No fim de 2016, nós aproveitamos para conhecer a fantástica cidade de Colmar, na Alsácia. Colmar é uma típica vila medieval francesa, com influência alemã e uma culinária fabulosa, perfeito destino para férias em qualquer época do ano.
Nós decidimos ir em Dezembro, quando Colmar se veste de Natal e a magia beira a perfeição. Veja as nossas dicas para conhecer Colmar e aproveite essa viagem dos sonhos na Alsácia!
Onde fica Colmar no mapa?
Colmar fica na região da Alsácia-Lorena, no nordeste da França, próximo às fronteiras da Alemanha e Suíça. É uma rota natural para quem vem de Estrasburgo, Zurique, Basel, ou até Munique.
Para chegar lá, o ideal mesmo é ir de carro, assim você tem mais liberdade para aproveitar vários vilarejos que também estão na região da rota dos vinhos. Recomendo passar alguns dias na região para aproveitar bem os demais vilarejos também.
Como chegar em Colmar?
Nós estávamos em Zurique e pegamos a rodovia ao redor das 11h da manhã, chegando às 13h em Colmar para almoçar. De Zurique são 2 horas de carro, de Basel pouco menos de 1 hora, de Estrasburgo, aproximadamente 45 minutos. Se você está em Munique, são 4h30 para chegar lá, então o ideal é sair bem cedo para pegar a tarde na cidade.
Nossa rota em Colmar
Nós passamos 4 noites na região para aproveitar várias vilas medievais maravilhosas que a Alsácia tem. Saímos de Zurique no dia 28 de dezembro e voltamos no dia 1 de janeiro.
Fazia muito frio, chegamos a pegar -7 graus no começo do dia, porém com as roupas adequadas dá pra aguentar. Se tiver dúvidas sobre as roupas, dá uma olhada neste post aqui, com dicas de roupas de inverno. Num frio desses, você reveza entre caminhar pelas ruas decoradas e conhecer os cafés para provar todos os quitutes da Alsácia, como essa latinha de biscoitos da foto. Nossa rota completa passou por Colmar, Eguisheim, Riquewir, Hunawir, Ribeauvillé, Barr, Obernai e Strasbourg.

O que fazer em Colmar?
Como nós fomos em Dezembro, as grandes atrações são os mercados de Natal, que na região ficam abertos até pouco depois do Natal, normalmente até 30 de dezembro.
Além dos mercados, os vinhos são a estrela da região em qualquer época do ano. É possível fazer degustações de vários vinhos produzidos nas redondezas, como o Riesling, Pinot Noir, Pinot Gris, Pinot Blanc, Muscat, enfim é tanto vinho que eu já nem sabia mais o que estava tomando! Só sei que é tudo bom demais! 😀
Abaixo vai o mapa que eu retirei no centro de turismo de Colmar. Em amarelo é o centrinho com as ruas principais, você pode seguir a rota pontilhada do mapa.
MERCADOS DE NATAL DE COLMAR
Funcionam todos os anos do fim de novembro a fim de dezembro. No último ano havia 5 mercados de Natal na cidade, todos idenficados com a estrelinha do mapa: Place des Dominicains, Place Jeanne d’Arc, Place de l’Ancienne Douane, Koïfus e Little Venice.
ATIVIDADES DE NATAL
Em Dezembro, há também outras atividades de Natal acontecendo em Colmar, entre elas os carrosséis vintage, pistas de patins no gelo, roda gigante, além de lojinhas especializadas em decoração de Natal, super charmosas. Aliás, tradicionais neste lugar são as bolas de Natal feitas em cristal, produzidas na região. Já pensou colocar uma bola de cristal na sua árvore de Natal? OMG!
LITTLE VENICE
É uma pequena zona da cidade com canais que realmente, lembram uma pequena Veneza. É um charme caminhar pelas ruas deste lugar e fazer algumas fotografias dignas de profissionais. Está identificada como a estrelinha número 5 do mapa.

FOTOGRAFIA
Seja você um entusiasta da fotografia ou não, tenho certeza que a sua viagem a Colmar vai render pelo menos algumas fotos bonitinhas fabulosas! Aproveite para fotografar as ruelas com casas decoradas e arquitetura típica, além das vitrines de doces e pãezinhos apetitosos.
VISITAR OUTRAS CIDADES
Quase todo mundo que visita Colmar aproveita para conhecer outras cidades da região. Se a sua viagem for na primavera ou verão (que deve ser incrível e eu penso muito em voltar nessa época!) aproveite para ir parando nos vinhedos e fazer tours pelas adegas. Um passeio de bicicleta não seria má idéia também! No outono ou inverno, busque pelas cidades mais famosas da rota e caminhe sem pressas por elas, dando preferência a lugarzinhos aquecidos no meio do caminho.
Onde comer em Colmar?
Nós queríamos um restaurante típico e tradicional, que não fosse muito caro e que servisse uma comida bem gostosa, para conhecer bem a famosa culinária local. Fomos ao Trip Advisor e lá escolhemos La Table de Louise, um restaurante simples, porém bastante tradicional.

