Buscando um Roteiro de 3 dias na Toscana? Pois você acaba de encontrar o seu post perfeito! Aqui vou te passar as dicas para se perder na natureza, comer bem e curtir um romance, afinal, é a Itália!
Se você está passeando pela Itália, acho que vale a pena gastar 3 dias a mais de viagem na Toscana, assim poderá conhecer bem os vinhedos e vilarejos da região, longe da muvuca. Ali estão algumas paisagens belíssimas, castelos antigos e alguns dos melhores vinhos do mundo. Portanto, será uma experiência bem autêntica na Itália.
Aqui vou passar as dicas de um Roteiro de 3 dias na Toscana para fazer de forma independente. Mas vou passar também alguns links úteis para quem quiser contratar um tour também pela região e fazer a melhor viagem possível!
Onde fica a Toscana no mapa?
A Toscana fica no coração da Itália, bem no meio da bota. Os vinhedos ficam ao redor de cidades como Siena, que é o ponto de referência do mapa. À direita e abaixo no mapa tem uma pequena indicação de onde está o vinhedo Banfi. Este lugar é um must go para quem visita a Toscana. Aqui dá uma referência boa sobre o que visitar no seu Roteiro de 3 dias na Toscana.
Roteiro de 3 dias na Toscana
Para fazer este roteiro nós alugamos um carro. Há quem faça uma visita na região com tours locais, mas recomendo fazer essa rota de carro. Assim você tem liberdade de fazer o passeio no seu tempo, sem se preocupar com horários e agendas dos outros. Além disso você pode parar nos lugares que mais te chamam a atenção, quando você bem entender. Acho que é a melhor forma de fazer esse Roteiro de 3 dias na Toscana.
Para este roteiro independente na Toscana, recomendo fazer a base em Siena e nos outros dias, fazer o bate-volta. Assim, você terá fácil acesso para os principais povoados da Toscana e poderá explorar alguns lugarzinhos charmosos nas redondezas.
Siena é um centro turístico e histórico que vale muito a pena conhecer. Você não vai se arrepender de ficar por ali. A hospedagem em Siena pode ser um pouco cara dependendo da época, portanto pode ser que compense buscar um hotel fora do centro histórico. No fim do post eu recomendo 3 hotéis que já me hospedei em Siena, são opções legais com bom custo x benefício.
Dia 1: Siena
Explore Siena no primeiro dia do passeio. Siena é uma cidade para se conhecer a pé, então aproveite as energias do primeiro dia para caminhar entre muros e pedras, igrejas e estátuas.
Comece pela Piazza del Campo, a maior praça da cidade, onde eventualmente ocorrem apresentações culturais, incluindo o Palio de Siena, que é uma corrida de cavalos que acontece 2 vezes ao ano, de origem do século 12. Comida boa tem também! Se você gosta de explorar restaurantes locais e cozinhas escondidas, aconselho o La Taverna di San Giuseppe , com uma comida simplesmente maravilhosa.
Importante: não é permitido entrar com o carro na parte amuralhada da cidade. Estacione fora e vá caminhando, que já vale como passeio.
Catedral de Siena, Itália Siena, Itália
Dia 2: Montalcino, Montepulciano e Castelo Banfi
No segundo dia do seu Roteiro de 3 dias na Toscana, vá conhecer os vinhedos, as paisagens e os pequenos povoados da Toscana como Montalcino e Montepulciano, por exemplo. Estas são duas pequenas cidadezinhas que concentram respectivamente os vinhos Brunello di Montalcino e o Nobile di Montepulciano. Para quem não conhece, estes são vinhos mega top premiados e admirados pelos enólogos do mundo do vinho.
As cidades são medievais e sobrevivem do turismo e da produção de vinhos. Então, é interessante ver como estes pequenos povoados conseguem se manter na tradição local e pequena produção por tanto tempo. Slow food, slow drink, slow life, que bello!
Saindo de Siena, é um passeio de aproximadamente 1 h até lá, mas como eu recomendo ir parando nos vinhedos e ir explorando as cidades e vinhedos, será o dia inteiro!
Montalcino Montepulciano
O Castelo Banfi é uma vinícola muito grande, onde ficam os vinhedos e a propriedade privada da família. Os vinhedos são lindos, a estrutura que eles possuem para agro e enoturismo é muito bonita e você pode fazer uma degustação dos Brunellos e alguns outros vinhos que eles produzem.

Aqui tem um link falando melhor sobre a experiência no Castelo Banfi.
