Uma das melhores experiências para nós brasileiros quando estamos na Europa é viajar de trem. Na Holanda isso é ainda melhor. Viajar de trem na Holanda é muito fácil e prático. O país é pequeno e você pode usar uma cidade como base para se hospedar, como Amsterdam ou Rotterdam, e visitar várias ao redor, usando o sistema ferroviário.
Onde fica a Holanda no mapa?
A vantagem de visitar a Holanda é a sua localização geográfica. Ela está muito próxima da França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. E possui trens de alta velocidade que conectam esses países também. O que faz a viagem de trem ser ainda mais interessante.
Viajando de trem na Holanda: as vantagens
O que eu gosto da viagem de trem é a precisão dos horários e a facilidade. Geralmente as estações são centrais e não distantes como os aeroportos, o que facilita bastante a locomoção. Também pelo fato de não ter que chegar antes e fazer check in, como se faz nos aeroportos, você acaba economizando muito mais tempo com os trens.
Viajar de trem na Holanda é ainda mais cômodo, pois praticamente todas as cidades holandesas são conectadas por linhas de trem, o sistema de transporte é simples e nem precisa se preocupar com estacionamento! Outra boa notícia é que eles oferecem também a vantagem de alugar bicicletas nas estações. Então, basta chegar e já sair pedalando pela cidade.
Além disso, o visual é uma grande vantagem. Numa viagem de trem você pode sempre acompanhar pela janela o caminho e se deliciar com as paisagens ao redor.
Viajando de trem na Holanda: comprar a passagem
As viagens podem ser decididas no momento ou podem ser compradas por antecedência. Toda estação de trem vende passagens, mas se você quiser comprar com antecedência e até mesmo checar os horários de saída e chegada dos trens, você pode usar o site da Rail Europe. Caso você queira viajar para outro país também, o ideal é comprar com antecedência, pois no caso de viagens internacionais, os preços variam de acordo com a disponibilidade de assentos. Ou seja, quanto antes você se programar, melhor. Para as viagens locais isso não é tanto um problema, pois os preços são quase sempre os mesmos.
Viajando de trem na Holanda: como funciona
Quando você compra um bilhete de trem, é importante que esteja atento ao número da plataforma e o horário de saída do mesmo. Esteja na plataforma alguns minutos antes da saída do trem. São muitos e diferentes trens que param na mesma plataforma, então o horário será o seu balizador para você não pegar um trem errado e parar em outra cidade (acredite, isso já aconteceu comigo!). Quando o trem chegar, fique atento com os vagões de primeira e segunda classe e entre no vagão certo. Tenha sempre em mãos a sua passagem, pois um fiscal passará para checá-la quando a viagem tiver já começado.
Viajar de trem é bem diferente de viajar de avião, pela independência que te gera. É você quem busca a plataforma, embarca sem ninguém te controlar ou avisar. Você que leva as suas malas com você e as coloca dentro do trem mesmo, na entrada dos vagões, num compartimento específico. É importante estar atento sempre, ainda mais se você não tem experiência, para não perder o trem.
No caso de viagens internacionais, é importante observar o numero exato do vagão e do assento. No caso de viagens locais isso não é pedido, apenas se você está na primeira ou segunda classe. Outra coisa comum na Holanda são os vagões de silêncio. Fique atento caso entre num vagão de silêncio, pois conversas e barulhos não são bem vindos!
Viajando de trem na Holanda: trens de alta velocidade
Se você pretende visitar a Holanda, a minha sugestão é, além de conhecer cidadezinhas dentro do próprio país, tentar visitar os países próximos utilizando trem. Ir para Paris desde a Holanda, por exemplo, é uma excelente experiência. Existe o Thalys, um trem de alta velocidade, que te leva de Amsterdam a Paris em apenas 3 horas. Desde Rotterdam, são 2h30 de viagem. O mesmo trem possui trajetos para Antuérpia e Bruxelas. Em apenas uma hora você já está em outro país!
Isso pode parecer muito tempo (ou até um pouco mais caro) caso comparado a ir de avião. Mas não se esqueça de calcular os tempos extras. Quando se viaja de avião, é importante saber que há o tempo de chegar e sair do aeroporto, mais o check in, embarque, além do tempo do vôo. É por isso que eu sempre prefiro trem, pela extrema facilidade.
Mas fique esperto para comprar o seu bilhete antecipado nestas viagens, pois os preços costumam subir muito!
Bom dia Juliana Franca
Obrigado pelas dicas de ajuda dos seus posts de viajem
Somos portugueses da cidade do Porto e Solicito a sua ajuda para conselhos de viajar por tren na holanda sobre qual a melhor forma de compra de bilhetes para 2 pessoas ( eu e minha mulher) pois estamos a organizar /comprar sem ajuda de agencias de viagem.
EX: Tickets de 3 dias – 2 dias – 1 dia – e fora do horario de pico ( desconto 40% podemos comprar ??? ) , etç. —- A compra online no NS/NL antecipada dos tickets/voucher de tren ajuda a não perder tempo nas estações ?? e servem como titulo e não é preciso ir a nenhum balcão NS para obter outros bilhetes?? ( ex: para abrir torniquetes automaticos de passagem entre gares??
Para este plano de viajem de 3 dias (ver Tulipas em Keukenhof) : Dia 10. Chegada aeroporto de Eindhoven 9,30h – ida para a Estação de tren Central Eindhoven – guardar malas no Lugage storage -BagageKluizen—(local?? sabe) – ir visitar a cidade de Maastrich ( ida em Tren visitar as igrejas St. Janskerk- van onzelievevrouwe – Vrijthof -Pç Andre Riew e almoço ) – regresso á Eindhoven – Est. central – ir a pé p/ hotel CrownIN fazer checkIN (~17h) ficar/conhecer-jantar no Centro Eindhoven ( sugestões p a noite) . Dia 11 -ir tren p Amsterdan (9,00h) -levantar tickets no “I’am Holland” passeio de barco e visitar Tulipas em Keukenhof, -almoço – regresso 19h a amsterdam p chekIN no Budget Hotel Tourism- Jantar onde ?? passeio a pé, Dia 12- 9,00h passseio 1h _barco nos canais ( anne frank) – palacio real – ida Estação central tren p – Den Haag Centraal – The hague, chegada 16h , hotal The hague Teleport Hotel -checkIN -visitar o centro da city a pé ?? Binnenhof,- praça – fonte dourada vinda p Centraal – compra de tickets de ida (volta de tram 9 p parque em Keukenhof, tram 9 – p Scheveningen,- jantar ( comemorar aniversario de nosso casamento) no rest Bleu lagoon na praia ( , regresso hotel.( Tram 9 ou 1) –Dia 13 the hague centaal – tren de regresso a Eindhoven para visitas almoço e ida p aeroporto voo 20h ryanair Eindhoven-Porto.
Joana Franca tudo que me possa aconselhar eu agradeço muito obrigada.
Joaquim e Manuela