Buscando o que fazer em Amsterdam? Aqui listamos 10 dicas de coisas para fazer em Amsterdam! Amsterdam é a charmosa capital da Holanda. Ela é internacionalmente conhecida por seus inúmeros canais, suas casinhas estreitas e tortas, suas muitas bicicletas, sua tolerância e inovação.

Ela surgiu de um povoado de pescadores e seu nome, Amsterdam, vem da construção de um dique (dam) sobre o Rio Amstel, no século XII. Este pequeno povoado passou a ser chamado de Amsteldam e foi crescendo e se tornou o que é hoje a nossa querida Amsterdam uma cidade quase que flutuante.

Amsterdam

Onde fica Amsterdam no mapa?

Amsterdam é considerada uma das cidades mais centrais da Europa. Sua localização geográfica é de extrema importância, por isso possui um dos principais aeroportos do mundo, que conecta diversas capitais de todos os continentes. A estação central de trem de Amsterdam é também gigantesca, com trens que te levam a várias capitais européias e a quase todas cidades holandesas.

10 coisas para fazer em Amsterdam

Entre as muitas atividades para se fazer em Amsterdam, listamos 10 coisas imprescindíveis! São dicas perfeitas para quem vai pela primeira vez à Amsterdam ou já foi várias vezes à cidade. Isso porque misturamos algumas atividades básicas com outras nem tanto assim, então dá uma olhada nas nossas dicas de 10 coisas para fazer em Amsterdam:

1. Praça Dam e Palácio Real em Amsterdam

A praça Dam é uma das praças principais de Amsterdam, onde a cidade começou. Nela está situada o Palácio Real, um edifício que foi construído para ser a prefeitura e assim funcionou durante muito tempo, até que foi transformado em palácio pelo Rei Louis Napoleão. Hoje em dia, os reis da Holanda aparecem ali na varanda vez ou outra, quando há alguma cerimônia importante e o palácio se tornou aberto à visitação.

Compre aqui o seu ingresso para visitar o Palácio Real e evite filas!

fazer em Amsterdam

A praça é um ponto turístico importante, muito cheia de turistas e cercada de atrações como a NieuwKerk (Nova Igreja), que apesar do nome funciona como galeria de arte e sempre apresenta ótimas exposições. Ali ao redor tem também o Museu de Cera da Madame Tussauds e o De Bijenkorf, que é uma galeria holandesa, quase shopping center, com várias lojas caso você esteja afim de fazer umas compras em Amsterdam.

2. Red Light District

Amsterdam (e a Holanda) são conhecidos pela sua tolerância. E, como você deve saber, a prostituição é legalizada e considerada uma profissão na Holanda.

fazer em Amsterdam

O Red Light District tem esse nome, pois é um local onde mulheres e travestis se exibem nas janelas de seus quartos alugados para chamarem clientes. Funciona mais ou menos assim: os holandeses amam um janelão (e isso você vai reparar ao andar pela cidade), e eles não se incomodam nem um pouco com exposição. As moças ficam ali, como que em vitrines, e usam a luz vermelha, porque é um tipo de luz que disfarça qualquer imperfeição na pele. O cliente bate na janela, negocia o valor, entra na salinha, ela fecha a cortina e o programa acontece ali mesmo. As moças, geralmente, ficam de biquíni e as travestis são diferenciados pela luz roxa.

O bairro do Red Light District é muito bonito, cheio de canais e casas antigas e é uma grande mistura. Conhecer o bairro é definitivamente é uma das coisas obrigatórias para se fazer em Amsterdam. Moradores, turistas, lojas de maconha, sex shops, prostitutas, crianças, famílias… Não é um bairro perigoso, mas é preciso tomar cuidado com os pertences, uma vez que tem muitos turistas e acaba sendo mais visado.

Eu brinco que visitar o Red Light District é como fazer um estudo antropológico e o mais interessante é perceber como isso não preocupa ou afeta os holandeses. É cada um na sua, vivendo a sua vida e pagando os seus impostos. Inclusive, tem até creches ao lado dos janelões vermelhos!

Uma dica importante: NUNCA, JAMAIS, em hipótese alguma, fotografe as mulheres. Respeito é bom e você pode se meter em uma bela de uma enrascada se fizer isso!

3. Vondelpark

Os holandeses são apaixonados por parques e eles se esmeram em fazer parques bonitos. O Vondelpark é um bom exemplo disso. Para um dia bonito de Sol, ele é uma excelente opção de passeio para fazer em Amsterdam.

Voldelpark Amsterdam

Você verá lagos com patinhos e cisnes nadando tranquilamente, cafés, pontes fofas, flores (se for na primavera ou verão) e verde, muito verde. Se estiver com tempo, leve uma canga, se jogue na grama por um tempo, observe as pessoas das mais diferentes nacionalidades passando e curta um pouco esse parque no melhor estilo holandês. Você também pode passear de bike por ele ou simplesmente parar em um de seus cafés, para tomar um bom cappuccino ou cerveja. É, definitivamente, um passeio que pede calma antes de seguir turistando por Amsterdam.

