A Holanda é um pais reconhecido por muitas coisas, como a liberdade de Amsterdam, os moinhos de vento, as tulipas, os lindos canais… Mas quando falamos de culinária, já sabemos que o país não encabeça a lista dos mais famosos no mundo, o que é uma pena! A cozinha holandesa é prática como o seu povo, e há algumas coisinhas bem deliciosas para provar pelo país! Se você tem uma viagem marcada para este país, confira aqui a nossa lista de 7 coisas que você precisa comer na Holanda:

1. O que comer na Holanda: Bitterballen

Comece a lista do que comer na Holanda com o Bitterballen! Se tem uma coisa que o povo holandês gosta de fazer, é beber cerveja. E não é à toa, estamos ao lado da Bélgica e também temos grandes cervejarias excelentes na região. Em qualquer bar que você entre na Holanda encontrará diversas opções de cervejas deliciosas para se esbaldar. E nada melhor do que os bitterballen para acompanhar! Eles são bolinhos tipo croquete, com pedacinhos de carne, empanados, fritos e acompanhados com mostarda. Super crocantes por fora e macios por dentro. Definitivamente uma iguaria que você precisa comer ha Holanda! Um prato bem típico holandês que cai super bem como petisco numa tarde ou cair da noite num bar.

Comer na HolandaImagem: Min Zhou Flickr.com

2. O que comer na Holanda: Sanduíche de croquete

Parece estranho pensar em receber um sanduíche com um croquete no meio, né? Mas aqui na Holanda isso é muito comum e eles amam! Amam tanto, que até o Mc Donalds fez uma versão do famoso sanduíche holandês, o McKroket. O sanduíche de croquete nada mais é do que a versão grande do bitterballen entre duas fatias de pão, com maionese e mostarda, claro. Geralmente acompanha uma salada também e cai muito bem com cerveja, claro. Eu confesso que achava bem estranho no começo e comia o croquete e depois o pão. E eu percebi que já estou me aculturando no dia eu que mandei ver na mostrada no pão, achatei o croquete ali e mandei ver o sanduíche. Pão, croquete e tudo pra dentro. Recomendo você fazer o mesmo. Lekker!

Comer na Holanda

3. O que comer na Holanda: Haring

Vocês sabem que a Holanda é quase um país flutuante, né? Praticamente um terço do país está abaixo do nível do mar, o que faz com que as cidades holandesas sejam cheias de canais por todas as partes. Por causa disso, e da grande cultura das embarcações por aqui, comer peixe é algo muito corriqueiro. E umas coisas mais comuns de comer na Holanda é o haring, um peixinho que se come defumado, com pickles de cebola e pão. Como um sanduíche mesmo, porque os holandeses adoram um broodje (sanduíche). Ou, se você estiver naquela de cortar o carboidrato, pode comer só o peixe mesmo. E ai o segredo é colocá-lo todo na boca, sem morder pedaços. Ele é pequeno, não é impossível. Ta ai uma excelente brincadeira para você fazer com os seus amigos quando estiverem por aqui na terra laranja!

Comer na HolandaImagem: Nathalee Martin

4. O que comer na Holanda: Queijos

Se tem uma coisa que holandês sabe fazer bem é queijo. Tanto que aqui temos a cidade de Gouda, que é famosa por produzir os deliciosos queijos gouda. Os queijos holandeses são mais curados, com sabor forte. Na minha opinião, quanto mais velho, melhor! E você encontra os deliciosos queijos holandeses nos bares, em deliciosas porções de tipos variados, nos broodjes (sanduíches) espalhados pelos restaurantes e cafés, nas feiras abertas, lojas especializadas e também nos supermercados. Não deixe de provar!

