Nosso décimo dia de viagem começou com um sol maravilhoso no meio da região de Interlaken, famosa por suas montanhas grandiosas e infinitas trilhas para quem adora natureza! Nós acordamos cedinho no nosso camping (ficamos no TCS Interlaken) e já de cara topamos com esta vista, dá pra acreditar?
Quando o dia começa assim, você esquece da dor nas costas e da falta que fez aquele colchãozinho inflável na noite anterior. Depois vou escrever um post exclusivo sobre Campings e quais as coisas que eu aprendi durante esta experiência! Bom, nós fomos convidados pela Interlaken Tourismus a conhecer a montanha Schilthorn, onde gravaram o filme 007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade. Eu sempre tive curiosidade de ir até esta montanha, principalmente depois que inauguraram a Thrill Walk, mega estrutura de aventura, com passarelas bem ousadas em cima da montanha. Nós então saímos para explorar a região, nosso objetivo era fazer uma pequena trilha em Lauterbrunnen pela manhã, e pela parte da tarde, ir até a montanha Schilthorn.
Nosso dia começou com a saída de Interlaken Ost às 10h05 da manhã até Lauterbrunnen. Este trem é lindíssimo já no começo do trajeto, passando por algumas paisagens que você tinha certeza que só existiam em filmes. O curioso desta partida é que o trem que liga Interlaken Ost a Lauterbrunnen é o mesmo que faz o sentido Interlaken Ost até Grindelwald, no outro lado! A diferença é que este trem se divide no meio do caminho, então você precisa estar bem atento se você está no vagão que vai até Lauterbrunnen ou se entrou no vagão que vai pra outra cidadezinha.
Em Lauterbrunnen, pegamos as informações sobre a nossa trilha e saímos para caminhar e explorar a região!
Nosa meta era chegar até a Trümmelbachfälle, um conjunto de cachoeiras de geleira, que se desenvolveu inteiro dentro de uma gruta. A trilha até lá saindo de Lauterbrunnen é bem tranquila, na verdade você caminha na própria via asfaltada e os carros, quando passam, desviam de você. É quase inteira plana e tinha famílias com carrinhos de bebê passando pela gente! Nós levamos aproximadamente 1h caminhando até lá, com muitas pausas para fotos e selfies no meio do trajeto.
Trümmelbachfalle é uma graça! Eles fizeram uma estrutura perfeita para gente entrar no meio da gruta onde caem as cascatas e observar a força da água entrando com tudo nas pedras e definindo a forma da montanha ao longo dos anos. Cara, é um espetáculo! Este é o tipo de atividade que só vale a pena fazer no verão, já que o lugar é bem úmido e costuma ser bem frio em outras épocas. Tanto que a atração só funciona entre Abril e Novembro, sendo julho e agosto os meses de mais visitas, com horários estendidos. As cascatas são provenientes das montanhas mais importantes da região: Eiger, Mönch e Jungfrau e carregam impressionantes 20.000 litros de água por segundo. Não é à toa que entrou para a Unesco como patrimônio Natural e está também presente no Guia Michelin. É importante lembrar que é permitido a entrada de crianças a partir de 6 anos de idade. E honestamente, apesar de ser tudo muito perfeito e seguro, eu não levaria criança pequena até lá, acho que a partir dos 10 anos de idade tudo bem, mas antes disso eu teria um mini enfarto cada vez que a criança se aproximasse da grade para ver a cascata mais de perto. Um parque de diversões talvez seja mais divertido para esta idade!
A entrada para estas cascatas custa 11CHF por pessoa e só há descontos para grupos com mais de 10 pessoas. Ficamos aproximadamente 1h por lá, acessamos as cascatas mais altas de elevador e em seguida fomos descendo a estrutura para conhecer as 10 cachoeiras da Trümmelbachfalle.
Após muitas fotos e pingos d´água na nossa cara, seguimos o passeio até a Schilthorn.
A fome já apertava e a gente estava super interessado no famoso hambúrguer do 007 que é servido no restaurante panorâmico da Schilthorn, lá no topo mesmo da estrutura. Saindo de Trümmelbachfalle, fomos de ônibus até Stechelberg-Schilthornbahn e de lá retiramos nossos tickets para subir da base da montanha até Schilthorn Piz Gloria de bondinho.
