Uma das melhores experiências para nós brasileiros quando estamos na Europa é viajar de trem. Na Holanda isso é ainda melhor. Viajar de trem na Holanda é muito fácil e prático. O país é pequeno e você pode usar uma cidade como base para se hospedar, como Amsterdam ou Rotterdam, e visitar várias ao redor, usando o sistema ferroviário.

Onde fica a Holanda no mapa?

A vantagem de visitar a Holanda é a sua localização geográfica. Ela está muito próxima da França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. E possui trens de alta velocidade que conectam esses países também. O que faz a viagem de trem ser ainda mais interessante.

Viajando de trem na Holanda: as vantagens

O que eu gosto da viagem de trem é a precisão dos horários e a facilidade. Geralmente as estações são centrais e não distantes como os aeroportos, o que facilita bastante a locomoção. Também pelo fato de não ter que chegar antes e fazer check in, como se faz nos aeroportos, você acaba economizando muito mais tempo com os trens.

Viajar de trem na Holanda é ainda mais cômodo, pois praticamente todas as cidades holandesas são conectadas por linhas de trem, o sistema de transporte é simples e nem precisa se preocupar com estacionamento! Outra boa notícia é que eles oferecem também a vantagem de alugar bicicletas nas estações. Então, basta chegar e já sair pedalando pela cidade.

Além disso, o visual é uma grande vantagem. Numa viagem de trem você pode sempre acompanhar pela janela o caminho e se deliciar com as paisagens ao redor.

Viajando de trem na Holanda: comprar a passagem

As viagens podem ser decididas no momento ou podem ser compradas por antecedência. Toda estação de trem vende passagens, mas se você quiser comprar com antecedência e até mesmo checar os horários de saída e chegada dos trens, você pode usar o site da Rail Europe. Caso você queira viajar para outro país também, o ideal é comprar com antecedência, pois no caso de viagens internacionais, os preços variam de acordo com a disponibilidade de assentos. Ou seja, quanto antes você se programar, melhor. Para as viagens locais isso não é tanto um problema, pois os preços são quase sempre os mesmos.

Viajando de trem na Holanda: como funciona

Quando você compra um bilhete de trem, é importante que esteja atento ao número da plataforma e o horário de saída do mesmo. Esteja na plataforma alguns minutos antes da saída do trem. São muitos e diferentes trens que param na mesma plataforma, então o horário será o seu balizador para você não pegar um trem errado e parar em outra cidade (acredite, isso já aconteceu comigo!). Quando o trem chegar, fique atento com os vagões de primeira e segunda classe e entre no vagão certo. Tenha sempre em mãos a sua passagem, pois um fiscal passará para checá-la quando a viagem tiver já começado.

Viajar de trem é bem diferente de viajar de avião, pela independência que te gera. É você quem busca a plataforma, embarca sem ninguém te controlar ou avisar. Você que leva as suas malas com você e as coloca dentro do trem mesmo, na entrada dos vagões, num compartimento específico. É importante estar atento sempre, ainda mais se você não tem experiência, para não perder o trem.

No caso de viagens internacionais, é importante observar o numero exato do vagão e do assento. No caso de viagens locais isso não é pedido, apenas se você está na primeira ou segunda classe. Outra coisa comum na Holanda são os vagões de silêncio. Fique atento caso entre num vagão de silêncio, pois conversas e barulhos não são bem vindos!

Viajando de trem na Holanda: trens de alta velocidade

Se você pretende visitar a Holanda, a minha sugestão é, além de conhecer cidadezinhas dentro do próprio país, tentar visitar os países próximos utilizando trem. Ir para Paris desde a Holanda, por exemplo, é uma excelente experiência. Existe o Thalys, um trem de alta velocidade, que te leva de Amsterdam a Paris em apenas 3 horas. Desde Rotterdam, são 2h30 de viagem. O mesmo trem possui trajetos para Antuérpia e Bruxelas. Em apenas uma hora você já está em outro país!

Isso pode parecer muito tempo (ou até um pouco mais caro) caso comparado a ir de avião. Mas não se esqueça de calcular os tempos extras. Quando se viaja de avião, é importante saber que há o tempo de chegar e sair do aeroporto, mais o check in, embarque, além do tempo do vôo. É por isso que eu sempre prefiro trem, pela extrema facilidade.

Mas fique esperto para comprar o seu bilhete antecipado nestas viagens, pois os preços costumam subir muito!

Planeje-se e compre aqui o seu bilhete antecipado!

Links úteis para a sua viagem pela Holanda

Viajar para a Holanda é como entrar num filme de época! Você vai amar cada segundo da sua viagem pelo país! Para ajudar, aqui vão alguns links para o planejamento da sua viagem:

1. Outros artigos úteis para ler aqui no nosso site:

Sempre atualizamos nossos artigos e queremos que você aproveite ao máximo a sua viagem! Estes textos podem ajudar a esclarecer alguns pontos na sua viagem pela Holanda.

– Roteiro de Viagem pela Holanda: a Rota Perfeita
– Trajeto do aeroporto ao centro de Amsterdam
– 10 coisas para fazer em Amsterdam
– Qual a melhor época para visitar a Holanda?
– 7 Delícias para comer na Holanda: os pratos típicos Holandeses

Para ler todos os nossos textos sobre a Holanda, clique neste link aqui.

2. Ingressos das atrações turísticas mais importantes

Para comprar ingressos das atrações na Holanda, eu recomendo buscar os bilhetes pela Tiqets. Você compra os bilhetes das atrações e eles já aparecem no seu celular. Ou seja, é só mostrar a tela com o seu bilhete e pronto. Sem fila, e sem papel, uma maravilha. 

Entre as atrações mais importantes, aqui vai a nossa lista de “must do” na Holanda:

– Heineken Experience
– Museu do Van Gogh
– Museu de arte Rijksmuseum
– Parque das Tulipas Keukenhof

Para reservar Transfers e Guias na Holanda, eu recomendo a GetYourGuide. Eles são outra empresa holandesa que oferece tours de experiências e guias privados. Na imagem abaixo você consegue olhar mais informações.

3. Reserva de Hotel ou AirBnB

Eu sempre reservo tudo pelo Booking.com, que além de ter várias promoções, tem a possibilidade de cancelamento gratuito até dias antes da sua viagem. Aqui tem um post com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar em Amsterdam. Se você prefere AirBnB, tem vários apartamentos e quartos legais na Holanda. Neste link você ganha descontos na sua hospedagem pelo AirBnB.

– Link para reserva da hotéis no Booking.com
– Link para descontos no AirBnB

4. Transporte da Holanda

Para quem viaja de carro na Holanda, aqui vão as nossas dicas para alugar um carro no exterior. É importante ter alguns cuidados e neste link vai o passo a passo.

5. Seguro Viagem para a Holanda

Na Europa, o seguro de viagem é obrigatório. Eu recentemente descobri a Seguros Promo para cotar seguro de viagens, eles dão boas ofertas e de 5% a 20% de desconto para os leitores do blog. Basta clicar neste link aqui.