Oi! Esta é uma dica de viagem beeeeem legal se você pensa em um dia visitar a Suíça em Janeiro! Além de ver tudo bem branquinho de neve e sentir aquele frio alpino na espinha (na dúvida, dá uma olhada no meu post sobre o que vestir se você for viajar no inverno) , esta viagem vai ser especial pelo colorido incrível entre as montanhas: afinal é um festival de balões! A cidade de Chateau D´Oex, que fica na parte francesa da Suíça, organiza todos os anos, em pleno inverno, o Festival Internacional de Balões! Eu soube deste festival já em cima da hora e corri para conseguir organizar a viagem! Mas com um pouco de tempo você consegue se planejar bem e quem sabe até fazer um vôo de balão? 😀

Onde fica Chateau D´Oex no mapa?

Fica no meio dos Alpes, bem pertinho de Montreux, no Lago de Genebra, que é a cidade mais turística no entorno. Se você for viajar para a Suíça francesa, um belo roteiro é Lausanne ou Genebra, Montreux e Chateau D´Oex, quem sabe passando por Gruyères para degustar um belo fondue e na Maison Cailler, para conhecer a fábrica de chocolates da Cailler! Hummm!!!

Como chegar em Chateau D´Oex

Dá pra chegar de trem ou de carro. Eu cheguei de carro, aluguei um carro para o fim de semana e foi tranquilo. Acho legal viajar de carro porque você tem mais liberdade para fazer as coisas com calma. As estradas na Suíça são fabulosas, muito bem sinalizadas, com ótima infra estrutura para abastecer e parar, além de serem hiper seguras e com pavimento zerado. Dá uma olhada no site da Rental Cars para comparar as melhores tarifas de aluguel de carro aqui pela Suíça.

Mas também dá pra chegar lá de trem, e o lado bom é que no trem suíço a paisagem é incrível, passa por vales, montanhas, coisa de cinema e você ainda tem a tranquilidade para fazer o que quiser, como levantar, ir no banheiro, tomar um café, tudo dentro do trem, sem precisar parar a viagem!

Chegando de trem é simples, é só ir no site da SBB e colocar os trechos e datas para chegar em Chateau D´Oex. Dependendo da sua origem, você precisará fazer baldeação em uma ou mais cidades, mas isso é bem fácil: basta descer na cidade indicada e na mesma estação você procura a nova plataforma por onde vai chegar o trem novo para seguir a viagem. Normalmente você tem uns minutos para fazer isso com calma, e no bilhete tem escrito tudo certinho!

A minha rota em Chateau D´Oex

Eu passei um fim de semana na região de Chateau D´Oex e no festival. Saí de Zurique no comecinho da manhã, de carro, e cheguei na cidade às 10h30 da manhã. O dia estava bonito, com poucas nuvens e deu para ver alguns balões enquanto nos aproximávamos do vilarejo. Assim que chegamos na cidade, os balões já começaram a pousar, por questões de segurança e na prática só vimos um balão por muito tempo sobrevoando Chateau D´Oex. Todos os outros balões já estavam no chão quando chegamos… Mas no caminho deu para ver alguns balões na paisagem!

Imagem

Nós passamos o dia no festival, com o credenciamento de imprensa -éeehhh blog também é imprensa!- deu para ter acesso a todos os eventos e recolhemos muita informação sobre a programação oficial. Este festival dura sempre 9 dias,começa num fim de semana e termina no fim de semana seguinte. Há balões normais e balões com formas especiais, e todos os dias há vôos, basta agendar (às 9h) e entrar na fila. Entre os eventos principais, há shows aéreos, saltos de paraquédas, shows com mini balões, vôos em grupo (vários balões decolam ao mesmo tempo), atividades para crianças. No evento há um espaço aberto com barracas de comidas típicas e um espaço coberto e aquecido onde também há comidas, bebidas, mesas e exposição de peças de artesanato local. É onde ocorre a entrega dos prêmios para os vencedores do festival.

Nós chegamos ao festival no penúltimo dia! Apesar do dia estar bonito no sábado, a previsão do tempo para o domingo era assustadora: tempestade de neve na data oficial de encerramento do festival. Portanto, minha dica é, caso você esteja pela região e queira visitar o festival, monitore a previsão do tempo diariamente, para decidir o melhor dia para ir até lá.  Todos os dias há possibilidade de ver os balões voarem, dependendo do tempo,e  se você deixar para ir só no final (como eu) pode correr o risco de não ver balão nenhum.

Ah, a cidade Chateau D´Oex vive em função deste festival! Tem até um museu de balões no vilarejo! Durante o festival é maravilhoso passar por ali, primeiro porque a atmosfera da cidade muda, os vários balões colorem o visual, a neve dá um romantismo especial para a viagem e os serviços são impecáveis, seja em restaurantes, hotéis, mercados, etc. Mas também há possibilidade de visitar a cidade e até mesmo voar de balão durante outras épocas do ano, se quiser mais informações visite este site aqui.

Bom, voltando à minha rota, depois de visitar o festival, nós resolvemos descansar no hotel, que ficava bem de frente pro evento, e era super bem localizado na cidade, o que nos ajudou muito na hora de sair para jantar e caminhar pela vila no fim do dia.

