Vai viajar para a Suíça? Quer dicas sobre a Suíça? Então veio para o lugar certo! 😀 A Suíça é um país especial no meio da Europa, e se a gente pensar bem, é especial porque tem muita coisa ali que só existe na Suíça! Só na Suíça se falam oficialmente 4 idiomas e só na Suíça há um sistema político conhecido como Confederação. Aliás, o nome oficial do país é Confederação Helvética, sabia? Além disso, a Suíça tem uma natureza única, e uma história fantástica! Preparado para o destino da semana? Aqui vão as dicas mais legais para quem quer passar umas merecidas férias na Suíça, confere aí!

Onde ficar em Interlaken

Como viajar para a Suíça?

A forma mais fácil de chegar na Suíça é de avião pela Swiss Airlines. Há vôos diretos entre São Paulo e Zurique, a maior cidade da Suíça e os vôos são bem confortáveis. Há quem aproveite para visitar a Suíça em vôos por outros países, e eu até recomendo esta opção se você não ficar exclusivamente na Suíça. Se quiser fazer só a Suíça, melhor vir direto e não perder tempo!

onde_ficar_em_zurique

Onde viajar pela Suíça?

Na hora de traçar a sua rota pela Suíça, você pode pensar nas cidades mais pop, como Lucerna, Interlaken, Montreux, Genebra e Zermatt. Mas você por ir além do pop e conhecer as cidades por região geográfica, como por exemplo, o roteiro de 5 dias que eu montei neste post aqui.

Montanhas na Suíça

Ou então, pode dividir a Suíça de acordo com as línguas que se falam em cada região e visitar cidades na Suíça Alemã, Italiana e Francesa, que tal? Neste caso, eu recomendo as cidades de Zurique, Lucerna (para quem nunca foi) Thun, Lausanne, Lugano, e até rola um trem panorâmico no sul dos Alpes, por exemplo! Seja qual for a rota qeu você escolher, tenha em mente que a Suíça é um país pequeno, que permite fazer muitos “bate e volta” e que tem uma das melhores linhas ferroviárias do mundo! Ou seja, você pode fazer tudo e mais um pouco usando somente as linhas de trem! Olha que maravilha! Aliás, falando em trem, você pode comprar o que eles chamam de Swiss Pass, dá uma olhada neste post aqui como funciona.

top_of_europe

Quanto custa viajar pela Suíça?

Esta é a parte mais chata para a grande maioria dos mortais. Uma viagem pela Suíça custa caro, já vou avisando. É um dos países mais caros da Europa, custa mais do que ir para o Reino Unido, que é tudo em libra. Então, se você estiver com o budget apertado, é importante seguir algumas dicas para evitar ficar no vermelho durante as suas férias. Você pode, por exemplo, buscar um hotel seguindo as dicas do post “Como reservar hotéis bons e baratos” e comer em locais mais “low cost” como por exemplo o restaurante das cadeias de supermercado Migros e Coop, além de comprar os passes de transporte como o Swiss Pass com antecedência.

Berna

A moeda local é o Franco Suíço, cuja sigla é CHF. Em boa parte dos posts que eu escrevi por aqui, há preços em CHF, que fica flutuando entre o dólar e o euro. Ou seja, faça as contas de 1CHF = 1 EUR para não errar. Agora, acontece de muita gente querer pagar tudo em euro por aqui na Suíça e essa é a primeira coisa que eu não recomendo para quem quer economizar. Meu conselho é: traga euros e troque aqui por francos suíços, mesmo que seja um pouquinho. As casa de câmbio são bem honestas por aqui e você vai sair na vantagem porque, mesmo que os estabelecimentos aceitem euros, eles cobram o câmbio deles e devolvem o troco em CHF!

Melhor época para viajar pela Suíça?

Sem dúvida, a melhor época para viajar pela Suíça é entre a primavera e verão, eu diria de que junho a setembro. Isso porque as temperaturas estão muito agradáveis nesta época e você não vai sofrer com o frio. O verão não costuma ser muito quente por aqui, mas em compensação o inverno é para mim um congelador! Enquanto no verão as médias de temperaturas ficam ao redor dos 25 graus, no inverno a gente tá sempre próximo ou abaixo de zero. É bem melhor que a Rússia, por exemplo, mas para os corpitchos brasileiros acostumados com o verão tropical, o inverno é bem sofrido… Aqui neste post tem dicas sobre como se vestir para o inverno.

