça? Veio para o lugar certo! St. Gallen é uma cidade bem fora da rota na Suíça e normalmente é esquecida e abandonada entre os turistas, mas eu não entendi ainda o porquê. A cidade é mágica, possui um centro histórico super lindo e uma atração que é Patrimônio Mundial da Unesco! Ah, eu já fazei sobre os Patrimônios Mundiais da Unesco na Suíça, neste post aqui, para quem tiver curiosidade! A Abadia de St. Gallen é um edifício para deixar qualquer pessoa de boca aberta. É uma abadia católica estilo barroco e rococó completamente orneada e cheia de detalhes que impressionam qualquer visitante. E pra completar, a Abadia tem uma biblioteca com um acervo de livros medievais escritos à mão!!! Só isso já valeria a sua visita a St. Gallen, mas a cidade tem muito mais, confere aí!

Onde fica St. Gallen no mapa?

Fica no nordeste da Suíça, a cerca de 1 hora e meia de distância de Zurique, se usar o trem. Em português o nome é São Galo, mas todo mundo conhece por St. Gallen. É a capital do cantão de mesmo nome, St. Gallen e possui uma população ao redor de 80 mil habitantes. Tem uma universidade mega conceituada para as áreas de negócios, finanças, administração e comércio internacional. Ah, St. Gallen é também conhecida como a cidade das rendas, e diz a lenda que a primeira dama Michelle Obama adora as rendas de St. Gallen em seus looks.

Como chegar em St. Gallen?

A melhor maneira para chegar lá é de trem, saindo de Zurique ou Lucerna. Se você for visitar Liechtenstein e alguma parte da Áustria, também é um lugar bacana para conhecer numa road trip (aqui o link com o vídeo da minha viagem pelas redondezas). Se você estiver longe, pegue um avião até Zurique e de lá alugue um carro ou pegue um trem até a estação de St. Gallen. O transporte público é bem fácil na Suíça e se você estiver com o Swiss Pass, é uma mão na roda. Mas dirigir na Suíça também é uma maravilha, a pista é um tapete e as paisagens são de cinema!

A minha rota em St. Gallen

Estive em St. Gallen algumas vezes e sempre que vou descubro uma coisinha nova para fazer em St. Gallen. Eu fiz este passeio do tipo bate e volta saindo de Zurique, indo cedinho e voltando pra casa no fim do dia. Uma vez fiz Zurique – St. Gallen – Lucerna – Zurique, pegando um trem panorâmico em uma das rotas cênicas que o país possui. Deixa eu avisar que o cenário não é aquele das fotografias, principalmente se o dia estiver nublado, mas dá pra ver umas paisagens bem lindas pelo caminho. Só que essa rota é bem cansativa, principalmente se você quiser bater perna em St. Gallen e Lucerna antes de voltar para Zurique. Bom, vamos às dicas?

St Gallen

O que fazer em St. Gallen?

Tem muita coisa legal entre as opções sobre o que fazer em St. Gallen porque a cidade fica numa espécie de santuário de natureza, tem o centro histórico e os monumentos e edifícios importantes, e tem a famosa salsicha de St. Gallen! Vamos tentar organizar as dicas para você não perder nada sobre o que fazer em St. Gallen!

Catedral de St. Gallen

É a principal atração da cidade! Saindo da estação de trens pela entrada principal, atravesse a rua e vá caminhando para a esquerda que você vai cair no centro histórico, e de longe poderá avistar a Catedral. Tem muita confusão sobre o nome da Catedral, tem gente que chama de Abadia de St. Gallen, Mosteiro de St. Gallen e Catedral de St. Gallen. A verdade é que o nome oficial era Abadia, mas como as abadias foram extintas, hoje o nome é uma referência histórica e a Catedral já foi também um mosteiro, onde os monges se dedicavam a estudos no local, mas o mosteiro foi dissolvido em 1805. Hoje é Catedral! Agora o mais interessante é que este lugar tem suas origens no século 8. Sim, OITO. O edifício original foi construído em 719 e é possível conhecer um museu com os primeiros esboços da Abadia e algumas pedras do começo do edifício. O que se vê hoje na Catedral é um edifício que começou a ser construído em 1755 e é considerado uma das obras primas do Barroco. Se você for lá, vai entender o porquê.