4. Museumplein – Letreiro I Amsterdam

O Museumplein ou praça dos Museus é a praça onde estão reunidos alguns dos principais museus de Amsterdam como o Rijkmuseum e o Museu Van Gogh. É ali também que está a famosa placa Iamsterdam, o local preferido das fotos e selfies em Amsterdam!

fazer em Amsterdam

A placa está sempre cheia, faça chuva ou faça sol. Mas se você quiser uma foto diferente, com menos gente, vá ao lado de trás da placa. Lá não haverá ninguém e você pode fazer a foto tranquilamente! Depois, é só dar um flip no photoshop e pronto, eis a sua foto perfeita da placa em Amsterdam.

fazer em Amsterdam

Diz aí se não é uma das melhores coisas para fazer em Amsterdam?

5. Rijkmuseum

Esse museu de nome estranho é um dos museus mais importantes da Holanda. A coleção permanente conta com obras famosas de Rembrant (o Ronda Noturna, por exemplo), Vermeer e outros grandes nomes internacionais. É aquele tipo de museu para você se perder por horas e mais horas entre suas galerias de arte e objetos históricos. Ele conta também com um jardim ao ar livre, de entrada gratuita, e que vale a pena a visita!

Rijkmuseum Amsterdam

Compre aqui o seu ingresso antecipado para o Rijkmuseum e evite filas!

Rijkmuseum: Museumstraat, 1
Aberto de segunda a domingo de 09:00 às 17:00.

6. Van Gogh Museum

Ok, se você chegou até Amsterdam, você vai me prometer que não vai deixar de ir no Museu do Van Gogh! Ele é simplesmente um dos museus mais incríveis do mundo e fica ali, numa das cidades mais incríveis do mundo. Se melhorar, estraga!

fazer em Amsterdam

Imagem: Wikimedia

Se você não sabia, o Van Gogh era holandês e esse museu abriga a maior coleção de pinturas e desenhos dele. Você também pode ver obras de amigos e pintores que o influenciaram, além da área para exposições temporárias. É aquele tipo de museu que demanda tempo, porque você vai querer passar muitas horas ali. Sem dúvida o must see das atividades para fazer em Amsterdam.

Às sextas-feiras o museu fica aberto até às 22h e quase sempre tem alguma atração cultural bacana, tipo shows. Você pode acompanhar isso pelo site do museu.

E se quiser comprar ingresso antecipado e evitar filas, clique aqui.

Museu Van Gogh em Amsterdam: Paulus Potterstraat, 7
Site: http://www.vangoghmuseum.nl
Horários: Diariamente das 10h00 às 18h00, exceto sextas, aberto até as 22h00. (Confirme aqui)

7. Casa de Anne Frank

Você já deve ter ouvido falar no diário de Anne Frank, que inclusive virou um livro. A verdade é que a Segunda Guerra Mundial deixou marcas bem profundas em todo o mundo e Amsterdam foi uma das cidades que sofreu muitos com os conflitos. Entre os passeios para fazer em Amsterdam, este vai mexer com você.

Anne Frank era uma filha de família judia que na época da guerra recebeu uma carta para deixar o país. Seu pai decidiu continuar em Amsterdam e eles ficaram morando escondidos em um anexo da empresa de seu pai, um lugar muito pequeno e em condições muito remotas. Anne Frank havia ganhado um diário pouco antes do conflito e documentou todo o sofrimento da época nele.

Infelizmente eles foram denunciados e mortos, menos o pai, que sobreviveu e encontrou o diário de sua filha. Anos mais tarde ele resolveu publicá-lo e ele se tornou um importante livro no mundo todo.

O museu de Anne Frank é essa casa onde eles viveram durante a guerra e conta com detalhes essa história e tudo o que eles passaram. É uma visita importante, que nos faz entender, de fato, os impactos da Segunda Guerra Mundial sobre Europa e, principalmente, sobre os judeus.

Não deixe de visitar esse museu e leve lenços. Certamente você sairá de lá bem triste.

Como a procura é muito grande e o acesso é restrito, por não ser um museu muito grande, recomendamos que você compre o seu ingresso com antecedência pela internet. Na primeira vez que fui à Amsterdam, não consegui entrar no museu, pois não havia comprado o ingresso com antecedência e eles já haviam se esgotado.

Casa de Anne Frank: Prinsengracht, 263-267
Horário de funcionamento:
Segundas: das 12:00 às 17:00
Terças: das 10:00 às 18:00
Quartas às Sextas: das 10:00 às 20:00
Sábados e Domingos: de 09:00 às 22:00

8. Bairro Jordaan e a melhor torta de maçã de Amsterdam

Após visitar o museu de Anne Frank, uma boa pedida é dar uma volta no bairro Jordaan. Este é um dos bairros mais charmosos de Amsterdam. Não tem erro, é só caminhar por suas charmosas ruazinhas e canais e observar as lindas casas tortas de Amsterdam. Prepare a sua câmera fotográfica, principalmente se o dia for de sol. É um bairro que vale explorar cada esquina.

fazer em Amsterdam

E de quebra, é ali onde você vai se deliciar com a melhor torta de maçã de Amsterdã, uma tradição Holandesa, na Wickel 43. Como o local é famoso, as filas costumam ser um pouco grandes, mas a espera vale a pena. Peça a sua com chantilly, um café ou chocolate quente e aproveite!

