Viajar pela Itália é sempre uma ótima idéia para quem está precisando de umas merecidas férias para desconectar-se de tudo! Uma viagem pela Itália te permite sonhar com o impossível, a começar pelos cenários pitorescos e incrivelmente belos que nem parecem ser de verdade. Viajar pela Itália vai te proporcionar uma verdadeira reflexão sobre toda a correria e stress em que vivemos hoje em dia, vai despertar em você o gosto pela arte, pela arquitetura, pela comida, pela dolce vita em que vivem os italianos. Se está na hora de mimar você, talvez esteja na hora de viajar para a Itália! Um roteiro para descansar e desfrutar da vida na Itália não pode ser um roteiro cheio pontos turísticos! A idéia é viver a Itália sem pressa e sem filas, portanto, não espere ter dicas sobre a Capela Sistina ou como andar de gôndola em Veneza, porque este é um outro tipo de turismo, combinado? Aí vai, espero que goste!
1. Chegada em Roma
Chegue em Roma, que é por onde chegam a maioria dos vôos internacionais. Fique um dia na cidade para se recuperar do vôo longo e entrar no fuso horário italiano, comprar as passagens internas e começar a sua desconexão com o mundo real!
Se você nunca esteve em Roma, deixe para ir ao Coliseo ou para o Vaticano e Capela Sistina no fim da sua viagem, já que a sua volta provavelmente será por lá. No primeiro dia em Roma você deve ir do aeroporto até o seu hotel (e é melhor que você fique perto da estação Termini, por onde saem os trens para o resto da Itália) e depois, descansar. Aproveite o dia para se familiarizar com a vida italiana, saia para tomar um gelato do seu sabor preferido em qualquer gelateria da cidade, caminhe pelas ruas e vá entrando no clima!
Onde dormir em Roma?
Sugiro o hotel Bettoja Hotel Massimo d’Azeglio porque ele fica bem pertinho da estação Termini e tem um bom custo X benefício, ou seja, bom preço e infra estrutura boa. Não tô falando de um hotel 5 estrelas, mas sim, um lugar limpo, confortável e principalmente, econômico para dormir! Se optar por outro hotel, busque um lugar perto da estação Termini, já que depois de Roma você deve seguir de trem para outros destinos!
2. Siena
De Roma, pegue um trem até Siena, que fica bem no meio da Toscana! Siena é uma cidade medieval amuralhada, super romântica, histórica e maravilhosamente conservada, você vai se sentir num conto de fadas.
Caminhar pelas ruas de pedra e chegar até a Piazza del Campo sem dúvida vai fazer você se desconectar do mundo real e descansar de verdade!
Dica: separe uma hora para caminhar sem um mapa, a idéia é se perder simplesmente explorando as ruas, olhando os edifícios e observando as barracas de frutas, restaurantes, lojas, enfim, a vida como ela é nesta cidade.
Para comer, evite as zonas mega turísticas e prefira restaurantes como o Zest Ristorante & Winebar , que oferece comida típica deliciosa com um apelo menos comercial.
Onde dormir em Siena?
Sugiro o hotel NH Excelsior por ser um excelente hotel 4 estrelas e apresentar um preço muito bom, comparado com outros hotéis da mesma categoria. Os preços são melhores porque o hotel está localizado do lado de fora do muro, mas ainda assim é muito próximo à maioria dos lugares principais da cidade. Pegue um táxi da estação de trem até o hotel, já que a estação não fica muito próxima das atrações de Siena e é difícil caminhar com malas por lá.
3. Toscana
Em Siena, depois de conhecer a cidade por pelo menos 1 dia, alugue um carro por 2 a 3 dias para explorar a região da Toscana.
De carro é mais fácil porque não há muita infra-estrutura para trens na Toscana e os horários são bastante limitados, um carro te dá uma liberdade maior para explorar a região sem pressa.
Você poderá visitar vinhedos e povoados bem no meio da Toscana, provar comida verdadeiramente italiana, provar alguns dos melhores vinhos da Itália, isso sem pagar aquele preço exagerado dos lugares mais turísticos. Recomendo que você viaje entre 2 e 3 dias na Toscana, e visite as cidades de San Gimignano (para ela, reserve 1 dia inteiro), Montalcino e Montepulciano e o vinhedo do Castelo Banfi, produtor de um dos melhores vinhos Chianti que eu já provei!
Sua base pode ser em Siena e você continua dormindo no Hotel NH nestes dias. Siena fica bem centralizada e de lá fazer os bate e volta para cada passeio desejado.
Se você for a Montalcino (a cidade em que se produz o famosíssimo vinho Brunello di Montalcino), por favor, faça uma pausa num dos restaurantes mais simples e mais deliciosos que eu já comi na minha vida, sem exageros!
O Caffe Sant´Angelo é um restaurante modesto, familiar, quem cozinha são os próprios donos, receitas que estão na família há várias gerações. O menú é eleito a cada dia, de acordo com os alimentos frescos e disponíveis, o vino della casa é um vinho de pequena produção, digno de receber os melhores prêmios da Itália, e foi lá que eu comi o melhor cheesecake que já provei na vida! É que eu já tava cansada de tiramisú e resolvi arriscar uma sobremesa pouco italiana, e ainda assim, supresa total!!!
4. Ligúria
Devolva o carro em Siena e pegue um trem direto para uma cidade chamada La Spezia, na costa da Ligúria. La Spezia é a cidade mais próxima das famosas Cinque Terre, patrimônio natural e cultural da Unesco.
Em Cinque Terre você não poderá usar carro, na verdade até pode, mas há muita restrição, por isso recomendo que o trem e os barcos sejam seu único meio de transporte pela região. Em La Spezia faça a sua base, recomendo que você tire um dia para conhecer La Spezia e outros dois para passaear nas Cinque Terre, sempre indo e voltando de La Spezia. Isso porque se hospedar em Cinque Terre normalmente é mais caro e mais limitado que dormir em La Spezia.
A costa da Ligúria é onde estão aquelas paisagens pitorescas de casas amontoadas, onde há muito verde e um colorido fantástico nas paredes, janelas e flores pelas sacadas, tudo isso emoldurado pelo mar mediterrâneo. Em Cinque Terre você tem cinco pequenos paraísos para saborear uma Itália exuberante, como se estivesse em um filme de arte europeu. As casas se amontoam hora nos penhascos, hora na beira no mar para formar o conjunto de 5 vilas mais famoso da região. Para conhecer mais detalhes de Cinque Terre, clique aqui.
Onde dormir na Ligúria?
Recomendo o hotel NH La Spezia, pelos mesmos motivos de Siena. É um excelente 4 estrelas com ótimo custo X benefício para a categoria. Chegando lá, negocie um quarto de frente para o mar, a vista é fantástica!!! Dica: se estiver com tempo, recomendo que você um dia vá conhecer Gênova, que é a capital da Ligúria. Gênova já foi uma cidade importante em função do porto, mas hoje em dia a cidade é um lugar para aposentados e pessoas que buscam tranquilidade e paz. Para saber mais detalhes sobre Gênova, clique aqui.
5. Bolonha
Da costa italiana, você vai para a cidade com a melhor comida de toda a Itália, a Bolonha! Aproveite para degustar pratos e mais pratos de culinária italiana, verdadeiras delícias gastronômicas originais. Bolonha é a terra da lasanha, do ragú, do tagliatelle.
O Parmiggiano Reggiano também tem suas origens na região, recomendo que voê deguste algumas lascas do queijo por lá. Aprecie ainda a arquitetura vermelha de Bolonha, perca-se entre as ruas tortas e sem sinalização cidade. Entre nas igrejas, suba as torres altíssimas, aprecie a vista, as flores, a beleza de uma das cidades mais antigas do mundo. Sem pressa, porque este lugar é para ser vivido e merece sua atenção nos mínimos detalhes. Tem um post completo sobre Bolonha aqui no blog, é só clicar aqui.
Onde dormir em Bolonha?
Recomendo o hotel Hotel Cavour por estar muito bem localizado, no centro histórico de Bolonha, a poucos minutos a pé das principais atrações da cidade e da estação de trens.
6. Roma
Hora de voltar para Roma, pegue um trem Freccia Rossa de Bolonha até Roma. O Freccia Rossa é mais caro, mas é o trem de alta velocidade na Itália, é o melhor meio de transporte entre Bolonha e Roma.