O Castelo Banfi tem também um restaurante, mas eu preferi fazer o almoço numa rua aleatória de Montalcino, sem consultar site de referência nem nada. Escolhemos um lugar escondido com o que eles chamam de cozinha casalinga. Isto é, restaurante familiar com receitas da nonna! Bem gostoso!
Restaurante escondido na Toscana
Para quem está em Florença
Claro que, fazer este Roteiro de 3 dias na Toscana de forma independente pode render muitas histórias divertidas e lembranças para toda a vida. Mas há quem prefira o mesmo passeio num bate-volta de Florença.
Dia 3: San Gimignano
San Gimignano é uma cidadezinha medieval tão charmosa que entra no páreo com Siena, para ver qual lugar vale mais a pena conhecer.
Apesar de ser consideravelmente menor que Siena, San Gimignano parece mais real, e eu tive a impressão que a vida ainda é como antigamente na cidade.
É de fato uma cidade bastante turística, mas em alguma esquina é possível conhecer uma senhorinha simpática que todos os dias sai de casa para um passeio pelo mercado e volta para preparar a “pasta” para a família.
Bom, pelo menos eu imaginei estar no meio da Itália Antiga quando estive ali. E as fotos não me deixam mentir, olha!
San Gimignano San Gimignano San Gimignano
Onde ficar em Siena?
Há vários hotéis interessantes para este Roteiro de 3 dias na Toscana, mas aqui vão as recomendações onde eu me hospedei quando estive por lá. O Hotel More di Cuna fica na região agrícola da Toscana, perto de Siena. É um hotel mais afastado, portanto, somente vale a pena se você estiver de carro. Vale a pena pelo preço e pelo visual maravilhoso que você terá deste lugar! Eu fiquei lá na minha lua de mel e não me decepcionei!
Já o Hotel Villa Montarioso fica a uns 5km do centro de Siena, num lugar lindíssimo. Mas também precisa de um carro para chegar facilmente ao hotel.
E por fim tem o Hotel NH, perfeito quem quer ficar mais centralizado. Este hotel fica na entrada de Siena, ao lado do muro que cerca o centro da cidade, fácil para quem está sem carro, mas pode ter preços menos acessíveis dependendo da temporada.

Olá Juliana adorei seu post … estou indo em junho … meu primeiro destino é lecce fazer trilha de bike e depois vou a pisa/florença/San giminiano e por fim cinque terre… nessa ordem … que vc acha ?
Vlw
Oi Juliana, tudo bem? Será que sabe dizer o nome desse lugar que comeu o melhor cheasecake da sua vida? haaha
Olá, achei muito interessante e amando as dicas do blog de vcs! Dicas valiosas para planejar a viagem para Florença e evitar os erros de principiante. Parabéns pelo site e por este post quer ajudará muita gente!!!
Olá tudo bem? Minha esposa e eu temos 3 dias em Toscana….A ideia seria alugar um carro e fazer um passeio visitando vinicolas e boa comida…Qual roteiro vc recomenda?? Em relação ás vinicolas, podemos experimentar os vinhos e pegar estrada normalmente? Não ha risco??
tks
Oi Jorge!! Há risco sim, vocês vão precisar escolher o motorista da vez nesta visita. Abraços!
achei o site meio pobre de informacoes.
Olá
Eu e meu marido temos cinco dias na Toscana. Gostamos de vinhos e boa comida. Gostaríamos de conhecer vinícolas e pequenos produtores. Alugaremos um conversível. Que roteiro vc recomenda?
Grata,
Elizete
Oi Elizete! Recomendo Siena, Montalcino, Montepulciano e o Castelo Banfi!! Aproveitem!!
Olá Juliana!
Final de abril pego um carro em Roma e vou para Siena. Lá fico três dias e depois deixo o carro em Florença. Depois de mais 3 dias em Florença vou de trem pra Veneza.
Perguntas: Fico também de carro em Florença?Qual cidade acha que já poderia visitar no trajeto de Roma para Siena? E de Siena para Florença? Seu roteiro já é meu mapa, mas gostaria de aproveitar os trajetos…qual a sua dica?
Oi Ju!! Seu roteiro está perfeito! Eu não faria Florença de carro, já que a cidade é meio complicada pra carro. Na toscana, visite Siena, San Gimignano e o Castelo Banfi! Abraços!
Oi Juliana! Achei seu roteiro fantástico! Melhor não usar carro em Florença, a cidade é meio difícil para carro. E na Toscana, visita San Gimignano e o Castelo Banfi também! Boa viagem!
