Praias na Holanda? Pois é, todos já sabemos que a Holanda não é lá conhecida por suas praias. Quando pensamos em Holanda, imediatamente vem à cabeça os moinhos de vento ou as lindas tulipas…

Mas eu preciso te dizer que a Holanda também tem várias praias que são perfeitas na primavera e no verão! E eu, como uma boa brasileira vivendo por aqui, aprendi como curtir uma praia na Holanda. Pensando nisso, aqui vai uma lista completa com cinco praias incríveis para conhecer na Holanda!

Quando curtir as praias na Holanda?

Após muitos meses de céu nublado e frio no inverno, começa a primavera! É quando o sol começa a dar as caras e as temperaturas começam a esquentar que as praias na Holanda se preparam para receber os holandeses e os turistas da temporada. Isso porque durante o outono e inverno, as estruturas dos bares e restaurantes à beira mar são retiradas e no final do inverno começa toda uma operação arquitetônica para colocar de pé os vários bares e restaurantes pé na areia que imitam a sala de casa. Isso mesmo! Ir à praia na Holanda é viver uma experiência única, principalmente pelo cuidado que eles têm ao pensar em todos os detalhes.

A areia das praias na Holanda é clara, mas o mar costuma ser meio revolto e marrom. Em termos de temperatura, não espere entrar na água. Na verdade ela é gelada de doer! Mas sempre terá uma brisa soprando para refrescar, mesmo nos dias mais quentes.

A grande atração das praias na Holanda são os bares e restaurantes à beira mar. Afinal, eles montam estruturas de madeira super confortáveis para os clientes. Por isso é comum passar horas e horas nos bares, porque além das cervejas deliciosas que você encontra aqui na Holanda, eles ainda colocam sofás e poltronas super confortáveis para você ficar ali curtindo uma brisa depois de uma caminhada na areia. Sem falar nas comidinhas holandesas, que sério, viciam!

Campos de tulipas na Holanda

Cinco praias incríveis para visitar na Holanda

1. Scheveningen

Scheveningen é a praia famosa de Den Haag (Haia). Se você quer ir curtir o dia em Haia e fechar a tarde à beira mar, Scheveningen é uma boa pedida. Esta é uma das opções mais fácil de chegar usando o transporte público entre as praias na Holanda. Da Estação Central de Haia, basta pegar o ônibus linha 22 e parar na parada Badhuisweg, que já vai te deixar em frente.

Praias na HolandaImagem: @dabldy Adobe Stock

Hoek van Holand

É uma praia grande, com uma vista linda para um campo de energia eólica. Também fica perto de um porto e a redondeza é bem calma. Não é uma praia tanto de cidade, então as pessoas frequentam o lugar mais para curtir a praia mesmo!

A forma mais fácil de chegar é de carro, caso você esteja pensando em alugar um. Se esse for o caso, damos mais dicas sobre aluguel de carro na Holanda aqui.

De todo caso, se você quiser ir de transporte público você pode pegar um trem até Schiedam. E, desde a estação central de Schiedam, você pode pegar o ônibus 711 e, direção a Hoek van Holand, que deixa na beira da praia. É uma das minhas favoritas praias na Holanda! Delícia né?

Imagem: Olha Rohulya Adobe Stock

Noordwijk

Noordwijk é mais afastada e a melhor maneira de chegar lá é de carro. E a vantagem de ir de carro pra lá, é que dependendo da época, você consegue também visitar os campos de tulipas. Ela fica próximo a Leiden, mas especificamente entre Leiden e Amsterdam. É uma boa pedida para quem quer visitar essas duas cidades e conhecer seus arredores e claro, uma das praias na Holanda!

Se quiser já alugar um carro na Holanda e garantir o seu passeio na praia, clique aqui.

praia na Holanda

Praias na Holanda de água doce

Outra coisa que os holandeses adoram e que eu acho o máximo, são as praias de água doce. Em Rotterdam, pelo menos, nós temos duas praias que são sucesso nos dias de calor: Kralingen e Nesselande.

