No check-list da capital espanhola, não podem faltar os Museus e galerias de arte. E tem pra todo gosto! Veja a seguir os 10 Melhores Museus de Madrid!

Veja também nossas dicas sobre Centro Histórico de Madrid! Clique aqui e descubra o roteiro com 10 atrações imperdíveis.

Madrid concentra impressionantes coleções de artistas renomados e exposições temporárias ao longo de todo o ano.

Para você não ficar perdido, fizemos essa lista e mapa com os 10 Melhores Museus de Madrid!

Localização

No mapa a seguir, localizamos os 10 melhores Museus de Madrid. Estão todos perto de atrações importantes, o que facilita para conhecê-los em poucos dias de viagem.

Leia também: 10 coisas para fazer no Centro Histórico de Madrid

1. Museu do Prado

O Museu do Prado é o primeiro na lista dos 10 melhores Museus de Madrid. Considerado o melhor da Espanha, é imperdível ver de perto sua arquitetura e coleção de arte.

Leia também: nosso post completo sobre o Museu do Prado, com roteiro e explicação de suas obras imperdíveis.

Museu do Prado em Madrid
Imagem: SeanPavonePhoto | Adobe Stock

Se você quer ver Goya, Velázquez, El Greco, Caravaggio, Rembrandt e esculturas renascentistas, este é o seu Museu em Madrid. Recomendo comprar o ingresso com antecedência para evitar aquela fila ingrata que se forma nos horários de pico.

Compre aqui o bilhete para visitar o Museu do Prado em Madrid e evite a fila da entrada!

2. Museu Reina Sofia

Madrid também conta com uma coleção incrível de arte moderna e contemporânea, e boa parte dela está no Reina Sofia. Picasso, Dalí e Miró são alguns dos principais artistas com coleções permanentes neste museu.

Este complexo é composto por quatro sedes: duas no Paseo del Prado (Edifícios Sabatini e Jean Nouvel) e duas no Parque El Retiro (Palácios de Cristal e de Velázquez).

No Paseo del Prado, o Museu Reina Sofia possui restaurante, auditório, centro de educação e lojinhas. Aqui você encontra o famoso quadro Guernica de Picaso.

No complexo do Parque El Retiro, as entradas são gratuitas. Pela beleza e diversidade de obras, o Museu Reina Sofia é, sem dúvida, um dos melhores de Madrid para visitar.

Recomendamos comprar com antecedência o ingresso ao Museu, para evitar filas desnecessárias. Aqui neste link você pode comprar o ingresso para visitar o Museu Reina Sofia pela internet.

Compre aqui o ingresso antecipado para o museu Reina Sofia de Madrid.

3. Museu Thyssen-Bornemisza

Deseja conhecer de perto os gigantes Mondrián, Monet, Van Gogh e Cézanne, dentro de uma coleção especial de 900 pinturas? Então continue no Paseo del Prado e vá ao Museu Thyssen, um dos Melhores Museus de Madrid.

Neste link você pode adquirir o bilhete para o Museu Thyssen, incluindo as exposições temporárias.

O Palácio Villahermosa, restaurado pelo arquiteto Rafael Moneo, abriga a extensa coleção privada da família Thyssen-Bornemisza, desde 1992. Possui pinturas históricas e modernas para deixar qualquer visitante de boca aberta. Recomendamos comprar com antecedência seu ingresso e evitar filas.


Você pode poupar 20% com o Cartão Paseo del Arte, que inclui três dos melhores Museus de Madrid: o Prado, Reina Sofia e o Thyssen.


4. CaixaForum

Dentro do “triângulo da arte” composto pelos 3 museus citados anteriormente, você encontra o centro social e cultural CaixaForum.

A antiga Central elétrica foi convertida em um ímã de visitantes, por sua imponente arquitetura: um sólido enorme solto do chão que te faz querer entrar neste centro de artes.

Inaugurado em 2008, foi criado pela famosa dupla de arquitetos suíços Herzog & De Meuron. Possui espaços de exposições de arte antiga, moderna e contemporânea, abriga festivais de música, teatro, poesia e de arte multimídia.

Conta ainda com restaurante, auditório e ateliês e clientes da CaixaBank têm descontos especiais. Localização, beleza e incentivo à cultura, incluem a CaixaForum entre os 10 Melhores Museus de Madrid.

