A Puglia é um lugar pouco explorado pelos brasileiros e turistas de outras partes do mundo. Olha que delícia este roteiro perfeito para conhecer a região! A Puglia é excelente para quem quer passar uns dias na Itália e já cansou do básico Roma-Florença-Veneza. Gente, que lugar!
Sobre a Puglia
Puglia é uma região que fica no sul da Itália, bem no “salto alto da bota”. A sua capital é Bari. O seu litoral é banhado por dois mares, o Mar Adriático [Bellissimo!] e o Mar Jônico.
Essa é uma região toda por descobrir. Principalmente pelos brasileiros – por incrível que pareça em uma semana de viagem não ouvi ao meu redor ninguém falando português. Coisa difícil de pensar quando se fala em Itália, mas ali é um cantinho onde o forte é o turismo interno. Ou seja, é o point dos italianos no verão.
A nossa viagem foi de uma semana e em minha opinião, na melhor modalidade, fly and drive – fomos de avião, mas no destino circulamos de carro alugado. Acho que este é o melhor jeito de viajar, pois te dá toda a liberdade de passear, ainda mais em uma região com um litoral como o de lá. Muitas cidades e praias lindas, com estradas de qualidade.
O roteiro desta viagem foi:
- 1º dia – Bari | Torre a Mare
- 2º dia – Pogliano a Mare | Monopoli | Alberobello
- 3º dia – Ostuni | Lecce
- 4º dia – Otranto |Passeio pela costa (Porto Badisco, Castro)| Santa Maria di Leuca
- 5º dia – Passeio pela costa Gallipoli |Taranto
- 6º dia – Taranto | Sassi di Matera (Basilicata)
- 7º dia – Matera| Bari
Todas as cidades que passeamos são sem tirar nem por. Lindinhas e superinteressantes. Passeamos muiiiito, a pé, por todas elas… É difícil dizer qual é mais bonita. Cada uma é particular, mas todas tem uma cara gostosa de Itália. Quem conhece sabe o que eu estou falando, mas para quem não conhece vou tentar explicar: tem um toque de coisa mal cuidada, casas com reboques caindo, ruas apertadas, prédinhos amontoados com floreiras nas janelas, igrejas e mais igrejas, praias ‘mozzafiati’ (empolgantes), comidas e vinhos deliciosos… isso é mais ou menos a Itália! Pra mim é impossível andar pelas suas ruas sem tirar fotos. Eu penso que pra quem gosta de fotografar aqui é um dos paraísos. Sem contar que o litoral da Puglia é fantástico, o mar Adriático tem uns tons de azul turquesa e verde-água inexplicáveis e que deixam a todos de queixo caído.
Alberobello
Alberobello é uma cidadezinha particular, cheias de ‘Trulli’ casinhas brancas com telhados de pedras. Muitas delas têm símbolos desenhados nos tetos, estes símbolos representam proteções para as famílias que ali habitam. É encantadora e parece um cenário de filme. Não é sem propósito que os “Trulli” são Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Ostuni
Ostuni, também conhecida como ‘Cittá Bianca’, é caracterizada pelas suas casas, com muros, janelas, portas, escadas, tudo absolutamente branco. Tudo tão impecavelmente branco que torna o reflexo do sol incômodo aos olhos. Hoje só parte do seu centro histórico continua assim, mas vale muita a visita! Até porque as flores nas janelas e nos jardins ficam ainda mais belas!
Porto Badisco
Porto Badisco, uma prainha que encontramos ao longo da estrada litorânea (sentido Otranto/Leuca). É um paraíso na terra. Que lugar maravilhoso! Os barquinhos parecem flutuar em suas águas calmas e transparentes.
Leuca
Santa Maria di Leuca é a cidade [‘zinha’, minúscula] mais ao sul da Itália – na verdade ela é uma fração da cidade Castrignano del Capo e nem tem muito para visitar, mas bem na sua pontinha, no alto, tem um santuário onde se pode ver um lindo por do sol.