Depois de toda essa viagem para desconectar-se do mundo e provar a Itália de verdade, é a hora de conhecer as atrações turísticas mais populares da capital italiana, caso você ainda não conheça, ou mesmo voltar a elas se você quiser encarar a muvuca.
Em Roma há muitas atrações populares, como o Coliseo, a Fontana di Trevi, o Vaticano, os museus, e tanto mais. Mas se você curtiu a sua viagem de cinema pela maravilhosa Itália, recomendo que você não se prenda aos guias turísticos de Roma e busque na cidade aquilo que mais te fez aproveitar cada minuto de sua viagem: observe as ruas, as pessoas, as maravilhas escondidas, os aromas, visite mercados, alugue uma bike, enfim, a sua criatividade e curiosidade são os limites!
Últimas informações sobre a rota dos sonhos na Itália
Você pode fazer esta rota em 15 ou 20 dias. Se tiver menos tempo considere ir cortando algumas partes, mas não aconselho que você acrescente mais destinos na sua rota italiana, primeiro pelo cansaço e segundo pelo orçamento. Para planejar uma viagem que fique dentro do seu orçamento, o mais importante é ter em conta que cada trecho extra significa mais custos. Veja mais dicas sobre o planejamento de viagens aqui.
Estou começando a organizar minha tão sonhada viagem à Italia. Iremos em abril por 16 dias inteiros, já descontado os dias de chegada e partida. Chegaremos e saíremos por Roma (as passagens estavam muito convidativas, rsrsrs). Quero incluir além de Roma, Cinque Terre, Florença, Milão, Verona, Veneza e mais alguma coisa se der. Alguma sugestão de ordem das cidades?
Lugares maravilhosos, boas dicas obrigada.
Obrigada pelos comentários, Maria!
Ola,
Muito obrigada pelo site… é muito bom ler sobre a experiencia de outras pessoas.. Uma pergunta.. o trem entre as cidades ficam lotados?
Olá, gostaria de uma ajuda…. ja conheço o Norte da Italia, mas tenho amigos em Verona… Estou progamando uma Viagem a Italia, com um cruzeiro de 8 dias para Grecia, esse cruzeiro parte de Bari… Então gostaria de Conhecer a Região da Puglia… vejo que os pontos mais interessantes são de Bari para baixo do mapa….
Pensei em desembarcar em Roma, e ir de carro para Bari, nesse caminho voce recomenda alguma parada? São 5 horas de viagem pelo que vi….
Penso em ficar uns 6 Dias na Puglia, 11 no cruzeiro e depois talvez subiria a Verona para embarcar de volta para o Brasil de la.
Olá Juliana
Estaremos em 03 casais na Itália em Agosto/2019, chegaremos e partiremos pro Roma, mas ainda não definimos o roteiro nem a forma de deslocamento. Ficaremos 14 dias inteiros, pode nos dar uma dica se vale a pena ir subindo pra Milão ou ir descendo para Costa Amalfi. Em quais trechos é aconselhável ficar hospedados?
obrigada
Oi Claudia! Se for a primeira vez na Italia, eu subiria e incluiria Florença, Milão, Verona e Veneza no roteiro! 🙂 E no meio da viagem podem passar na CinqueTerre para ver uma praia estilo Amalfi! 🙂
Olá Cláudia. Adorei suas dicas. Vc tem sugestões de hotéis paga essas letras localizações? Meu sonho é Veneza, gostaria de explorar ao máximo lá.
Olá, estou amando as suas dicas. Estou programando a minha primeira viagem internacional, e irei inicia essa aventura pela Itália. Ainda estou definindo o roteiro, mas é certo que Roma e Vaticano não ficaram de fora. Gostaria de agregar praias ao meu roteiro e a maioria das minhas pesquisas não há dicas sobre isso. Poderia me ajudar com essa questão?? Estou programando de ir em setembro de 2020.
Obrigada
Oi Roseli! Tente incluir a costa Amalfitana ou a região da Liguria (cinqueterre ou portofino)! Abraços!
Muito bom o blog. Estou adorando!
Amei cada dica.
Me senti já na Itália só de ler e imaginar.
Legal Ellen!! Obrigada pelo comentário! 🙂
Olá Ju!!! Parabéns pelo blog!! Realmente maravilhoso, já começo a viajar lendo hehehehe
Se você tivesse que escolher, Cinque Terre ou Costa Amalfitana??? Não terei tempo para os dois! Vou dia 02 de junho, 15 dias.
Muito obrigada!
Oi Fabi! Obrigada pelo comentário! Eu não conheço a costa amalfitana, então fica difícil de te recomendar. Sei que Cinque Terre é sensacional, e tenho certeza que ambas as regiões você irá amar!!!
Olá tudo bem? Primeiramente parabéns pelo site, está ótimo!
Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem para a Itália entre 30/09 e 15/10, estamos escolhendo o roteiro mas a princípio seria esse:
5 dias em Roma
4 dias em Siena e entorno (para conhecer San Gimignano e Montepulciano)
3 dias em Florença
3 dias em Veneza
Acha que é suficiente? Indicaria outros lugares próximos para um bate e volta de carro num dia próximos a essas cidades? Roma exige 5 dias mesmo ou pode ser menos? Queremos tentar ver a missa de quarta feira no Vaticano, tem dicas?
Grato,
Fabiano
Oi Fabiano! Acho que você poderia tirar um dia de Roma e fazer um bate-volta para Assis ou Napoles (+ ou -2 horas de carro, então é bom sair cedinho para não perder tempo), daí de Siena você pode fazer também um bate volta até o Castelo Banfi, os 3 dias em Florença serão só pra ela, e os 3 dias em Veneza também. Vocês vão amar cada minuto desta viagem!!!
Oi Juliana!!
Estou montandk roteiro para uma viagem entre amigas em setembro. Porem na dúvida por onde começar, chegar por Roma e voltar por Milão, ou vice versa. Ou dependendo dos preços das passagem ir e voltar por Roma. De lá saio visitando cidades e volto para base Roma. O que sugere?
Para fazer bate-volta de Roma, eu aconselho Nápoles, Assis, Pompeia, Tivoli, Orvieto e Costa Amalfitana.
Juliana, estou organizando uma viagem a Itália na segunda quinzena de maio. Iremos eu, marido, e dois meninos de 2 e 4 anos. Nós já conhecemos bem Roma, Florença, pisa, Siena, Pádua, Veneza, Milão, Gênova, turim, e cinque terre.
Gostaria de passar em Veneza pois meu mais velho quer muito conhecer.
Alguma sugestão de região mais adequada para viajar com duas crianças?
Pretendo viajar de 15 a 20 dias.
Obrigada
Oi Izabel! Já pensaram em ir a Perugia, Puglia ou Sicília? Tem muitas cidades nestas regiões… Assis também é linda!
Olá Juliana, tudo bem?!
Vamos realizar um sonho de viagem para a Itália no Início de Abril/19
Fiz um roteiro juntando várias dicas suas e de outros amigos e gostaria se possível de sua análise e opinião.
Entraremos por Roma e sairemos por Veneza:
04 noites em Roma
02 noites em Assis
02 noites em Siena
03 noites em Florença
01 noite em Verona
03 noites em Veneza
A idéia é alugar um carro no último dia em Roma e devolvê-lo na chegada em Veneza.
Estaremos viajando em 03 adultos, eu minha esposa e minha cunhada.
O que achou desse roteiro? Excluiria ou Acrescentaria alguma cidade?
Fiz um parecido, mas não curti 3 os dias em veneza, achei muito e td caro rsrsr talvez pq a Toscana e Roma e Florença, foram maravilhosos e eu já estivesse cansada!!! mas eu hj não ficaria 3 dias lá
Oi Vagner! Acho que este é um roteiro perfeito e que vocês vão amar cada segundo da viagem! Fiquei com vontade de fazer isto também! Haha
Aproveitem!
Olá primeiramente parabéns seu blog é muito bom não canso de ler e reler!!!!
Gostaria de uma ajudinha eu e minha irmã vamos realizar r o sonho de conhecer a Itália!!!!
