O Lago Blausee é sem dúvida o lago mais romântico da Suíça. Pelo menos, é o lago mais romântico que eu já visitei por aqui, de um azul tão intenso que é difícil não se apaixonar por este lugar. Este é o lugar perfeito para fazer uma proposta de casamento, curtir uma lua de mel ou simplesmente declarar o seu amor por aquela pessoa especial. Se você tá só investindo no romance, vai pro Lago Blausee com ela que dali sai um match no tinder, tenho certeza! 😛

Lago Blausee

Onde fica o Lago Blausee?

Fica no interior da Suíça, ao sudoeste de Interlaken, próximo a Adelboden. Basicamente, no meio do nada! Bem por ali estão aquelas paisagens com gramado verdinho que no verão enlouquecem os amantes de natureza. No inverno fica tudo branquinho  e geladinho, lindo de ver! A capital mais próxima é Berna, a cerca de 1 hora de distância de carro.

Como chegar no Lago Blausee?

Bom, o Lago Blausee é um lago pequeno, dentro de um parque privado, cujo acesso é pouco restrito para quem não está de carro. Então o ideal é alugar um carro pelo site da Rental Cars por exemplo, e já garantir a chegada ao lugar sem stress. No período “quente”, é cobrada uma taxa de entrada no valor de CHF 8 por pessoa (este ano será de 30 de março a 15 de novembro). Nos demais meses, a entrada é grátis. 😀

Quem quiser visitar o Lago Blausee usando os transportes públicos, precisa ficar atento às conexões de trens e ônibus também. A entrada do Lago fica numa região rural e a estação de trens mais próxima está localizada na cidade de Frutigen, com apenas 6800 habitantes. De lá você precisará tomar o ônibus 230 em direção a “Kandersteg, Bahnhof ” e descer na parada “Blausee BE”. O ideal neste caso é comprar o Swiss Travel Pass que dá direito a usar o transporte público de forma ilimitada por quase toda a Suíça.

Lago Blausee

Nossa rota no Lago Blausee

Nós alugamos um carro por 1 dia e saímos cedinho de Zurique em direção ao Blausee. Antes disso, fomos até a cidade de Thun para tomar um café especial numa das padarias da rua principal e em seguida, seguimos sentido Blausee. São aproximadamente 2 horas de distância de Zurique, isso se seguir direto sem paradas.

Nós fomos em setembro, uma época bem legal para visitar a região porque o tempo está fresquinho e a paisagem fica esplêndida. Mas dá pra fazer o mesmo passeio em outras épocas do ano, inclusive no inverno. Neste caso, troque o fresquinho por frio da sibéria friozinho e vista roupas bem adequadas!

Depois do Blausee, nós subimos rapidinho para o Oeschinensee, outro lago lindo que fica bem próximo ao Blausee e rende fotografias inigualáveis também. O erro foi ter deixado pouco tempo para este último Lago, pagando somente 1 hora de estacionamento. Se for ao lago Oeschinen também, pague ao menos 3 horas de estacionamento, em função das trilhas para chegar até lá.

Lago Blausee

O que fazer no Lago Blausee?

Uma vez no Lago Blausee você vai, obviamente, querer ver o Lago. Não é permitido nadar neste Lago, porém, exceto se você for no dia mais quente do ano, duvido que você sinta vontade nadar por ali. Lembre-se de que o Lago é gelado! 😛

Além de fotografias espetaculares (leve câmeras com 100% de bateria, pelo amooooor), você pode aproveitar o dia para fazer caminhadas nas trilhas, fazer um piquenique no gramado à beira do Lago (olha aí o romantismo que eu falei lá em cima haha) e comer alguma coisa no restaurante do local.

Passeios de canoa são realizados no Lago Blausee a cada 30 minutos, mas eu não me animei muito para isso, preferi ficar de longe olhando a galera e fotografar as melhores cenas.

Lago Blausee

Outra idéia também romântica é usar o SPA do hotel, que está aberto para hóspedes e visitantes. Visitantes possuem um horário um pouco mais restrito à zona de SPA, sujeito à disponibilidade. Para mais informações sobre o Hotel Blausee, acesse este este site.

Quando você se cansar do Blausee, poderá ir até outro lago, também próximo ao Blausee, o Lago Oeschinen, que fica a meia hora de distância. Se esta for a sua idéia, vá cedo ao Blausee e chegue ao Lago Oeschinen para ficar ao menos 3 horas por lá.

Lago Oeschinen

Hospedagem no Lago Blausee

Se você quiser arrematar o romance no Lago Blausee, pode se hospedar por algumas noites no hotel 3 estrelas deste Lago. Este é um hotel simples, com 17 quartos apenas, porém com bons serviços e uma boa infra-estrutura para aproveitar uma noite mega romântica na região. O bom é o preço, que para a Suíça, possui uma tarifa bem competitiva! Reserve o Hotel Blausee direto no booking.com.

Foto: Booking.com

Últimas dicas sobre o Lago Blausee

Você vai precisar separar algumas moedas para pagar o parquímetro do estacionamento. Se for ao Lago Oeschinen, idem. Os parquímetros funcionam por horas, você vai colocando moedas até chegar ao número de horas desejado. O ideal é ficar aproximadamente 2 horas no Blausee (que é menor) e 3 horas no lago Oeschinen.

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.