Basilicata
Para não detalhar todas as cidades e deixar este texto longuíssimo termino falando do pulinho que fizemos na Basilicata, em Sassi di Matera (também Patrimônio Mundial da UNESCO). Um lugar inóspito e intrigante. A sua cor é marrom cor pedra, terra, não é a toa que é conhecida como ‘cidade de pedra’. O centro histórico é escavado na pedra e é capaz de demonstrar a habitação local desde os tempos pré-históricos. Valeu muito o pulinho, foi muito legal passear por horas entre as suas ruas.
Mais info!!
Allora… falando de coisas práticas, nós fomos de avião e circulamos de carro alugado. Reservamos tudo com antecedência, inclusive os hoteizinhos. Éramos em três pessoas, ficamos em quartos triplos em Bed and Breakfast, nos alojamentos que eles chamam de ‘affittacamere’ (casas que alugam quartos) e também naqueles que eles chamam de ‘agriturismo’ (estes são tipo hotel fazenda).
Fizemos todas as reservas por internet e, para os hotéis em particular, prestamos muita atenção aos comentários das pessoas que já se hospedaram. Esses comentários sempre ajudam muito. Fomos muito felizes nas escolhas que fizemos, não tivemos nenhum tipo de problema, e em alguns casos até nos surpreendemos com a qualidade.
Claro que estes tipos de alojamentos, são sempre simples, sem luxos, mas era isso mesmo o que estávamos buscando. Nestes tipos de viagens vamos apenas para dormir e normalmente voltamos tarde da noite – o que nos importa é que tenham boa cama, um bom chuveiro e que tudo esteja limpinho! Ah! Nestes tipos de alojamentos é muito importante ter atenção aos horários do check-in, pois eles não possuem recepção 24 horas como nos hotéis. Caso não seja possível chegar aos horários por eles estabelecidos, ligue e converse com o responsável – que em muitas vezes é o próprio proprietário. Sempre se acha alternativa, do tipo deixar a chave embaixo do tapete ou no vaso ao lado do portão, rss.
Hotéis na Puglia
Fizemos todas as reservas pela internet e vale ressaltar que alguns lugares eram um pouco fora da cidade e precisamos de carro para chegar. Veja a lista completa dos alojamentos que ficamos:
- Hotel Residence Poggio Delle Ginestre – Torre a Mare (Fora da cidade)
- Antico Belvedere B&B Lecce – Lecce (O quarto que tinha um pouco de umidade – não recomendado para pessoas alérgicas)
- Agriturismo Al Passaggio di Pirro – Miglionico (Fora da cidade, mas a vista é espetacular)
- B&B Villa Grassi – Alberobello (Fora da cidade)
- Affittacamere Museo – Taranto
- Albergo Del Santuario – Leuca
Ah! Pra fechar, fomos em uma época ótima – início de abril, período de baixa ocupação e bem no início da primavera. O tempo estava ótimo e as flores ajudaram muito a enriquecer os cenários. Quanto à comida – show de bola! Para quem gosta de frutos do mar e peixes é uma verdadeira tentação. Puglia entrou no meu destino do coração. Super te recomendo um “turisminho” por lá! 🙂
Olá,
Você conseguiu mergulhar nas praias nessa época do ano (abril)?
Olá! Estou animada com seus comentários sobre a Puglia, onde ainda não estivemos. Estou indo com uma de minhas filhas para Bari (terra dos familiares de minha saudosa mãe), no dia 15/9, onde pegaremos um cruzeiro de 7 dias pelas Ilhas Gregas (que não conhecemos). Na volta queremos passear uns dias pela região e li que vc recomenda alugar um carro. Vc saberia dizer se podemos fazer isso no centro da cidade? Pq me parece que só existe a opção junto ao aeroporto. Outra pergunta: se fosse para escolhermos uma das cidades que vc visitou, como ponto de estadia, qual delas seria? – a pp Bari ou Lecce? Temos do dia 23 ao dia 27 para ficar na região. Se puder dar + dicas, agradecemos muito! Abs
Ainda não obtive resposta para meu post do dia 14/8. Estou ansiosa para saber a opinião de vcs. Quanto ao carro, já alugamos pelo site da Booking. Saindo de Bari no dia 23 à tarde, e tendo que retornar para lá no dia 27, quando seguimos para Roma, o que seria melhor fazer? Infelizmente não teremos tempo para conhecer todo o roteiro indicado…, uma pena. Agradeço a resposta, o + breve possível.