Vamos dia 24/3 e voltamos dia 11/4 direto para Roma mas já que estaremos por lá ela gostaria de dar um pulinho em Paris eu em Barcelona!!!! Ela primeira viagem presente 50 anos!!!! Ela romântica e sonhadora!!!! Queremos fazer uma viagem como se fossemos jovens muchileiras mais em conta!!!
Levar pouca bagagem o que facilita no transporte!!!
Gostaríamos de incluir Veneza, Toscana,Siena,Bolonha,Genova,Florença,Barcelona,Paris e se houver tempo Assis.
Gostamos de andar.!!!!
Então o que levar em termos de pouca bagagem devido ao clima e se existe desconto para aposentados (meu caso) ou para pessoas com mais de 50 anos.
Oi Margareth! Que viagem legal, vai ser incrível! Os descontos para idosos costumam ser a partir dos 65 anos de idade, ou seja, ainda falta muito para vocês! Recomendo que visitem o meu post com dicas para viagens no inverno. Um bom casaco é suficiente, e vocês trocam as camadas interiores com mais frequência, que faz menos volume. Levem também um bom sapato para caminhada (tênis) que seja quentinho, já que a primavera ainda não é exatamente quente nesta época. É fresco!
Olá Juliana, estou planejando em ir para a Itália, em julho. Tem alguma dica, sugestão nesta época? Vou ficar 20 dias.
atenciosamente
Reginaldo
Oi Reginaldo! Acho que será uma época perfeita pra aproveitar as férias na praia, portanto minha dica é: toda a costa será perfeita!
Olá, achei muito interessante e amando as dicas do blog de vcs! Parabens!!
Obrigada Tercia! 😀
Juliana,
Eu novamente…pensando e repensando o roteiro!Aff
Abaixo outra opção de roteiro, como viajaremos em Março/2019 não sei se convém nesta época do visitar a região La Spezia, Cinque Terre, etc?
Em virtude de viajarmos com uma criança, convém alugarmos o carro em Milão e seguirmos o roteiro de carro?
Por gentileza, pode nos auxiliar?
Não sei se será viável este roteiro com uma criança, também estou analisando onde dormir e por quantos dias ficar em cada destino!
1. Milão
2. Gênova (Portofino, La Spezia, Vilarejo de Portofino e Cinque Terre)
3. Pisa, Luca, Chianti
4. Toscana: FLorenza, Firenze
Siena ( 1 San Gimigniano, 1 Montalcino e 1 Montepulciano)
5. Roma
6. Bolonha
7. Veneza
8. Verona
9. Milão
Oi Angelina! Está perfeito! Sim, alugue o carro que será bem mais tranquilo, principalmente porque nesta época o frio ainda bate e é melhor evitar estarem desprotegidos nas estações de trem. Com carro será bem mais tranquilo!
OLá… 20 dias na Italia em dezembro , sendo Bolzano parada obrigatoria… o que mais é sugerido, sendo dezembro um mês bem frio?Toda sugestão e bem vinda!! Obrigada
Oi Paloma! Já que Bolzano é obrigatória, eu faria uma viagem pelos Alpes Italianos, para aproveitar o frio de dezembro. Sugiro Turim, Milão e Verona no seu roteiro, talvez passando por Courmayeur quando esteja em Turim, para ver o Mont Blanc.
Olá Juliana,
Parabéns pelo blog, excelente conteúdo.
Estarei em férias com marido e filha de 1 ano e 8 meses em março/19, pretendemos viajar para Itália, após o dia 10/03…pretendemos permanecer por 18 dias, creio que tempo suficiente para conhecer as principais cidades.
Estamos acostumados a viajar com a bebê, ela já tem sua malinha pronta,kkk
Mas será nossa 1º viagem internacional…prova de fogo, sabemos que o rendimento não será o mesmo pois respeitamos a nossa turista mascote.
A intenção é chegar por Milão e voltar por Roma, visto que o custo da passagem é um pouco menor…ou sugere outra opção?
Mas nossa maior e preocupante dúvida é o roteiro.
Pensando que estaremos com malas, bebê e carinho da bebê.
O que você sugere?
Curti a sugestão abaixo…
Roma (4 dias)
Toscana (5 dias) – Siena, Florença, San Gimigniano, Montalcino, Montepulciano, Chianti, Pisa, Luca
Cinqueterre (3 dias)
Bolonha (2 dias)
Veneza/Verona (2 dias)
Milão (2 dias)
Mas gostaria de incluir Gênova e Portofino!
Socorro…pode me auxiliar?
Outra coisa, talvez alugar um carro seja uma opção mais comoda né!
Oi Angelina! Para ir com bebê, o carro vai ser a melhor opção, sem dúvida. Pense se vale a pena levar aquela “mochilinha” para colocar a sua filha nas costas (acho que até 2 anos ainda dá pra fazer isso né?). Isso porque na Itália, muitos lugares tem acesso limitado e o carrinho de bebê pode ser dificil. Eu ficaria em Gênova em vez de Cinque Terre, dai com o carro faria a visita a Portofino em um dia e no outro dia eu iria a Cinque Terre de trem mesmo, saindo de Gênova. O restante do roteiro está perfeito, na minha opinião! 😀 Boa viagem!!!
Olá, Ju.
Adorei o teu roteiro. Estamos pensando em passear pela Itália em 2019. Temos duas pessoas que conhecem as cidades mais turísticas (o que torna o teu roteiro mais atraente) e duas que nunca foram. Como teríamos que passar em Veneza e Padova, o que você sugere cortar para a entrada destas duas?
Obrigada e parabéns pelo blog.
Oi Andrea! Se for uma época mais quente, eu tiraria a Bolonha e faria Roma – Toscana – Liguria – Padova – Veneza. Se por outro lado já estiver mais frio, eu cortaria a Liguria e faria Roma – Toscana – Bolonha – Padova – Veneza.
Aproveitem muito!!! 😀
Obrigada pelo retorno, Ju! Grande beijo.
Ah, mais uma coisa, como o clima vai estar muito mais pro friozão, se voce achar prudente trocar um pouco do norte por algo mais central… aceito todo tipo de conselhos… hehee… Tipo Capri, Costa Amalfitana, Pompeia… e tantas coisas mais pra baixo… O que me diz? Super obrigada desde já!
Oi Juliana tudo bem? Seu post é muito top e me me ajudou a clarear os pensamentos. Veja se você tem alguma opinião para me dar com relação a minha escolha de cidades no norte da Itália. Não tenho pressa, estaremos de carro, de 20/11 a 15/12.
20/nov Milão
21/nov Milão
22/nov Bérgamo
23/nov Bérgamo
24/nov Verona
25/nov Verona
26/nov Trento
27/nov Cortina D´Ampezzo ou San Candido
28/nov Cortina D´Ampezzo ou San Candido
29/nov Treviso
30/nov Veneza
01/dez Veneza
02/dez Bolonha
03/dez Bolonha
04/dez Florença
05/dez Florença
06/dez Florença
07/dez Florença
08/dez Siena
09/dez Siena
10/dez La Spezia
11/dez Genova
12/dez Torino
13/dez Torino
14/dez Torino
15/dez Milão
Quero fazer a parte das montanhas, Toscana e chegando e saindo por Milão.
Será minha primeira vez na Itália, sei que não tem Roma aí, mas acho que terei outras mil chances de ir a Roma, e estou meio cansada de grandes cidades. Ja estarei em Barcelona, Londres, Madrid e Berlim. Então dessa vez quero deixar para a Italia só o romantismo e bons vinhos, a dois. Numa primavera qualquer um dia, farei Roma e demais cidades do sul. O que acha? Consegue de dar pitacos de ajuda? Obrigada e parabéns pelo blog e qualidade dos textos! Tenho um blog também e sei o trabalhão que é. Abraços, Ju (Xará)
Oi Julia, tudo bem?
Que roteiro foda! Peguei boa parte das suas dicas e vou fazer esse roteiro com meu namorado. Queria tirar uma dúvida com você. Usaremos carro por algumas cidades, e estaremos em Bolonha (de carro) até chegar ao próximo destino que é Veneza, onde ficaremos três noites. Queria saber o que você recomenda. Entregamos o carro em Bolonha e vamos de trem? Vamos de carro até Veneza e entregamos lá? Ou deixamos o carro em algum estacionamento em Veneza? Depois de lá, o destino é Milão. Já li muito, mas não encontro a melhor forma de fazer essa logística e queria saber sua opinião.
