Nossa rota #CalorNosAlpes continuou no dia 13 até a cidade de Zermatt, a queridinha dos turistas na região de Valais. Esta cidade é famosa porque dali saem as excursões para visitar a montanha Matterhorn, seja via Matterhorn Bahnen ou Gornergratt. Para chegar até lá, saímos de Montreux. O passeio é feito em trens panorâmicos com paisagens estonteantes, tão lindas que você vai preferir ficar o tempo inteiro em pé, para não perder o melhor ângulo para aquelas fotos incríveis!

zermatt_calor_nos_alpes11

Saímos de Montreux às 12h10 em direção a Visp e lá fizemos a baldeação para Zermatt, onde entramos no trem panorâmico com uma paisagem mais linda que a outra! Nós usamos a linha chamada Matterhorn / Gotthard Bahn, passando por casas com telhado de pedra, rios de geleiras, montanhas gigantes com picos nevados, pontes e viadutos históricos. Só passeio de trem por si mesmo já é um grande espetáculo, mas a viagem vai ficando cada vez mais emocionante à medida que se aproxima de Zermatt, que se situa a 1608m de altitude. Além de ser uma graça pelas casas típicas de montanhas muito bem preservadas, a cidade possui uma peculiaridade: não são permitidos carros em Zermatt. Sim, o nome oficial é Car Free Zermatt, e você pode circular na cidade a pé, de bicicleta ou com os táxis e carros elétricos autorizados. Isso deixa a cidade livre de poluição e de trânsito. Apesar de pequeno, o vilarejo lota, e eu fico imaginando como seria se todo mundo fosse de carro até la, uma muvuca! Pensando por esse lado, que coisa boa que carro é proibido!

A rota entre Montreux e Zermatt tem duração de 2h40 e está coberta no Swiss Travel Pass. É uma das rotas mais bonitas que eu fiz durante a viagem #CalorNosAlpes, portanto, recomendo que você encaixe esta rota na sua viagem também! De quebra, vai conhecer duas cidades mega famosas da Suíça e fazer aquelas fotos que merecem ser emolduradas na sua parede!

zermatt_calor_nos_alpes20

Quando chegamos em Zermatt, nossa primeira providência foi deixar as mochilas nos armários da estação e ir de uma vez a Gornergrat, a montanha que apresenta a vista mais bonita da famosa Matterhorn. Esta montanha é pouco explorada pelos turistas, muita gente quer ir somente na Matterhorn Glacier Paradise. Preciso confessar: a vista da Gornergrat é bem mais bonita que a vista da Matterhorn! Se você estiver na dúvida e achar que a Matterhorn está muito cara, vá sem medo a Gornergrat, você não vai se arrepender!

O trajeto até Gornergraté feito de trem, e infelizmente não está incluído no Swiss Travel Pass, mas você tem 50% de desconto com ele.  Lá em cima há um hotel fabuloso, o Kulm Hotel Gornergrat, eu bem que ficaria lá numa viagem romântica ou ocasião especial, só pra ver o sol nascendo no topo da montanha de manhãzinha! Deve ser muito romântico, algo fora do sério! Mas a gente ficou por ali curtindo a paisagem, tomando uma cervejinha e jogando conversa fora. Até que foi a hora de voltar, nosso trem partia às 19h. É sempre bom ficar atento aos horários dos trens da montanha, muitos só operam até as 18h, com horário especial durante o verão.

Bom, quando voltamos a Zermatt, pegamos nossas mochilas e fomos direto ao nosso alojamento, um apartamento alugado pelo AirBnB. Esta foi a primeira vez que usamos o sistema do AirBnB, e adoramos!!! O apartamento que ficamos era uma gracinha, super bem localizado e com ótima infra estrutura! Eu me surpreendi de verdade com este tipo de opção de acomodação e vou começar a usar mais o AirBnB nas minhas viagens!

zermatt_calor_nos_alpes

Bom, depois de um belo banho, nós capotamos! O dia seguinte seria reservado a muitas caminhadas e uma jornada de puro #CalorNosAlpes!

Sobre a viagem #CalorNosAlpes

Esta viagem foi a primeira press trip patrocinada aqui do blog, um projeto que conseguiu vários parceiros e começou com uma simples pergunta: Será que a galera conhece as maravilhas do verão na Suíça?

Depois de algumas horas matutando a cabeça e conversando com várias pessoas, surgiu a ideia de fazer uma viagem completa pela Suíça durante o verão, para mostrar pra todo mundo o quanto pode ser fantástico passar férias de verão europeu por aqui. A viagem virou um livro, que pode ser comprado aqui na nossa loja virtual. O livro é um guia de turismo para a Suíça, repleto de imagens fantásticas e muita inspiração para que você também faça uma viagem perfeita pela Suíça!

Compre aqui: Calor Nos Alpes, o guia da Suíça no Verão