A Suíça é um dos países mais famosos no mundo para a prática de esqui e snowboard. Algumas de suas estações são mega conhecidas enquanto outras são menos famosas internacionalmente, mas adoradas pelos moradores locais. Esse é o caso de Laax, uma montanha localizada no charmoso Cantão de Graubünden, no sudeste do país.

Onde fica Laax no Mapa?

Fica a Sudeste de Zurique, a cerca de 1h30 de carro da cidade. Está bem próximo a Chur e Flims, cidades onde as paisagens costumam tirar o fôlego de quem passa por lá.

Como chegar em Laax?

De carro, basta pegar a Autobahn 3 em direção à cidade de Chur e depois, seguir as placas. Já de trem demora um pouquinho mais. Da Estação Central de Zurique (Zürich Hauptbahnhof), pega-se um trem até a cidade de Chur, trajeto que dura cerca de 1h15. Chegando em Chur você entra em um ônibus de cerca de 50 minutos até Laax. Uma viagem de cerca de 2h15 contando a baldeação em Chur, mas nada mal para uma estação com a qualidade de Laax.

Tanto de carro quanto de trem, as paisagens pelo caminho são um show à parte. Você vai passar às margens do lago de Zurique e do lago Wallensee. O primeiro é um lago mais residencial com várias casas (e mansões) ao redor. Mas ainda assim possui lindos campos de grama com o verde que só a natureza Suíça proporciona. O segundo é um lago intricado nos Alpes, com uma água excepcionalmente cristalina refletindo as rochas, montanhas e campos ao redor (no verão é perfeito para fazer trilhas e passeios de barco).

O que fazer em Laax?

Laax conta com uma infraestrutura espetacular. Chegando de carro, no próprio estacionamento subterrâneo, você já encontra lojas de esportes e de aluguel de roupas e equipamentos. Ainda dentro do estacionamento você vai encontrar uma sala imensa de armários (locker room) onde você pode alugar e deixar seus equipamentos, uma espécie de guarda volume para esquis, pranchas de snowboard, botas, capacetes, etc.

Subindo a escada rolante do estacionamento, você chegará numa espécie de centro de Laax. Lá você vai encontrar o guichê para comprar o seu esqui lift, a escola de esqui, o acesso ao lift além de outros estabelecimentos. Se tiver qualquer dúvida, ali do lado também tem o centro de informações onde você pode entender sobre as atividades de resort, horários dos lifts (apesar de sempre estar escrito nos mesmos) horário de ônibus e trens, etc. Atenção que o centro de informações fica dentro de uma loja chamada Das Original.

laax

SNOWPARKS

Há quatro snowparks ao total em Laax. A área de manobras conta com níveis para iniciantes, intermediários e avançados/profissionais. Esses snowparks de Laax têm o halfpipe mais longo do mundo, um total de 90 obstáculos e uma linha de rampas para salto (kickers) de tamanho olímpico.

COMPETIÇÕES E ATIVIDADES INDOOR

Para quem não quer passar muito tempo na neve, em Laax ocorrem diversas competições e você pode acompanhar de perto os profissionais fazendo incríveis manobras perto de você. Além disso, saiba que existe em Laax (bem perto do estacionamento) a Academia de Estilo Livre (Freestyle Academy). Essa academia indoor tem diversos aparelhos de treinamentos como rampas, halfpipes, cama elástica e kickers para saltos com colchões de ar onde você não precisa de preocupar em cair e se machucar. É um lugar ideal tanto para diversão como para treinamento.

Quando eu visitei a academia havia dezenas de crianças se divertindo e saltando nestes aparelhos. Tem umas quatro camas elásticas que fazem alegria da garotada. Eles também se divertiam pulando em cima dos colchões infláveis de uma altura não muito convidativa. É uma boa opção para famílias que querem acalmar e cansar as crianças!

ESQUI E SNOWBOARD

Laax tem uma característica especial de acordo com diversos esportistas locais com quem eu conversei: é amado especialmente pelos praticantes de snowboard. Eu particularmente tenho Laax como uma de minhas estações favoritas. Mas para mostrarmos que buscamos sempre a democracia e que queremos trazer a melhor informação para o blog, fui a Laax com um amigo meu, Suíço e praticante de Esqui, Simon Gautchi.

laax

Este interesse da “galera da prancha” (snowboarders) pode vir de vários fatores. Como um praticante de snowboard, o que me atrai em Laax são suas pistas largas, off-piste bem acessível, florestas com neve fofa (powder) e pouquíssimas pistas planas (onde muitos snowboarders precisam tirar o pé da presilha para andar). Esses são os fatores que me atraem mais na montanha.