Beijos e obrigada!!
Pra explicar melhor: nosso roteiro é o seguinte: Roma – Toscana com base em Siena e florença – CT com base em lá spezia – Bolonha – Veneza – Verona (no caminho para Milão, ou seja, apenas uma parte do dia) – Milão. Na Toscana começaremos a usar o carro, mas depois dela não sabemos como fazer. Compensa ficar de carro até o primeiro dia da última cidade, que é Milão? Compensa entregar antes? Compensa entregar e pegar depois em outro local? Muito obrigada e beijos
Oi Paula! Desculpa a demora em te responder, mas considerando todo o seu roteiro eu devolveria o carro em Milão ou Bolonha e de lá iria de trem até Veneza, onde não compensa ter carro e os trens funcionam bem!! Espero ter ajudado!! Abraços e boa viagem!
Oi Juliana, tudo bem?
Que site incrível, Parabéns.
Estaremos na Itália por 15 dias completos em Janeiro de 2019. Iremos 4 adultos e um bebê de 1 e 6 meses e chegaremos e voltaremos por Roma.
Gostaríamos de visitar Roma, Veneza, Milao, Florenza e uma cidade em Messina/Secília onde temos parentes.
Estou em dúvida na ordem das cidades. QUal a sua sugestão? Na Secilia queremos ficar 3 dias.
Oi Lais! Obrigada pela mensagem!
Acho que eu faria Roma – Sicília e de lá pegaria um avião até Veneza para ir descendo até Milão, depois Florença e Roma novamente de trem. Abraços!
Olá! Estamos muito em dúvida sobre a época do ano. Pode me falar um pouquinho sobre o clima e os campos da Toscana em maio e setembro? Muito obrigada!
Oi Ju! Adoro maio e adoro setembro na Toscana! Ambas são épocas bem ensolaradas, cheias de festivais e com um tempo delicioso, com sol e temperaturas ainda bem amenas. Em maio os vinhedos começam a ficar mais encorpados e setembro é a época de colheita. Eu diria que qualquer época será uma excelente escolha! 🙂
Bom dia Juliana. Estarei na Itália entre os dias 10/10/2018 a 16/10/2018. Este período e frio. Terei que levar casaco. Chove. E minha primeira viagem a Itália.
Oi Gilcelia! Outubro chove bastante sim, principalmente mais no norte! O frio ainda não é muito, mas eu levaria algumas camadas de roupas bem quentinhas e de preferência impermeáveis! Por via das dúvidas, também leve algumas roupas mais leves caso pegue dias com sol. Definitivamente não é a estação para usar sandalias ou vestidos, ok? Aqui tem um post com dicas de como se vestir para o frio, veja a dica para frio de uns 10 graus.
Boa Tarde!
Parabéns pelo Blog, creio ter lido mais de 20 blogs e sem duvidas o seu foi o que mais gostei.
Vou chegar na Itália, por roma e voltar por Milão, ficarei do dia 16 a 30 de novembro, em que pese já ter lido mto q novembro é um mês frio, as ferias já estavam agendadas para este mês e não havia possibilidade de alterar o mês e só decidimos pela viagem agora recentemente nem tinha outra opção quanto ao mês.
A principio minha vontade era alugar um carro e ir de roma a milão de carro, mas após mta leitura percebi que não vale a pena, e ai já inicio com a primeira duvida, onde vale a pena alugar o carro e onde ir de trem ? Pelo que li acima, só na região da toscana que seria interessante aluguel do carro?
Pretendo fazer boa parte do roteiro acima, mas quando chegar em bolonha, como meu retorno e por milão, pretendo ir até Veneza e milão sobre este percurso compensa ir de trem ou carro?
Desconsiderando o dia da chegada e saída vou ter 13 dias completos na Italia será q vai dar para fazer o roteiro acima indicado no blog + veneza e milão, sendo que como já conheço Roma ( em uma viagem anterior já fiquei 3 dias) então dessa vez vou ficar apenas um dia em roma e um dia em milão. Juliana e demais leitores do blog, tem algum conselho ou dica para me dar, como decidi por essa viagem a menos de um mês ainda estou bem perdido e precisando de dicas!
Oi Alexandre!! O problema do carro na Itália é que você não poderá conhecer praticamente nenhuma cidade com o carro. Terá que deixar o carro estacionado no hotel ou em algum estacionamento e fazer as cidades a pé ou transporte público, devido às restrições de tráfego nos centros históricos. Porém, para ir de uma cidade a outra, o carro é sim uma boa opção. Sabendo disso, você vai precisar calcular o que compensa mais para você. Se for com um grupo de mais de 3 pessoas, o carro costuma ser boa opção. Se forem menos pessoas, é bom fazer as contas direitinho, mas pode sair em conta dependendo do tipo de carro. Com relação à praticidade, os trens entre cidades são boas opções, mas há trens diretos de alta velocidade e trens lentos (mais baratos) que não são lá essas coisas…
Oi Juliana, tudo bem? Eu e minha namorada vamos para a Itália em Outubro e estamos olhando passagem.
Você considera possível em 18 noites fazer Roma + Toscana + Cinqueterre/La Spezia + Bolonha + Veneza + Milão, chegando por Roma e voltando por Milão? Fica muito corrido ou dá para selecionar bem as cidades e ficar legal? A ideia é fazer a viagem basicamente de carro. Obrigado pelas dicas e aguardo resposta para comprar a passagem ;).
Muito show seu blog, por sinal!
Continuando: caso precise eliminar algo, o que você eliminaria? Não queremos nada corrido nem devagar demais, rs, e temos experiência com viagens na Europa. A ideia da nossa viagem é tentar juntar uma coisa mais cosmopolita com uma coisa mais romântica, interiorana, de cidadezinhas. Um abraço e obrigado novamente.
Pensamos em algo assim, o que acha? Corrido ou bom? Mudaria algo?
Roma (4 dias)
Toscana (5 dias) – Siena, Florença, San Gimigniano, Montalcino, Montepulciano, Chianti, Pisa, Luca
Cinqueterre (3 dias)
Bolonha (2 dias)
Veneza/Verona (2 dias)
Milão (2 dias)
Ok, eu talvez saísse da Toscana, parasse o dia em Cinque Terre mas nos outros 2 dias eu faria Gênova e Portofino. Cinque Terre é bem pequena, se você fizer a rota de trem (de carro é complicado…) dá pra pegar o carro para aproveitar os outros 2 dias ali na região. Aqui tem um post que falo mais de Cinque Terre.
Eu acho que o roteiro está perfeito, vocês vão amar! Considere incluir bate-volta para cidades vizinhas quanto estiver nas capitais, por isso eu pensei em Gênova, como falei no outro comentário, que é perto de Cinque Terre.
Oi Gustavo! Vai ser uma viagem dos sonhos mesmo né!!! Acho que sim, para 18 dias dá pra fazer tudo isso tranquilamente, se for de carro é mais tranquilo ainda. Tente ir no começo de outubro que é mais gostoso. Cinque Terre nesta época já começa a chover, tem boas chances de pegar tempo ruim, mas tudo pode acontecer… Se for a Gênova, tente incluir Portofino, que de carro é uma delícia. Boa viagem!
Ola, gostei bastante do seu post e do roteiro bem diferente do tradicional que encontrei na web. Faço 25 anos de casada em 30/04/2019 e quero viajar 15 dias pela Europa. ja estive em alguns lugares da Italia, com um roteiro bem turista mesmo (Pisa, Firenze, Veneza e Milao). Agora queria algo mais romantico, mas nao abro mao de ir ao Vaticano para receber uma bencao pelas minhas bodas. Terei 15 dias de ferias neste periodo. O que voce sugere? grata pela ajuda.
Oi Marta! Este roteiro começa por Roma, onde está o Vaticano. Então se você seguir esta rota, terá uma viagem bem romântico, com tudo o que tem direito!! 😀 Abraços!
Olá, adorei seu blog dicas valiosas. Estamos indo final de outubro começo de novembro, vi que não é a melhor época para visitar, mas foi o que conseguimos . Gostaria de saber se nesta época seria interessante visitar a toscana. Vamos chegar por Florença 5 dias e mais 5 dias em Roma.
Oi Francieli! Acho que você vai amar, só veste uma roupa mais quentinha pra evitar o frio! 😀 Abraços!
