Escrever sobre Assis é muito especial para mim, pois esta é uma das cidades mais incríveis que conheço. Quando decidi ir a Assis, o fiz por pura intuição. Não sabia sobre São Francisco, muito menos sobre a importância da cidade para a Itália e para o mundo. Cheguei para ficar um dia e acabei ficando sete. Depois disso, já voltei 3 vezes e estou programando a minha quarta ida para a cidade. Se você planeja uma ida à Itália, não deixe de considerar Assis como um lugar para ir e se apaixonar!
Um pouco de história sobre Assis
Assis é mundialmente famosa por ser a cidade de São Francisco de Assis e Santa Clara. Um lugar com uma energia única, que recebe peregrinos e fiéis do mundo todo. Mas não é só por isso que Assis é especial.
Assis é uma cidadezinha medieval, que mantém muito de sua arquitetura original. Uma cidade cheia de história, ainda murada, no alto das montanhas, com uma vista estonteante da Úmbria.
Geralmente as pessoas vão à Assis para passar o dia e, sim, você consegue fazer muito em um dia. Mas se você tiver tempo, eu recomendo que passe pelo menos uma noite lá, pois Assis pede calma. Sempre que vou pra Assis tenho a sensação que o relógio pára e, na minha opinião, os melhores horários são quando a cidade está vazia e você pode desfrutá-la se perdendo por suas ruelas labirínticas.
Pela manhã cedo e no fim do dia você poderá sentir essa calmaria. Tomar um café da manhã com tranquilidade, com a linda vista que a cidade te promove ou jantar num delicioso restaurante italiano, com toda pompa e circustância que você merece. Sem falar no silêncio… Dormir em Assis é uma das melhores experiências que já tive. Um silêncio quase que absoluto, com aquele perfume da Úmbria que você só sentirá lá.
Onde fica Assis no mapa?
Assisi fica na província da Úmbria, uma região bem antiga e central da Itália. Chegar ali é fácil e você pode ir de trem ou de carro. Em uma das vezes que fui até Assis, fui de carro desde o norte da Itália. É uma viagem tranqüila e com paisagens maravilhosas. Mas existe também a opção de trem, saindo de Roma, Firenze ou Milão.
Chegando em Assis de carro
Poucos carros são permitidos circular dentro de Assis, apenas carros registrados de moradores da cidade. Então, ao chegar em Assis de carro, você deverá estacioná-lo na entrada na cidade, num grande estacionamento pago que existe ali. A recomendação é: evite grandes malas, pois você terá que caminhar um pouco até chegar ao seu hotel.
Chegando em Assis de trem
Ao chegar de trem, você deverá pegar um ônibus até Assis. Geralmente os horários são sincronizados e ao chegar na estação o ônibus estará lá esperando. O bilhete custa 2 euros e pode ser pago diretamente ao condutor. O ideal é já ter dinheiro trocado para não ter problema com o troco. Uma recomendação que dou é: pergunte ao seu hotel/Airbnb em que parada você deve descer, pois o ônibus para nas duas entradas da cidade e alguns outros pontos ao redor. Sabendo isso, fica mais fácil você saber onde descer e como chegar. A dica da mala aqui é a mesma: evite malas grandes! Você vai me agradecer no final.
O que fazer em Assis?
Basílica de São Francisco de Assis
A Basílica de São Francisco é uma das igrejas mais lindas que você vai ver na sua vida, independente de você ser católico ou não. Ela é, na verdade, composta por duas basílicas: a superior e inferior, além da cripta (uma pequena capela) onde estão os restos mortais de São Francisco.
Ela começou a ser construída logo após a canonização de São Francisco, em 1228, começando pela basílica inferior que foi terminada em 1230. Em Pentecostes do mesmo ano, o corpo do santo foi levado ao local e a construção da basílica superior começou em 1239, sendo finalizada em 1253. Ambas basílicas foram decoradas pelos maiores pintores da época, vindos de Roma, Toscana e Úmbria, como Giotto e Cimabue, que tem em ambas basílicas, séries de afrescos contando a vida do Santo.
As paredes são inteiramente cobertas por esses afrescos, ou seja, entrar ali é de tirar o fôlego! Muitas pessoas fazem esse trajeto rapidamente, mas a minha recomendação é que você tire um tempo para olhar com calma todos os detalhes das pinturas, inclusive utilizando um áudio-guia para entender melhor todas as particularidades.