Winkel 43: Noordermarkt 43Horário de funcionamento:
Segundas-feiras: de 07:00 à 01:00
Terças às Quintas: das 08:00 à 01:00
Sextas-feiras: das 08:00 às 03:00
Sábados: das 07:00 às 03:00
Domingo: das 10:00 à 01:00

9. Begijnhof – O Jardim das Beguinas e a praça Spui

Por uma singela portinha, você vai encontrar a entrada para o Begijnhof (Jardim das Beguinas), que é um lugar encantador em Amsterdam. O Jardim das Beguinas é a praça onde estão localizadas as casas das mulheres religiosas que não fizeram votos formais, ou seja, freiras que não eram formalmente freiras.

fazer em Amsterdam

Imagem: Wikimedia

A porta de entrada para esse jardim parece uma porta qualquer de um edifício, mas ela te leva a esse lindo jardim tranquilo, cheio de história e significado. Ele possui uma das duas únicas casas de madeiras ainda existentes na cidade, além de uma capela com alguns painéis projetados por Pierre Mondriaan.

Esse lindo Jardim fica na Praça Spui, que é uma praça também muito charmosa, cheia de cafés, livrarias e histórias. E num de seus becos próximos você encontrará também uma tradição holandesa deliciosa: batatas fritas com maionese! Que fica na Rua Voetboogstraat 3.

10. Casa Barco ou Passeio de barco

Estar em Amsterdam é entender que a vida pode também acontecer sobre as águas. Então a nossa última e não menos importante dica é: flutue!

Existem duas opções de fazer isso: ou você visita uma casa barco e descobre como é a típica vida flutuante em Amsterdam e na Holanda ou você faz um tour pelos canais de Amsterdam. Se quiser fazer os dois, também ta valendo. O importante é não deixar de ter essa experiência!

fazer em Amsterdam
fazer em Amsterdam

Compre aqui o seu tour pelos canais de Amsterdam!

Para infos sobre o Museu da Casa no Barco, clique aqui.

Links úteis para a sua viagem pela Holanda

Viajar para a Holanda é como entrar num filme de época! Você vai amar cada segundo da sua viagem pelo país! Para ajudar, aqui vão alguns links para o planejamento da sua viagem:

1. Outros artigos úteis para ler aqui no nosso site:

Sempre atualizamos nossos artigos e queremos que você aproveite ao máximo a sua viagem! Estes textos podem ajudar a esclarecer alguns pontos na sua viagem pela Holanda.

– Roteiro de Viagem pela Holanda: a Rota Perfeita
– Trajeto do aeroporto ao centro de Amsterdam
– 10 coisas para fazer em Amsterdam
– Qual a melhor época para visitar a Holanda?
– 7 Delícias para comer na Holanda: os pratos típicos Holandeses

Para ler todos os nossos textos sobre a Holanda, clique neste link aqui.

2. Ingressos das atrações turísticas mais importantes

Para comprar ingressos das atrações na Holanda, eu recomendo buscar os bilhetes pela Tiqets. Você compra os bilhetes das atrações e eles já aparecem no seu celular. Ou seja, é só mostrar a tela com o seu bilhete e pronto. Sem fila, e sem papel, uma maravilha. 

Entre as atrações mais importantes, aqui vai a nossa lista de “must do” na Holanda:

– Heineken Experience
– Museu do Van Gogh
– Museu de arte Rijksmuseum
– Parque das Tulipas Keukenhof

Para reservar Transfers e Guias na Holanda, eu recomendo a GetYourGuide. Eles são outra empresa holandesa que oferece tours de experiências e guias privados. Na imagem abaixo você consegue olhar mais informações.

3. Reserva de Hotel ou AirBnB

Eu sempre reservo tudo pelo Booking.com, que além de ter várias promoções, tem a possibilidade de cancelamento gratuito até dias antes da sua viagem. Aqui tem um post com dicas de melhores bairros e hotéis para ficar em Amsterdam. Se você prefere AirBnB, tem vários apartamentos e quartos legais na Holanda. Neste link você ganha descontos na sua hospedagem pelo AirBnB.

– Link para reserva da hotéis no Booking.com
– Link para descontos no AirBnB

4. Transporte da Holanda

Para quem viaja de carro na Holanda, aqui vão as nossas dicas para alugar um carro no exterior. É importante ter alguns cuidados e neste link vai o passo a passo.

5. Seguro Viagem para a Holanda

Na Europa, o seguro de viagem é obrigatório. Eu recentemente descobri a Seguros Promo para cotar seguro de viagens, eles dão boas ofertas e de 5% a 20% de desconto para os leitores do blog. Basta clicar neste link aqui.