Quem visita Paris, seja pela primeira ou pela milésima vez, certamente verá o Arco do Triunfo em algum momento. Trata-se de um dos monumentos mais importantes da cidade, além de ser um lugar estratégico para fotos belíssimas de Paris.
O que pouca gente sabe, porém, é a história do Arco do Triunfo. Afinal, porque construíram o Arco do Triunfo em Paris? Com quais intenções? Quem criou o Arco do Triunfo em Paris?
A história do Arco do Triunfo em Paris
Napoleão Bonaparte, depois da vitória na Batalha de Austerlitz, mandou construir um arco para enaltecer as vitórias do seu exército, em 1806. Acontece que o Arco do Triunfo só ficou pronto em 1836, sob o reinado de Louis-Philippe, quem dedicou o monumento aos combatentes da Revolução Francesa e do Império Francês.
Projetado pelo arquiteto Jean-François Chalgrin, o Arco do Triunfo possui 50 metros de altura e 22 metros de largura, além de imponentes colunas que já testemunharam importantes momentos históricos de Paris. Entre eles, podemos citar os desfiles militares na primeira e segunda guerras mundiais, além da passagem dos restos mortais do próprio Napoleão Bonaparte em 1840.
O que visitar no Arco do Triunfo em Paris?
O monumento é grandioso por fora e por dentro. Justamente na base do arco, na parte pública do monumento, está a Tumba do Soldado Desconhecido, com uma chama sempre acesa. É uma homenagem aos soldados franceses que morreram na primeira guerra mundial. Diariamente, militares, veteranos de guerra e civis se reúnem em cerimônias públicas ou reservadas a convidados na base do Arco do Triunfo.
Nos pilares, é possível observar os nomes de batalhas vencidas por Napoleão, além dos nomes de 558 generais franceses. E no interior do arco, um pequeno museu sobre a história do monumento e a galeria dos soldados fazem a visita ser ainda mais interessante.
Mas nada supera o topo do Arco do Triunfo, que, após 286 degraus, presenteia os turistas com a mais linda vista de Paris.
Lá de cima, além da rotatória do Arco do Triunfo, você terá uma vista panorâmica das principais avenidas de Paris, entre elas a Champs Elysées.
A Torre Eiffel também se destaca lá do alto, e você consegue fazer fotos fantásticas de lá ao anoitecer. No outono-inverno, chegue ao redor das 16h30, quando o sol começa a se por, para capturar as luzes da cidade e o pôr do sol majestoso de Paris. Durante a primavera e verão, você pode chegar mais tarde, lembrando que o monumento fica aberto até as 23 horas nesta época.
Informações sobre o Arco do Triunfo em Paris
Endereço
Praça Charles de Gaulle
Metrô: Charles de Gaulle Etoile, linhas 1, 2 e 6.
Ônibus: linhas 22, 30, 31, 52, 73 e 92.
RER: Charles de Gaulle – Etoile, linha A.
Preços
Adultos: €12
Menores de 18 anos: entrada livre
Cidadãos europeus entre 18 e 25 anos: entrada livre.
Entrada livre com Paris Museum Pass
Funcionamento
De 1 de Abril a 30 de Setembro: diariamente das 10h às 23h
De 1 de Outubro a 31 de Dezembro: diariamente das 10h às 22h30
Última admissão 45 minutos antes do encerramento.
Fechado: 1 de Janeiro, 1 de Maio, 8 de Maio (manhã), 14 de Julho, 11 de Novembro e 25 de Dezembro
Falta aí que o arco de triunfo não celebra nenhum triunfo, afinal, tal como Hitler, Napoleão foi vencido. Não só em Waterloo, também em Portugal e até em Espanha. O arco de triunfo é uma mancha na falhada história imperialista da França, que passou depois para a ideia tresloucada de Hitler, e que ressurge sempre que um louco chega ao poder em países mais ou menos poderosos, como aconteceu com Trump, que por pouco não começou uma guerra mundial. O arco de triunfo é um marco de desonra, mas os franceses querem acreditar em grandes feitos, já para não falar na ocupação alemã. Só é pena que os governos portugueses não exijam as obras de arte pilhadas.