Morar em Rotterdam foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. A cidade é bem gostosa e agitada na medida certa, com um ar extremamente moderno e muito internacional. E eu até prefiro morar aqui por ser mais tranqüila que Amsterdam e, ainda assim, estar tão pertinho de lá. A verdade é que Rotterdam oferece boas surpresas, como a oferta de bares e restaurantes (além dos excelentes hotéis). Por isso, resolvi fazer essa lista de bares em Rotterdam para aqueles que pretendem se aventurar por aqui.

1. Melhores bares em Rotterdam: Bokaal

Esse é um bar típico holandês e um dos meus preferidos na cidade. Ele fica no centro, muito bem localizado. E é freqüentado majoritariamente por locais. Como um bom bar holandês, a oferta de cervejas é de perder de vista. A maioria das mesas são altas, com bancos ou no estilo beba em pé mesmo (o que é bem comum por aqui). E o ponto alto para mim são os bitterballens, o típico croquete holandês. Para aqueles que gostam de comer enquanto bebe, as ofertas aqui são bem estilo comida de boteco. E bem do jeito que holandês gosta: bastante fritura!

Bokaal Rotterdam #bokaal #bokaalrotterdam #nieuwemarkt

Uma publicação compartilhada por Bokaal (@bokaal_rotterdam) em

Bokaal
Funcionamento: diariamente das 11h às 01h
Endereço: Nieuwemarkt 11, 3011 HP Rotterdam

2. Melhores bares em Rotterdam: Pix

Em frente ao Bokkal está o Pix, esse bar que eu também adoro, mas que tem uma pegada bem diferente. Ele é espanhol e serve uma sangria deliciosa! Ele é um pouco mais caro que a média e também não é um lugar para quem está pensando em jantar. Eles servem pintxos, os típicos petiscos espanhóis do Pais Basco.

Os pintxos são porções individuais que ficam expostas no balcão com um espetinho colorido que é o que define o preço de cada um. Os valores vão de 1,95 a 3,50 euros. Você se serve, guarda os palitinhos e na hora de trazer a conta o garçom conta os palitinhos para calcular o valor que você deve pagar. Como um bom bar espanhol, o forte no Pix é mesmo as várias opções de sangria que eles oferecem. De vinho tinto, rose, branco e até de cava! Eu já provei de todas e confesso que é difícil escolher uma preferida. Depois você me conta qual gostou mais! 😉

Pix
Funcionamento: quarta e quinta, das 16h às 00h. Sexta, das 16h às 01h. Sábado, das das 13h às 01h. e Domingo, das 13h às 00h. Fechado às segundas e terças.
Endereço: Pannekoekstraat 76-78, 3011 LK Rotterdam

3. Melhores bares em Rotterdam: Fênix Food Factory

Eu já falei desse lugar aqui antes, mas realmente ele é um dos meus preferidos na cidade. Num galpão na antiga zona industrial de Rotterdam, ele hoje conta com diversos bares e restaurantes, tudo de produção local. Por ficar na beira do rio, é excelente para ir em dias ensolarados, pegar a sua cerveja ou cidra, sua tabua de queijos e salames e sentar nos banquinhos ao sol. Não deixe de provar as cervejas artesanais, a batata frita com maionese trufada e o stroppwaffel quentinho com recheio de limão. Te juro que você vai me agradecer depois dessa visita!

Fenix Food Factory
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 23h. Domingo, das 12h às 23h. Fechado às segundas-feiras.
Endereço: Veerlaan 19D, 3072 AN Rotterdam

4. Melhores bares em Rotterdam: Vessel 11

Eu também já falei do Vessel 11 aqui, mas ele merece ser citado novamente como um lugar must go. É um bar inglês, num barco que fica atracado perto do centro da cidade. Eles possuem cervejas especiais próprias também, que são bem gostosas. Sem falar no bitterballen com carne de panela, que é de cair o queijo também. Nos fins de semana eles também oferecem o típico brunch inglês, que eu não curto muito, mas há quem ame. O fish and chips deles também é muito bom!

A vantagem desse bar é ter a típica sensação de estar na Holanda, dentro de um barco! E para quem gosta de uma esticadinha na noite, eles têm shows bem legais por lá também. Vale ficar de olho na agenda para se programar.

Vessel 11
Funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 23h. Sexta, das 12h às 02h. Sábado, das 11h às 02h. Domingo, das 11h às 23h. Fechado às segundas-feiras.
Endereço: Wijnhaven 101, 3011 WN Rotterdam

5. Melhores bares em Rotterdam: Biergarten

Se você gosta de sol e gente bonita, vá ao Biergarten. Esse é o bar queridinho dos holandeses e expatriados na primavera e verão, principalmente nos dias de sol. Como o próprio nome diz, é o jardim da cerveja. Onde você vai para ficar em pé, tomar cerveja, comer petiscos, conhecer gente e escutar boa música. O bar é externo e só funciona ao ar livre, sempre tem musica ao vivo e é o lugar preferido do happy hour das pessoas que trabalham em Rotterdam. Se você quer curtir algo local e gostoso, o Biergarten é uma boa pedida!

Biergarten
Funcionamento: de domingo a quinta, das 12h às 00h. Sextas e sábados, das 12h às 01h
Endereço: Schiestraat 18, 3013 BR Rotterdam

Links úteis para a sua viagem pela Holanda

Aqui vai um post completo com dicas de Amsterdam e aqui outro com dicas de Rotterdam, as duas cidades mais visitadas da Holanda. Mas cara, a Holanda é muito mais do que isso! Por exemplo, aqui tem um post sobre Delft, que mais parece uma cidade de conto de fadas! E aqui um texto com 5 coisas que nunca te contaram sobre a Holanda!!

Para ler todos os textos sobre a Holanda, clique neste link aqui.

Uma ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

E recentemente eu descobri a Seguros Promo para cotar seguro de viagens. Como o seguro de viagem é obrigatório para a Holanda, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.

Imagem destacada:  Banco de Imagens iStock
Créditos: @siraanamwong