De aperitivo havia um patê de pato e pães para beliscar. E nós pedimos o menu do dia, algo que costumamos fazer sempre na Europa, já que o menu do dia vem com a comida mais fresca disponível. No menu, salada de espinafre de entrada e massa com salmão de prato principal. De sobremesa, Creme Brûlée, óbvio!
A comida estava apetitosa, bem feita e com um preço bem justo. Não tomamos vinho porque o Diego estava dirigindo, e eu fui solidária com ele nesta refeição (o que não aconteceu nas refeições seguintes!). No fim das contas, valeu a experiência, mas honestamente, eu esperava mais – talvez pelas revisões que eu li pela internet. Se quiser comer neste restaurante, vá com a expectativa baixa que você irá gostar.
Endereço: 2 Rue Edouard Richard, Colmar, France
Telefone: +33 3 89 24 00 00 (é bom fazer a reserva antecipada)
Hotéis em Colmar
Nós não nos hospedamos em Colmar, ficamos mais ao norte, perto de Estrasburgo. Mas pra te falar a verdade, acho que se tivéssemos ficado em Colmar teria sido mais proveitoso, primeiro porque a cidade é menor e mais fácil de conhecer. Segundo, porque fica mais perto das vilas mais bonitas! Acho que o ideal seriam 2 noites em Colmar e depois seguir para 2 noites em Estrasburgo, para conhecer as cidades do norte. Em Colmar, um hotel com bom custo X benefício é o James Boutique Hotel, um 4 estrelas bem localizado com preço melhor que a média na cidade. Outra idéia é ficar num apartamento, como o Aux Petits Coerus de Colmar, que dá pra economizar bastante.

Últimas dicas sobre Colmar
É importante saber que no centro histórico de Colmar não é permitido circular carros, somente pedestres. Portanto, fique atento aos estacionamentos, que são públicos mas precisam do ticket cobrado nos parquímetros. Aos domingos, os estacionamentos são grátis.

