Gente do céu, quem aqui já dormiu numa barraca?! Passar a noite num camping no meio dos Alpes é uma experiência que precisava ser contada em detalhes aqui no blog. É algo indiscutivelmente fantástico e ao mesmo tempo, um pouco doloroso se você não tem muita experiência… Eu nunca tinha acampado na vida e resolvi encarar a primeira noite numa barraca na região de Appenzell, famosa por suas paisagens típicas com montanhas majestosas e vales verdinhos! Prepara que lá vem história!

Começamos a viagem com um dia bem quente – veja o post com o resumo do dia 1 aqui. O calor me deixou bem relax para a primeira noite. Eu juro que pensei “ah, como fez calor durante o dia, à noite vai ser tranquilo”. Inocência…

calor_nos_alpes_appenzell12

Chegamos ao nosso camping às 18h30, ótimo horário porque nesta época anoitece ao redor das 21h, então tivemos tempo para montar a barraca no melhor lugar que encontramos. É aí que começa a parte dolorida da nossa aventura. Escolhemos um lugar mais afastado das outras barracas, bem de frente para uma pequena colina, onde teríamos uma vista privilegiada ao amanhecer. Só que a gente não se deu conta de que o terreno era um pouco inclinado, e pensamos, “ah, sem problemas, este lugar é perfeito!” Ensinamento da noite: nunca, jamais monte a sua barraca num terreno inclinado, exceto se você quiser rolar durante a noite… Sim, a gravidade fez o seu efeito e tivemos que lutar contra ela enrolados num saco de dormir dentro da nossa barraca!!! Além disso, a nossa maravilhosa colina um pouco afastada das demais barracas nos trouxe o vento inteirinho só pra gente! OMG! Você sabe o que é o vento alpino entrando pela costura da sua barraca direto para a ponta do seu nariz?! Hahahaha é, nem tudo são flores na vida dos aventureiros! Aprendizado número 2: nunca subestime o poder da noite!

Eu até tinha levado gorro, luva e um polar, porque tinha ouvido falar que mesmo no verão, o camping nessa região poderia ser bem frio durante a noite. Mas achei que era um exagero da galera e não vesti nada disso pela noite. Às 3h da manhã me lembrei amargamente dos conselhos daquelas pessoas…

Outro conselho que o Diego já sabia e que faz toda a diferença na nossa aventura: lanternas! Gente, tem que levar lanternas! Se você quiser ir ao banheiro pela noite, por exemplo, precisa iluminar o caminho porque tá tudo escuro lá fora!  Se quiser pegar algo na sua mochila, tem que ter luz!!! O ideal é levar uma lanterna por pessoa, assim ninguém fica no escuro enquanto o outro precisa da lanterna! Ponto pro Diego, que cuidou dessa parte e nos salvou da escuridão! 😀

Outra coisa legal que aprendemos no camping é que a umidade à noite é extrema! Você acorda cedinho e tá tudo molhado! Portanto, os seus objetos pessoais devem estar bem guardados, de preferência dentro de uma sacola plástica, para evitar que entre a umidade. Se couber dentro da barraca, ótimo! Porém se não tiver espaço, considere lacrar seus objetos numa bolsa de plástico bem resistente e deixá-los em algum lugar protegido. Nós tinhamos espaço suficiente dentro da barraca, porém, a sacola plástica teria sido útil para guardar as câmeras, por exemplo!

calor_nos_alpes_barraca

Bom, tirando estes detalhes, estávamos bem preparados com material de primeiros socorros, algumas ferramentas como martelo, tesoura e um pequeno canivete (suíço, claro!), água, sacos de dormir e um pequeno lençol para evitar o contato direto com o chão da barraca. Teria sido bem aproveitado um colchão daqueles infláveis, porém o peso extra nos fez recusar este conforto. Se você for a um camping de carro, leve! As suas costas irão agradecer!

Claro que o aprendizado é rápido e para o nosso seguinte camping escolhemos um local bem protegido do vento e super plano, o que fez TODA a diferença no nosso sono. A exceção foi a chuva! Sabe aquelas tempestades de verão que parecem que vão destruir o que vier pela frente?! Pois é, pegamos uma dessas em Lugano, na nossa 4a noite! A chuva forte era o menor dos medos, perto dos raios e trovões que a gente escutava! Parecia que era dentro da barraca, de tão forte que chovia! Mas a barraca aguentou, o sono veio e, como tudo passa, a chuva também passou e dormimos tranquilamente, sem frio e sem inclinação! 😀 Viva!

calor_nos_alpes_camping_selfie2

Bom, mesmo com todos os pesares, não há absolutamente nada no mundo que se compare à sensação de acordar com o sol iluminando o seu rosto, o cheiro da manhã enchendo os pulmões de ar puro, os passarinhos cantando e aquela vista que parece só sua, de mais ninguém! E sim, faremos camping de novo durante a nossa viagem, em breve contaremos mais!

Siga os posts da nossa viagem #CalorNosAlpes neste link aqui.

Quais campings utilizamos?

Em Appenzell, ficamos no camping Eischen, que aliás, é também um excelente hotel. É importante saber que o acesso até lá é bem limitado usando o transporte público. Por exemplo, se você quiser chegar lá de ônibus, vai precisar reservar o ônibus da cidade com antecedência, o PubliCar Appenzell (193) cujo telefone é 0848 55 30 60. Te juro! Você reserva o ônibus de linha inteirinho pra você! O custo é de 5CHF por pessoa. Outra opção é usar o táxi (20CHF) ou chegar até lá de carro (o que a grande maioria das pessoas faz). Se quiser chegar a pé, é 1h de caminhada saindo de da estação de trens de Appenzell.

calor_nos_alpes_appenzel_eischen

Em Lugano, usamos o TCS Lugano, que mais parece um clube! Este camping é bem famoso, porém, fica em Muzzano, um vilarejo próximo a Lugano. Assim como o primeiro camping, este também possui acesso limitado com o transporte público. Você pode chegar até lá usando os trens municipais, a estação mais próxima é a Agno, a uns 15 minutos de caminhada do camping.

calor_nos_alpes_camping_lugano

Sobre a viagem #CalorNosAlpes

Esta viagem foi a primeira press trip patrocinada aqui do blog, um projeto que conseguiu vários parceiros e começou com uma simples pergunta: Será que a galera conhece as maravilhas do verão na Suíça?

Depois de algumas horas matutando a cabeça e conversando com várias pessoas, surgiu a ideia de fazer uma viagem completa pela Suíça durante o verão, para mostrar pra todo mundo o quanto pode ser fantástico passar férias de verão europeu por aqui. A viagem virou um livro, que pode ser comprado aqui na nossa loja virtual. O livro é um guia de turismo para a Suíça, repleto de imagens fantásticas e muita inspiração para que você também faça uma viagem perfeita pela Suíça!

Compre aqui: Calor Nos Alpes, o guia da Suíça no Verão