O Lago Oeschinen é um destes lugares surreais de lindos, um cantinho que parece ter saído do photoshop. Sabe quando você se pergunta de onde são aquelas paisagens do protetor de tela do Windows? Pois é, possívelmente vem de lugares como este. A natureza é algo fora do comum, como muitos lugares na Suíça, êta paisinho bonito viu… No alto de uma montanha, o Lago Oeschinen é muito procurado pelos turistas locais durante todas as estações do ano, pela grande oferta de lazer em contato com a natureza. Fora isso, a região entrou para a lista de patrimônios naturais da Unesco dentro do conjunto Jungfrau-Aletsch por ser uma das poucas zonas dos Alpes com quase nenhuma atividade humana. Dá pra acreditar?

Lago Oeschinen

Onde fica o Lago Oeschinen?

Fica na região de Kandersteg, um pequeno vilarejo do cantão de Berna com aproximadamente 1400 moradores. A cidade está ao sul de Interlaken, aproximadamente 1 hora de distância de carro de Berna. De Zurique, são 2horas e meia de carro para chegar até lá. O lago em si está localizado no topo de uma das montanhas da região, a 1578 metros de altitude. O lago é utilizado como fonte de produção de energia e abastecimento de água para a cidade de Kandersteg.

Como chegar no Lago Oeschinen?

Para chegar no Lago Oeschinen, o ideal é usar um carro. Você pode alugar um pelo site da Rental Cars, por exemplo, que calcula o melhor preço pela internet. Você terá que chegar até a cidade de Kandersteg e então procurar pela gôndola que leva até o Lago Oeschinen, que em alemão se diz Oeschinensee. Na dúvida, põe no GPS Oeschinensee que ele vai calcular o trajeto direto até a gôndola.

Quem quiser ir de transporte público pode pegar um trem até Spiez e de lá seguir até Kandersteg. O ideal neste caso é ir com o Swiss Travel Pass que dá direito a usar os transportes públicos da Suíça de forma ilimitada por um determinado período de tempo.

Em seguida, você precisará subir na gôndola que leva até o começo da trilha para chegar ao Lago Oeschinen, ao custo de 26CHF ida e volta (portadores do Swiss Travel Pass possuem desconto). Pensava que era fácil, né? Bom, a trilha é bem fácil na verdade, são 30 minutos de caminhada a partir da gôndola, isso sobre o asfalto. Agora se você não quiser fazer muito esforço, há pequenos ônibus elétricos que levam as pessoas da gôndola até o Lago em 5 minutos a um custo de CHF 8 por pessoa, preço sem desconto.

O que fazer no Lago Oeschinen?

Isso depende da época que você for. O Lago funciona no inverno (de 23 de dezembro a 19 de março) e nas estações mais quentes (de 7 de maio a 23 de outubro). Como eu gosto mais do calor, vou começar pelas atividades de verão, mas mais abaixo eu coloco as atividades de inverno do Lago Oeschinen tá?

Mapa Lago Oeschinen

Mapa do Lago Oeschinen

VERÃO NO LAGO OESCHINEN

Trilhas

A mais óbvia de todas as atividades de verão é trilha, a começar pela primeira trilha de meia hora para chegar até o Lago. Os suíços amam caminhar pelas trilhas das montanhas e esta é uma região perfeita para caminhadas de até 3 horas. Há várias trilhas, no mapa estão identificadas algumas. Escolha uma trilha, prepare água e lanches na mochila e vá seguir seus instintos de explorar florestas!

Lago Oeschinen

Tobogã

No verão, o tobogã Rodelbahn é uma atividade super divertida que atrai adultos e crianças interessados em uma aventura! O Rodelbahn custa 4CHF para uma única descida, o que para mim já foi suficiente! Mas você pode comprar 5 descidas por 18CHF. Recomendo para todas as idades!

Lago Oeschinen

Bote a Remo

No Lago Oeschinen é possível alugar um bote e remar até o meio das águas azuis! E sentir um pouco de dor muscular também! Eu fui com duas amigas na primeira vez e nós nos revezávamos para remar e controlar o bote. Cara, é bem difícil fazer isso, pensava que fosse super tranquilo tipo caiaque mas não… É pesado! Mas valem as risadas e a diversão! 😀

Lago Oeschinen

Piquenique com mergulho

Muita gente leva suas próprias comidinhas para fazer um piquenique na beira do Lago Oeschinen e aproveitar para nadar nos dias mais quentes. A água é meio geladinha, mas o povo nem liga: quem não tem mar aquecido, nada com água alpina mesmo! 😛

Almoço no restaurante do Lago Oeschinen

Há um restaurante na beira do Lago Oeschinen que serve pratos modestos de comida típica – com salsichas para o verão – que bom, ajudam a matar a fome de quem não preparou um piquenique. Foi o meu caso, mas confesso que não curti muito a comida do lugar, talvez por comer já no meio da tarde, quando chegamos finalmente ao Lago Oeschinen depois de tantas atividades.

INVERNO NO LAGO OESCHINEN

Trilhas de inverno

Já que os Suíços amam trilhas, é óbvio que as trilhas de inverno também são atividades bem procuradas por eles no frio. Neste caso é bom usar sapatos adequados para pisar na neve, impermeáveis e quentinhos. Eu encarei algumas trilhas de inverno pela Suíça mas nem preciso comentar que prefiro as trilhas de verão, né?

Patins no Gelo

Bom, o Lago Oeschinen congela no inverno e daí a galera monta uma pista de patins no gelo nesta época. Tudo depende, obviamente, da espessura do gelo então varia de acordo com a temporada. É bom consultar as condições da pista de gelo com antecedência no site oficial do Lago Oeschinen.

Esqui

Para principiantes no esqui, é o lugar ideal. As pistas são simples e há uma pequena escola de Esqui que cobra um preço de 50CHF por pessoa (grupo mínimo de 4 pessoas e máximo 8) para lições de esqui. Claro que, o aluguel de equipamentos está por fora deste preço, mas para brincar de esquiar acho legal!

Mapa Lago Oeschinen no Inverno

Trenó na Neve

Se esqui não é a sua praia, trenó pode ser a solução! Há pistas de trenó espalhadas pelas montanhas e você pode alugar um trenó de madeira por 20CHF. Dá pra passar o dia brincando na neve com o trenó!

Pesca no Gelo

Para quem gosta de pescar (lembrei do meu pai, que tenho certeza se animaria para esta aventura) é possível pescar no lago congelado. Não me pergunte como eles fazem isso, mas é uma atividade bem famosa no inverno.

Lago Oeschinen

Últimas Dicas sobre o Lago Oeschinen

Bom, você terá que pegar a gôndola até o topo da montanha, que dura aproximadamente 5 minutos. De lá, caminhar por mais 30 minutos até o Lago Oeschinen. Se quiser fazer mais atividades como o tobogã ou o passeio de barco, separe mais algumas horas. Tudo isso só pra dizer que você deverá pagar pelo menos 3 horas de estacionamento, isso se não quiser fazer trilhas na montanha. Dá pra passar todo o dia no Lago Oeschinen e pagar o valor de 8 horas no estacionamento.

Por ser uma montanha, a temperatura está sempre mais fria no Lago Oeschinen, portanto, é bom levar um agasalho para o verão e roupas bem quentinhas no inverno!

É possível conhecer no mesmo dia o Lago Oeschinen e o Lago Blausee, outro lugar mágico bem pertinho da região. Neste caso, faça pela manhã o Blausee e deixe para almoçar no Oeschinen.

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.