Da basílica inferior você pode descer para a cripta, o local que guarda o túmulo de São Francisco, que foi descoberto em 1818. O seu túmulo havia sido escondido para evitar que suas relíquias se espalhassem pela Europa medieval e essa cripta foi construída a pedido do Papa Pio IX e hoje serve como um local de meditação e adoração. Tire uns minutos para se sentar ali e aproveitar a energia de comunhão do local. Você verá muitos peregrinos vindos de todas as partes do mundo, ascendendo velas, fazendo pedidos ou apenas agradecendo.
Via San Francesco
Saindo da Basílica de São Francisco, você vai encontrar a “avenida principal” da cidade. Digo assim pois é uma charmosa ruelinha de pedras, cheia de lojinhas de artesanato que percorre os principais pontos desse lindo vilarejo.
Caminhe com calma pela Via San Francesco e não deixe de olhar para os lados e ver a linda vista que as ruelinhas perpendiculares vão te oferecendo. Este é também um bom local para apreciar o artesanato local e comprar presentes, uma vez que essa rua é cheia de negócios locais com preços acessíveis.
Piazza Del Comune e Templo de Minerva
Adiante pela Via San Francesco você acabará chegando na Piazza Del Comune, a praça principal de Assis e onde se encontrará a torre Del Popolo e o Templo de Minerva, uma construção da época dos romanos, feita entre os anos 30 e 40 a.C. Ali você verá uma grande concentração de bares e restaurantes, mas se quiser fazer uma pausa para o almoço, eu não te sugiro almoçar por ali.
Deixe para pausa do café, do sorvete ou das deliciosas sobremesas italianas (que vendem de monte também nessa praça). Ali ao lado, entrando pelas ruelas, você encontrará deliciosos restaurantes mais típicos e menos turísticos, que valem a pena serem explorados.
Chiesa Nuova e casa do Pai de São Francisco
Falando em explorar os arredores da Piazza Del Comune, ali ao lado está a Piazza Del Vescovado, onde está a Chiesa Nueva (Igreja Nova), antiga casa do pai de São Fancisco, Pietro di Bernardone. São Francisco morou ali até os 24 anos, quando se converteu. Ali, além da pequena igreja que foi construída, vemos também algumas partes da casa de seu pai que era um importante comerciante da época. Inclusive ainda se pode ver a cela onde seu pai prendeu São Francisco por acreditar que ele estava louco.
Este local, apesar de importante, não é muito visitado, então você consegue aproveitar melhor o espaço e a história. Por isso eu recomendo fortemente a visita.
Basílica de San Rufino
Outro lugar importante de se conhecer é a Basílica de San Rufino, onde se encontra a pia batismal onde foram batizados São Francisco e Santa Clara. Esta igreja foi construída em 1140 e reformada em 1571 e, reza a lenda, que foi ali que o jovem Francisco subiu em um dos leões de pedra na porta da igreja para contar sobre a sua conversão. E foi também lá que ele devolveu tudo o que tinha, inclusive as suas roupas, ao seu pai – um rico comerciante – como prova de renúncia aos bens terrenos.
Basílica de Santa Clara
Santa Clara era a grande seguidora de São Francisco. Ela também fez um voto de renúncia para acompanhá-lo em sua missão. A sua basílica apresenta uma linda simplicidade geométrica e é um exemplo da arquitetura gótica italiana, construída entre os anos de 1257 e 1265.
Dentro da Basílica você provavelmente encontrará inúmeras freiras de todas as partes do mundo, em adoração na igreja de Santa Clara. Também podemos ver ali algumas grandes obras de arte datadas do período entre os séculos XII e XIV. Alem disso, ali há uma capela com o famoso crucifixo que ficava na Igreja de São Damião e que enquanto São Francisco rezava em frente dele, recebeu a chamada do Senhor.
Pôr do Sol no Vícolo Santa Margherita
E para fechar o dia, minha super dica é o que eu chamo de meu lugar favorito no mundo. Voltando pela Via San Francesco, há uma ruela que te leva ao Vícolo Santa Marguerita, uma espécie de pracinha com uma pequena igreja, a Igreja de Santa Margherita. Dali você tem uma vista estonteante da Basílica de São Francisco, da Úmbria e do pôr do sol atrás da Basílica. Sempre que vou a Assis, não importa quantos dias eu fique, eu sempre vejo o pôr do sol dali. Também não é um local muito conhecido e turístico e eu adoraria guardar o segredo dessa descoberta só para mim, mas a alegria que sinto estando ali é tão grande, que é impossível não compartilhar.
