Procurando o que fazer nas Ilhas Canárias? Aqui neste post iremos passar as nossas dicas de turismo no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias. Trata-se de um dos principais destinos turísticos dos europeus. As Canárias estão localizadas ao lado da África, perto do Saara e do Marrocos. As ilhas são uma das comunidades autônomas da Espanha, sendo o espanhol a língua oficial. O arquipélago é formado por 7 ilhas principais: El Hierro, La Gomera, La Palma, Tenerife, Fuerteventura, Gran Canaria e Lanzarote.
É bom saber que as ilhas “La Palma” e “Tenerife” juntas formam a província de Santa Cruz de Tenerife, enquanto as ilhas “Gran Canaria” e “Lanzarote” formam a província de Las Palmas.
Um pouco de história sobre as Ilhas Canárias…
As Ilhas Canárias são conhecidas desde a antiguidade, mas foi no século XIV que passaram a ser exploradas massivamente pelos europeus. Em 1402 se iniciou a conquista espanhola das ilhas, que depois de um século já tinham garantido o domínio absoluto sobre o território. Foi também nessa época que começou a grande experiência colonial: importar escravos para trabalhar nas fazendas de cana-de-açúcar e demais produtos agrícolas que seriam voltados para o consumo europeu. A experiência funcionou tanto que, logo mais, os Espanhóis replicaram o modelo de negócio em toda a América Espanhola – coisa que os Portugueses fizeram também no Brasil.
Onde ficam as Ilhas Canárias no mapa?
Ficam perto da África, ao sudoeste da Península Ibérica. Há vôos diretos entre Madrid e vários aeroportos nas Canárias, a forma mais fácil de chegar lá é de avião. Todas as ilhas possuem aeroportos, que conectam tanto vôos internacionais diretos como aqueles provenientes da Espanha. A oferta de transporte público nas ilhas é bastante limitada, se você planeja uma viagem para lá, considere alugar um carro, nem que seja por um dia para ir de uma praia a outra.
Informações gerais sobre as Ilhas Canárias
As ilhas Canárias têm origem vulcânica e possuem um clima subtropical, o que faz com que apresentem uma grande diversidade biológica. Possuem patrimônios naturais da humanidade e vários parques e reservas biológicas protegidas. As cidades principais são Las Palmas de Gran Canária e Santa Cruz de Tenerife, onde estão distribuídos os governos.
Nossa rota nas Ilhas Canárias
Nós estivemos somente na ilha de Tenerife. Chegamos pelo aeroporto Santa Cruz de Tenerife (Tenerife North) e seguimos para uma cidade chamada Puerto de la Cruz, onde nos hospedamos no hotel Beatriz, ao norte da ilha. Essa cidade é linda, com arquitetura típica e muita oferta de restaurantes e hotéis. Nós passamos três dias na região, um tempo excessivo, na nossa opinião, dois dias são suficientes. Em seguida, fomos ao sul da ilha, para curtir as praias da zona e voltamos pelo aeroporto Reina Sofia (Tenerife South).
O que fazer nas Ilhas Canárias?
1. Turismo urbano
A ilha de Tenerife possui uma arquitetura colonial inconfundível e uma diversidade cultural impressionante , uma mistura de Europa com África e América Latina. Isso faz com que a comida seja espetacular e as festividades típicas sejam cheias de curiosidades. Em Tenerife há, segundo eles, o segundo maior carnaval do mundo, depois do Rio de Janeiro. O centro histórico de Puerto de La Cruz é uma mistura de casas coloniais com paisagens tropicais, tudo muito bem cuidado e organizado, com ótima estrutura para caminhadas pela costa e visitas às incontáveis casas de artesanato e produtos típicos. Recomendo 2 dias em Puerto de La Cruz para conhecer o centrinho e fazer compras.
2. Praias
Sobre as praias, bom, tem de tudo! Desde praias com areia vulcânica negra, passando por praias de pedra e até praias com areia branca, fininha. Aqui vai a lista das praias mais populares das ilhas canárias:
- Playa del Inglés – Gran Canaria
- Maspalomas – Gran Canaria
- Playas de Papagayo – Lazarote
- Costa Teguise – Lanzarote
- Las Teresitas – Tenerife
- Los Cristianos – Tenerife
- Playa de Sotavento – Fuerteventura
- Playa de las Pilas – Fuerteventura
- Tapahuga – La Gomera
- Playa del Medio – La Gomera
Como as ilhas possuem bom tempo durante todo o ano, há quem as visite durante os meses de Dezembro a Março, que é inverno na Europa, para fugir do frio. No verão as temperaturas são perfeitas para aproveitar o sol, mas não espere temperaturas escaldantes. As Canárias são conhecidas por sua eterna primavera, ou seja, o clima está sempre ao redor de 20 graus.
