Nossa viagem #CalorNosAlpes continuou em Lugano, onde pudemos constatar o contraste cultural entre a Suíça italiana e a Suíça alemã. Em Ticino, o cantão italiano da Suíça, tudo parece mais tranquilo e a vida parece correr num outro ritmo. Eu tinha que me esforçar para lembrar que não estava na Itália, de tão parecida que era a vida em Lugano. A começar pela culinária, de influência italiana, passando pelas paisagens, arquitetura, idioma e modo de viver dos ticineses. Sim, é uma Itália com um quê de organização suíça, ou seja, tudo perfeito!

Calor_Nos_Alpes_Lugano

Logo no começo do dia, saímos para conhecer a região do centro histórico de Lugano, que fica num pedaço embolado da cidade: entre a Lugano alta e a Lugano baixa. O centro vai se espalhando por rampas, escadarias e elevadores em construção, fazendo um ambiente italianamente caótico, coisa que a gente eu tanto adoro! Lá no centro histórico, pudemos visitar os principais edifícios e praças, como a Piazza della Riforma, a Catedral di San Lorenzo (somente por fora, que estava em reforma) a biblioteca cantonal e o Palazzo Albertolli. Em seguida, partimos para uma caminhada na orla do Lago de Lugano, chegando ao Parco Cívico, um parque delicioso na cidade, perfeito para caminhadas longas e sem pressas. Foram muitas fotos sucessivas nessa hora.

Calor_Nos_Alpes_Lugano18

Em seguida, continuamos nosso passeio sentido ao Monte Bré, uma das montanhas mais populares da região de Lugano. É possível chegar até o topo do monte Bré num hiking ou usando um pequeno funicular que faz o trajeto de ida e volta. Com o Swiss Travel Pass, o trajeto custa 12CHF adicionais se comprar ida e volta, 8CHF só a ida. Nós compramos ida e volta, para poder caminhar com calma pelo Bré e depois voltar sem nos cansarmos tanto, afinal, os dias anteriores haviam sido bastante intensos (veja aqui o resumo do dia 1, dia 2 e aqui o dia 3.

Calor_Nos_Alpes_Lugano19

A subida até o Monte Bré foi bem tranquila, são na verdade dois funiculares que fazem a rota saindo da base da montanha. O primeiro funicular é grátis e dura uns 5 minutos. Você paga a subida no segundo funicular, com duração de aproximadamente 10 minutos. Atenção que este trenzinho só passa a cada 30 minutos.

Calor_Nos_Alpes_Lugano4

A fome apertou e lá em cima tivemos tempo de fazer um piquenique rápido para aguentar o que iriamos fazer pela tarde: um cruzeiro pelo Lago de Lugano.

Calor_Nos_Alpes_Lugano20

O passeio de barco no Lago de Lugano é uma experiência toda lindinha, porque você passa por várias cidades e vilarejos da região e avista um pedaço da Itália de dentro do barco! O barco que escolhemos ficou somente na Suíça, mas há alguns que param em cidades italianas também. Nosso passeio de barco estava incluido no Swiss Travel Pass, então, compensou bastante!

Lá pelas tantas, depois da montanha e do barco, eu já estava morrendo de vontade de dar um mergulho no Lago de Lugano. Então nós alugamos um pedalinho especial, que vem com escorregador para os mais animadinhos (tipo eu!) se jogarem no lago! SEN-SA-CIO-NAL! Melhor pedalinho da minha vida, porque você pedala  o marido pedala, enquanto você se joga no lago! Super recomendo, seja para uma viagem entre amigos ou de casal! O pedalinho custou 12CHF para meia hora de refresco, mas foi o suficiente para a gente, porque uma baita duma tormenta se aproximava e a gente precisava chegar logo ao camping para armar a nossa barraca. Veja aqui como foi a nossa experiência dormindo em um camping!

Calor_Nos_Alpes_Lugano24

Bom, Lugano é assim, intensa, bonitinha e bem italianinha! Recomendo a visita no verão, para poder se atirar no lago e curtir o verdadeiro #CalorNosAlpes!

Sobre a viagem #CalorNosAlpes

Esta viagem foi a primeira press trip patrocinada aqui do blog, um projeto que conseguiu vários parceiros e começou com uma simples pergunta: Será que a galera conhece as maravilhas do verão na Suíça?

Depois de algumas horas matutando a cabeça e conversando com várias pessoas, surgiu a ideia de fazer uma viagem completa pela Suíça durante o verão, para mostrar pra todo mundo o quanto pode ser fantástico passar férias de verão europeu por aqui. A viagem virou um livro, que pode ser comprado aqui na nossa loja virtual. O livro é um guia de turismo para a Suíça, repleto de imagens fantásticas e muita inspiração para que você também faça uma viagem perfeita pela Suíça!

Compre aqui: Calor Nos Alpes, o guia da Suíça no Verão