Assis não é uma cidade para se visitar com pressa, é um lugar para se sentir com o coração e aqui no Vícolo eu te recomendo dar uma pausa e sentir o seu momento. Apreciar a vista e ver o lindo por do sol e a luz desse momento mágico que só a Úmbria é capaz de te proporcionar. Eu falo da luz, porque o pôr do sol dali tem uma cor que é diferente de todas as outras. E eu tenho certeza de que você também vai se emocionar ao ver!
Onde se hospedar em Assis?
Você pode encontrar diversos lugares para ficar em Assis, dos mais chiques aos mais simples. Hoje já existem várias opções também no Airbnb para você escolher. Só fique atento para ter certeza de que você estará mesmo dentro da cidade de Assis, pois muitas ofertas de casas e quartos são nos arredores.
O lugar que mais gostei de ficar de todas as vezes que fui lá foi no B&B New Day. É uma pequena pousada de uma família de artesãos italianos, onde você pode sentir o gostinho de viver um pouco da vida local. Sem falar que tudo é preparado com muito carinho e atenção. O café da manhã é simples, porém muito gostoso também. Se você é como eu e gosta de viver uma experiência local completa, recomendo esse local.

Dica útil para a sua viagem para a Europa
Não se esqueça que para entrar na Europa você precisa apresentar na imigração a sua passagem de volta para o Brasil e também um seguro saúde Schengen. Não é sempre que as autoridades pedem isso na entrada do continente, mas quando eles pedem e você não tem, pode te gerar um baita problema, inclusive deportação. Eu já passei apuros por não ter tudo certo uma vez, então agora nunca viajo sem ter tudo em dia.
Olá Juliana, solicito um conselho, ou uma dica ou antes uma opinião. Estou a planear conhecer Roma, Assis e Florença, uma das viagens de sonho minha e da minha esposa. Penso ficar 5 a 6 dias em Roma, 3 dias em Florença e em Assis não sei se 1 dia, se 2 dias se até 3 conforme horários de comboios de Roma-Assis e de Assis-Florença. Sei que a sua opinião de Assis é excelente, conforme as vezes e os dias que lá esteve. Acha que 2 dias dá para ter uma ideia boa de Assis? Ficar tipo duas noites? Ando um pouco indeciso apesar de faltar tempo para maio de 2022 que é a data prevista e ter tempo para pensar melhor, mas nada como ouvir um conselho sábio seu.
Boa noite Juliana.
Gostaria de saber se Assis tem uma parte moderna de cidade.
Em novembro de 2018 estivemos na Toscana por 10 cidades e vi parte nova em Siena, em Pisa, em Lucca…..
Existe uma parte nova em Assis ?
Juliana, viajei nessa pagina… vc nao tem ideia de como fiquei com vontade de pegar minha mochila e voltar pra Italia, só pra conhecer Assis. Depois de fazer o Caminho de Santiago fui ate Roma e depois parti direto para Florença (ah se tivesse lido isso antes). Em breve estarei lá visitando São Francisco!!!! Valeu.
Parabéns, Juliana Franca, pela suavidade como você conduz seu texto e pelas belas explicações a respeito de Assis. Já estivemos uma vez lá e a igreja estava em reforma. A imagem do trigal balançando ficou na cabeça do meu marido. Pretendemos voltar agora, levando nossa filha junto: suas dicas estão ótimas para apresentar a ela esta cidadezinha cativante e lugar de paz e muita serenidade. Obrigada e parabéns.
Juliana, estarei chegando em Assis 16/12/2019 de carro e partiria a noite para Roma, mas me surpreendi que não tem trem a noite para Roma. Será que posso comprar bilhete no local de trem ou realmente não existe? Outra coisa outra ideia seria voltar de Onibus pela FlixBus, o que voçê me diz? Por favor me ajude, estou perdido.
Oi Marcio!
Você chegou no site da Trenitalia? É talvez onde haja mais opções de bilhetes de trem. Eu nunca andei de FlixBus, então não posso te dizer se vale a pena ou não…
Oi Juliana, parabéns pela excelente publicação sobre Assisi. Eu gostaria de pedir sua opinião, pois estou querendo ir na primeira semana de janeiro. Pesquisei trem partindo de Roma, mas encontrei até Spoleto e depois teria que pegar outro transporte ou alugar um carro, mas me preocupa, pois não sei se haverá neve nas estradas. Alguma orientação sobre visitar Assisi no inverno? grato, Sidnei
Oi Sidnei! Pra ser sincera, pode nevar, mas costuma ser pouca neve e raramente neva o suficiente para bloquear estradas ou a estação de trem. Eu diria que você pode fazer a sua programação normal, mas ter um plano B para caso pegue alguma tempestade mais densa nesta época do ano!