5. Museu Arqueológico Nacional

Para conhecer os distintos povos que viveram na Espanha, desde a Antiguidade ao século XIX, recomendamos uma ida ao MAN. Fundado por Isabel II, inclui em seu acervo salas dedicadas à Pré-história, ao Oriente próximo, ao Mediterrâneo e Mundo Medieval.

Utensílios visigodos, artesanato árabe, coleções de vasilhas gregas, múmias e esculturas são algumas das relíquias que você encontra neste Museu. Extremamente organizado e didático, é um excelente passeio para adultos e crianças.

Está localizado na continuação do Paseo del Prado, ao lado da Plaza del Colón.

6. Museu de História de Madrid

O antigo hospício de Madrid, uma obra-prima do barroco espanhol, foi construído em 1726 e está localizado na Calle Fuencarral. Este edifício é onde hoje funciona o Museu de História de Madrid e mostra a evolução da cidade desde o século XVI até o início do século XX.

Museu de Historia Madrid

Na galeria de artes, você encontra Goya e Velásquez, além de aprender sobre a construção da capital com maquetes, estampas, desenhos, pinturas, postais e cartografias. Há ainda uma coleção de porcelanas e leques.

Está ao lado do metrô Tribunal e a entrada é gratuita. Fechado às segundas.

7. Museu do Romanticismo

O Museu do Romanticismo, no bairro Chueca, te faz viajar no tempo, recriando a rotina da burguesia do século XIX. Em um belíssimo palacete de 1776, com salão de festas, sala da jantar, salas privativas e jardins, o visitante conhece as principais figuras do Romanticismo na Europa.

Museu Romanticismo Madrid

Se você busca uma rota alternativa aos grandes museus de Madrid, recomendamos um pacote com outros 5 muito interessantes, incluindo o Museu do Romanticismo e o Museu Sorolla. É a rota “Cinco Museos, Otro Madrid”. O ticket você pode adquirir na bilheteria de cada um destes lugares.

8. Espacio Fundación Telefonica

Inaugurado em 2012, o Espaço da Fundação Telefônica de Madrid, é onde você pode encontrar arte e ciência reunidos na Gran Vía. Por isso colocamos na lista dos 10 Melhores Museus de Madrid.

Fundação Telefonica Madrid

Além da história da Comunicação, em especial sobre a telefonia da Espanha, você encontra coleções de arte, exposições sobre Inteligência Artificial e fotografias contemporâneas. A entrada é gratuita.

Uma das criações interessantes da Fundação é o aplicativo colaborativo Mapcesible, que dá informações sobre acessibilidade de diversos locais da cidade. Clique aqui para saber mais informações.

9. Museu Sorolla

Um dos principais pintores impressionistas, o espanhol Joaquín Sorolla y Bastida, tem sua coleção de pinturas, desenhos e objetos expostos em sua antiga casa-ateliê.

Não possui a magnitude do Prado ou do Thyssen, mas a Casa Museu de Joaquín Sorolla é, para nós, um dos 10 Melhores Museus de Madrid, formando um verdadeiro Oasis na capital Madrid.

Desde 1982, o Estado espanhol completa a própria coleção com esculturas, cerâmicas, fotografias, mobiliário e outros artigos. É uma das casas originais de artistas mais bem conservadas da Europa. Atualmente o Museu Sorolla encontra-se em fase de ampliação para melhorar o acesso a todas as coleções.

10. Museu da América

Um Museu especialmente interessante para nós latino-americanos. Conta com uma coleção de 25.000 objetos, incorporadas desde 1771 por Carlos III. Dividido em 5 grandes setores, faz um trajeto sobre a cultura e sociedade precolombiana, etnográfica e colonial da América.

Museu da America Madrid

O Museu da América está localizado próximo ao metrô Moncloa, e justo ao lado você pode aproveitar e subir no Faro de Moncloa com vistas panorâmicas de Madrid.

Em frente a este Museu está o Parque del Oeste, onde encontram-se algumas das principais atrações de Madrid, como o Templo de Debod.

Para saber um pouco mais sobre o Templo e outros lugares incríveis para conhecer em Madrid, leia mais neste post dedicado ao Centro Histórico da capital.

Leia também: Como foi o fim de semana do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Madrid

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com