O trajeto de bondinho é bem mais longo do que eu imaginava, e com fome o percurso durou uma eternidade! Isso porque ele faz uma parada em Mürren, depois vai até Birg e finalmente chega em Piz Gloria, onde nosso hambúrguer já era quase igual a imagem de uma miragem no deserto, tamanha a nossa vontade de comer! Em média, dura cerca de 30 minutos o trajeto entre a base e o topo da montanha, mas se você for num horário disputado, pode ser que dure um pouco mais.
Chegando lá, nossa primeira surpresa: o restaurante panorâmico gira! Sim, este é um restaurante giratório também gente, olha que incrível!!! Daí você almoça (ou devora a comida, como era o nosso caso) enquanto desfruta da vista 360graus das montanhas ao seu redor! SENSACIONAL! Isso foi a cereja do bolo (ou o ketchup da batata frita) do nosso passeio! Aliás, sensacional também estava o hambúrguer do 007, delícia!
Após o almoço, descemos para a parte aberta da estrutura e fomos conhecer o panorama da montanha. É a hora de fazer todas aquelas fotos de revista, principalmente se o dia estiver bonito como o que a gente pegou! Dá uma olhada no espetáculo que te espera! Ali mesmo descobrimos que você pode carregar o seu celular for free num cofre elétrico disponível. Você abre a caixa, deixa seu telefone carregando, fecha e digita uma senha para que depois só você possa abrir a caixa e retirar seu telefoninho com 100% de bateria! Iei!
Depois que o Piz Gloria foi completamente explorado, descemos até Birg, o número 2 da estrutura Schilthorn e fomos até o famoso e recém inaugurado Thrill Walk. O nome já dá uma ideia do que te espera, certo? Thrill Walk é a caminhada do medo, ou melhor, da adrenalina! Foi inaugurada em 2016 e é uma mega passarela com piso de vidro, túneis vazados de metal e ponte na corda bamba para que você caminhe e sinta a emoção de estar a 2677 metros de altura! É bem emocionante, e assustadoramente segura! Como é que estes engenheiros suíços inventam este tipo de coisa hein…
Ufa! Passada a adrenalina, nós já estávamos mais mortos do que vivos e fomos direto a Interlaken para terminar o dia no nosso camping! Saldo do dia: 720 fotos, dor muscular, peles bronzeadas e três sorrisos incansáveis! Já esperávamos pelo dia seguinte com muita expectativa, sem nem saber o que vinha pela frente!
Oi Juliana, vamos para Zurique em final de junho 2020, pretendo ficar 5 dias na suissa e seguir para Croacia, vamos eu, esposa e filho de 9 anos. Como eu e minha esposa ja conhecemos a Suissa em outra viagem, a minha ideia e fazer os passeios de montanhas e lagos com meu filho que e super aventureiro, penso em chegar no Aeroporto e de la seguir de trem para Interlaken e montar a base em Interlaken de 4 noites, de Interlaken fazer os passeios para 1 dia Joungfrauch, 1 dia Schiltron, 1 dia – passeios de barco pelos lagos Brienz e Thun ou 1 dia passeando Wengen e Grindenwald. Ju se puder me tira umas duvidas:
Da para ir de trem do Aeroporto para Interlaken ?
O que vc acha de montar a base em Interlaken ? Ou devo dividir noites com Grindenwald ou outra sugestao ?
Para esse roteiro devo comprar o swiss pass ?
Voce tem alguma sugestao que seria interessante de roteiro ?
Talvez pegar um trem e passar 1 dia em Zermatt ?
Boa noite Juliana. Comprei seu livro Calor pelos Alpes, mas ainda estou com algumas dúvidas, pois minha base será em Zurique, de 31/08/2019 a 08/09/2019, então terei que fazer bate e volta em todos os roteiros. Quero passear na neve com meu marido e filha de 14 anos e estou na dúvida se seria melhor a montanha, Titlis ou Jungfraujoch. Vou comprar o Swiss Pass Travel. Qualquer um desses passeios eu posso fazer em bate e volta para Zurique? Terei que comprar sapatos e roupas específicas para fazer estes passeios na neve, alugo lá ou não será necessário? Não queremos esquiar, mas talvez fazer alguma atividade interessante ( nada radical e não quero fazer trilhas a pé) em uma dessas montanhas. Vale a pena comprar passeio turístico para ir em grupo?