Juliana, estou amando suas dicas. Com 14 dias na Itália, que cidades, além de Roma e Milão, você considera imperdíveis?
Oi Dani! Acho que Siena, Florença, Veneza (com infos neste post aqui) e talvez Cinque Terre. 🙂
OI, me dá uma dica iluminada Juliana, estou indo eu e meu namorado de férias a Itália por 24 dias ( abril 2018) e gostaria de fazer um giro na Itália com baixo custo claro, somos jovens .
Olá, Podemos fazer uma parceria? Tenho um blog sobre a Itália também.
http://www.maenaitalia.com/
Bjs
Gisela
Oi Gisela! Manda uma mensagem por email pro contato@euandopelomundo.com e podemos conversar melhor! 😀
Olá, boa tarde Juliana, tudo bem ?
Estou amando seu blog, não conhecia, até pq nunca viajei pra fora, então nunca tive curiosidade de acompanhar um blog voltado pra viajem.
Parabéns, fantástico seu blog e seus roteiros.
Estou querendo fazer esse roteiro seu, e estou com algumas dúvidas, primeiro, não vi escrito quantos dias pra conhecer Bolonha, segundo li algumas perguntas acima, e caso queira incluir Veneza, você indica depois de Bolonha, quantos dias você indica pra ficar em Veneza?
E depois de Veneza, você acha mais quantos dias em Roma na volta ? Obrigada . Beijos e mais uma vez parabéns .
Oi Andreza! Muito obrigada pelo seu comentário!
Acho que você pode reservar uns dois dias para Bolonha (aqui vai o link de Bolonha) uns 2 a 3 dias para Veneza e pelo menos 3 dias em Roma!! 😀 Abraços!
Olá boa noite Juliana, tudo bem com você? Primeiramente parabéns pelo blog, amei de verdade.
Em maio agora eu e meu pai que tem 77 anos iremos (se Deus quiser) realizar a viagem dos nossos sonhos e conhecer um pouco da terra que vieram nossos antepassados, vô do meu pai, precisava e MUITO de ajuda com roteiro( são somente 8 dias), chegaremos e voltaremos por Roma, será que você poderia nos ajudar PLEASE?:(
A cada dia que passa fico mais preocupada e isso está me tirando o sono.
Se puder nos ajudar agradeço muitooooo. O problema além de definir cidades é definir passeios o que acho ser necessário estar tudo pronto devido aos poucos dias, acredito eu.
Obrigada de coração desde já.
beijo
Oi Rosicler! Eu não monto roteiros personalizados, mas já te antecipo: Itália para 8 dias vai ficar faltando tempo rs. Faça Roma, Florença e Veneza que você vai amar. Entre elas, use o trem! Abraços!
ola, Juliana!
parabéns pelo blog, ótimas dicas.
Você considera dezembro uma “época ruim” para fazer esse roteiro?
Alguma outra sugestão para esse período?
Oi Deliane! Não acho ruim, mas talvez esteja um pouco frio nesta época. Quanto mais ao sul, mais quentinho em Dezembro. Já considerou visitar a Sicília nesta época? Abraços!
Oi Juliana, parabéns pelo site! Muito legal!
Gostaria de sua ajuda para montar um roteiro de 5 dias na Itália. Já conheço Roma, Florença, Pisa, Cinque Terre, Ilha de Capri, Nápoles, Costa Amalfitana, Veneza, Milão, Dolomitas (Cortina d´Ampezzo) e Lago Como.
Quero voltar agora em maio, mas para conhecer lugares diferentes e estou na dúvida entre os dois roteiros abaixo:
– Hospedagem em Milão e fazer alguns bate-e-volta para Verona e Lago Garda, Bergamo, Turim, Lago Maggiore e St Moriz; ou
– Hospedagem em Florença e fazer bate-e-volta para a região da Toscana (Montalcino, Montepulciano, Pienza, San Gimignano, Região Chianti, Assis).
Qual dos 2 roteiros você indicaria? Se tiver alguma outra sugestão na Itália, por favor, fique à vontade, estou aberta a sugestões.
Obrigada.
Oi Amanda! Eu amo os dois roteiros, o primeiro é mais montanha, você verá uma Itália mais organizada, com casinhas à la Suíça. O segundo é a região mais romântica da Itália, cidades medievais pequeninas e muito vinho. É difícil dizer qual roteiro eu prefiro, porque os dois serão uma viagem espetacular, sem nenhuma dúvida! Mas considerando que a sua viagem será em maio, pense que na Toscana os campos estarão bem verdes e a paisagem dos vinhedos será impressionante, além das flores enfeitando as casas por todos os lados. No norte também estará florida, mas a proximidade dos Alpes deixa o tempo mais frio que no sul. Eu iria para o norte durante o inverno para ver neve, e faria em maio a Toscana! 😉
Boa tarde!!
Primeiramente parabéns pelo blog! Amei as sugestões.
Pretendo fazer roteiro muito semelhante ao que você indicou aqui (Roteiro dos sonhos) em Abril/Maio por 15 a 20 dias. Você saberia dizer estimativa de custo para um casal?
Agradeço desde ja!
ah, se possível gostaria também de conhecer Popéia, será que ficaria muito corrido?
Tkssss!!!!!
Oi Pedro! É difícil dizer quanto custa porque tudo depende do seu estilo de viagem. Mas eu sempre estimo aproximadamente 100EUR por dia para gastar com comida, museus e passeios na Itália, fora hotel. Não conheço pompeia, não sei te dizer se vale a pena… Abraços!
Olá !!! Eu e meu namAorado iremos em maio para a Itália e estamos montando o roteiro, de 15 a 20 dias, como seria a melhor maneira de encaixar Veneza nesse roteiro na sua opinião?
Oi Fabiana! Depois de Bolonha, segue para Veneza e volta por Milão.
Abraços!
Oi Juliana. Adorei seu blog e pra realizar o sonho da minha vida, conhecer a Itália, vou usar muito suas dicas. Agora minha pergunta: é possível fazer esse roteiro apenas eu e meu marido, sem falar 1 palavra de italiano rs ?
Oi Luciene! Hoje em dia é bem mais fácil fazer estas viagens sem falar italiano, porém, precisa de tecnologia. Alugue o carro com GPS e pesquise sobre as cidades antes, para evitar perder tempo e ter dificuldades com o idioma. Abraços!
Bom dia.
Saio de Lua de Mel com a minha futura esposa e chego em Veneza no dia 28/01/18, permanecendo lá até o dia 01/02/18.
No dia 01/02/18 parto para Florença de trem, ficando por lá até o dia 09/02/18 (com locação de um carro que ainda não foi feita) e por fim, saio de Florença no dia 09/02/18 chegando também de trem em Roma, no mesmo dia – permanecendo lá até o dia 17/02/18.
Gostaria que fosse a melhor viagem do universo para nós (principalmente para ela, porque Itália é o maior sonho da vida dela).
Você poderia me ajudar a montar meu roteiro? Estou um pouco perdido..
Aguardo retorno e por favor, avalie meu pedido com o coração!
Um abraço.
Oi Lucas! Acho que você está querendo um roteiro personalizado, correto? Eu não faço esse tipo de serviço, mas indico que procure a Ana Luiza, do Pelo Mundo Blog, que ela monta um roteiro fechadinho para você conforme as suas necessidades. Abraços!
olá, muito legal o seu blog. Pretendemos fazer uma viagem para Itália no ano que vem. Tínhamos pensado novembro, mas pelas suas dicas, já estou cogitando alterar para setembro. Faremos uma viagem de 15 dias em família, incluindo 2 crianças (de 2 e 7 anos), é a ideia é conhecer a Toscana, qual sua sugestão de roteiro? Ah queria mto ir até Paris, vc acha possível?
Oi Deise! Acho que setembro na Toscana será maravilhoso! Se quiser dá pra incluir Paris sim, eu passaria uns 8 a 10 dias na Itália e depois iria pra Paris fazer vários passeios por lá! Dá uma olhada nestes posts: https://www.euandopelomundo.com/blog/category/europa/franca/
Oi , eu e minha família ( marido, filhos de 8 e 10 anos, mãe e sogros), iremos pela primeira vez à Itália em janeiro 2018, ficaremos 15 dias. Pensamos em ir por amsterda ficar lá 4 dias e depois seguir para italia. Ou ir direto só para Italia. O que vc sugere como roteiro ? Obrigada! Marla
Oi Marla, para 15 dias eu recomendo ir direto para a Itália e fazer este roteiro que eu sugiro no post. Acho que serão 15 dias bem aproveitados (e com ótima comida!)