Oi Juliana, td bem? Estou indo com minha mulher em outubro e vamos ficar, depois de sair de Roma, três dias em Siena e mais dois em Florença, antes de seguir viagem pra Veneza. Vamos alugar um carro no segundo dia em Siena para rodar pela Toscana e devolve-lo em Florença. Em cima do seu roteiro, excelente, por sinal, vc acha que dá para incluir no “3 dia” a cidade de Pisa, ou seja, conhecer San Giminiano e Pisa no mesmo dia? Nesse caso, qual vc aconselharia ir de manhã? Qnto ao “2 dia”, a sequência de cidades visitadas foi a exposta (Montalcino, Montepulciano e Castelo Banfi)? Mto obrigado!
Oi Juliana, indo no final de fevereiro, saindo desde Roma em direção à Suíça (1 semana de carro para este percurso), qual roteiro indicaria? Obrigada.
Oi Paula, de carro talvez vá até Milão, depois sentido Lago de Como e por lá, entra na Suíça via Lugano.
Abraços!
Olá juliana estou a programar viajar em fevereiro 5 dias para a toscana (aeroporto de Pisa ) qual a rotative me aconselhas para os 5 dias ? E faz mt frio em fevereiro? Obrigada
Oi Catia! Faz frio sim, leve roupas bem quentinhas! Para 5 dias, eu faria Siena 2 dias, 1 dia San Gimignano, 1 dia Castelo Banfi + Vinhedos e um dia Montalcino + Montepulciano. Isso, se você não quiser visitar Florença… Abraços!
Oi, Juliana. Tudo bem? Adorei suas dicas. Me tire uma dúvida, quando vc sugere nos lin ks os passeios com guias, as cidades citadas, nós temos que ir ao encontro do guia em um local marcado ou ele encontra conosco no hotel onde esteamos hospedados? Numa viagem, nunca pedi antecipado um guia. Não sei como é. Obrigado.
Oi Aline, depende, a maior parte dos tours em grupos você tem que ir até o guia no ponto de encontro desejado. Estes tours não são privados. Nos tours privados, por outro lado, o guia encontra com vocês no hotel. Abraços!!
Oi Juliana!!
Vou para a Itália com a famlia em Janeiro…….inverno, estava pensando em passar 3 dias na região de Siena, é possível conhecer essa região no inverno, quais cidades você me recomendaria nesta época do ano. Grato.
Oi Claudio! É possível sim, mas é frio… se você quiser conhecer neve, vá para o norte da Itália, na região de piemonte, onde estão os Alpes. Com neve são lindos! 🙂 Mas prepara a roupa de frio!!!
Ola Juliana. Estou indo para a Toscana em setembro/2016 e passarei em Montalcino. Voce sabe o nome do restaurante que voce comeu em montalcino? O das fotos… e vc tem mais algum para recomendar que tenha um bom custo/beneficio. Obrigada
Oi, Juliana!!
Estarei fazendo um curso na Espanha em julho e tenho a primeira semana de agosto livre, de 1 a 5. Vc recomenda investir esse tempo em que região da Itália. Detalhe, não gosto de grades centros. Prefiro fugir pros pequenos povoados.
Só mais uma coisa, não falo italiano. Conseguiria me virar viajando sozinha? :/
Muito obrigada!
Oi Aline! Recomendo MUITO a Toscana ou a Sicília! Acho essas regiões fantásticas e você não vai se arrepender. Os italianos costumam ser bem tranquilos com quem fala espanhol e muitos falam espanhol, certamente você não terá muita dificuldade com a língua. Se optar pela Sicília, consulte as rotas com alguma empresa de turismo, porque tem menos transporte público por lá.
Boa viagem!!! Depois me conta o que você decidiu! 😀
Ju, estou pensado em sair de Venezia cedinho, dormir em Bologna,
Dia seguinte, seguir pela Toscana. Mas não queria reservar hotel, em estes trajetos para ficar mais livre para resolver no mesmo dia de acordo com a disposição, e como e junho não e alta temporada. Qual sua opinião? vou sair de Venezia ate Roma de carro.
Oi Noemi!
Acho que se você reservar hotel antes é mais garantido para vocês, porque já começa a ficar mais concorrido na Europa, junho, julho e agosto é a época que os europeus mais viajam internamente. Eu tentaria pelo menos deixar reservado e se for o caso, cancelar com alguns dias de antecedência sem pagar nada por isso.
Acho que é mais seguro!
Beijão e boa viagem!