juliana, parabens
te descobrindo agora.
adorei sua descrição sobre Assisi. exatamente como me sinto em Assisi. faz 20 dias que estive em Assissi. retorno sempre que vou para Italia. Amo tudo. Me sinto com Deus.
abraços
Juliana, simplesmente um dos textos mais completos e lindos que já li sobre Assis. Anotei cada detalhe e nossa! Parece que já estava lá. Minha viagem será ano que vem! Beijo grande, obrigada por compartilhar e muito sucesso sempre!
Me emocionei muito com seu texto, me senti lá no local. certeza que irei amar! Eu e meu esposo estamos programando uma trip pela Europa em 2020, e Assis não estava no nosso roteiro até então, porque Itália tem muitas opções e costumamos ser seduzidos por outras cidades, mas graças a Deus o seu texto abriu meus olhos e o meu coração. Obrigada!
Que delícia Sandra!! Aproveite muito então!!! 😀
Olá Juliana!!
Simplesmente adorei seu relato!
Estivemos em Assis em mar/17 e passamos só o dia… Mas a minha sensação à época, é que eu tinha conhecido Assis pela metade…acho q menos da metade…
Vc me ajudou muito com suas dicas, pois queremos voltar para essa região.
Muito obrigada 😉
Obrigada pelo comentário, Angela!!
Na cidade de Assis a visita aos monumentos e igreja tem audioguia?
Oi, Juliana, tudo bem? Parabéns pelo blog – muitas dicas preciosas!
Vou me hospedar em Siena por 2 dias e meio em julho , com marido e duas filhas (10/14 anos). Não havia me programado para visitar Assis, até ler aqui e em vários sites, então eu me apaixonei e já estou modificando o roteiro.
Preciso de uma ajuda: como disse, estarei de carro e hospedada em Siena. Havia deixado o primeiro dia (check – in vindo de Florença) para conhecer Siena (almoço e tarde/noite), o segundo dia para norte (San Gimigniano e Volterra) e o terceiro e último dia para sul (a princípio seria Montalcino, Pienza e Montepulciano. Vou para Roma no dia seguinte. Pensei em alterar o terceiro dia e ir somente a Montalcino, almoçar por lá e partir para Assis, passando apenas a tarde por lá. O que acha? Alguma outra sugestão?
Infelizmente, por conta do retorno a Roma e entrega do carro, não posso deixar de sair da região no quarto dia dessa parte do roteiro.
Muito obrigada.
Oi Claudia, que bom que você gostou do blog! Assisi é uma cidade pequena, em meio dia você consegue visitar tudo sim ou pelo menos a catedral e os pontos principais. Como você vai estar de carro retornando a Roma, é sim possível fazer isso que está imaginando. Vale muito a pena, viu?
Boa viagem!
Juliana, gostaria de sua ajuda… estou indo para Assis com uma criança que ainda usa carrinho. Fiquei na dúvida se deveria me hospedar próximo à Igreja de Santa Clara (por ser mais central, mas não sei se poderei chegar com o automóvel até lá) ou San Francesco (por ser mais próxima do estacionamento maior, mas ai teria de percorrer a cidade empurrando o carrinho de bebê). O que me aconselha?
Oi Angelage, neste caso, tanto faz. uma vez ali é fácil caminhar pelas ruas, inclusive com carrinho. Veja as melhores opções de hotel e qual seria o mais próximo ao estacionamento. 🙂
O seu Blog é muito bem escrito, realmente da uma vontade muito grande de conhecer os lugares que você apresenta. So uma pequena correção na igreja católica agente não adora Santos, você coloca em um trecho “em adoração à Santa Clara” soa como idolatria entende “Em adoração na Igreja de Santa Clara”, soa melhor. É uma coisinha que causa muita confusão.
Abraços e continue esse trabalho lindo
Oi Guilherme, obrigada pelo elogio e pela dica. Seu comentário foi muito pertinente e sinto muito se o que escrevi causou essa má interpretação. Já fiz o ajuste no texto, como você sugeriu. 🙂
Oi Juliana! Parabéns pelo seu blog, quando for a Roma quero muito conhecer Assis, gostaria de saber se tem algum local que possa guardar uma mala média na estação de Assis e se tem áudio guia em português na visita das igrejas ? Muito obrigada!