Uma das atividades que fizemos durante a nossa viagem Calor Nos Alpes foi um vôo de parapente em Interlaken, a convite da Paragliding Interlaken! Sem dúvida alguma, este foi um dos pontos altos da viagem, primeiro porque eu nunca havia saltado de Parapente na vida, e segundo, porque o cenário era simplesmente um espetáculo! O post de hoje conta tudo sobre o nosso vôo de parapente em Interlaken e mais: nós conseguimos um desconto para você voar com a Paragliding Interlaken também! Vai lendo que lá embaixo eu explico como fazer para conseguir o desconto para voar de parapente em Interlaken!

paraglide_interlaken12

Fazer um vôo de parapente é uma experiência que deveria estar sua na listinha “de coisas que eu preciso fazer antes de morrer”. Mesmo que você não ligue muito para isso, mesmo que sinta um pouco de medo – como eu senti. Lá do alto, observando a paisagem, sentindo o vento bater lentamente no peito, eu tive por uns instantes a sensação que o mundo era inteirinho meu. Sabe quando você não quer perder um segundo daquele momento que está vivendo? Eu pensava em todo mundo que eu amo, no meu marido, na minha família, nos meus amigos, pensei na vida que eu desejei criar para mim mesma, nos meus desafios, nas minhas conquistas, pensei: “cara, todo ser humano devia viver isso também…” Foram 15 minutos de muita emoção, não só pela adrenalina  – que existe, óbvio – mas pela quantidade de reflexões que saltaram junto comigo no momento que o Parapente começou a flutuar.

paraglide_interlaken4

Como é o vôo de Parapente com a Paragliding Interlaken?

A empresa Paragliding Interlaken é a líder em saltos de Parapente na região de Interlaken. Desde o começo, sempre recebemos muita atenção da equipe de solo, nos orientando sobre como proceder com nossos pertences, câmeras, objetos, roupas e nossas emoções! Uma Van veio nos buscar no ponto de encontro (que pode ser o seu hotel na região de Interlaken ou uma das estações de trem da cidade, a Interlaken Ost ou Interlaken West). No nosso caso, escolhemos Interlaken Ost para o encontro, e pontualmente na hora marcada, lá apareceu a nossa Van para levar a gente até o ponto de partida, onde está o stand de vendas dos vôos de parapente e outras experiências de aventura na região de Interlaken, operadas pela empresa.

paraglide_interlaken2

Passamos por um breve cadastro e logo em seguida, a guia observou as mochilas e calçados de cada cliente (éramos um grupo de aproximadamente 10 pessoas para o mesmo horário). Ela fez com que alguns clientes deixassem seus pertences no quiosque e trocassem os calçados que usavam pelos sapatos apropriados que a empresa oferecia. Eu não sabia, mas até o sapato faz a diferença na qualidade do seu vôo. Infelizmente, lá de cima vimos um grupo amador que teve um pequeno incidente por causa dos sapatos inadequados que a pessoa usava, por sorte não aconteceu nada grave. Mas é mais um motivo forte para escolher uma empresa séria e com pilotos experientes para que o seu vôo de parapente seja perfeito.

paraglide_interlaken5

Bom, como nossas bolsas eram pequenas (usávamos aqueles sacos esportivos de nylon) e os sapatos estavam dentro do padrão, não foi necessário tomar nenhuma precaução extra. Nós saímos com a van até o topo da montanha de onde faríamos nosso salto e ali mesmo já começamos a tremer de emoção. O dia estava maravilhoso, mas a adrenalina começava a palpitar meu coração cada vez que a gente chegava mais alto. Dentro do carro, você já vai conversando com os pilotos, que se apresentam, fazem piadas e passam algumas instruções de segurança antes do salto. Entre as instruções, a mais importante: faça tudo o que seu piloto mandar. Eu perguntei quantos saltos nossos pilotos tinham e alguns deles perderam a conta na casa dos milhares. São todos muito experientes e muito profissionais, há pilotos com mais de 20 anos de experiência e eles coordenam tudo com os clientes antes do salto.

Por exemplo, se você é uma pessoa que curte aquele frio na barriga, você pode pedir um salto mais ousado, com loopings e piruetas lá de cima. Se você prefere algo mais suave, eles fazem um salto bem tranquilo, sempre planando e flutuando. No meu caso, eu curti mais a parte que flutuava! Meu piloto se chamava Domi, eu pedi que ele fizesse uns loopings no final só pra ver como era, mas daí em seguida mudei de idéia e ele foi super tranquilo, parou quando eu pedi e sempre tratou de me acalmar quando via que eu estava um pouco tensa. A real é que antes de saltar eu estava bem nervosa, mas daí o Domi conversou um pouco comigo, guardou a minha sacola, me enganchou na roupa dele e me acalmou, o que fez toda a diferença no salto. Em seguida ele disse que precisávamos esperar pelo vento ideal e que poderia durar alguns instantes. Quando o vento soprasse, eu só precisaria correr e em algum momento eu iria sentir que o chão ficaria mais longe e logo, estaria flutuando. E foi bem isso o que aconteceu!