Oi Ana Luisa! Entre Bari ou Lecce, talvez Lecce seja melhor opção para ficar como base, já que está melhor localizada próxima das outras cidades. Mas tudo depende do seu roteiro e de quais cidades pretende visitar. Como esta viagem quem fez foi a Farah, eu não tenho todas as informações aqui comigo, mas acredito que Bari, Lecce e Basilicata sejam as melhores opções da região!
Boa viagem!
Parabéns e obrigada, vamos aproveitar suas dicas
Oi Katia! Maravilha! Obrigada pela mensagem!
Olá,
Escolhi Puglia para minha próxima viagem à Itália.
Imagino que as cidades sejam próximas. Você recomenda alguma cidade como base para visitar o entorno?
Grata Genina
Oi Genina!! A Farah que fez esta viagem e ela foi dormindo em cidades diferentes cada noite. Mas se fosse pra escolher uma cidade base, talvez o ideal fosse Lecce, que fica bem no meio destas cidades. Boa viagem!
Olá parabéns pelo blog! Gostaria de saber sua opinião de ir para a região em outubro? Vale a pena? Obrigado e continue com seus ótimos posts!
Oi Daniel! Outubro é perfeito, a região fica com um clima bem agradável, o outono deixa as folhas amareladas e o visual é bom bonito. Só não sei se você conseguiria nadar nesta época… De qualquer forma, você vai adorar!
Adorei seu post! Eu simplesmente amo a Itália! Quero muito voltar pra lá! <3
Obrigada Poliana!!! Lugar lindo mesmo! 😀
Adorei todas as informações! O site está lindo, parabéns!!
Creio que a maior dificuldade seja decidir onde ir primeiro…rs
Estou estudando a ideia de mudar para Itália, buscando qualidade de vida e oportunidades. Alguma dica?
Obrigada e parabéns novamente! 🙂
Escrevi acima! Parabéns! Vamos para a Puglia em maio, somos 2 casais maduros e queremos ter uma ou 2 bases para ficar…O que recomenda? Obrigada!
Olá, Maria Luzia!
É meio difícil responder isso sem ter uma ideia do roteiro de vocês, mas talvez Bari e Taranto sejam boas opções…
Boa viagem para vocês! E não deixem de conhecer Alberobello!!
Farah
Vamos em junho para esse paraíso! Adorei o post. Bjs
Que delícia Gabriela, aproveite bastante! Beijos
Farah
Gostaria de saber se em outubro chove muito em Puglia?
Olá,
Adorei o blog e gostaria de uma dica, vou entre agosto/setembro para Barcelona- Amsterdam- Paris- Londres- e Veneza e Puglia, porém como vai estar muito quente, gostaria de passar mais pelas praias de Puglia. Sabe quais são as mais bonitas na Puglia e que não sejam muito caras? Porto selvaggio sei que vale a pena, por ser bonita. Ou caso saiba de alguma outra praia da Itália que seja bonita!!!
Muito obrigada desde já!!!!
Oi Amanda!
Uau! Que viagem bacana você irá fazer!! Bem tenho que confessar que a sua pergunta é a mais difícil de todas, porque eu não vi uma praia feia na Puglia! 🙂 Eu adorei todas que eu conheci e a minha sugestão é que você procure fazer um giro e não ficar em uma praia só. Porque elas são bem diferentes uma da outra e seria um pecado ver uma só. Entanto, não deixe de passar por Porto Badisco… é uma prainha pequenininha, mas deliciosa.
Ah! A Puglia em geral é uma das regiões mais baratas da Itália, mas você está indo na alta estação período em que os preços sempre sobem um pouquinho. Você encontrará muitos italianos, pois essa é região onde eles mais vão visitar durante as férias. Será bem legal!
