Delft é uma charmosa cidadezinha no Sul da Holanda, a 15 minutos em trem de Rotterdam. É ideal para uma day trip, para visitar seus canais no meio da cidade, os charmosos restaurantes, ver os antiquários e porcelanas azuis, tão típicos da Holanda (e originários de Delft!).

Ela foi fundada em meados de 1100 e cresceu como uma rica cidade devido ao comércio nos séculos 13 e 14. No século 15, um canal foi construído para chegar até o rio Maas, mas o seu pequeno porto Delfshaven acabou se incorporando como um bairro de Rotterdam anos mais tarde.

Terra do pintor Vermeer, Delft é uma das cidades mais antigas da Holanda e encanta por suas ruelas canais, história, cafés e linda arquitetura. Delft também é a cidade que guarda os restos mortais da família real holandesa (na Nieuwe Kerk). Um lugar ideal para você se perder sem pressa, fazer de conta que está num conto de fadas, caminhar sem rumo e aproveitar!

Onde fica Delft no mapa?

Delft é uma das famosas cidades que compõe o Zuid Holland (Sul da Holanda). Fica a 1 hora de trem de Amsterdam ou 15 minutos de trem de Rotterdam, uma viagem fácil e que compensa o bate-volta por ser lindinha demais!

O que fazer em Delft?

Como Delft não é uma cidade grande, a melhor forma de conhecê-la é à pé. As principais atrações estão todas no centro, bem próximo à estação de trem. Grande parte da cidade data do século 17 e tudo se vê muito bem preservado. A primeira vez que fui a Delft era um dia chuvoso e nublado, mas mesmo assim me apaixonei e consegui aproveitar bem a cidade e suas principais atrações:

Markt

Toda Quinta e Sábado (com exceção do inverno) tem feira em Delft. No Markt, que nos dias de feira se torna um quarteirão de pedestres, você poderá ver como é a tradição de feiras na Holanda.

Delft Markt

Mas mesmo que não haja feira acontecendo no dia da sua visita, o Markt é um local obrigatório na cidade, pois ali há inúmeras galerias, lojinhas e antiquários, onde você pode ver e comprar as lindas porcelanas holandesas, originários de Delft.

Nieuwe Kerk

No próprio quarteirão do Markt está também a Nieuwe Kerk (nova igreja), onde você pode subir na torre e ter uma linda vista da cidade e seus arredores. Se o dia estiver bonito, é possível ver até Den Haag e Rotterdam ali de cima.

Apesar do nome, a Nieuwe Kerk não é tão nova assim… Ela foi finalizada em 1396 e demorou aproximadamente 100 anos para ser construída. É nela onde ficam as tumbas da família real e também de Guilherme de Orange, que também merecem a visita.

A prefeitura de Delft

Eu simplesmente amo o prédio da prefeitura de Delft, com seus janelões vermelhos. É um edifício que você irá ver de qualquer forma, pois também está no Markt, em frente à Nieuwe Kerk. Vale a foto!

Delft Prefeitura

Oude Kerk

A Oude Kerk (igreja antiga) é uma igreja gótica do século XIII e que já foi retratada por vários pintores holandeses. Ela guarda a tumba de nomes importantes do país, incluindo o pintor Veermer.

Veermer Centrum Delft

E falando em Veermer, vale também a visita no Veermer Centrum, a casa onde nasceu, viveu e trabalhou. Ali você verá imagens de suas obras, além de uma réplica de seu estúdio e entenderá um pouco do que lhe inspirava e também sobre suas técnicas, que acabaram inspirando outros grandes artistas.

Municipal Museum het Prinsenhof

Este é o principal museu de Delft. O convento onde Guilherme de Orange foi assassinado em 1584 (inclusive o buraco da bala que lhe matou ainda é preservado na parede do Museu). Willian of Orange foi um dos grandes impulsionadores da independência dos Países Baixos e um das personagens mais importantes na história da resistência holandesa contra o domínio Espanhol.

Neste museu você verá vários objetos que contam a história da Guerra dos Oitenta Anos contra a dominação espanhola, além de lindas pinturas do século 17. E não é só a história que encanta aqui. Ao lado há um lindo jardim, o Prinsenhof, que vale a visita.

Royal Delft – as mais lindasporcelanas

No Koninklijke Porceleyne Fles você terá a oportunidade de visitar um museu especialmente dedicado às lindas porcelanas de Delft. Além de entender melhor sobre o processo de fabricação, você terá a oportunidade de ver lindas coleções, saber sobre a história e importância para a cidade e ainda poderá comprar mimos e levar para a casa. Mas a melhor parte é o café no jardim, pra você sentar e relaxar num belo dia de sol.

Oostport

Construído em 1400, este é o único portão da cidade que se manteve quase que intacto. Os outros foram demolidos no século 19. Ele fica à beira de um canal e se mantém em boas condições até hoje. Vale a visita para ver um pouco da arquitetura gótica dessa região e apreciar os patinhos e cisnes nadando ao redor.