paraglide_interlaken6

Lá de cima eu queria que o tempo congelasse. Queria viver aquela sensação em slow motion, para aproveitar cada instante mais e mais. Que experiência incrível! Talvez seja a sensação de ser um passarinho por alguns minutos. Você plana, passa por cima das árvores, logo sobe um pouco mais, avista as montanhas mais distantes, vira, olha para os lagos, o rio, a cidade, as pessoas, que parecem formiguinhas lá de cima. Que maravilha o que a humanidade é capaz de fazer, não?

paraglide_interlaken3

Quando já nos aproximávamos do campo de pouso, o Domi disse que seria ainda mais tranquilo, que eu simplesmente teria que caminhar um pouco. E de novo, foi isso o que aconteceu! O pouso é simples e bem suave: eles se aproximam da terra e você simplesmente toca no chão com muita calma. Sem correria e sem pressas. Foi simplesmente incrível. Muito incrível.

Abaixo o vídeo com toda a experiência, diz ai, bateu vontade né?

Informações importantes sobre a Paragliding Interlaken

Preços: o vôo com a Paragliding Interlaken custa 170CHF por pessoa, e se você quiser as fotos e vídeos que os pilotos fazem, daí custa mais 40CHF. Total: 210CHF, incluindo a filmagem (que tipo, tem que ter né?). Parece caro, eu sei, principalmente para o nosso bolso em reais brasileiros, mas pensa comigo, quando na vida você vai estar novamente neste lugar e ter a oportunidade de viver uma experiência destas? Se você tiver a oportunidade, eu recomendo com todas as letras: FAÇA! No final você nem vai se lembrar quanto custou, mas vai ter guardado para sempre aquele sentimento de “estou vivo” junto com você! Para te ajudar, aqui vai um presentinho para você: se você fizer a reserva do vôo usando o código promocional EAPM2017, vai ganhar 6% de desconto. Ah, um descontinho ajuda, vai?

Sobre a Empresa: Eles possuem um time completo de 18 pilotos, (incluindo uma mulher entre os pilotos, o que eu achei sensacional!) mais uma equipe de vendas e logística. A Paragliding Interlaken é a maior empresa de vôos de parapente da cidade, foi a primeira a oferecer este tipo de experiência lá em 1990.  Você pode reservar o seu vôo com o desconto do blog usando o código EAPM2017 pelo próprio site deles ou ligar no telefone (+41 0338238233) para ter mais informações. É importante saber que os saltos só acontecem quando o tempo está em boas condições para o vôo. Caso você dê o azar de chover no dia do seu vôo e não tiver como reagendar para outro dia, eles devolvem o dinheiro. Ah, também vale a pena saber que o limite de peso para voar de Parapente é de 100kg.

Dicas para quem quer voar de Parapente pela primeira vez

Se você está pensando em voar de parapente pela primeira vez (quem sabe estreando em alto estilo, em Interlaken, nada mal!), é bom saber de algumas dicas legais antes do vôo. A primeira delas é: coma leve. Nada de bacon com ovos no café da manhã, ou você corre o risco de ver a comida voando junto com você.

Use sapatos adequados, ou seja, tênis com cadarços apertados. Nada de sapatilha, havaianas, sapatênis, salto alto, sandália, alpargata e afins. É tênis com cadarços apertados e pronto (se o teu sapato cai lá de cima, pode matar alguém sabia?).

Leve uma bolsa pequena, somente com seus documentos, o ideal são aquelas bolsas de nylon mesmo. Os seus pertences ficarão com o piloto, portanto, nada será muito útil na hora do vôo.

Se quiser, pode levar uma câmera de ação, estilo GoPro, mas converse com o piloto antes. Ele vai precisar fazer uma gambiarra para assegurar que a câmera não vai cair da sua mão lá de cima. Pau de Selfie e câmeras mais pesadas não são permitidos.

Se você costuma enjoar com o movimento, peça ao piloto que seu vôo seja bem suave, para evitar problemas para todo mundo lá do alto.

Finalmente, procure se informar sobre a empresa e experiência dos pilotos e contratar quem te passe confiança. Ah, não se esqueça de sorrir para a câmera também, antes e depois do vôo!

paraglide_interlaken10

 

Sobre a viagem #CalorNosAlpes

Esta viagem foi a primeira press trip patrocinada aqui do blog, um projeto que conseguiu vários parceiros e começou com uma simples pergunta: Será que a galera conhece as maravilhas do verão na Suíça?

Depois de algumas horas matutando a cabeça e conversando com várias pessoas, surgiu a ideia de fazer uma viagem completa pela Suíça durante o verão, para mostrar pra todo mundo o quanto pode ser fantástico passar férias de verão europeu por aqui. A viagem virou um livro, que pode ser comprado aqui na nossa loja virtual. O livro é um guia de turismo para a Suíça, repleto de imagens fantásticas e muita inspiração para que você também faça uma viagem perfeita pela Suíça!

Compre aqui: Calor Nos Alpes, o guia da Suíça no Verão