Abraços e buon viaggio!!
Farah
Ciao Farah ! gostei muito da sua matéria e abordagem !
Certamente, vai servir de base pra minha viagem !
Estou indo com a família pra Puglia esse ano
A ideia é que fiquemos centrados na região de Bari e estou em duvida sobre o melhor meio de transporte …
vamos em 8 pessoas …
a duvida é alugamos 2 carros ou é possível fazer tudo de trem mesmo ???
Se tiver dica de alguma vinícola legal tbem agradeço
Saudações 😉
Ciao Rogério!!
Obrigada pelo feedback quanto ao meu post, fico muito feliz que você tenha gostado e que tenha te ajudado.
Nossa acho que vocês escolheram um super destino, tenho certeza que vocês não vão se arrepender!
Eu penso que o melhor meio de locomoção seria alugar um carro. Aqui eles também alugam vans e talvez pode ser mais vantajoso para vocês, visto o número de pessoas. De trem se anda muito bem por aqui sim, mas o problema deles é que você fica preso aos horários, pois não é que se tem uma super frequência para todas essas cidadezinhas. As vezes os trens são diários.
Em relação as vinícolas passei por várias, mas não saberia te indicar alguma. De toda forma, o vinho típico da região é um dos meus vinhos italianos preferidos. Ele chama Primitivo. Vale a pena provar!
No que mais precisar é só escrever!
Abraços e desejo uma ótima viagem à vocês!
Farah
Olá Farah!
Estou indo para a região da costa amalfitana e depois para Puglia.
Pretendo ficar uns 4 dias na costa (é muito?) e mais 8/9 na Puglia.
Você esteve na Costa Amalfitana? Tem algumas dicas para me passar?
Na região de Puglia, não dá para escolher uma cidade para base e conhecer a Região? Ficar trocando de hotéis se perde muito tempo!
Vamos em 3 pessoas (Eu, minha esposa e minha filha maior).
Se tiver dicas pode me enviar por e-mail?
Obrigado!
Ulisses
Olá Ulisses!
Desculpe a demora do meu retorno, mas eu estava viajando 🙂
Bem, vamos lá! Eu AINDA não conheço a Costa Amalfitana, mas do que já ouvi falar de lá acho que 4 dias são suficientes para conhecer e curtir a região. E ali sim é bem fácil ficar em uma cidade só. No mais, não consigo te ajudar muito. :/
Já quanto a Puglia, acho que o tempo que você escolheu esta ótimo também, mas eu particularmente acho complicado ficar em uma cidade só para conhecer a região. As estradas são pequenas e as vezes se perde mais tempo indo e voltando para a mesma cidade do que apenas “indo”, entende? Concordo que é um pouco chato ficar fazendo a mala o tempo todo… depende de como você está acostumado a viajar… Na minha opinião o ideal seria vocês escolherem umas duas ou três cidades bem localizadas e fazer o bate e volta delas, assim você não perde tantas horas dentro do carro e consegue curtir as cidades tranquilamente, sem preocupações com horários, etc. Eu contei aí no post sobre todas as cidades que eu passei – super recomendo todas elas!
Bom, é isso. Espero ter te ajudado um pouquinho.
Qualquer coisa é só chamar de novo!
Abraços e boa viagem!
Farah Serra
Vocês acham que dá para ficar hospedado em lecce e ficar indo de ônibus para as praias? Vou sozinha e estou em duvida de como fazer isso.
Obrigada
Ou, voce acha que da para fazer essa viagem de onibus ou trem? Vou sozinha e queria saber se eu preciso mesmo alugar um carro.