St Gallen

Mitos e Verdades sobre a Suíça

É o país do chocolate. Verdade! A indústria do chocolate começou na Suíça e há fórmulas secretas guardadas a sete chaves até hoje. A marca de chocolates mais famosa do país é a Lindt, mas não deixe de provar as marcas mais locais, como por exemplo, as marcas deste post aqui sobre onde comprar chocolate na Suíça.

suica4

Tem neve o ano inteiro. Mito. Há algumas montanhas que ficam nevadas o ano inteiro, mas só no topo da montanha, como é o caso da Jungfrau, por exemplo, onde está o famoso Top of Europe. Mas isso só acontece em montanhas muito altas dos Alpes, na maior parte do país, as estações do ano são bem definidas.

É um paraíso fiscal. Mito. A Suíça, já faz alguns anos, combate com força a má fama dos paraísos fiscais no país. Há uma forte pressão internacional para que a Suíça adote medidas que restrinjam e proibam o sigilo bancário e na prática, isso vem acontecendo desde alguns anos. Recentemente o parlamento suíço aprovou novas medidas para que os bancos façam a troca automática de informações tributárias com administrações fiscais internacionais a partir de janeiro 2018, segundo notícia do portal de notícias BBC.

É a terra dos Relógios. Verdade. A Suíça produz há muitos anos os relógios mais famosos do mundo. Eles possuem uma impressionante indústria relojoeira de luxo, ou seja, produtos feitos à mão, com os melhores materiais e todo o cuidado que faz a fama dos relógios suíços. Tá aí a Rolex que não me deixa mentir! Bem que eu adoraria ganhar um Rolex de presente só para mostrar para vocês que os relógios suíços são tudo isso mesmo, mas vai ficar para uma próxima, tá?! 😛

suica3

suica2

 

Links Úteis para viajar pela Suíça

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para que a sua viagem pela Suíça§a seja o mais completa e o mais fácil possível. E se pintar alguma dúvida, mande uma mensagem aqui nos comentários.

Antes de mais nada, se você busca um e-book ou livro para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça, o guia "Calor Nos Alpes" é perfeito! O livro tem dicas de cidades, rotas, passeios, trens panorâmicos, montanhas, tudo junto e baratinho! Aqui neste link tem mais informações.

O Swiss Travel Pass é o passe que dá direito a usar todos os transportes da Suíça e costuma ser uma mão na roda para viagens de mais de 3 dias. Ele vem nas opções de primeira ou segunda classe, eu acho que a segunda já resolve a vida da maioria das pessoas. Para saber mais, escrevi este post aqui: Vale a pena usar o Swiss Pass?

Agora se você vai viajar de carro, talvez valha a pena dar uma lida neste post com dicas para alugar um carro pela Europa. Dirigir na Suíça é uma maravilha, mas pode sair mais caro do que o esperado. Sugiro que você compare os preços pelo site da Rental Cars que já simula todas as locadoras de uma vez e sempre tem ótimas ofertas.

Se você vai para Zurique e quer um Tour em Português em Zurique, pode contar com a minha equipe. Somos guias profissionais da cidade e fazemos passeios a pé pelo centro histórico da cidade, com muita informação sobre Zurique e sobre a Suíça em geral, está tudo neste link aqui. Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios mais tradicionais com eles, como o da famosíssima montanha Jungfrau. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português!

Aqui vai uma lista com os posts mais procurados sobre a Suíça:

Os Alpes são a grande atração da Suíça, e aqui vão os posts com algumas sugestões de montanhas:

Para ler todos os posts sobre a Suíça, é só clicar aqui.

Aqui vão dicas de hotéis para ficar em Zurique. Eu sempre recomendo o uso do Booking.com como ferramenta para comparar tarifas e reservar as melhores ofertas. Na dúvida, é só perguntar aqui que eu te ajudo a achar um hotel bacana e sem custo nenhum! 🙂

E finalmente, talvez você precise de um seguro de viagens. Recentemente eu descobri a Seguros Promo, que compara seguros de viagens ao redor do mundo. Eles dão boas ofertas e você ainda ganha 5% de desconto se você clicar neste link aqui.