Agradeço desde já.
Sarah
Oie!! Obrigada pela mensagem e desculpa a demora em te responder, estou com bebê recém nascido em casa e precisei tirar uns dias off do blog! Entre Titlis e Jungfrau, eu prefiro a Jungfrau, que acho ser um passeio mais bonito. Nesta época do ano ainda está relativamente quente, então não há necessidade de muitos preparativos para a neve, porém, como a Junfgrau é uma geleira é bom levar uma jaqueta de inverno pesado para vestir enquanto estiver lá no topo da montanha. Eu também levaria cachecol, luvas e gorro para garantir proteção extra. Sapatos com sola de borracha costumam aguentar bem nesta época, um tênis mais fechadinho com sola grossa é suficiente. Como será o fim do verão, eu não alugaria equipamento nenhum, só levaria estas peças numa mochila para usar eventualmente lá em cima na hora que for sair ao ar livre. Se quiser se sentir mais segura, sim, vale a pena ir com grupo, mas se buscar as dicas da Jungfrau aqui no blog eu explico o passo a passo pra fazer o passeio de forma independente! Boa viagem!!
Oi! Td bem?
Vou pra Suíça agora no final do ano e vou ter um dia e meio em interlaken.
Pensei em aproveitar o meio dia pela cidade mesmo e no dia seguinte conhecer o lake Blausse, e depois ir pra Lauterbrunnen e Grinderwald. Mas vc acha que daria pra fazer tudo isso em um mesmo dia? Ou acha que daria pra ir, depois do lado, em Lauterbrunnen e conhecer o Thrill Walk?
Quanto tempo durou esse seu passeio, levando em consideração que iremos no inverno e essas cachoeiras estarão fechadas.. Estaremos de Swiss Pass.. teríamos que estar de volta a interlaken pra ir embora pra Zurique passar o Réveillon até umas 18 da noite eu acho!
Qual sua opinião sobre melhore roteiro?? Obrigaaaa
Oi Barbara, desculpe a demora, acho que ainda dá tempo de ver a resposta né?
Bom, no inverno tudo fica mais difícil e como o dia é mais curto, não dá pra fazer tudo. O meu passeio levou um dia inteiro, mas o propósito era documentar tudo da atração!
Eu faria o seguinte:
Chegaria em Interlaken e nesse meio dia que sobrar, iria para Grindelwald. Tenta ver o cair da noite por lá, é lindo demais!
No dia seguinte bem cedo, você pode ir a Lauterbrunnen e subir a Schilthorn com o seu passe. Eu faria um café da manhã reforçado (brunch) no topo da montanha e voltaria para Interlaken no comecinho da tarde. De lá, eu mediria o tempo para ir até o Blausee, considerando que o passeio exige várias trocas de ônibus, não tem trem direto para lá. Outra opção seria ir a Thun, que fica mais perto e tem melhor acesso de trens. Interlaken é uma cidade bonitinha, mas Thun é conto de fadas, eu não perderia muito tempo em Interlaken pra dizer a verdade. De Thun você pega o trem direto para Zurique e chega lá no começo da noite, ainda em tempo de curtir o reveillón. Dica: vista-se muito, mas muito bem para esta viagem!
Boa noite, Juliana!
Gostei bastante do blog e das dicas, estou pensando em fazer Schilthorn e First no mesmo dia. Acredita que consigo tranquilo? Vou em Agosto desse ano, obrigado pela ajuda =).
Oi Jefferson! Perdão pela demora em te responder, mas espero que dê tempo de te ajudar! Eu sinceramente acho que fazer Schilthorn e First no mesmo dia é muita coisa. Você vai só carimbar o check list e não apreciar nenhum pico direito. Eu sou dessas que preferem ir com calma num lugar e aproveitar 100% do tempo lá, então na minha opinião é melhor fazer uma montanha por dia! Abraços!
Oi Juliana, estou adorando seu blog, inclusive comprei o e-book! 🙂
Ainda to com uma dúvida em relação ao passeio a Shilthorn e queria sua opinião.