Comer na Holanda

5. O que comer na Holanda: Torta de maçã

Você não pode vir para a Holanda e deixar provar a famosa appeltaart (torta de maçã). É uma sobremesa bem famosa daqui e que você encontrará em vários cafés ao redor do país. Já demos uma dica de onde comê-la em Amsterdam e em Rotterdam. Ela pode ser uma sobremesa, mas também acompanhar um café ou chá da tarde. Peça-a com chantilly. Você não irá se arrepender!

fazer em Amsterdam

6. O que comer na Holanda: Stroopwafle

Essa é uma sobremesa muito famosa na Holanda. É aquela bolachinha waffle recheada com caramelo, que você pode sentir o cheiro pelas esquinas das principais cidades do país. Em qualquer supermercado você pode comprar um pacotinho e levar de presente para os amigos e família no Brasil como lembrancinha. Ou você pode também parar em algumas dessas banquinhas na rua para se deliciar.

comer na HolandaImagem: Nathalee Martin

7. O que comer na Holanda: Poffertjes

Essas são umas panquequinhas bem pequenas e fofinhas que os holandeses comem com manteiga derretendo e açúcar de confeiteiro por cima. É uma experiência bem gostosa e particular, principalmente para os dias mais frios, acompanhadas de um chocolate quente. Você também pode encontrá-los em banquinhas nas feiras abertas pelas cidades. Deve ser uma bomba calórica, mas é uma bomba de gostosura na mesma proporção!

comer na HolandaImagem: Jocian commons.wikimedia.org

Links úteis para a sua viagem pela Holanda

Viajar para a Holanda é como entrar num filme de época! Você vai amar cada segundo da sua viagem pelo país! Para ajudar, aqui vão alguns links para o planejamento da sua viagem:

1. Outros artigos úteis para ler aqui no nosso site:

Sempre atualizamos nossos artigos e queremos que você aproveite ao máximo a sua viagem! Estes textos podem ajudar a esclarecer alguns pontos na sua viagem pela Holanda.

– Roteiro de Viagem pela Holanda: a Rota Perfeita
– Trajeto do aeroporto ao centro de Amsterdam
– 10 coisas para fazer em Amsterdam
– Qual a melhor época para visitar a Holanda?
– 7 Delícias para comer na Holanda: os pratos típicos Holandeses

Para ler todos os nossos textos sobre a Holanda, clique neste link aqui.

2. Ingressos das atrações turísticas mais importantes

Para comprar ingressos das atrações na Holanda, eu recomendo buscar os bilhetes pela Tiqets. Você compra os bilhetes das atrações e eles já aparecem no seu celular. Ou seja, é só mostrar a tela com o seu bilhete e pronto. Sem fila, e sem papel, uma maravilha. 

Entre as atrações mais importantes, aqui vai a nossa lista de “must do” na Holanda:

– Heineken Experience
– Museu do Van Gogh
– Museu de arte Rijksmuseum
– Parque das Tulipas Keukenhof

Para reservar Transfers e Guias na Holanda, eu recomendo a GetYourGuide. Eles são outra empresa holandesa que oferece tours de experiências e guias privados. Na imagem abaixo você consegue olhar mais informações.

3. Reserva de Hotel ou AirBnB

Eu sempre reservo tudo pelo Booking.com, que além de ter várias promoções, tem a possibilidade de cancelamento gratuito até dias antes da sua viagem. Aqui tem um post com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar em Amsterdam. Se você prefere AirBnB, tem vários apartamentos e quartos legais na Holanda. Neste link você ganha descontos na sua hospedagem pelo AirBnB.

– Link para reserva da hotéis no Booking.com
– Link para descontos no AirBnB

4. Transporte da Holanda

Para quem viaja de carro na Holanda, aqui vão as nossas dicas para alugar um carro no exterior. É importante ter alguns cuidados e neste link vai o passo a passo.

5. Seguro Viagem para a Holanda

Na Europa, o seguro de viagem é obrigatório. Eu recentemente descobri a Seguros Promo para cotar seguro de viagens, eles dão boas ofertas e de 5% a 20% de desconto para os leitores do blog. Basta clicar neste link aqui.