Montreux fica na beira do lago de Genebra, na Suíça e é uma cidade que deve, DEVE entrar para seu roteiro se você estiver pensando em passar uns dias no país. Tudo na Suíça é exageradamente bonito e Montreux parece que resolveu exagerar o exagerado. É Lago, com Alpes ao fundo, com Arquitetura Medieval, com Castelo da Nobreza e com o Freddie Mercury para fechar com chave de ouro!

Onde fica Montreux?

Fica perto de Lausanne, no sudoeste da Suíça, à beira do Lac Leman, ou lago de Genebra. Também fica pertinho de Gruyères, que é uma cidade gracinha onde se produz o famoso queijo gruyères. Você pode fazer Montreux, Zermatt e Interlaken numa viagem, seria incrível, um roteiro diferente e divinamente lindo!

Como chegar em Montreux?

Há duas formas fáceis de chegar em Montreux, uma, pelas linhas de trens da Suíça e outra, por carro. Se você vier de Genebra ou do Norte da Suíça, ambas as opções fazem sentido, depende mais do seu perfil. Se estiverem em um grupo com mais de 4 pessoas, talvez compense alugar um carro na Suíça, assim o preço sai mais barato do que pelas linhas de trem. Você pode verificar a melhor tarifa para alugar um carro aqui no site da Rental Cars, que eu sempre recomendo. Para saber como fucionam as rodovias na Europa, recomendo a leitura deste post aqui.

Minha rota em Montreux

Cheguei em Montreux no fim do dia, já escuro, saindo de Zurique. Antes de chegar em Montreux, eu parei em Fribourg, só para ver o que tinha por lá, mas não achei Fribourg lá essas coisas. Montreux, por outro lado, é incrível. Ao chegar no fim do dia, esticamos as pernas no hotel e logo buscamos mapas e informações para conhecer o principal da cidade: O Château du Chillon (castelo medieval na beira do lago) o lago, o centro histórico e o museu do Freddie Mercury. A maioria das atrações fomos visitar no dia seguinte, já que à noite a cidade perde um pouco o seu encanto.

O que fazer em Montreux?

1. CHÂTEAU DU CHILLON

É o castelo medieval à beira do lago, onde viveram alguns nobres da região a partir do século XII. O castelo é o resultado de vários séculos de contruções e transformações, já serviu de fortaleza, arsenal e prisão. Está localizado em uma posição estratégica, e oferecia um controle absoluto do lago à família Sabóia, que vivia ali em 1150. A entrada custa 12,50 Francos Suíços e é aberta diariamente ao público. Recomendo que você vá cedinho, o castelo é gigante e dá pra gastar várias horas lá dentro, para quem curte história é muito bacana. Entre os pontos altos do castelo, a visita na torre é a minha preferida. Além de uma vista bonita do lago, a experiência é bem diferente, já que à medida que você vai subindo a escada se torna mais estreita e o teto mais baixo, fortes emoções! Mais infos aqui.

ImagemDica: Rodeie o castelo à noite, ele fica todo iluminado e dá pra fazer lindas fotos!

2. PASSEIO PELO LAGO

O lago de Genebra é a grande atração da cidade. Também, são 13 km de passeio ao redor do lago, por onde se vê algumas paisagens maravilhosas, os Alpes e pontos turísticos interessantes, como a estátua do Freddie Mercury – já conto o porquê do Freddie Mercury estar numa pacata cidade do interior da Suíça. Uma caminhada bem gostosa – se o tempo estiver ao seu lado – é a pé do centro de Montreux até Villeneuve (aprox. 1h15) por onde se vê o Château du Chillon e a montanha Dents du Midi.

3. FREDDIE MERCURY

A estátua do Freddie Mercury e o museu estão em Montreux porque o artista passou os últimos anos de sua vida na cidade. Ele e o Queen gravaram vários albuns em Montreux, inclusive, o último álbum chamado “made in heaven”, o qual Freddie Mercury não acompanhou até o final.
No museu você pode ver algumas roupas, discos e informações sobre o Freddie Mercury em Montreux e brincar de artista, mexendo nas máquinas que simulam o estúdio de gravação do Queen.

O Museu Queen The Studio Experience fica no atual Cassino de Montreux, onde antigamente se localizava o Mountain Studios, um estúdio bacanésimo que gravou com uma pá de artistas, entre eles Deep Purple, AC/DC, Led Zeppelin e outros nomes de peso. O Queen comprou os estúdios Mountain depois de gravar algumas vezes por ali, porque para eles Montreux era uma localização perfeita para criar música sem aquele burburinho típico da mídia em outras cidades.

ImagemMuito massa o Queen Studio Experience, vale a pena!

4. PASSEIO DE BARCO PELO LAGO

Um passeio de barco pelo Lago de Genebra não seria por nada uma má ideia, mas que tal incrementar o passeio andando num barco estilo “Belle Epoque”? A empresa responsável pelos barcos no lago Leman (lago de Genebra) possui vários horários no inverno, verão e primavera, infelizmente não operam no outono. O barco estilo Belle Epoque só está disponível durante o verão… 🙁
O passeio custa 10 francos no barco normal e 26 no barco estiloso belle epoque, mais informações aqui.

ImagemCara, este barco é muito legal!

5. ALPES

Com os Alpes ali pertinho, difícil deixar de querer subir nas montanhas ou mesmo só conhecer os vilarejos mais próximos conhecidos como vilarejos alpinos. Bem pertinho, por exemplo, está a fofíssima cidade de Chateau d`Oex (já fiz um post sobre ela) ou mesmo Gruyères, onde se produz o típico queijo base pro fondue. Gstaad é onde está uma das estações de esqui mais famosas dos Alpes, a Glacier 3000, onde alguns milionários chegam usando seus helicópteros e jatinhos particulares.

Montreux fora da rota turística

Difícil sugerir passeios fora da rota turística em uma cidade que praticamente já é fora da rota turística. Montreux é mais conhecida como um pequeno paraíso para suíços e franceses escaparem da rotina e respirarem um pouco de ar puro do lago e das montanhas.

1. TERMAS E SPA

Um passeio bem suíço mais voltado para quem é da cidade e arredores seria passar o dia nas termas de Lavey, que ficam pertinho de Montreux e com fácil acesso para quem está de trem. São 3 piscinas térmicas de água natural que ficam abertos diariamente, inclusive no inverno!  Além disso, o lugar oferece vários tratamentos entre massagens, tratamento facil, drenagem linfática, e vários outros.

Grand Hôtel des Bains Superior
Route des Bains 48,  Lavey-les-Bains, Suíça
Reserve pelo Booking.com

ImagemJá pensou que massa tomar um banho quente no meio dos Alpes gelados?

Onde dormir em Montreux?

Em Montreux eu fiquei num hotel bem legal na beira do lago! A vista é sensacional e o café da manhã, poderoso! Bom pra sair da balança, cheio de guloseimas!
O hotel é o Gold Hotel René Capt, tem uma ótima pontuação no Booking e realmente é excelente – super recomendo.

Gold Hotel René Capt
Rue Bon Port 33-35,  Montreux, Suíça
Reserve pelo Booking.com

Últimas dicas sobre Montreux

Pouca gente sabe, mas o transporte público de Montreux é grátis para turistas! O Montreux Riviera Card é distribuído gratuitamente nos hotéis para os hóspedes, e dá direito ao transporte público de ônibus e trem pelas zonas 70 a 78 e ainda oferece 50% de desconto no transporte de barco, funiculares de montanha, entrada de museus e parques de diversão. Se o seu hotel não te oferecer, peça o seu!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.