Estarei em Berna com minha mãe e duas tias, eu sou jovem, mas elas já passam dos 60 anos, então não pretendemos fazer nada muito aventureiro. Pensei em pegar o trem cedo até Interlaken, de lá o trem para Lauterbrunnen, dar uma volta e continuar para Shilthorn. Considerando que queremos apenas ver a vista do Piz Gloria e descer até Birg para a Thrill Walk rapidamente, você acha que chegaríamos a Interlaken de volta a tempo para dar um volta, talvez fazer um passeio de barco em um dos lagos e pegar o trem de volta para Berna? Iremos em Maio, então acredito que os dias serão longos. Ah, estaremos com o Swiss Pass, então acho que a pena o passeio ´para Shilthorn memso que rápido, ou não? A altitude costuma causar tonturas?
Agradeço muito sua opinião!
Obrigada!!!
Oi Livia! Eu vi essa sua mensagem num outro post e já respondi, mas aqui vai de novo minha opinião: acho que se decidirem fazer Schilthorn, façam com calma e com tempo de contemplar toda a natureza e o esplendor dos Alpes. Até dá tempo de fazer tudo num dia só, mas eu prefiro fazer este passeio com todo o tempo do mundo – e apreciar 100% da experiência! 😀 Boa viagem!
Juliana, tudo bem? Adorei seu blog ja peguei varias dicas rsrs
Vou com meu marido para a suiça em maio deste ano e ficaremos 5 dias em interlaken. Vamos fazer 1 dia so para jungfraud e nos outros dias estava pensando em fazer schiltorn, e visitar algumas cidades proximas. estaremos com swiss travel passa. o que mais você recomendaria de passeio na região proxima a interlaken? Desde ja agradeço e parabens!!
Oi Monica! Recomendo também a subida em First, a subida no Harder Kulm e o passeio de barco pelo lago de Thun! Abraços!
Oi Juliana, Parabéns pelo blog, ótimas dicas!! Você acha que dá para fazer as duas montanhas no mesmo dia? A Jungfraujoch e a Schilthorn?
Se não der para ir até Schilthorn, tem como ver as cascatas sem precisar ir até o topo da Schilthorn?
Obrigada desde já,
Michele
Oi Michele! Não dá pra fazer as duas no mesmo dia, e sim, você pode fazer uma parada pra ver as cachoeiras em Lauterbrunnen, não precisa ir até Schilthorn pra isso! Abraços!
Olá, Juliana! Parabéns pelo blog.
Pretendo ir à Suiça em setembro próximo. Ainda estou montando o roteiro, que deverá contemplar algo em torno de 15 dias inteiros no país. Como irei comprar o Swisspass, devo escolher as atrações (picos) que sejam cobertas por ele. O que vc me indica?
Desde já agradeço.
Oi Leandro! Eu tenho uma mega sugestão de 15 dias na Suíça, o roteiro Calor Nos Alpes, você já viu? O roteiro foi publicado como livro e está disponível nas versões impressa e e-book, acho que pode te ajudar!
Oi, Juliana!
Se eu comprar o Swiss Travel Pass, como faço pra reservar os tickets para a montanha? Estou com dificuldade em encontrar os passeios gratuitos para quem tem esse passe.
Aguardo.
Oi Martina! As montanhas Rigi e Schilthorn são as únicas gratuitas em 2018 para quem tem o passe. De resto, os passeios de barcos estão incluídos e inúmeros museus, dá uma olhada aqui neste site para ver os museus: https://www.museumspass.ch/en/where-to-use-my-museum-pass/
Olá Juliana, adorei seu livro” calor nos Alpes”; vamos no final de maio pra Suiça. Estamos nos animando pra fazer o passeio a Schilthorn. Mas li em algum lugar, que pode subir de lauterbrunnem de bondinho até Gruschalp( não sei se é assim que escreve); dali pega outro trem a Murren e dps ao topo de Schilthorn. Isso procede? Ou é melhor e mais rapido ir de trem a Laterbrunnem e dps de ônibus até Schilthorn??Estaremos indo de Lucerna , tentaremos chegar bem cedo e no mesmo dia iremos a tardinha pra Berna. Obrigada desde então!!
Oi Christinne, ambas são boas opções, mas eu nunca fiz via Grütschalp.