Oi Juliana! To adorando seu blog.. Gostaria que vc me desse sua opiniao sobre minha lua de mel. Nossa viagem será de 10 dias, entre dia 21/02 a 03/03. Olhei alguns lugares aqui no blog alguns lugares que poderíamos ir como a Italia e a suiça, Vc acha que daria tempo de fazer esses 2 países durante esse periodo? Se não, qual lugar vc me indicaria pra fazer um casadinho com a Suiça? Obrigada desde já! Bejios
Oi Flávia! Acho que dá pra fazer sim Suíça e Itália de uma única vez em 10 dias, mas claro, não dá pra conhecer tudo… Se você chegar por Zurique (recomendo), compre um passe de 4 dias e faça Zurich, Lucerna, Zermatt, Trem Panorâmico Glacier Express até St. Moritz, depois o Trem Panorâmico Bernina Express até Tirano. Em Tirano, vá até Milão, Firenze, Roma, e se prepare para voltar por Roma. Sugiro toda a rota de trem, dá pra olhar neste site os bilhetes.
Oi juliana! Obrigada por me responder! 😀
Será que o inverno não estará muito rigoroso nesssa época na Suiça? Ah, ainda sobre a suiça, onde vc me indicaria para comprar roupas adequadas? (visto que, eu moro no Nordeste do Brasil kkk) e tmbem quais melhores lugares pra comprar alguns suvenires?
Dá pra fazer todos os passeios? Obrigada novamente!
Oi Flávia! A resposta é sim, o inverno é bem rigoroso! Recomendo comprar roupas na Oschner, Sherpa ou na Transa que possuem roupas adequadas para montanha. Lojas como a Zara e H&M também vendem jaquetas mais na moda, mas não tão quentinhas. Souvenir na Suíça se encontra nas estações de trem ou então nas cidades mais turísticas, tá cheio de lojinha. E sim, dá pra fazer todos os passeios, mas cansa um pouquinho!
Olá Juliana, estamos pensando ( 2 casais)viajar 15 dias entre Itália e França, partindo de recife em Pernambuco. Pensamos conhecer a região de cinq a terre e depois ir até Bordeaux e saint emillion.
Qual melhor roteiro?
Obrigada.
Maria.
Oi Maria, eu não conheço esta região da França, talvez valha a pena alugar um carro para ir parando aos poucos. Você já viu que aqui neste site eles simulam o aluguel de carro mais barato?
Estou pretendendo ir para Londres e Itália em junho. Passarei uma semana em Londres com meu filho que mora lá e depois iremos juntos para a Itália. Fiz um roteiro para conhecer alguns lugares da Itália que eu quero. Roma, Sora(cidade de nossa família), Florença, Veneza, Verona e Milão, nessa ordem. Ficaremos 2 semanas. Qual sua opinião sobre o roteiro? O que pode me acrescentar ou indicar?
Oi Mayra, acho que o roteiro está perfeito, não tiraria nem acrescentaria nada, adoro todas estas cidades e acho que vocês irão adorar a viagem!
Olá!
Gostaria de uma sugestão. Irei em Agosto para Italia e França, pretendo passar 7 dias na Itália. É possível visitar Veneza e Toscana nesse período? Qual seria o melhor roteiro?
Obrigada.
Oi Franciele, você vai amar a viagem, certeza! Consegue sim, acho que o melhor roteiro seria fazer o trajeto de trem saindo de veneza até Florença e depois de trem até Nice. Aqui tem um link que pode te ajudar a fazer esta simulação.
Olá Juliana, eu e meu marido também queremos ir para Itália em Agosto 2018, vi em alguns blogs que as cidades ficam vazias, você acha que dá para aproveitar os pontos turísticos?
Grata,
Oi Erika! Se for nas cidades mais turísticas, Agosto estará bem cheio! É alta temporada!!!
Dá pra aproveitar bem sim! Abraços!
Ola Juliana, tudo bem? Irei para a Italia em 06/02/2018 e ficarei 15 dias. Chegarei por Milao, mas precisarei ir primeiro para a Toscana pois minha filha vai ter alresentacao de ballet. Qual sugestao de roteiro pela toscana e depois venza? Roma? Obrigada!
Oi Cristina, sugiro Milão, Firenze, Siena, Vilas na Toscana, Roma. Eu deixaria Veneza para outra época, ou se quiser muito, encaixe entre Milão e Firenze.
Boa viagem!
Olá,
Qual o melhor roteiro de 26 dias em janeiro?
Toscana e Cinque Terre é aconselhável? Somente frio em janeiro ou chove também ?
Parabéns pelo blog.
Oi Danielle,
Janeiro é um mês frio na Itália, mas não costuma ser muito chuvoso, talvez seja mais nublado. Eu sempre penso na Toscana como uma excelente opção, e talvez valha a pena ir para o norte ver neve, em cidades mais próximas dos Alpes como Torino.
Olá,
lpa
Vou para Itália em novembro. Qual a região mais interessante de visitar nessa época?
Sei que é um período mais chuvoso, mas costuma passar dias seguidos sem parar de chover ou são mais pancadas alguns dias?
Obrigada,
Oi Livia! Em novembro, eu me concentraria no sul, tipo Sicília ou Roma, que a tendência é quanto mais ao sul, melhor o tempo – e menos frio.
Olá Juliana! Parabéns pelo ótimo blog!! Estou programando uma viagem para os alpes (suiça, austria e italia)! Qual a época que devo evitar devido às chuvas? Obrigada!!!
Oi Silmara! É difícil falar, as coisas podem mudar em cada país e não tem como saber como estará o tempo na semana da sua viagem. Talvez eu evitasse novembro, que na minha opinião, é o mês mais “feio”, não pela chuva, mas porque época as árvores já perderam as folhas, a neve ainda não chegou, o frio é grande e há muitos dias nublados.
Ola Juliana.
Eu e namorada estamos planejando conhecer a italia em agosto de 2018. Temos 15 dias, e gostariamos de conhecer a Toscana e a Costa Amalfitna. Vc aconselha este roteiro? E quais cidades deve ser incluidas no roteiro?
Oi Paulo!
Acho que será um roteiro incrível! Na Toscana, eu diria que Siena, Florença, San Gimignano, Castelo Banfi, Montepulciano ou Montalcino. Eu não conheço a Costa Amalfitana… 🙁
Oi Juliana,
Parabéns pelo site.
Estamos planejando viajar para a itália entre 17 de novembro a 2 de dezembro. Nossa ideia é fazer um roteiro muito semelhante ao seu “Roteiro dos Sonhos na Itália”. Voce acha que esta época do ano é apropriada para este roteiro?
Oi Paulo!
Acho que estará bem frio e nesta época, costuma chover mais, então tudo pode acontecer… Se não puder escolher outra data, viaje com roupas quentinhas e sapatos fechados para caso chova um dia ou outro durante o passeio!
Olá pretendo ir a Itália em agosto de 2018 e passar 20 dias qual melhor aeroporto ou seja o com passagens mais barato e seguindo suas dicas de roteiro no blog queria acrescentar conhece a parte de praias, qual a mais bela e qto dias vc recomenda?
Oi Soraia,
Tem que olhar nos sites de venda de passagem, não é o aeroporto que é mais barato e sim, a cia aérea. Se for a primeira vez na Itália, recomendo exatamente este roteiro que sugeri, incluindo as praias da Ligúria.
OI JULIANA,
Estarei viajando pela 1ª vez para Itália, MUITO ANSIOSA!!!!! Chegarei por Milão e volto por Roma ao Brasil. Passaremos 10 dias e gostaria de algumas dicas. Vale a pena carro desde o inicio? Quais cidades não posso deixar de conhecer? Em que pontos estratégicos posso ficar. Decidi de última hora!! Amei as dicas do blog,SHOWWWWW.
abraços
Oi Melissa! Que legal, tenho certeza que será uma excelente experiência.
