e você vai passear em Barcelona, uma das visitas mais interessantes é passear pela Sagrada Família Barcelona. A Basílica da Sagrada Família Barcelona é um dos edifícios mais importantes da cidade. Obra do arquiteto Antonio Gaudí, a Igreja Sagrada Família Barcelona é o grande triunfo do arquiteto, prevista para ser finalizada em 2026. Falta pouco, se pensarmos que a obra começou em 1882.
Mesmo que a sua visita em Barcelona seja curtinha, vale a pena incluir algumas horas para visitar o interior da Sagada Família Barcelona e seu magnífico projeto externo.
Imagem: Thiago Martinho
A história da Sagrada Família Barcelona
A Basílica da Sagrada Família Barcelona começou a ser construída em 1882, com um projeto bem diferente do atual. Em 1883, o projeto foi parar nas mãos de Gaudí, que alterou toda a concepção do projeto transformando-o em uma obra completamente inovadora e suntuosa.
Gaudí dedicou 40 anos da sua vida para a obra, porém ele morreu antes de ver o projeto finalizado, em 1926. Dez anos mais tarde a obra foi paralisada em função da Guerra Civil Espanhola, e só foi retomada em 1944, com muitos problemas. Isso porque boa parte dos croquis da Sagrada Família Barcelona projetados por Gaudí foram destruídos durante a guerra. O projeto se retomou com financiamento privado e está a poucos anos de ser concluído.
Imagem: Thiago Martinho
Como é a visita na Sagrada Família Barcelona?
Bom, para começar a sua visita na Sagrada Família Barcelona é importante comprar o ingresso com antecedência. Assim você evita a fila para comprar ingresso na bilheteria, que dependendo da época pode ser enorme.
Como a Sagrada Família Barcelona é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, está sempre cheio de gente. Mas o interior da igreja Sagrada Família é bastante amplo, ou seja, não fica aquela muvuca. Por dentro, a Sagrada Família Barcelona é tão imponente como por fora.
Já na entrada você se depara com os inúmeros detalhes, como por exemplo, os vitrais maravilhosos e as colunas que imitam troncos de árvores. É uma adoração à natureza. As cores marcantes, tão características de Gaudí, deixam o ambiente cheio de vida. Aliás, é à vida que Gaudí brinda com a Sagrada Família Barcelona, portanto, os detalhes que imitam frutas, plantas, folhas não são coincidência.
Pontos fortes do interior da Sagrada Família Barcelona
Ao entrar na Sagrada Família Barcelona, olhe para o alto. Você verá uma difusão de cores e formas que irão te deixar completamente embasbacado. Observe a textura das paredes, que imita de alguma forma a natureza.
Imagem: Thiago Martinho
Imagem: Thiago Martinho
Imagem: Thiago Martinho
Imagem: Thiago Martinho
A planta da Sagrada Família Barcelona tem a forma de uma cruz latina, com cinco naves centrais e três naves secundárias gigantescas. Ela abre para sete capelas e duas escadas espirais que levam ao coro. Quando pronta, a Sagrada Família Barcelona contará com 36 colunas entre 11m e 22m de altura. A nave central, 45m de altura e a parte mais alta da igreja terá 60 metros de altura. Ao total, há espaço para 14.000 pessoas na Sagrada Família Barcelona.
O exterior da Sagrada Família Barcelona
Do lado de fora, é possível passar horas observando os detalhes e ainda assim, vai faltar tempo. Recomendo que você dê a volta na igreja por fora, para observar todas as referências religiosas e arquitetônicas no exterior do edifício.
São três fachadas exteriores, a fachada da natividade, a fachada da paixão e a fachada da Glória. A primeira simboliza o nascimento de Jesus Cristo. É a única fachada que foi praticamente finalizada antes da morte de Gaudí. É a fachada mais decorada e ornamentada, com vários símbolos e representações religiosas.
Imagem: Thiago Martinho
A segunda, dedicada à Paixão de Cristo, revela os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Trata-se de uma fachada escura, com muita sombra e pouca decoração, que remonta à crueldade do sacrifício, segundo o arquiteto.
Imagem: Thiago Martinho
A terceira é a fachada da Glória, a maior e mais importante das três fachadas da Sagrada Família Barcelona. Representa a ascensão de Cristo. Há imagens que simbolizam a Morte, Julgamento Final e Ascensão, assim como o Inferno. É a fachada mais moderna, cujos trabalhos começaram em 2002.
Imagem: Thiago Martinho
Informações sobre a Sagrada Família Barcelona
Endereço
Carrer de Mallorca, 401
Metrô: L2 ou L5 até Sagrada Família
Ônibus: 19, 33, 34, 43, 44, 50, 51, B20 ou B24
Preços
Adultos: €19,50
Comprar ingresso antecipadamente aqui.
Menores de 4-14 anos:€12
Ganhe descontos com o Berlim Welcome Card.
Funcionamento
De março a outubro: diariamente das 9h à meia-noite
De novembro a fevereiro: diariamente das 10h à meia-noite
Última subida às 23h30
O restaurante no topo da torre fica aberto até as 23h e a cozinha fecha às 22h30.
Todas as imagens deste artigo são de propriedade de Thiago Martinho, que é fotógrafo brasileiro em Barcelona. Para fazer um book fotográfico em Barcelona, entre em contato com ele diretamente através da sua página no Facebook.
Fiquei encantada quando estive na Basílica da Sagrada Família em 2013! É realmente uma obra prima! Gaudí era mesmo um gênio, com tantos detalhes minuciosos em cada canto que se olha. Suas belas fotos me fizeram lembrar os bons momentos em Barcelona e já estou com saudades de voltar….
Grande abraço
Bia
http://www.biaviagemambiental.blogspot.com
Nossa Bia, é uma maravilha né! Passeio maravilhoso esse, obrigada pelo comentário!