Ah, Schilthorn em 2018 está 100% inclusa no Swiss Travel Pass!!! 😀
Ok! Muito obrigada!!! Valeu a atenção!
Mesmo sem vc ter feito por essa via, vc saberia me informar qual seria a forma mais rápida, ou a mais fácil?
Oi Christinne, via Grütschalp tem mais conexões, mas o tempo é igual. Você pode ir por um lado e voltar por outro, se quiser. Assim já tem as duas experiências! Abraços!
Juliana,
Mais uma dúvida: como funciona o Saver Day Pass aí na Suíça? Pelo site da SBB ele custa 70 CHF. Pelo que entendi posso usá-lo em toda a malha durante o dia até as 5h manhã do dia seguinte. Seria isso?
Irei pegar o Bernina em Tirano dia 04.01 até St. Moritz, ficando parte da tarde lá e seguir viagem indo dormir em Lucerna. Já fiz apenas a reserva no Bernina (10CHF) e eu iria pagar os outros 32CHF lá na hora e comprar separado a passagem St. Moritz-Lucerna.
Agora vendo esse Saver Day Pass por 70CHF achei interessante. Ele me serviria bem para este dia de viagem. Ele funciona mesmo assim Juliana? Se eu comprá-lo não precisarei pagar o Bernina e tb posso desembarcar em St. Moritz e seguir viagem de lá em qualquer trem mais tarde?
Muito obrigado!
Oi Danilo! Não sei te dizer se o Saver Day Pass inclui o Bernina Express, você procurou no site deles? Acredito que sim faça parte, mas isso não te isenta da reserva obrigatória necessária para o Bernina!
Abraços!
Olá Juliana!
Estarei em Lucerna de 05 e 06/01/18 e provavelmente comprarei o Swiss Pass. Pretendo subir uma montanha e tendo em vista que a Schilthorn estára 100% inclusa para 2018 (e pensando na economia!) tenho pensado em fazer este passeio. Minha dúvida: É viável fazer a Schilthorn como bate-volta saindo de Lucerna? Simulei o trajeto até Piz Gloría (que seria o culme) e vi que leva mais de 3h até chegar lá, ou seja, saindo 8h manhã de Lucerna chegarei quase ao meio dia em Piz Glória? Considerando o inverno e o dia curto, acha viável esse passeio?
Obrigado pela ajuda!
Juliana, complementando a pergunta acima..
Também pensei em não comprar o Swiss Pass (que no meu caso tb é viável) e optar pelo Tell Pass (110CHF por pessoa), que inclui Pilatus e Titlis 100%, deixando pra comprar lá no dia caso o tempo estivesse bom para a subida, ou seja, como só tenho esses dois dias disponíveis em Lucerna seria uma opção bem mais em conta. O que acha?
Ah neste caso, Titlis e Pilatus são bem mais rápidos!! E também serão montanhas lindas. Honestamente, entre uma e outra, todas são maravilhosas e para quem nunca viu nenhuma, não faz sentido ir super longe, eu ficaria com Titlis e Pilatus para fazer um passeio mais curto e mais proveitoso! Abraços!
Oi Danilo! Acho viável sim, porém não rola encaixar nada mais além deste passeio. E tem que sair cedinho mesmo de Lucerna, já que o trajeto até Lauterbrunnen e depois Stechelberg é bem longo. Se chegar próximo de 12h00 no Piz Gloria ainda rola comer um Brunch lá em cima, que é delicioso e bem servido!
Juliana, bom dia!
Vou com 2 amigos no fim de janeiro para Interlaken. Chegaremos a noite e ficaremos o dia seguinte todo na cidade. O que você segure de roteiro?
Estava pensando em conhecer o vilarejo a noite quando chegarmos.
No dia seguinte, pensei em subir até JUNGFRAUJOCH passando por grindelwald na ida e depois subir para SCHILTHORN por Lauterbrunnen, que seria a volta da nossa subida para JUNGFRAUJOCH. É possível fazer isso em um dia? Se sim, ocuparia quantas horas do meu dia, aproximadamente?
Se tiver alguma dica, nós aceitamos :).
Obrigado!