Delft fora da rota

Fora da rota, a comida local acaba sendo uma surpresa fabulosa e vale a pena descobrir alguns lugares que nem sempre aparecem nos guias turísticos sobre a cidade!

Kobus Kuch

Não dá pra visitar a Holanda e não comer a famosa torta de maçã deles. Eu tenho feito o tour das tortas de maçã e em cada cidade que vou, tenho a minha preferida. Em Delft, uma das mais famosas é a do Kobus Kuch, um café mega charmosinho, com jogos de tabuleiros que você pode jogar enquanto espera (o problema vai ser só entender o holandês! Haha).

Kek

O Kek é um café/restaurante mais moderninho, mas com um ambiente super legal pra você tomar um suco ou comer uma boa salada. Ele é frequentado majoritariamente por holandeses, o atendimento é ótimo, tem um cappuccino dos deuses, que vem acompanhado de pedacinhos de bolos ou doces da casa. Ali também tem uma lojinha que vende essas bugingangas que a gente não precisa, mas adora!

Kek Delft

Postkantoor

Funcionou como loja dos correios de Delft entre os anos 1890 e 2005 e hoje é um restaurante que merece a visita! Uma mistura de antiquário, com tapetes persas, móveis rústicos e um jardim lindo e acolhedor, vale ir pra tomar um drink, uma cerveja, almoçar ou jantar.

Delft Postkantoor

Delft Postkantoor

Onde se hospedar em Delft?

Delft é uma cidade pequenina e charmosa, mas se você está com os dias contados na Holanda, o melhor é se hospedar em Rotterdam ou Amsterdam. Eu, particularmente, sugeriria Rotterdam, pois as opções de hospedagem são mais em conta e de quebra você ainda conhece uma outra cidade linda e moderna da Holanda.

Aqui nesse post a gente conta um pouco sobre a cidade e suas belezas que valem a pena ver. E nesse aqui mais detalhes sobre essa cidade que a gente ama.

Se estiver buscando um tour privado em português em Rotterdam, clique aqui! Nós oferecemos tours para Brasileiros na Holanda! 😉

Links úteis para a sua viagem pela Holanda

Viajar para a Holanda é como entrar num filme de época! Você vai amar cada segundo da sua viagem pelo país! Para ajudar, aqui vão alguns links para o planejamento da sua viagem:

1. Outros artigos úteis para ler aqui no nosso site:

Sempre atualizamos nossos artigos e queremos que você aproveite ao máximo a sua viagem! Estes textos podem ajudar a esclarecer alguns pontos na sua viagem pela Holanda.

– Roteiro de Viagem pela Holanda: a Rota Perfeita
– Trajeto do aeroporto ao centro de Amsterdam
– 10 coisas para fazer em Amsterdam
– Qual a melhor época para visitar a Holanda?
– 7 Delícias para comer na Holanda: os pratos típicos Holandeses

Para ler todos os nossos textos sobre a Holanda, clique neste link aqui.

2. Ingressos das atrações turísticas mais importantes

Para comprar ingressos das atrações na Holanda, eu recomendo buscar os bilhetes pela Tiqets. Você compra os bilhetes das atrações e eles já aparecem no seu celular. Ou seja, é só mostrar a tela com o seu bilhete e pronto. Sem fila, e sem papel, uma maravilha. 

Entre as atrações mais importantes, aqui vai a nossa lista de “must do” na Holanda:

– Heineken Experience
– Museu do Van Gogh
– Museu de arte Rijksmuseum
– Parque das Tulipas Keukenhof

Para reservar Transfers e Guias na Holanda, eu recomendo a GetYourGuide. Eles são outra empresa holandesa que oferece tours de experiências e guias privados. Na imagem abaixo você consegue olhar mais informações.

3. Reserva de Hotel ou AirBnB

Eu sempre reservo tudo pelo Booking.com, que além de ter várias promoções, tem a possibilidade de cancelamento gratuito até dias antes da sua viagem. Aqui tem um post com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar em Amsterdam. Se você prefere AirBnB, tem vários apartamentos e quartos legais na Holanda. Neste link você ganha descontos na sua hospedagem pelo AirBnB.

– Link para reserva da hotéis no Booking.com
– Link para descontos no AirBnB

4. Transporte da Holanda

Para quem viaja de carro na Holanda, aqui vão as nossas dicas para alugar um carro no exterior. É importante ter alguns cuidados e neste link vai o passo a passo.

5. Seguro Viagem para a Holanda

Na Europa, o seguro de viagem é obrigatório. Eu recentemente descobri a Seguros Promo para cotar seguro de viagens, eles dão boas ofertas e de 5% a 20% de desconto para os leitores do blog. Basta clicar neste link aqui.