Olá! Bonjour!
Vou para França em Abril e quero fazer a rota dos vinhos, incluindo Colmar.
A maioria dos artigos que leio, sugerem chegar por Estrasburgo e “descer” para Colmar. Mas como quero em seguida ir para Luxemburgo, fica mais fácil para mim chegar por Colmar e “subir” para Estrasburgo.
É viável? Tem aluguel de carro em Colmar?
Merci!!!
Oi Juliana! É viável sim, e há empresas de aluguel de carro em Colmar. Talvez não haja tanta oferta como em cidades maiores, mas se você não encontrar, pode fazer aluguel do carro numa cidade maior, como Freiburg por exemplo (1h de Colmar). Boa viagem!
Nossa, a gente também é completamente apaixonado por Colmar! Já fomos 2 vezes (e pretendo voltar em breve!). A gente fez até um vídeo da cidade durante a época dos Mercados de Natal, vou compartilhar o link aqui para quem quiser saber mais sobre a Colmar nessa época. 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=5u009G21EQ8&t=
Um abraço!
Que vídeo mais delicioso de assistir, Augusto! Obrigada por compartilhar!
OLA SABE DIZER ONDE FICA AEROPORTO MAIS PROXIMO A COLMAR?
Basel, na Suíça ou Estrasburgo, na França.
OLA TUDO BEM? VOCÊ SABE DIZER QUAL CIDADE MAIS PROXIIMA DE COLMAR QUE TEM AEROPORTO?
Basel, na Suíça ou Estrasburgo, na França.
Olá Boa noite que altura mais indicada recomenda para visitar Colmar e na sua opinião quantos dias serão suficientes? Indo de Portugal?
Obrigada e boas viagens
Adorei seu post ,dicas etc Parabéns.Po favor: Estarei em Turim ,como faço para ir para Annecy depois Colmar.? De Colmar tranquilo ir pra Strasbourg? E de la pego aviao para Paris? Agradeço a resposta
Oi Maria! Acho que a melhor forma é fazer esta rota completa de carro, de Turim até Annecy e depois até Colmar e finalmente até Strasbourg (sim é super tranquilo Colmar até Strasbourg). Teria que ver como é a taxa para devolver o carro em outro país, saindo da Itália. Outra opção é ir até Annecy de trem e de lá pegar o carro para ir até Colmar, daí é a taxa para devolver o carro em Paris, por exemplo. Lembra que é uma viagem longa, precisa se planejar direitinho. Abraços!
Olá, Colmar embra Annecy!!!
Estou pensando em sair de Lisboa e passar um fim de semana em Colmar.
Para curtir, já que são poucos dias, é interessante ir de avião. TEm alguma sugestão?
Grata e abs
Oi Fabiola! Acho legal ir de avião até Basel ou então Strasbourg e de lá pegar um carro para ir até Colmar! Dá pra ir a outras cidades também! Eu não sei como é o aéreo direto até Colmar…
Olá, para chegar em Colmar de carro, partindo de Basel, é necessário alguma documentação especial, considerando que estamos saindo de um país e entrando em outro? Saberia informar?
Oi Thatiana, normalmente não precisada de nenhum documento especial. Mas deixe o seu passaporte e carteira de motorista à mão, para caso haja algum tipo de inspeção na rodovia (improvável, porém, é bom prevenir).
Parabens Juliana! Suas dicas são incriveis e me ajudarão muito em setembro proximo quando estarei por essas andanças! Gratidão!
Maravilha!!! Fico contente que tenha gostado das dicas e espero que a sua viagem seja incrível!!! 😀
Acabei de conhecer seu blog e amei!
Obrigada po compartilhar suas experiências!
Obrigada Delma!! Fico feliz que tenha gostado!! 😀
Olá, tudo bem? Adorei o relato, só gostaria de Pedir sua ajuda em um tópico: Degustação de vinhos. Onde você fez? Você foi para as vinícolas? Abraços e obrigado
Oi Henrique! Eu não fui às vinícolas, só fiz degustação nas enotecas que estão espalhadas pela cidade. Há muitas! Recomendo visitar as vinícolas entre abril e outubro, que é a época mais bonita!
Abraços!
Acabei de encontrar seu blog e amei o conteúdo. Fiz um post que citei Colmar. Acho essa cidade um encanto, quero muito poder conhecê-la e você trouxe mais coisas sobre Colmar que não sabia!!
Beijos
olá, estou encantada com Colmar e toda Alsacia… estarei chegando la no finzinho de setembro, pra ser mais exata 29/09, vc poderia me dizer como é o clima nessa epoca? agradeço se puder me dar essa informação, e parabens pelo Blog… bjs
Colmar deve ser um encanto de cidade! As fotos não negam, fiquei encantada, se tiver uma oportunidade incluiria no meu roteiro sem pensar. Adorei o post!
Abraços.
Lindas fotos!!!! Ótimas dicas!
😉
Apesar de ser francesa, essa cidadezinha é totalmente alemã!
hahahahaha
Achei uma graça!
Parabéns pelo post!
Olá! Já tive o prazer de visitar Colmar, embora num espaço de tempo muito curto. De qualquer forma foi uma cidade que me encheu a alma,obrigado por me recordar!
Muitas informações interessantes, uma cidade que parece super charmosa, adorei o post!
Abs
Que gracinha de cidade!! Super quero conhecer! Sabe me dizer qual seria a cidade mais próxima com aeroporto, com com custo x benefício? Estou morando em Copenhague, então precisaria pegar um avião antes de pegar o carro hehe 🙂 Obrigada!
Beijos
Essas casinhas do interior da Franca parece demais cidade cenográfica né? Como pode ser tão perfeito, gente? E os canais completam o charme! Não conheço a França ainda, mas esse teu post me transportou pra lá como num sonho! Esse lugar é perfeito demais!
Oi Klécia! Verdade, parece sim uma cidade cenográfica, obrigada pelo comentário! Quando for à França, tente programar uma visita pela Alsácia, você vai adorar! 😀
Poxa, que bacana esse lugar! Não conhecia! Minha mãe iria curtir muito essas feiras de natal!
Sim, Guilherme, se ela curte mercados de Natal, este é o lugar ideal para levá-la! 😀 É uma graça, vale muito a pena!
Nossa, que lugar encantador. Sempre brincamos dizendo que a França é egoísta, pois só tem lugares maravilhosos. Parabéns pelo post.
Hahahaha verdade, Michela! A França exagerou no quesito beleza, pegou tudo só pra ela! 😛
Casinhas lindas, de bonecas, e pensar que essa região foi o centro de vários conflitos entre a França e a Alemanha. Felizmente tudo está sanado e podemos viajar livremente pela Europa.
Abraço desde Portugal
Ruthia d’O Berço do Mundo
Verdade, Ruthia! Uma região cheia de história e com muitos conflitos, felizmente uma era que ficou para trás! 😀
Que graça de cidadezinha!!! Casinhas típicas cheias de detalhes, canais, mercados. Adorei!
Parece de contos de fadas, né? Obrigada pelo comentário! 😀