Oi Guilherme! Honestamente, acho muito pesado fazer as duas montanhas no mesmo dia. A Schilthorn por exemplo tem sua última subida próximo das 16h, ou seja, mesmo que vocês pegassem este último bondinho para subir, quase não teriam tempo de ver as atrações. Eu acho melhor fazer cada montanha um dia, ou se tiver que escolher entre uma delas, na minha opinião a Schilthorn está mais legal (e a partir de 2018 ela entra 100% no Swiss Travel Pass).
Em média cada montanha exige 6h do seu dia, se fizer com o tempo bem cronometrado. Abraços!
Olá!
Vou para interlaken no inverno e pretendo esquiar na estação de esqui que fica nessa montanha (estação Murren-Schiltorn ).
Gostaria de saber se esquiar em Schiltorn está incluso no Swiss Travel Pass ou apenas os outros passeios na montanha estão inclusos.
Obrigada.
Oi Juana! A partir do ano que vem estará 100% inclusa no Swiss Travel Pass. Se a sua viagem form em 2018, é grátis, se for em 2017, tem 50% de desconto neste trecho.
Abraços!
Uma última pergunta: em todos esses lugares, inclusive estações de trem, eles aceitam cartão de crédito ou tenho que carregar francos suíços?
Prezada Juliana, parabéns pelo blog. Vou para Interlaken com minha esposa e 2 filhos (de 4 e 8 anos) em 17/12/2017 e volto em 21/12/2017. Portanto, serão 3 dias livres no inverno. Se puderes, seria tremendamente generoso de sua parte me informar o seguinte:
Saindo de Paris, qual o destino da Suiça vc escolheria para pegar um voo low cost, Zurich ou Berna (imaginando que haja trem de Berna pra Interlaken)?
Vale a pena subir a montanha com crianças dessa idade? Caso contrário, há outras atrações interessantes?
Vale a pena comprar o Swiss Pass para apenas 3 dias?
Confesso que estou meio arrependido de ter feito essa programação… estou preocupado em gastar demais e as crianças não aproveitarem…
Caso possas me ajudar, agradeço-te imensamente. Caso estejas ocupada, agradeço da mesma forma, pelo blog incrível…
Oi Fernando!
Acho que vale a pena comprar o Swiss Pass sim, porque seus filhos viajam grátis com vocês, então o preço é só pros adultos. Não entendi a pergunta dos low costs, acho que de Paris ou você pega um trem até Zurique ou tenta ir de avião por Basel. Que eu saiba é o único aeroporto que as low costs operam. Mas não sei se compensa, tem que fazer conta. Subir montanhas muito altas não é aconselhável, mas nesta época o bom é que você pode ir até nas montanhas mais baixinhas que estará nevado! 😀
Boa viagem!!
Ou Juliana. Ótimas dicas e está me ajudando a montar meu roteiro. Já viajo semana que vem! Fiquei na dúvida se na volta da Schilthorn e descendo em Birg, da pa depois ir a Wengen. Poderia me ajudar? Pensei em subir via Lauterbrunnen (ainda não decide se vou a Trümmelbachfalle ou se fico só em Laut.), descer em Murren e se for o caso, em Birg ainda na ida, para assim poder descer por Wengen, caso seja inviável na descida fazer Birg + Wengen. Agradeço muito!
Oi Fernanda! Não entendi a sua dúvida! Poderia me esclarecer?
Wengen não tá na rota da Schilthorn, é outra cidade, não é uma parada da montanha.
Isso, desculpa! Fiz confusão mesmo. É que queria subir por uma rota e descer por outra, e daí ir até Wengen.Pelo que vi no mapa, daria pra fazer na descida: Gimmewald, Stechelberg, Lauterbrunnen, Wengen.
Daria certo?
Grata!
Eu subiria assim: Stechelberg, Mürren, Birg, Schilthorn. Na volta, você pode fazer o contrário até Mürren: Schilthorn, Birg, Mürren, Gimmelwad, Stchelberg e daí volta até Lauterbrunnen e de lá chega até Wengen. Só que eu acho que seria muito cansativo – você teria tempo de ir até o topo, bater umas fotos, voltar, bater fotos e seguir. Se esta for a sua ideia, beleza. Se quiser realmente desfrutar do passeio, eu deixaria Wengen para outro dia.