3. Esportes Radicais
Para quem gosta de esportes radicais, as Canárias possuem condições perfeitas para algumas modalidades, como Windsurf, Kitesurf, Parapente, entre outros. Para quem adora montanha, há trilhas e picos perfeitos para escalada, além de ótimas rotas para Mountain Bike. Em todas as ilhas há vários grupos que organizam passeios de aventura e alugam equipamentos para quem quiser um dia de adrenalina. Quem gosta de mergulho, as Canárias possuem também condições ótimas para submersão, e uma grande diversidade marítima que apaixona tanto profissionais como amadores.
4. Parques naturais
Interessante é também a variedade de parques naturais que as Ilhas Canárias possuem. Entre eles, o parque que visitamos foi o Parque Nacional de Teide, que possui o pico mais alto de todo o reino Espanhol! Oi? É, a montanha mais alta da Espanha não fica exatamente na Espanha, fica em Tenerife, no vulcão Teide. Com 3718 metros de altura, é o terceiro maior vulcão do mundo, sendo considerado um dos mais destrutivos que existe! MEDO!
O parque possui uma paisagem impressionante, tanto que a Nasa andou estudando o território de lá, dizem ser parecido com o que estão encontrando em Marte… Hmm… Bom, é realmente um lugar diferente, em algumas partes parece um deserto de pedras gigantes e vulcânicas com lagartos e vegetação rasteira. Como eu nunca estive em Marte pra saber se parece mesmo, eu acredito na Nasa. 😛
Além do Parque Nacional de Teide, outros parques figuram entre os mais visitados das Ilhas Canárias:
- Parque Natural Corona Forestal – Tenerife
- Parque Natural de Corralejo – Fuerteventura
- Parque Natural Islote de Lobos – Fuerteventura
- Parque Natural de Pilancones – Gran Canaria
- Parque Natural de Tamadaba – Gran Canaria
- Parque Nacional de Timanfaya – Lanzarote
- Archipielago de Chinijo – Lanzarote
- Caldera del Taburiente – La Palma
- Parque Natural Cumbre Vieja – La Palma
- Parque Nacional de Garajonay – La Gomera
- Parque Natural Majona – La Gomera
- Playa de Verodal – El Hierro
- Playa de Arenas – El Hierro
5. Observatório Astronômico do Teide
Um dos lugares mais interessantes que visitamos foi o Observatório Astronômico do Teide, o primeiro observatório internacional, com telescópios de vários países. É considerado um observatório perfeito, por suas ótimas condições de visão astronômica. Possui telescópios solares e noturnos, mas dizem os experts que este observatório é ideal para estudos do sol.
Curiosidade: “Una hora menos en Canarias”
Na rádio espanhola, sempre que os locutores dizem as horas, é bastante comum finalizarem com a frase “una hora menos en Canarias”, ou ainda “una hora menos en el paraíso”. É que as Canárias estão localizadas em outro fuso horário, estando sempre a uma hora menos que do continente. Achei bonito! 😀
Onde ficar nas Ilhas Canárias?
Se você quiser fazer a nossa rota, recomendo o hotel Beatriz (que agora se chama Sol Costa Atlantis) em Puerto de la Cruz. O hotel era bem legal, bem estruturado com ótimo café da manhã e um serviço muito bom. Era perto do centro histórico de Puerto de La Cruz, o que para a gente compensou muito pelas caminhadas a pé. Se for ao sul da ilha, recomendo o Sheraton la Caleta, um hotel que também é SPA, perfeito para desligar do mundo e sentir-se como um rei (ou rainha!). 😀
Boa noite! Pretendo ir em janeiro, quando estarei de férias. O que posso fazer de legal no inverno?
Vou ganhar na quina e irei com minha família turistar em ilhas Canarias.
Torcendo pra que ganhe! 😀
Olá,
Estou pensando e me programando para conhecer todas as ilhas. Neste intuito, seria interessante me hospedar em Tenerife, como base de acesso a todas as outras ilhas e a partir desta contratar passeios ou seria melhor ficar alguns dias em Tenerife e outros em Gran Canaria? É fácil o trânsito entre as ilhas?
Oi Nilson, pensa que as ilhas são longe umas das outras, muitas delas você precisa pegar um avião local para se deslocar. Eu fiquei em Tenerife e só conheci esta ilha, não tive tempo de ir às demais ilhas.