Kralingen Bos

O Kralingen é um grande bosque em Rotterdam, que vale uma ida, principalmente se você estiver com crianças. Isso porque o Kralingem tem dois moinhos de vento, um lindo lago que você pode velejar, e tem também vários cafés/bares e restaurantes. E além disso tem a famosa prainha! Entre as praias na Holanda, a praia do Kralingen é muito melhor aproveitada pelas crianças e é uma alegria ver a molecada correndo e brincando na água. A água ali não é tão gelada quanto no mar, então dá pra se banhar. Antes da areia há um gramadão, onde as pessoas ficam deitadas ou fazendo picnics. Sem dúvida este é uma alternativa delícia para uma tarde qualquer ensolarada.

Praias na HolandaImagem:  Zairon Adobe Stock

Nesselande

Nesselande fica em Rotterdam. É bem localizada e você consegue chegar de metrô, na estação de mesmo nome. É também uma praia de lago, ou seja, a temperatura da água é mais amena. O lago é tão grande que imita perfeitamente o mar e nem parece que ali é um lago. A faixa de areia é bem grande, boa para jogar a canga e tomar um sol.

Praias na HolandaImagem: @mjowra Adobe Stock

Últimas dicas para curtir as praias na Holanda

Finalmente, uma coisa que você verá muito na Holanda no verão são pessoas comendo ao ar livre. Picnics são bem comuns por aqui e um bom churrasquinho também! Então, será bem comum ver pessoas fazendo churrasco nos parques e na beira da praia, principalmente nas praias de lago. Os supermercados aqui vendem uma churrasqueira portátil descartável, então você pode comprar o seu kit churrasco e curtir um almoço diferente ao sol. Que tal?

Links úteis para a sua viagem pela Holanda

Viajar para a Holanda é como entrar num filme de época! Você vai amar cada segundo da sua viagem pelo país! Para ajudar, aqui vão alguns links para o planejamento da sua viagem:

1. Outros artigos úteis para ler aqui no nosso site:

Sempre atualizamos nossos artigos e queremos que você aproveite ao máximo a sua viagem! Estes textos podem ajudar a esclarecer alguns pontos na sua viagem pela Holanda.

– Roteiro de Viagem pela Holanda: a Rota Perfeita
– Trajeto do aeroporto ao centro de Amsterdam
– 10 coisas para fazer em Amsterdam
– Qual a melhor época para visitar a Holanda?
– 7 Delícias para comer na Holanda: os pratos típicos Holandeses

Para ler todos os nossos textos sobre a Holanda, clique neste link aqui.

2. Ingressos das atrações turísticas mais importantes

Para comprar ingressos das atrações na Holanda, eu recomendo buscar os bilhetes pela Tiqets. Você compra os bilhetes das atrações e eles já aparecem no seu celular. Ou seja, é só mostrar a tela com o seu bilhete e pronto. Sem fila, e sem papel, uma maravilha. 

Entre as atrações mais importantes, aqui vai a nossa lista de “must do” na Holanda:

– Heineken Experience
– Museu do Van Gogh
– Museu de arte Rijksmuseum
– Parque das Tulipas Keukenhof

Para reservar Transfers e Guias na Holanda, eu recomendo a GetYourGuide. Eles são outra empresa holandesa que oferece tours de experiências e guias privados. Na imagem abaixo você consegue olhar mais informações.

3. Reserva de Hotel ou AirBnB

Eu sempre reservo tudo pelo Booking.com, que além de ter várias promoções, tem a possibilidade de cancelamento gratuito até dias antes da sua viagem. Aqui tem um post com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar em Amsterdam. Se você prefere AirBnB, tem vários apartamentos e quartos legais na Holanda. Neste link você ganha descontos na sua hospedagem pelo AirBnB.

– Link para reserva da hotéis no Booking.com
– Link para descontos no AirBnB

4. Transporte da Holanda

Para quem viaja de carro na Holanda, aqui vão as nossas dicas para alugar um carro no exterior. É importante ter alguns cuidados e neste link vai o passo a passo.

5. Seguro Viagem para a Holanda

Na Europa, o seguro de viagem é obrigatório. Eu recentemente descobri a Seguros Promo para cotar seguro de viagens, eles dão boas ofertas e de 5% a 20% de desconto para os leitores do blog. Basta clicar neste link aqui.