Biblioteca de St. Gallen

Este o O PONTO TURÍSTICO DE ST. GALLEN. Em alemão recebe o nome de Stiftbibliothek e é a biblioteca que foi fundada pelos monges de muito tempo atrás, ainda no século 7. Você leu bem, sete. Ou seja, a galera já colecionava livros e se reunía em St. Gallen para estudar antes de existir mosteiro e catedral, no ano 612. Daí uns anos mais tarde, em 719, a biblioteca foi anexada à antiga Abadia e desde essa época ela já apresentava uma coleção impressionante de escritos, livros e publicações da idade média. Tem coisa escrita à mão e está exposto nos principais pontos da biblioteca. É proibido filmar, fotografar e pisar com os sapatos sujos na biblioteca, ou seja, esqueça o snapchat quando estiver por ali e prepara para usar uma pantufinha no interior da sala. Abre diariamente das 10h às 17hs (domingos até às 16h) e a entrada custava 10CHF última vez que eu fui lá em 2015.

St Gallen

Foto da Wikimedia!!!

Centrinho Histórico

Você pode aproveitar para caminhar no centrinho histórico e se deparar com casas típicas e varandas medievais, cafés aconchegantes e fontes de água potável. Minhas ruas preferidas são a Multergasse e a Neugasse, mas todo o quarteirão histórico pode te surpreender de um jeito lindo!

St Gallen

Quarteirão vermelho

Uma zona moderna e bem interessante criada com um conceito único e original em St. Gallen. Tudo nasceu da necessidade de redesenhar o distrito financeiro da cidade, o bairro de Bleicheli, por meio de um concurso público. A idéia de Pipilotti Rist e do arquiteto Carlos Martínez foi a vencedora, com um projeto chamado “Stadtlounge” ou melhor, o lounge da cidade. Com isso em mente eles criaram uma sala de estar gigante ao ar livre, completamente coberta de vermelho, um espaço para que as pessoas pudessem desfrutar e relaxar enquanto se sentem no verdadeiro tapete vermelho para todos. São vários ambientes neste distrito, entre eles uma sala de estar, uma recepção, uma zona de café, sala de negócios, enfim, como um ambiente de negócios moderno, só que ao ar livre. O resultado é o super interessante “stadtlounge” que você pode conferir em St. Gallen.

St Gallen

Foto Wikimedia

Museus

Tem museu de arte, museu histórico, museu natural, museu de bonecos, museu têxtil, museu de garrafas de cervejas e museu da música. O museu têxtil mostra as famosas rendas de St. Gallen e algumas curiosidades como as máquinas e como se produzia as rendas artesanais de St. Gallen. Só que eu ouvi dizer que tem pouca informação em inglês, a maior parte das informações estão em Alemão.

Natureza

Tem vários parques espalhados na cidade mas eu recomendo a visita ao Wildpark Peter & Paul, um lugar perfeito para fazer caminhadas e observar animais típicos como marmotas e desconectar um pouco da vida urbana. Os suíços adoram este tipo de passeio e fazer trilhas é o esporte oficial do país. A subida até o topo pode ser cansativa, mas se o dia estiver bonito você poderá avistar o Lago de Constança e um pouco do panorama do cantão de St. Gallen. Vale para quem tem mais tempo na cidade.

Onde dormir em St. Gallen?

Como a cidade é pequena, não faz diferença ficar no centro histórico ou mais próximo à estação porque é tudo muito perto! Aliás, o melhor para quem quer economizar é evitar o centro histórico, para ter preços mais acessíveis na cidade. Eu recomendo o Sorell City Weissenstein pelo preço e qualidade, é um lugar com ótima relação de custo X benefício.

Foto Booking.com

Imagem booking.com

Últimas dicas sobre St. Gallen

Em St. Gallen você precisa provar a salsicha mais famosa da Suíça! É a maior atração e um dos melhores programas para fazer em St. Gallen! É a bratwurst preferida dos Suíços, feita com leite, bacon e baby beef. É essa a salsicha que você verá no dia nacional da Suíça por todos os lados e fica perfeita se assada na grelha com os cortes típicos na transversal! É servida em tudo o que é restaurante em St. Gallen e também dá pra provar no resto da Suíça também. A melhor época para visitar é na primavera, verão e comecinho de outono. Se estiver por lá em junho ou julho há anualmente dois eventos disputadíssimos, um o OpenAir St. Gallen, um festival de música que acontece ao ar livre onde os participantes podem acampar no espaço dedicado, uma espécie de Coachella da Suíça e outro é o festival St. Galler Festspielle que é de música clássica, ao ar livre e em frente à Catedral! Um espetáculo!

St. Gallen

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.