No dia seguinte passamos por Maison Cailler e Fribourg, curtindo um passeio de volta para Zurique bem tranquilos.

O que fazer em Chateau D´Oex?

1. Balões e Helicóptero

Como esta é a vila alpina ideal para um passeio de balão, seja no festival ou fora dele, recomendo um passeio de balão, ahá! 😛 Mas aviso que o passeio é caro (cerca de 370chf por pessoa) e se você não estiver muito disposto a gastar isso, por 60chf você faz um vôo de helicóptero (só que bem mais curto) que também é emocionante e algo um pouco menos abusivo para o seu bolso.

Imagem

2. Aproveitar o inverno

Atividades no inverno tem aos montes! Desde patins no gelo, passando por trenó, e hiking de neve com pranchas para caminhada! Também há trilhas, escaladas e estações de esqui bem próximas à Chateau D´Oex. Entre os passeios mais populares na cidade, estão as rotas para caminhadas nos vales, algumas delas acessíveis para cadeirantes. Há várias rotas sugeridas, tanto em Chateau D´Oex como nos vilarejos vizinhos e a paisagem é fantástica! Se você for no centro de informações turísticas, eles te dão um mapinha com as rotas sugeridas e toda a explicação necessária para fazer os passeios no inverno. No verão a coisa fica bem menos complexa e muito mais verde, ideal para quem não gosta muito de frio. Mas aviso que mesmo no verão a coisa não é lá muito quente. A temperatura média em julho é de 19 graus, isso em pleno verão! O centro de informações turísticas fica em Place du Village, 6, Chateau D´Oex.

3. Le Chalêt

Outra coisa legal para se fazer é visitar o restaurante Le Chalêt. O lugar preserva uma decoração bem típica e bem artesanal, e todos os dias eles produzem o próprio queijo! Se você for lá entre 10h e 12h poderá ver a confecção do queijo e acompanhar todo o processo ao vivo, que é bem caseiro e eles fazem questão de manter a tradição! Na época do festival é sempre bom reservar uma mesa com antecedência, porque é esse o restaurante mais disputado da cidade! No andar de cima há uma maquete do trem goldenpass que faz a rota panorâmica na região e ainda tem uma loja com vários quitutes caseiros produzidos na cidade e arredores! O restaurante fica em Rue de la Gare, 2.

4. Trem do fondue

No inverno, você pode embarcar num trem retrô e saborear um delicioso fondue, enquanto se esbalda com as paisagens dos Alpes Suíços!!! Cara, que idéia genial! Funciona assim, você paga 49 francos pelo fondue (bebida e extras à parte), incluída a passagem de trem de Bulle à Montbovon, duas cidades muito perto de Chateau D´Oex.Durante o festival de balões, eles fazem uma rota especial em Chateau D´Oex, para os turistas do evento. Se você quiser aproveitar, ligue com pelo menos uns 3 meses de antecedência e reserve sua vaga!Eu liguei querendo uma vaga no dia seguinte e eles deram risada da minha cara! É que o trem é pequeno e as vagas disponíveis esgotam rapidamente. Este trem só opera entre outubro e maio.  O link com os horários e datas deste trem está disponível aqui.   Para reservar o trem, ou vá direto nas estações de Bulle, Fribourg, Courtepin ou Châtel-St-Denis, ou ligue para +41 (0)900 320 320 (recomendo) ou acesse o site www.tpf.ch . 

ImagemImagem imprensa www.tpf.ch

5. Trem panorâmico

Os trens Golden Pass são os trens panorâmicos da Suíça, que tem umas janelas especiais grandonas, que vão até o teto, o que permite ver a paisagem de um jeito único do trem. A experiência é incrível, e se você tiver com tempo, recomendo muito este passeio! Você pode, por exemplo, fazer a rota entre Chateau D´Oex e Interlaken, e quem sabe dormir por lá! Vai ser uma super viagem!!! Para ver os horários do trem, clique aqui.

Onde dormir em Chateau D´Oex?

Seja pela conveniência de ficar em um lugar perto do festival, seja pelo serviço execelente e pela ótima relação custo X benefício, o lugar que eu te recomendo é o Hotel Ermitage. Este é um hotel 3 estrelas muito bem localizado, com restaurante também (a cozinha funciona full time na época do festival) e excelente café da manhã. Os quartos são lindos, bem quentinhos e o meu tinha uma vista incrível para as montanhas! Este hotel é tão legal que nem parece um 3 estrelas, para mim tá mais para 4 estrelas! Também tem estacionamento no local para quem for de carro e eu super recomendo o fondue deles, é delicioso!

Hotel Ermitage

Grand Rue, 4 +41 (0) 26 924 25 00
www.hotelermitage.ch
Reserve diretamente no site do  Booking.com

Imagem

Últimas dicas sobre Chateau D´Oex

Leve roupas de esqui e esportes de neve, se você for no festival. O frio é grande, eu peguei -18 graus! Para encarar este frio só com roupa especial (muito importante sapatos de caminhar na neve, eles têm uma sola de borracha hiper grossa). roupas térmicas e de hora em hora procure um lugar quente para recuperar as forças!

Por fim, dá uma olhadinha no vídeo abaixo, tem um resumão completo de como foi a minha experiência no festival! Se quiser mais informação me avisa! E boa viagem!

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.