A Holanda é um país lindo que tem me encantado diariamente desde que cheguei aqui. Hoje, se alguém me pergunta se vale a pena visitar a Holanda, eu respondo imediatamente que sim. E não só por Amsterdam, que é uma cidade linda e incrível. Mas pelas inúmeras opções de turismo que podemos fazer pelo país. Contudo, como nada nessa vida é perfeito, existe a melhor época para visitar a Holanda.

Como é o clima na Holanda?

A Holanda é conhecida por suas chuvas intensas e o clima instável. O clima na Holanda pode ser incrível ou te pregar aquela surpresa. Por isso é bom se preparar antes de viajar.

Aqui chove tanto, que tem até aplicativo para você se preparar para a hora certa e a intensidade da chuva no dia. Mas a chuva aqui raramente é como no Brasil, aquela chuva torrencial. Na Holanda, a chuva costuma ser mais fraca, algumas vezes contínua. Aquela famosa chuva chata, sabe? E tem épocas em que elas são mais frequentes, como no outono e no inverno.

O outono na Holanda

O outono tem a sua magia, apesar de não ser a melhor época para visitar a Holanda. Esse período que vai de outubro a dezembro, é a época em que as folhagens das árvores mudam de cor, dando vida a um laranja e avermelhado lindo de se ver. As chuvas começam a ficar mais constantes e o dia vai diminuindo. As temperaturas não são tão frias, mas podem bater os 7 ou 5 graus. E quanto mais perto de dezembro, mais frio vai ficando e mais probabilidade de chuva e céu cinza também.

Rotterdam

O inverno na Holanda

Se você está planejando vir para a Holanda, eu não te recomendo vir no inverno… Este período entre dezembro e fevereiro é, na minha opinião, um dos piores para visitar o país. 🙁

No inverno o sol nasce muito tarde, por volta das 8 da manhã. E se põe super cedo, por volta das 16h30. Ou seja, menos sol e menos dia para turistar. Sem falar que as chuvas e os dias cinzas são quase uma constante. Apesar disso, as temperaturas não são tão baixas assim, raramente chegando à temperaturas negativas. A média, eu diria, fica entre 5 e 3 graus.

O verde se vai e as árvores ficam peladas, fazendo com que o país fique num tom de cor muito mais acinzentado do que o tão característico verde que é tão comum por aqui… Em compensação, para quem gosta de comida, é a melhor época! Até porque comer esquenta, então dá uma olhada neste post com dicas do que comer na Holanda!

melhor época para visitar a holanda

A primavera: melhor época para visitar a Holanda

Quando a primavera vai se aproximando, a alegria vai tomando conta do país. Para mim é, sem dúvida, a melhor época para visitar a Holanda. Principalmente entre meados de abril e maio, que é quando os campos de tulipas se espalham pelo país, trazendo cores e alegria para todos. Aqui tem um link com informações sobre um dos parques mais lindos de tulipas na Holanda. Os dias também começam a ficar mais longos, com o sol se pondo entre 21h30 e 22h30. E as chuvas vão se espaçando, dando espaço para o céu azul e limpo e o Sol brilhante. As temperaturas podem variar entre 13 e 26 graus. O que chega a ser uma festa para os holandeses, que se espalham pelos parques e praias do país.

Melhor época para visitar a Holanda

O verão na Holanda

Já o verão é, na opinião dos holandeses, uma estação meio incerta. Pode ser que chova mais, pode ser que chova menos. Mas pelo menos fará calor. Nada comparado a um calor do sul da Espanha ou Itália, mas certamente estará na casa dos 20 graus. A vegetação estará no auge do seu verde, com patinhos e cisnes nadando felizes pelos lagos e canais, pessoas velejando e passeando com seus barcos. E os parques e praias festejando o verão como não houvesse amanhã. O parque dos Moinhos de Vento, por exemplo, está no seu auge durante o verão! Vai ser comum ver churrascos no meio dos parques e na beira dos canais. Cachorros e crianças correndo, bicicletas e muitas bicicletas pelas ruas e todos festejando a estação mais fervorosa do ano. Mas sem o encanto das tulipas e das flores, que são o cartão postal do país.

Melhor época para visitar a Holanda

Escolhendo a melhor época de visitar a Holanda

Portanto, se você tem flexibilidade na agenda para fazer uma escolha, eu apostaria alto entre segunda quinzena de abril e primeira quinzena de maio. Certamente você pegará dias de sol, calor e dias que duram muito. Temporada de praia, campos de tulipa e, de quebra, ainda poderá visitar Keukenhof, o parque de flores mais famoso da Europa. Que só abre nessa temporada com o show das tulipas. Vai perder?

Links úteis para a sua viagem pela Holanda

Viajar para a Holanda é como entrar num filme de época! Você vai amar cada segundo da sua viagem pelo país! Para ajudar, aqui vão alguns links para o planejamento da sua viagem:

1. Outros artigos úteis para ler aqui no nosso site:

Sempre atualizamos nossos artigos e queremos que você aproveite ao máximo a sua viagem! Estes textos podem ajudar a esclarecer alguns pontos na sua viagem pela Holanda.

– Roteiro de Viagem pela Holanda: a Rota Perfeita
– Trajeto do aeroporto ao centro de Amsterdam
– 10 coisas para fazer em Amsterdam
– Qual a melhor época para visitar a Holanda?
– 7 Delícias para comer na Holanda: os pratos típicos Holandeses

Para ler todos os nossos textos sobre a Holanda, clique neste link aqui.

2. Ingressos das atrações turísticas mais importantes

Para comprar ingressos das atrações na Holanda, eu recomendo buscar os bilhetes pela Tiqets. Você compra os bilhetes das atrações e eles já aparecem no seu celular. Ou seja, é só mostrar a tela com o seu bilhete e pronto. Sem fila, e sem papel, uma maravilha. 

Entre as atrações mais importantes, aqui vai a nossa lista de “must do” na Holanda:

– Heineken Experience
– Museu do Van Gogh
– Museu de arte Rijksmuseum
– Parque das Tulipas Keukenhof

Para reservar Transfers e Guias na Holanda, eu recomendo a GetYourGuide. Eles são outra empresa holandesa que oferece tours de experiências e guias privados. Na imagem abaixo você consegue olhar mais informações.

3. Reserva de Hotel ou AirBnB

Eu sempre reservo tudo pelo Booking.com, que além de ter várias promoções, tem a possibilidade de cancelamento gratuito até dias antes da sua viagem. Aqui tem um post com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar em Amsterdam. Se você prefere AirBnB, tem vários apartamentos e quartos legais na Holanda. Neste link você ganha descontos na sua hospedagem pelo AirBnB.

– Link para reserva da hotéis no Booking.com
– Link para descontos no AirBnB

4. Transporte da Holanda

Para quem viaja de carro na Holanda, aqui vão as nossas dicas para alugar um carro no exterior. É importante ter alguns cuidados e neste link vai o passo a passo.

5. Seguro Viagem para a Holanda

Na Europa, o seguro de viagem é obrigatório. Eu recentemente descobri a Seguros Promo para cotar seguro de viagens, eles dão boas ofertas e de 5% a 20% de desconto para os leitores do blog. Basta clicar neste link aqui.