Acho que para 10 dias, sendo a sua primeira vez, eu faria Milão (2 dias), Florença (2 dias) Vilas da Toscana (3 dias) e Roma (3 dias). Será pouco, você vai adorar estas cidades e em seguida vai querer voltar!
Se estiver em um grupo entre 4 e 5 pessoas, um carro compensa mais porque divide os custos. Menos que isso, é melhor ir de trem e transporte publico de forma geral!
Boa viagem!!
Vou viajar por 30 dias pela Itália , 10 cidades, usaremos trem , carro e avião . O q usar mochila ou mala de rodinhas ?
Oi Kelly, infelizmente a resposta é o famigerado depende. Eu sempre prefiro usar mochila quando vou pra hostel ou preciso caminhar muito para chegar até o alojamento. Se vocês terão carro na maior parte do tempo e principalmente, se forem de carregar muita roupa, sem dúvida é mais confortável a mala com rodinhas.
Olá Juliana, tudo bem?!
Parabéns pela dedicação e cuidado com o blog!
Poderia por gentileza me dar um conselho?! Chegarei em Roma no inicio de agosto, e pretendo logo ir a Isérnia para província de Macchiagodena dar início ao processo de cidadania. Depois disso, é preferível montar um roteiro priorizando as cidades do Sul?! Quais?!
Tenho 21 dias para ficar.
Obrigada e mais uma vez!
Oi Maria Claudia! Olha, a Itália inteira é uma maravilha, mas se é pra priorizar o sul, Roma, Nápoles e Sicília entram na minha listinha! 😀
Parabéns pelo sua ajuda a todos.
Terei férias de 20/12/2017 a 20/01/2018. O frio que costuma estar na Itália nessa época do ano seria muito “atrapalhador” do turismo? Gostaria de conhecer Roma, Florença, San Gimignano e Siena. Algumas dicas? Desde já muito obrigado.
Oi Marcos! Depende de quanto você suporta o frio. Pra mim é chato, mas tem gente que adora o friozinho! Nestas regiões, fica ao redor de 5 graus, tem que estar bem vestido e quentinho para os passeios mais ao ar livre!
Abraços!
Ola Juliana, pesquisando muito sobre a Italia, encontrei o seu blog, muito claro, direto e fácil. Muito legal, parabéns!!!
Viajarei com a minha filha, eu 54 anos , ela 25, minha primeira viagem internacional, passagens para o dia 27/10/2017, não fizemos o roteiro, ainda. Realizando um sonho!!!!
O que vc sugere? qual seria o roteiro ideal para 23 dias? inclusive lugares bem baratos para hospedagem.
Obrigada, sucesso!!!!
Oi Fátima! Sugiro uma mistura do básico com o fora do comum. Roma, Florença, Siena, Milão e Veneza são o básico, daí coloca Bolonha, CinqueTerre, Portofino ou Verona no meio que vocês irão amar! 🙂
Excelentes dicas,
O Bettoja Hotel Massimo d’Azeglio eu já fiquei hospedada. Fiquei algumas noite e gostei MUITO! 😀 😉
Oi, pessoal! Eu e meu marido faremos nossa primeira viagem para a Itália em Junho, durante 12 dias, e as cidades base serão: Roma, Florença, Veneza e Milão. Porém, ainda não decidimos quanto tempo passaremos em cada cidade e que outras cidades visitaremos a partir destas. Somos muito tranquilos, gostamos de visitar vilarejos, não somos muito de badalação… Então, por favor, nos ajudem a montar esse roteiro. Agradecemos todas as sugestões!
Oi Flavia! Acho que só estas cidades já dá pra passar toda a viagem! Eu acrescentaria Siena e Pizza, quando estiver em Florença e Como, quando estiver em Milão, e mesmo assim, pode ser que não dê tempo! Tem muita coisa pra ver nessas cidades, sério! Só Roma vai uns 3 dias e não dá pra ver tudo! 😀 Abraços!
Obrigada, linda! Realmente o tempo é curto, mas espero poder acrescentar estas cidades, pois vi as fotos e fiquei doida, kkk. Abçs!
oi!!primeramente muito legal esse blog!!!
em maio estou indo para italia,chegando por roma,ficaremos apenas 7 dias na italia,,gostaria de conhecer lampedusa,qual cidade em sua opinião são imperdiveis de conhecer?
Oi Edson! Na Itália tudo é imperdível! hahaha Mas recomendo Roma, Florença, Milão e Veneza. Abraços!
desejo ir em setembro/2017 ára ficar 10 dias. Gostaria de chegar por Veneza e seguir para florença e Roma. Depois eu iria para costa malfitania, ou vc acha que seria melhor Nápole e Capri. Seria com aluguel de carro ou trem? Agradeçp qualquer sugestão. Viagem de 02 casais.
Oi Estevão,
Eu sugiro carro na Itália, acho que os trens são bons, mas prefiro carro. Já olhou na Rental Cars os preços? Eu costumo alugar com eles, acho boas as tarifas. Abraços!
Olá Juliana, muito bacana seu blog, Parabéns! Eu e meu marido, estamos planejando uma viagem para Italia. Ainda nao definimos a data exata, pensamos em setembro ou novembro, gostaria da sua sugestao sobre essa epoca, qual desses meses seria melhor? Nossa preferencia seria conhecer a Toscana, preferencialmente, e tenho muita vontade de ir ate a Suica, oq acha? Acha que é viavel? Como seria esse percurso da Italia para Suiça e quantos dias seria preciso. Desde ja agradeço!
Oi Maiana! Entre setembro e novembro, sem dúvida alguma setembro é melhor opção. Novembro costuma ser mais frio, mais nublado e chuvoso. Para fazer a Suíça na mesma viagem, é sim possível, considere pelo menos 5 dias extras para a Suíça e acho que o trem saindo de Milão é a melhor opção. Tem um trem que faz Milão/Zurich em apenas 4 horas, uma maravilha! 😀
Olá
Na minha visão, um roteiro imperdível e bastante acessível para quem chega na Itália por Milão seria o Venêto.
No caso de ser uma segunda ou terceira viagem para Itália.
O Roteiro Veneto sugerido seria.
-3 dias somente no Lago di Garda, contornando todo o Lago de Leste a Oeste.
Os 3 dias lhe permitem conhecer Sirmione, Malcesine, Riva Del Garda, Limone Sul Garda, Desenzano del Garda, além das Vinicolas de Bardolino e Valpolicella e a fábrica de vinhos da Bolla.
– 1 dia em Verona
– 1 dia em Padova
– 1 dia em Bassano del Grappa
– 2 dias em Cortina D’Ampezzo, sendo que em um dos dias deve-se fazer uma visita ao Lagos Misurina e outros pequenos lagos Menores ao Norte.
-2 dias em Veneza
Não é possível ir ao Veneto, e não conhecer Veneza
Para um roteiro de 10 dias, seria um passeio inesquecível
Read more: http://www.360meridianos.com/2015/08/roteiros-de-viagem-pela-italia.html#ixzz4ZKYjo3rK
Olá, adorei as dicas. Pode me ajudar, estou planejando realizer uma viagem para a Italia/Portugal no period de 16/12/2017 a 03/01/2018.
Na Italia eu gostaria de conhecer Italia, Florença e Roma. Você tem alguma sugestão de roteiro ” de onde começar” Pretendo ficar uns 7 dias na italia. Como realizer as viagens por la de trem nestes lugares que eu quero conhecer? Desde já agradeço sua ajuda.
Ops errei… na Italia queria conhecer Florença, Roma e Veneza.
Oi Jucilene! Na Itália é bem fácil viajar de trens, dá uma olhada no site da Rail Europe que vende vários trechos. Acho a sua rota bem bacana, comece por Roma, fique 2 noites, siga para Florença, mais 3 noites e finalize em Veneza. Em Florença, faça um tour pelos vinhedos da Toscana 1 dia. 😀 Boa viagem!
Em Veneza tem aeroporto para ir para Portugal ou tenho que ir até Roma e ir para Portugal? de Veneza tem trem até roma?
Oi Jucilene! Tem aeroporto em Veneza sim, e também tem trem entre Veneza e Roma, aqui neste link por exemplo!
