Uma das melhores experiências para nós brasileiros quando estamos na Europa é viajar de trem. Na Holanda isso é ainda melhor. Viajar de trem na Holanda é muito fácil e prático. O país é pequeno e você pode usar uma cidade como base para se hospedar, como Amsterdam ou Rotterdam, e visitar várias ao redor, usando o sistema ferroviário.

Onde fica a Holanda no mapa?

A vantagem de visitar a Holanda é a sua localização geográfica. Ela está muito próxima da França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. E possui trens de alta velocidade que conectam esses países também. O que faz a viagem de trem ser ainda mais interessante.

Viajando de trem na Holanda: as vantagens

O que eu gosto da viagem de trem é a precisão dos horários e a facilidade. Geralmente as estações são centrais e não distantes como os aeroportos, o que facilita bastante a locomoção. Também pelo fato de não ter que chegar antes e fazer check in, como se faz nos aeroportos, você acaba economizando muito mais tempo com os trens.

Viajar de trem na Holanda é ainda mais cômodo, pois praticamente todas as cidades holandesas são conectadas por linhas de trem, o sistema de transporte é simples e nem precisa se preocupar com estacionamento! Outra boa notícia é que eles oferecem também a vantagem de alugar bicicletas nas estações. Então, basta chegar e já sair pedalando pela cidade.

Além disso, o visual é uma grande vantagem. Numa viagem de trem você pode sempre acompanhar pela janela o caminho e se deliciar com as paisagens ao redor.

Viajando de trem na Holanda: comprar a passagem

As viagens podem ser decididas no momento ou podem ser compradas por antecedência. Toda estação de trem vende passagens, mas se você quiser comprar com antecedência e até mesmo checar os horários de saída e chegada dos trens, você pode usar o site da Rail Europe. Caso você queira viajar para outro país também, o ideal é comprar com antecedência, pois no caso de viagens internacionais, os preços variam de acordo com a disponibilidade de assentos. Ou seja, quanto antes você se programar, melhor. Para as viagens locais isso não é tanto um problema, pois os preços são quase sempre os mesmos.

Viajando de trem na Holanda: como funciona

Quando você compra um bilhete de trem, é importante que esteja atento ao número da plataforma e o horário de saída do mesmo. Esteja na plataforma alguns minutos antes da saída do trem. São muitos e diferentes trens que param na mesma plataforma, então o horário será o seu balizador para você não pegar um trem errado e parar em outra cidade (acredite, isso já aconteceu comigo!). Quando o trem chegar, fique atento com os vagões de primeira e segunda classe e entre no vagão certo. Tenha sempre em mãos a sua passagem, pois um fiscal passará para checá-la quando a viagem tiver já começado.

Viajar de trem é bem diferente de viajar de avião, pela independência que te gera. É você quem busca a plataforma, embarca sem ninguém te controlar ou avisar. Você que leva as suas malas com você e as coloca dentro do trem mesmo, na entrada dos vagões, num compartimento específico. É importante estar atento sempre, ainda mais se você não tem experiência, para não perder o trem.

No caso de viagens internacionais, é importante observar o numero exato do vagão e do assento. No caso de viagens locais isso não é pedido, apenas se você está na primeira ou segunda classe. Outra coisa comum na Holanda são os vagões de silêncio. Fique atento caso entre num vagão de silêncio, pois conversas e barulhos não são bem vindos!

Viajando de trem na Holanda: trens de alta velocidade

Se você pretende visitar a Holanda, a minha sugestão é, além de conhecer cidadezinhas dentro do próprio país, tentar visitar os países próximos utilizando trem. Ir para Paris desde a Holanda, por exemplo, é uma excelente experiência. Existe o Thalys, um trem de alta velocidade, que te leva de Amsterdam a Paris em apenas 3 horas. Desde Rotterdam, são 2h30 de viagem. O mesmo trem possui trajetos para Antuérpia e Bruxelas. Em apenas uma hora você já está em outro país!

Isso pode parecer muito tempo (ou até um pouco mais caro) caso comparado a ir de avião. Mas não se esqueça de calcular os tempos extras. Quando se viaja de avião, é importante saber que há o tempo de chegar e sair do aeroporto, mais o check in, embarque, além do tempo do vôo. É por isso que eu sempre prefiro trem, pela extrema facilidade.

Mas fique esperto para comprar o seu bilhete antecipado nestas viagens, pois os preços costumam subir muito!