O charmoso e convidativo Gràcia já foi uma vila independente de Barcelona e hoje é um dos bairros mais vibrantes da cidade. Alternativo durante o dia, boêmio pela Noite, o Gràcia merece ser apreciado com muita calma. Pelas ruas e praças do bairro estão espalhados ateliers de artesanato e arte contemporânea, cozinhas especializadas, bares e cafés ao céu aberto, lojas de roupas e peças exclusivas, antiquários e uma mistura de juventude com experiência que faz a cabeça girar. Gràcia é um bairro para todos os que têm como filosofia de vida aproveitar a vida.

Imagen

A história de Gràcia está estampada nas ruas e praças de lá.  A tradição, as festas populares e os costumes dos moradores locais são preservados e incentivados até hoje. As famosas festas de Gràcia, que acontecem em agosto, todos os anos, são exemplo desta mistura de costumes antigos com a inovação do bairro de hoje. Gràcia se tornou esta complexa mistura de tradição com modernidade, e por isso mesmo, é hoje um pólo de cultura, tendências e novas experiências.

Um bairro para viver

Passear em Grácia é viver Barcelona de outra forma. Esqueça aquele apanhado de turistas concentrados em capturar o melhor ângulo da Sagrada Família ou ansiosos pelas cores do mercado La Boquería. Gràcia dispensa guias turísticos como quem não quer ser perturbado durante uma soneca pela tarde.  Talvez seja meu bairro preferido na cidade, justamente porque lá é possível sentir a vida local e não se preocupar com o amanhã. Gràcia também não dorme. Uma vez lá, esqueça seus compromissos, desligue o celular e sente-se em um café na Plaza de la Virreina, só para olhar o movimento e claro, apreciar o sabor de um bom café.

Aliás, as praças de Gràcia são famosas pelos café diurnos e cervejas noturnas. Você verá gente circulando a qualquer hora do dia, entre bikes, artistas de rua e festeiros de final de semana.  As praças recomendadas são a Plaza del Sol, Plaza de la Vila de Gràcia e Plaza del Diamant. Mas não se prenda a estas. Caminhe pelo bairro, perca-se entre os mercados Abacería e La Libertad, busque a sua esquina preferida, olhe para o céu. Sim, até o céu em Gràcia parece diferente.

Bares de Gràcia

Meus preferidos são Teatreneu e o Chatelet: dois lugares charmosos com um ambiente que mistura arte, design e bom gosto musical.  A comida tem um papel secundário nestes lugares, mas se quisesse, seria a protagonista: porções generosas – e apetitosas – e ótimos preços.

Lojas fora do comum

Entrar nas lojas de Gràcia é estimular o seu lado criativo. Lojas coloridas, artesanatos, produtos feitos à mão, roupas sob medida, estilistas locais, fotógrafos e designers expõem seus produtos nas vitrines caprichadas das ruas de Gràcia. Não sei dizer qual das ruas tem a maior concentração de lojas interessantes mas sem dúvida a rua Torrent de l’Olla pode dar uma boa amostra do que se encontra por lá.

Outra rua é a Carrer de Verdi, onde, além das lojas e restaurantes lindos, está o Cine Verdi, com filmes de arte e cinema europeu (claro!) em cartaz diariamente, reproduzindo os filmes com som original (isso quer dizer, não dublados, como a maioria dos cinemas de Barcleona!).

No fim das contas nenhum guia sobre Gràcia vai ser bom o suficiente, porque cada pessoa vê Gràcia de um jeito diferente. E Gràcia tem a simpática fama de agradar cada pessoa de um jeito diferente. Há quem ame as lojas, quem aprecie as praças e os espaços ao ar livre, quem leve seus filhos para brincar depois do expediente, quem prefira a frescura dos alimentos e o sabor dos restaurantes e quem simplesmente busca uma esquininha para escrever alguma nota de amor. Seja qual for o seu caso, só uma volta por lá vai fazer você entender – e conhecer – a graça do Gràcia.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com