Olá Juliana! Adorei o blog!! Estou com uma viagem marcada para a Itália, chegando em Milão em 25/02 e partindo de Turim para a França em 05/03, totalizando 8 dias na Itália. Vou com meu marido e meus filhos, de 8 e 4 anos. Alugamos um carro. Gostaria de visitar Cinqueterre e explorar a região do Langue. Pode me dar algumas dicas? Pensei em ir de Milão pra La Spezia, visitar as terres e depois ir quebrando até Turim (talvez Genova e Alba). O que acha?
Oi Claudia! Acho ótimo! Sugiro Milão até La Spezia e de lá faça as Cinque Terre de trem e barco. Daí na Ligúria eu amo Portofino, mais que Gênova. E de repente sobe pra Turin de lá! Bjs!
Ola Juliana, parabéns pelo site ! muito bom !
estou com viagem marcada para Roma dia 11/06, ficaremos 20 dias por lá !
Gostariamos de algumas sugestões suas ! Estamos querendo ficar 4 dias em Roma, e depois ir percorrendo um pouco a região (Assis, Peragio, San Gimignane, Siena, Pisa, Lucca, Volterra, Florença, Bolonha, Maranello, Padua, Verona, Veneza, Ravena, voltando para Roma e conhecendo Napoles.
Minha grande duvida é com relação ao transporte ! não sei exatamente onde alugar um carro ! até onde eu vou de trem, esses tipo de coisas.
o que você sugere com sua experiência ?
Oi Danilo! Sugiro que você alugue um carro pela internet (como por exemplo o site da Rental Cars) com recolhida no aeroporto de Roma. Assim você já fica livre de todo o desconforto de ter que buscar locadora em cima da hora e em italiano… Acho que se fizer tudo de carro fica mais em conta do que se misturar carro e trem. Uma sugestão é deixar para conhecer Roma no fim da viagem, assim você não fica com o carro parado, e devolve o carro assim que voltar a Roma, deixando uns 4 dias para a cidade no final, de transporte público. Boa viagem!
Muito top o blog! Parabéns!
Obrigada Wagner!! 😀
Oi, Juliana! Parabéns pelo blog, dicas muito úteis e bem explicadas =)
Minha dúvida é por onde vale a pena chegar.. Roma ou Milão?? Coloco como destino final uma delas ou direto Veneza?
Nossa intenção é visitar Veneza, Bolonha, muuito a região da Toscana (ainda não definido os lugares) e talvez Cinque Terre. Isso em uns 17 dias.
Obrigada e ótimo 2017!
Oi Ana Caroline! Se quiser fazer Veneza, recomendo chegar por Milão e se der, faça a volta por Roma. Daí você faz Milão, Veneza, Bolonha, Florença e Roma. Não sei se daria tempo de ver Cinqueterre, que é meio fora de rota… 😀 Boa Viagem!
quero ficar 21 dias na italia que roteiro sugere sozinho parlo un poco s italiano pouca grana apesar de medico
Ola Juliana, em primeiro lugar, quero bater continência ao seu blog, the best, rs, conheço um poquinho da Itália, mas nas alta temporada, (Roma, Salerno, Milão, Venezia, alguns pontos turísticos, daqueles de sonho de criança: Coloseu, fontana de trevi, torre de Pisa, Capri, e etc, mas agora o desafio é outro, irei no mês de janeiro, tenho planejado ao me hospedar em Roma, ir para Nápoles e conhecer as escavações de Ercolano, e ir para Siena conforme suas dicas, porém a minha dúvida é: que roupas usar ? e os locais a serem visitados nesta época, detalhe 5 dias depois irei embarcar em Genova em um cruzeiro MSC, e aí Juliana qual é a dica?
Oi Flávio! Por mais que a Itália não seja tão fria quanto o norte da Europa, eu recomendo roupas de frio! Tem um post no meu blog com sugestões de roupas para o inverno mas o ideal é levar um com casaco de frio, muitas malhas de lã quentinhas para usar bor baixo do casaco, luva, gorro, cachecol de lã e um bom sapato fechado com sola de borracha bem grossa.Em Roma, todas as atrações estarão abertas para visitação, recomendo 1 dia para rever Roma (já que você já conhece muita coisa) e os demais dias para fazer Napoles e os vinhedos da Toscana, com parada em Siena. Será incrível! Se der, visite San Giminignano e Montalcino – e deguste aqueles vinhos maravilhosos que só eles sabem fazer!
Boa viagem!!
Olá, gostaria de saber como fazer o passeio do trem da bernina expresso para conhecer os Alpes suíços saindo de Milão. E se tem saída todos os dias pra fazê-lo. Obrigada
Oi Prisci!
Você terá que ir até Tirano, na Itália e de lá segue até St- Moritz, na Suíça. Aqui tem o post sobre o Bernina!
Oi Juliana parabéns pelas dicas. Estou com viajem marca para Itália em março (lua de mel) chegaremos em Roma e depois iremos para outras cidades, sendo a última Milão, estamos pensando de alugar um carro para fazer estes percursos você acha que seria uma boa opção, o aluguel de carro para oito dias sairia muito caro?
Oi Alvaro! Acho legal fazer a rota de carro, é sim uma boa opção. Procure por descontos do aluguel de carro no site da Rental Cars. Boa viagem!
Juliana se tivesse 7 dias para passar na Italia, que roteiro faria? Nosso destino é Milão, mas chegamos por Roma, onde ficaremos o o dia inteiro e ja aproveitaremos por lá.
Oi Braga!
Acho que eu faria pelo menos 2 dias em Roma, subiria para a Toscana por mais 2 dias (Florença e Siena), daí faria uma praia (na região da Liguria, como CinqueTerre ou PortoFino) e delá, iria a Milão. É pouco tempo, mas dá pra conhecer o básico! 😀 Boa viagem!
Olá, parabéns pelo blog. As dicas são excelentes. Eu e minha esposa estamos com férias para novembro (bem em cima), mas tenho milhas suficientes para ir a Milão. Não conhecemos a Itália, e gostaríamos de conhecer pelo menos Veneza e Roma e, se der, alguns outros lugares bacanas. Você recomenda quantos dias em cada uma dessas? Estamos pensando em ficar uns 10 dias (dias livres) na itália, podendo variar para mais um pouco se for necessário.
Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Minha dúvida é a seguinte, minhas férias serão entre janeiro e fevereiro. Eu e minha esposa estávamos querendo fazer seu roteiro pela Irlanda e Escócia ou esse pela Itália. Nessa época qual você recomendaria? Obrigado
Oi Rodrigo! A Itália será menos fria nesta época! Eu prefiro sempre menos frio e comida boa! 😀
Olá Juliana. Tudo bem?
Estou à caça de um roteiro para fazer a partir de 27/10/2016 com meu marido. No weather channel vi que as temperaturas variam de 10 a 19o nesse período. Você acha que o roteiro acima (roteiro dos sonhos) fica muito prejudicado nessa época? Vale a pena ir ou perderemos muito? Obrigada! Bjs
Oi Martha! Sinceramente, em outubro e novembro costuma chover bastante na Itália, principalmente na região central da Itália. Claro que tudo pode acontecer, mas talvez valha mais a pena explorar outro roteiro… Você queria Europa ou pensava em algum outro destino?
Ola tudo bem. Gostaria de viajar com minha esposa e duas filhas de 7 e 12 anos. Oque vc recomenda?
Oi Gerson,
Recomendo Roma, Firenze e CinqueTerre, mais do que isso pode ficar cansativo para as meninas. Mas em todas as cidades há muitas opções de lazer e parques para elas brincarem, além dos passeios mais tradicionais para os adultos. Abraços!
Super, Mega, Top as dicas Juliana!!
Me transportei conforme lia suas dicas 🙂
Pensei em viajar em Setembro ou Outubro, qual o inconveniente? o frio?
Em Semtebrmo é melhor, Marlene, temperaturas mais quentes! Outubro costuma chover muito na Itália! Espero que sua viagem seja excelente!!! 😀
Adoro viajar, mesmo que seja pela Internet.
boa tarde…qual a melhor epoca ( estação do ano) para aproveitar essa tua sugestao de roteiro??
Oi Alessandra!
Sempre recomendo a primavera, entre abril e junho, como a melhor época para viajar pela Itália. O clima estará bom, não é muito quente mas também não faz mais tanto frio, as sacadas estarão cheias de flores coloridas e o preço das coisas não será tão absurdo como na alta temporada, entre julho e agosto. 🙂
Boa viagem!