Oi Gabi! De trem com certeza dá. Agora de ônibus imagino que não, pois ônibus intermunicipais não são muito tradicionais na Itália. 😉
Olá Ricardo,
Que bom que você gostou do texto, obrigada! E que delícia que você também vai girar por lá. Tenho certeza que irá adorar!! Bem, vamos lá: nós alugamos o carro antecipadamente pela internet. A empresa que escolhemos foi a Maggiore Rent, mas no aeroporto de Bari tem mais de uma empresa – sugiro que você pesquise em todas antes de decidir. Pegamos e devolvemos o carro diretamente no aeroporto de Bari. O carro era um Peugeot 308. O valor infelizmente não me lembro, mas de toda forma este item muda muito de acordo com a época, tipo de carro, quantidade de diárias, seguros e outros opcionais… E quanto aos estacionamentos não tivemos problemas, alguns são free e outros são pagos – tipo zona azul – nestes pontos é importante se atentar ao tempo, pois aqui na Itália tem muitos ‘marronzinhos’ pelas ruas. Por fim, pela minha experiência, esse é o melhor meio de locomoção por lá! Abraços e boa viagem!!
Olá, Farah! Muito bom seu blog sobre Puglia. Devo viajar no início de abril e fazer o mesmo roteiro que vc. Poderia dizer onde, qual carro e quanto pagaram pelo aluguel. E estacionamento é fácil de conseguir.
Abraços e obrigado.
Ah! O lugar que me hospedei em Taranto era ótimo! Bom preço e ótima localização. O único problema era que o banheiro não fica no quarto e é de uso coletivo, mas tudo muito limpo e tranquilo de usar. Esse tipo de hospedagem é muito comum aqui na Itália. O lugar também é encantador pelos tetos de 1800! O nome dele é Affitacamere Museo, talvez a senhora o encontre pelo booking.com.
😉
Olá!
Gostaria de saber informações a respeito de trem de Bari a Taranto, pois vou viajar dia 06 de novembro e meu destino é Taranto, porém vou chegar pelo aeroporto de Bari e vi que de lá posso pegar um trem para Taranto, porém primeiro o trem vai do aeroporto de Bari a Bari Centro e depois devo mudar de trem p ir a Taranto, porém tenho receio de andar de trem por não dominar o italiano e nem inglês.
Diante disso gostaria de algumas dicas até mesmo de Hotel. Vi um Hotel chamado Delfino, mas achei um pouco caro.
Sds
Olá Waldízia!
Infelizmente eu não tenho conhecimentos suficientes para auxiliá-la com estas questões. Eu sou uma turista e conheço apenas os locais por onde passei. Tudo que sei é baseado unicamente na minha experiência pessoal. Sugiro que a senhora contate uma agência de viagem, pois eles certamente poderão auxiliá-la de forma mais profissional. E assim a senhora também garante uma assistência para qualquer imprevisto. Quanto a não falar a língua não se preocupe, os italianos são iguais aos brasileiros – sempre acham uma maneira de se comunicar. 😉 Faça uma boa viagem e aproveite muito! Taranto é um lugar bem encantador, adorei conhecer lá. Não deixe de visitar o Forte!
Bom dia Farah
Gostaria de fazer um curso de italiano em Ostuni na Puglia para depois fazer um curso de enólogo na Italia como vc mora ai poderia me dar sugestões? Pelo que vi na reportagem vc gostou muito da região e por não ter brasileiros isso me animou ainda mais! O que vc me diz? Qual a melhor época para se viajar nesta região? Aguardo seu retorno muito obrigada
Oi Karla!
Acho a sua ideia ótima! Eu também fiz um curso de italiano no meu primeiro ano aqui e acho que a possibilidade de combinar com um curso específico fica ainda mais interessante. Infelizmente, como eu moro no norte da Itália não sei te recomendar uma escola que ofereça estes cursos na Puglia (sul), mas tenho certeza que existem boas opções por ali. Sei que na Toscana tem bons cursos, devido as suas inúmeras vinícolas. Porém, como nunca os fiz e nem pesquisei a respeito, também não saberia te recomendar, desculpe-me… Quanto a época, eu fui em abril, no começo da primavera. E foi uma época ótima, com temperaturas agradáveis e muitas flores para enfeitar ainda mais os lugares.
Boa sorte e buon viaggio!!
Farah