Um outro grande atrativo de Laax é a sua altitude. Com o esqui lift chegando acima dos 3 mil metros, a neve se mantém por mais tempo em função da altitude, fator que provoca uma temporada mais longa em Laax que em outros lugares. Normalmente a estação fica aberta até meados de Abril.

Com essa temporada mais longa, Laax é ideal para quem quer fugir do frio intenso dos meses de Dezembro à Fevereiro. Visitamos Laax no final da temporada, dia 26 de Março. Vale muito a pena. Além de não estar mais tão frio, as pistas ainda estão em excelentes condições no topo da montanha. No entanto, na base da montanha o calor normalmente derrete o gelo e temos uma neve mais pesada, aguada.

Para poder aproveitar uma neve melhor nessa época do ano, o ideal é chegar bem cedo, quando ainda está frio e a neve ainda com qualidade. De qualquer maneira, eu particularmente sempre gosto de chegar cedo na estação, aproveitando mais o dia e curtindo a estação quado ela está mais vazia. Nós chegamos na estação por volta das 8:30, compramos o esqui-lift e fomos rumo ao topo (nós já tínhamos o equipamento completo e não precisamos alugar).

Como eu já disse, nessa época do ano a neve é infinitamente melhor nas partes mais altas, pelo menos acima de 2 mil metros. Neste dia, por exemplo, permanecemos o tempo todo acima dos 2 mil metros e foi muito divertido. Uma outra dica importante para quem vai esquiar ou fazer snowboard é olhar a previsão do tempo para a região. Sempre! Muitas vezes a condição do tempo deve determinar qual a estação você está indo. Dependendo da neblina, muitas vezes não é possível enxergar direito e você perde seu precioso tempo e dinheiro com condições ruins. O fato de Laax ser alto também tem esse benefício, pois em altitudes elevadas a probabilidade de sol é muito maior.

Neste dia, o dia estava nublado mas havíamos visto na previsão que acima de 1’900 metros de altura o sol estaria aparecendo. Porém, a previsão mostrava também que ao longo do dia a neblina deveria subir mais, por causa do vento. Este foi um outro motivo para chegarmos cedo. Em muitos momentos a neblina nos impediu de ver a pista. Neste caso temos que ter sério cuidado para não nos perdermos, acompanhando sempre as hastes laranjas nas extremidades das pistas.

Por outro lado, passar pela neblina é uma sensação incrível e o visual de cima delas é algo indescritível na minha opinião. Vale lembrar que muitos Suíços, principalmente nas épocas mais frias, buscam subir a montanha para ver o sol, ficando sobre as núvens que normalmente escurecem cidades como Zurique.

O Glaciar de Laax

Como já foi dito, uma das grandes vantagens de Laax é a sua altitude. Saindo de Vorab, perto do restaurante Crap Sogn Gion, você pode pegar um lift nada confortável conhecido como T-Bar. É exatamente uma barra em forma de T onde o snowborder coloca entre as pernas e o esquiador senta na barra. Ambos são empurrados por esta barra e vão deslizando em cima da neve. No início é meio incômodo mas é fácil de se acostumar. Logo logo você vai conseguir até fazer uma selfie enquanto sobe no lift ☺.

Após percorrer cerca de 500 metros acima neste lift chegamos a um glacial, uma camada espessa de gelo que se mantém ao longo de todo o ano, a exatos 3’018 metros de altitude. A placa alerta para o perigo de sair da pista (off-piste) nessa área.

Este tipo de lift é ideal em função do vento forte que geralmente sopra nestas atitudes. Chegando lá encima o esforço do lift é prontamente esquecido. O visual é lindo e a qualidade da neve fantástica.

A vila de Laax

Quando nos referimos à Laax, nos referimos à apenas uma parte do complexo Flims-Laax-Falera. São as 3 cidades na base deste complexo. Flims e Falera são mais tradicionais, sendo Flims a maior e com mais atividades. Laax é mais moderna, com um público mais focado na radicalidade do esporte. De qualquer uma das cidades você consegue acessar todas as partes das montanhas através dos lifts, que são de alto nível.

A vila de Laax tem o chamado rockresort, um conjunto de prédios modernos em forma de pequenas rochas. No térreo desse prédio é onde encontramos os restaurantes, bares, lojas de equipamentos e a escola de esqui. Vale muito a pena para um aprés esqui. Já para restaurantes durante o dia, eu recomendo aqueles da montanha, de preferência com os terraços e varandas com a vista exuberante da montanha e o sol alpino para te aquecer.

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.