Há transporte entre as ilhas? Gostaria de passar 12 dias por lá, visitando Gran Canária, Fuerteventura e Tenerife. Uns 4 dias em cada uma. Saindo de Lisboa. Grata.
Oi Lucia, há transporte sim, boa parte de barco, entre as ilhas mais próximas, ou avião entre as mais distantes! Abraços
FOI LEGAL LÁ??
Eu amei!:D
boa tarde irei nas ilhas canarias em novembro de 2017 como e a vida noturna na ilha ?
Oi Robson, depende da cidade. Nas cidades maiores, há alguns barzinhos/restaurantes funcionando, mas vi poucas discotecas. Nas vilas menores, é mais tranquilo.
Ola Juliano me chamo max e ganhei de um amigo um grande presente de conhecer Ilhas canarias agora em março 2018 vou com ele de ferias todas as despesas ate aéreo sera por conta dele me ajuda nunca sai do Brasil ha essa posibilidade de eu ir?
meu email matiasmatiasmax@gmail.com
me desculpe mas nao e errado perguntar ok obrigado
Oi Matias! Se seu amigo está te dando de presente, aproveite! Você vai adorar a viagem! Abraços!
Oi Juliana. Em Maio pretendemos voltar a Madri e encarar as Ilhas Canárias. Sobre o norte de africa não tem alguma informação? Gostariamos de conhecer pelo menos Marrocos.
OLA JULIANA. MINHA FILHA ANNE, PRETENDE MORAR NAS CANARIAS. TEM UNIVERSIDADES BOAS AI? QUAIS OS CURSOS?
Oi Sirlei,
não sei te informar sobre as universidades das Canárias, sugiro buscar em algum site de notícias mais focado em educação.
Boa sorte! Abraços, Juliana
Já fui a Tenerife, muito lindo!
Oi Matheus! Lindo demais mesmo!
Olá, eu e minha esposa estaremos indo para Europa no proximo ano precisamente na segunda quinzena de fevereiro visitaremos algumas cidades da Italia dai seguiremos para Lisboa, Ilha da Madeira, Porto e Santiago de Compostela ja na Espanha, seguiremos então de trem até Logroño onde visitarei uns parentes que só vi uma vez nesses meus 59 anos na cidade de Arnedo (La Rioja), ai que você entra de Arnedo queria conhecer as Canárias tenho que ir até Madri para pegar um avião, o mês já será quase final de março, queria ficar na mesma cidade que você ficou, quantos dias é suficiente até porque ainda estaremos no inverno né, e i clima lá, que tipo de roupa deve-se levar?
Se puder me responda via e-mail ao que de pronto te agradeço, parabéns pelo Blog e um abraço.
Paulo Velasco
E-mail; paulo.velasco@hotmail.com
Olá Paulo, tudo bem? Respondo por aqui que fica mais fácil para outras pessoas que tiverem a mesma dúvida já saberem! Seguinte, a temperatura nas Canárias não muda muito durante o ano, em março estará entre 15 e 20 graus, aproximadamente. Ainda que pareça pouco, o verão de lá tem temperaturas ao redor dos 25 graus, ou seja, é sempre muito tranquilo, uma primavera eterna por lá! O problema é que em março costuma chover bastante… Leve roupas impermeáveis e corta-vento, já que venta bastante por lá. Eu fiquei em Tenerife, e para visitar a cidade, acho que 2 dias são suficientes. Se quiser ir para as praias, recomendo uns dias no sul da ilha de Tenerife, onde há praias mais bonitas. Neste caso, pode tirar mais alguns dias para conhecer a praia, ainda que está friozinho para banho, na minha opinião!
Espero ter ajudado e desejo uma excelente viagem!
Abraços,
Juliana
olá, eu vou fazer um seminário na faculdade sobre as ilhas canarias, gostaria de saber se você poderia me contar mais curiosidades e coisa que viveu lá para ter a opinião de quem já visitou o lugar. Grata
Oi Inara!
Me mande um e-mail para contato@euandopelomundo.com para a gente conversar melhor? Não sei exatamente que tipo de curiosidades você está precisando, então, se você puder me descrever melhor a sua ideia, me manda por email que eu te ajudo sim. Abraços! Juliana
Puxa, meu sonho de consumo as Ilhas canrias. Pena que os voos sao tao caros pra la.
São caros, mas saindo de Madrid ou Barcelona às vezes rola promoção da Iberia! Tem que ficar de olho! 😉