Oi Juliana tudo bem? Estou apaixonada pelo blog! Vou para Zurich no inverno de Janeiro com mais 2 casais. Todos nós com crianças de 3 à 8 anos.
Ficaremos de 20/01 até 27/01/2018 depois partiremos para França. Queria umas dicas e sugestões piara este tipo de passeio.
Pode entrar em contato comigo?
Beijos!
Oi Danielle! Fico feliz que o blog esteja ajudando!
Nesta época do ano faz muito frio e os passeios para conhecer a neve e praticar esportes são os mais indicados. Recomendo as montanhas da região, como Schilthorn, Jungfrau e vilas como Lauterbrunnen, Wengen ou Grindelwald.Há passeios para aprender a esquiar, patinar no gelo, fazer snowboard, trenó, etc. Roupas adaptadas para estes esportes também são necessárias.
Olá Juliana!
Para quem tem o Swiss Pass quanto custa o ticket para subir da base da montanha até Schilthorn Piz Gloria de bondinho?
Você acha que o percurso de Lauterbrunnen até Schilthorn é mais bonito do que de Interlaken até Schilthorn ?
Você recomenda visitar a cidade de Murren também?
Oi Karina! Para subir o Piz Gloria com o Swiss Pass, vai custar mais ou menos 55CHF por pessoa. Você necessariamente terá que passar por Lauterbrunnen, esteja em Interlaken ou não, é caminho. Quanto a Murren, eu não estive lá, mas uma amiga (a Monique, do blog Me Joguei No Mundo) já esteve e super recomenda! 😀
Legal Juliana!
Tem como sair de Interlaken até a montanha Schilthorn,? Como faço esse percurso de trem? Vou para qual cidade até lá?
Obrigada
Oi Karina! Tem sim, você sai de Interlaken até Lauterbrunnen, de trem. Daí lá você pega um ônibus até a entrada de Schilthorn. É bem simples! 😀
Oie, muito bom o seu blog!!! conseguiu tirar muitas dúvidas minhas!!!
eu só gostaria de saber uma coisa… quantas horas você acha que é preciso para fazer este percurso até Schilthorn Piz Gloria partindo de Interlaken? estou querendo muito fazer esse roteiro, mas tbm pretendo pular de parapente no mesmo dia? será que dá tempo?
se tiver alguma sugestão, eu agradeço!!! 😀
Oi Thiago! O percurso dura pelo menos 5 horas, fazendo com calma. Se você sair cedinho de Interlaken (às 8h30, 9h) estaria terminando por volta das 14h e daria para fazer o parapente no fim do dia, você viu que temos desconto para pular de parapente aqui no blog?
Boa viagem!
Ahhh que legaal… fiquei animado!!! ainda não tinha visto o desconto oferecido pelo site… muito bom!!!
Obrigado pelo retorno!!! 😀
Vou para a Suiça em fevereiro/2017, chegarei por Zurich e sairei por Zurich também. Fiz um roteiro com base nas pesquisas de lugares que quero conhecer, gostaria de sugestões sobre mudar alguma coisa e dicas. Usarei o Swiss Pass para me locomover pelo país. Farei saídas sempre pela manhã pra conhecer outros lugares e fazer bate- e- volta.
03/02 chegarei em Zurique às 11 da manha e dormirei por lá.
04/02 Lucerna – visita Monte Titlis e retorno a Zurique (bate e volta)
05/02 Berna (cidade base) city tour
06/02 Interlaken – subida Jungfraujoch (bate e volta para Berna)
07/02 lauterbrunnen e grindelwald (bate e volta para Berna)
08/02 Leukerbad – Thermas dormir lá
09/02 Genebra dormirei por lá
10/02 Genebra dormirei por lá
11/02 Zermatt dormirei por lá
12/02 Zermatt – St. Moritz – Trem panoramico Glaciar Express – retornarei para Zurique
13/02 Zurique – dia de retornar ao Brasil às 18:50
Parece perfeito!!!
Aproveite!!! 😀 Se precisar de guia em Zurique, eu faço walking tours pela cidade! 😀
Consigo subir nessa montanha no inverno?
Consegue, é outra paisagem… Eu faria somente o restaurante panorâmico, a Thrill Walk dependendo do tempo, pode estar fechada.