Se você quiser uma experiência diferente na Toscana, uma das regiões mais charmosas da Itália, poderá fazer uma visita ao Castello Banfi. Trata-se de uma vinícola produtora dos famosos vinhos Brunello de Montalcino, onde você poderá visitar os vinhedos, conhecer o museu dos vidros romanos, almoçar no restaurante, degustar vinhos e até mesmo se hospedar por uma noite no exclusivíssimo hotel Il Borgo.
Onde fica o Castello Banfi no mapa?
Fica no meio da Toscana, próximo à cidade de Montalcino, a 20 minutos de carro, e ao sul de Siena, a 1 hora de distância. A propriedade está localizada próximo aos rios Orcia e Ombrone e possui 2.800 hectares de terra, a maior parte dedicada ao cultivo de uvas. Além dos vinhos, também se produz olivas, trufas, ameixas e trigo na fazenda.
Como chegar ao Castello Banfi?
Sem dúvida alguma, a melhor forma de chegar lá é de carro. Isso porque a propriedade está no meio da zona rural da Toscana, não há transporte público que chegue até o Castello Banfi. Aconselho que você alugue um carro em Siena ou Florença e de lá faça a visita. Lembre-se que, neste caso, o motorista da vez não poderá degustar os vinhos, portanto, leve algumas garrafas para que ele possa prová-los depois! Prêmio de compensação, né?
Nossa rota no Castello Banfi
O lugar é um pequeno pedaço de céu. Estivemos lá duas vezes, na primeira éramos ainda namorados e o Diego resolveu me surpreender com a visita ao vinhedo. Uma viagem mega romântica e que garantiu alguns pontos no relacionamento! 😉 Na segunda vez, era uma viagem em família e todos ficaram hipnotizados com a beleza do lugar. Também, não é pra menos, o Castello Banfi é uma propriedade histórica do século 13 que antigamente era chamada de Castello Poggio alle Mura.
No século 18, o castelo servia como abrigo para os camponeses que trabalhavam nas terras da nobreza da região. Hoje o lugar foi revitalizado e transformado em um hotel de luxo, com restaurante, vinícola, adega e museu.
O que fazer no Castello Banfi?
Não há muita discussão, você pode degustar e comprar vinhos, conhecer os vinhedos, visitar a adega, almoçar no restaurante e visitar o museu do vidro. Eu fiquei no museu do vidro e fui visitar as vinhas. Também fiz uma pequena degustação de Brunello de Montalcino, Rosso de Montalcino e Poggio all’Oro, enquanto o Diego fotografava a experiência, já que ele era o motorista da vez!
Compramos uma garrafa do premiado Brunello para degustar na nossa próxima casa (e já abrimos faz tempo assim que nos mudamos para Zurique).
O museu do vidro é uma coleção interessante de vidros confeccionados pelos Egípcios, Fenícios, chegando à época do Império Romano, até os dias modernos. Os vidros romanos são uma das mais completas coleções privadas do mundo e compreendem ampolas, pratos, taças e jarras. A história antiga dos vidros e o renascimento destes produtos no século 17 são contados em detalhes no museu, que está aberto a visitação diariamente, das 10h às 19h30 (nos meses de janeiro e fevereiro, até as 18h). O ingresso é de €4 por visitante.
Visitantes mais bem dispostos (a gastar $$$$$$) poderão se hospedar no hotel de luxo do Castello Banfi e aproveitar uma noite em meio às vinícolas. O hotel oferece quartos bem decorados, com piscina e atividades relacionadas à cultura do vinho.
Últimas dicas sobre o Castello Banfi
É interessante agendar a visita com antecedência, em vez de aparecer de surpresa (como eu fiz). Neste caso, você pode marcar uma visita pela adega, e conhecer ainda mais detalhes sobre os vinhos premiados, as instalações e história do local. As visitas ocorrem de segunda a sexta, às 16h (entre o fim de março e princípios de novembro) e às 15h30 entre novembro e março, sob agendamento.
Para marcar a visita, ligue para os telefones +39 0577 877 505 e +39 0577 877 514 ou reserve por e-mail no reservations@banfi.it. Consulte mais detalhes no site oficial do Castello Banfi.

Joana gostei muito das dicas, mas não estou disposta a dirigir na Italia, é posivel pegar um taxi de Montalcino para a Vinicola Banfi?
Oi Patrícia, é possível mas ficaria redondamente caro e talvez seja difícil encontrar algum taxista disposto a esperar por vocês. Sugiro um passeio com uma empresa, como esta por exemplo aqui deste link do GYG. Boa viagem!
Oie, Obrigada pelas dicas!! So fiquei com uma dúvida…quanto custa para visitar o castelo de banfi?? =)
Oi Bianca!! Quando eu fui era grátis!! 😀
O museu que custava algo ao redor de 8EUR por pessoa, mas não vale a pena… Vale só conhecer o lugar da degustação e as vinícolas! 😀
Oi queria sua ajuda. Para ir ao Castelo Banfi é melhor estar hospedado em Roma ou em Florença? Obrigada!
Oi Janaina, para ir ao Banfi é melhor estar em Florença!!!
Ahhh!! ainda desfrutarei destes vinhedos!! valeu as dicas!!
Oi Joana! Obrigada pela mensagem!! Essas vinícolas são maravilhosas! Espero que em breve você consiga vir (me chama que eu vou!) 😀