Pensando em visitar as Highlands na Escócia? Então dá uma olhada nas nossas dicas! Antes de mais nada, é importante saber que a Escócia é a terra do verdadeiro whisky, do scottish kilt (a saia que os homens usam, mas não conte para ninguém que eu disse isso, se chama KILT) e do Highland cattle, aquele boizinho lindinho de franjas! Um passeio bacana para quem está na Escócia é visitar as Highlands, que ficam na região noroeste da Escócia. As Highlands – terra dos highlanders – são compostas pela parte noroeste da Escócia e também pelas ilhas menores ao redor. É um apanhado de montanhas recortadas pelo mar que formam uma paisagem de tirar o fôlego – tipo, um lugar que você TEM que conhecer! Ponto.
Onde ficam as Highlands no mapa?
As Highlands ficam no noroeste da Escócia, é a região mais ao norte do Reino Unido. Por ter esta costa toda recortada, as paisagens são fantásticas, as montanhas parecem que foram rasgadas até o mar. Vem desta região algumas das grandes histórias de aventuras, monstros, fadas e fantasias que escutamos por aí, como a história do Monstro do Lago Ness! 😀
Segundo a lenda, o Monstro do Lago Ness habita as águas profundas do Loch Ness e é um descendente sobrevivente dos dinossauros, mais exatamente dos pleriossauros – adoro a wikipedia! Nos anos 30, algumas pessoas afirmaram terem visto o monstro por lá, fizeram fotos, expedições, explorações científicas. Mas na realidade, Nessie – apelido carinhoso do nosso monstrinho – nunca se apresentou pessoalmente para ninguém! Quem sabe na sua viagem você tem a sorte de ver o monstrinho por lá? 😀
Como chegar nas Highlands?
Para chegar nas Highlands e no Lago Ness eu usei o tour do MacBackPackers e, para um tour de mochileiros, foi ótimo. Normalmente eu prefiro fazer os passeios por conta própria, mas como eu estava sozinha nesta viagem, resolvi não arriscar e valeu muito a pena fazer este tour.
O preço para os 3 dias de viagem foi de 163 euros (individual), incluído hostel por 2 noites, transporte de ida e volta e as histórias do guia, o lendário @Graeme – personagem divertidíssimo do tour -, com uma playlist genial para cada paisagem. O roteiro que eu escolhi na época se chamava “Monsters and Myths”, mas agora se chama “3 Day Loch Ness and Isle of Skye”. Eles fazem os tours durante as temporadas e no site você pode agendar o roteiro que funciona bem direitinho.
A minha rota nas Highlands
O tour saiu de Edimburgo cedinho e no primeiro dia atravessamos o centro da Escócia, com direito a paradas estratégicas no caminho, entre elas o Eilean Donan Castle e Fort William, dois lugares espetaculares que valem muito a visita.Também fomos conhecer uma destilaria de whiskey e fizemos uma pequena degustação da bebida! Yey!
Depois de passar pelo Lago Ness, fechamos o dia em Inverness, no “Inverness Student Hotel”, um hostel que possui uma boa estrutura nos quartos e um bom sistema de aquecimento – morria de medo de congelar de frio. Quem prefere um esquema diferente de hostel, aconselho um hotel no centro, com ótima relação de custo X benefício, o hotel Ardross Gleincairn. Este hotel é uma boa pedida para quem quer aproveitar Inverness mas não tá no clima de viagem de estudante. Como tudo é muito perto por lá, você pode ficar neste hotel por duas noites, daí no dia seguinte dá pra passar o dia rodando em Skye e voltar pra Inverness numa boa!
O nosso tour continuou no dia seguinte pela ilha de Skye, passando a tarde em Portree, uma vila portuária com menos de 2500 habitantes (linda!). A noite terminou em South Obbe, no hostel “Loch Buie Guest House” , possivelmente o lugar com o pôr do sol mais bonito que já vi na minha vida, olha isso!
O último dia foi de volta até Edimburgo com algumas paradas técnicas no meio do caminho, como por exemplo o Wallace Monument. É bem interessante fazer o passeio deles, que apesar de ser excursão, sai bem barato para quem quer economizar e conhecer bem as Highlands.
Últimas dicas sobre as Highlands
Após 3 dias nas Highlands, o tour retorna a Edimburgo, por volta das 5 da tarde. É uma viagem curta, mas muito intensa e vale cada segundo. Eu aproveitei que estava sozinha e usei o tempo para fotografar, escrever e pensar na vida. Adoro estes momentos de reflexão, e no meu caso, foi exatamente este o lugar que me inspirou a correr atrás de alguns sonhos e escapar daquela correria em que eu vivia. Ufa!
Aconselho visitar as Highlands entre Maio e Setembro, que não faz tanto frio. Como a ilha é bem no norte e venta muito por lá, alguns trajetos fecham no inverno por questões de segurança.
Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: Easyturn
Olá, adorei as dicas, e estou me inspirando muito no roteiro de vocês para organizar a minha viagem. Porém tenho apenas 4 dias para explorar a Escócia.. Meu roteiro é basicamente 2 noites em Edimburgo, 1 noite em Inverness e 1 noite em Portree para explorar a ilha de Skye. Vocês acham que vale a pena manter esse roteiro ou ficar apenas em Edimburgo? Estou com medo de ser muito corrido e acabar não aproveitando direito a viagem… Mas eu gostaria muuito de conhecer as Highlands. outra dúvida: Nós vamos dormir a última noite em Portree e voltarmos logo cedo para Edimburgo para pegar o trem para Londres. O trem é as 14:00 e estou com um pouco de medo de não conseguir fazer o percurso de Potree a Edimburgo nesse período de tempo, você acha q se sairmos bem cedo de Prtree dá tempo, ou é melhor dormir em alguma cidade mais próxima? (não sei se dormindo em outra cidade mais próxima vamos conseguir aproveitar direito a ilha de Skye).
Amei suas dicas! Estava justamente procurando como ir sozinha para as Highlands e só encontrava relatos de casais viajando em carro alugado. A dica dessa agência foi perfeita! Tenho uma dúvida: vc acha q 3 dias foi o suficiente ou pegaria mais dias? Pergunto isso pq a Macbackpackers está com um tour de 5 dias. Será q vale a pena ou é demais (além de ser bem mais caro tb)? Outra coisa: vc já fechou o pacote com eles desde o Brasil ou deixou pra quando chegou em Edinburgh? Será q a gente consegue mais barato fechando lá? Desde já, agradeço sua atenção!
Que legal Adriana! Obrigada pela mensagem! Eu acho que 3 dias foi suficiente sim, principalmente porque eu estava sozinha. Eu fechei o pacote lá no local mesmo, mas dependendo da época que você for eu aconselho reservar antes para evitar perder o lugar. Não acho que o preço seja diferente, principalmente se comprar direto com eles. Lembra que a alta temporada é bem disputada, eu fui em abril, estava tranquilo. Boa viagem!
Ju, boa tarde!
Tudo bom? Adorei seu blog. Me tira um dúvida? Que horas vcs saíram de Edimburgo? Vou para Londres em maio e meu curso termina ao meio dia do dia 29/05 e queria passar o final de semana fazendo esse passeio.
Beijos
Oi Alessandra!! A saída é bem cedinho, antes das 7 da manhã! Acho que só ir até Edimburgo já é uma viagem incrível! Se quiser fazer as highlands também, daí precisa esticar pelo menos um dia na viagem!
Oi Juliana, obrigado novamente pelo post, tenho apenas uma dúvida.
Estou querendo agendar com os MacBACKPACKERS, mas os dias do passeio “3 Day Loch Ness and Skye” que contempla o lago ness não fecha com o meu cronograma. No entanto, o passeio “3 Day Isle of Skye” fecha perfeitamente.
No site deles, as avaliações deste segundo passeio são muito positivas, até mais positivas que o outro, mas eu também tenho curiosidade em conhecher o Lago Ness.
Tem alguma sugestão? Acha que eu estaria perdendo muito? Senão de repente teria que ver com outro Tour.
Oi Gustavo! Eu honestamente tinha também muita curiosidade em visitar o loch ness, principalmente por causa da lenda do monstro haha. Mas a Isle of Skye é muito mais surpreendente em natureza e opções de lazer. Não acho que seja uma perda tão importante assim, acho que você vai adorar o outro passeio! Boa viagem!!
Olá.
Vou para a Escócia em julho e estou pensando em fazer o tour da MacBackpacker, mas estou com uma dúvida, do que fazer com minha mala. Como vou passar vinte dias na Europa, vou levar uma mala tamanho médio, é possível levar uma mala desse tamanho no ônibus do tour?
É possível sim, Barbara! Eu levei um mochilão gigante e foi tranquilo!
Olá Alessandra, adorei a forma como você descreveu a sua viagem. Fiquei ansiosa por viver essa experiência tb!
Estamos planejando ir em maio de 2019, mas estou com um pouco de receio pq meu filho irá conosco. Vc acha esse roteiro viável para uma criança que estará com quase 2 anos? Nós já viajamos com ele esse ano e foi bem tranquilo, trabalhoso, mas valeu a pena cada segundo! E estamos pensando em fazer essa rota que vc fez só que de carro, pensando no conforto e na praticidade. Vc acha que realmente funcionaria dessa forma?
Desde já agradeço o carinho com o qual vc escreve, a sua emoção é repassada em cada palavra! 😀
Abraço!!
Oi, corrigindo o meu post anterior é: ” Olá, Ju!!” (é que ocorreu uma falha técnica! rsrsrsrs)
Hahaha acontece!! 😉
Oi Jolaynne! Acho que vocês vão amar fazer esta rota com seu filho, não me lembro de ter passado por nenhum lugar de difícil acesso com crianças. As estradas são excelentes, as cidades bem tranquilas e seguras e as paisagens são absurdamente lindas nesta época! Lembre-se de se proteger bem do vento / chuva e ainda faz um friozinho considerável por lá nesta época, é bom estar preparado! Boa viagem!!
Olá Alessandra! Amei a sua experiência. Estarei em janeiro com meu marido e minha filha na Escócia em janeiro de 2019. Achei lindas as suas fotos. Você poderia dizer o lugar que você fez aquela foto da casinha com telhado de palha maravilhosaaaaa??
Um abraço!
Simone
Oi Simone! Fica num lugar chamado Campo de Batalha de Culloden, nas highlands escocesas!!! Você vai amar!! 😀
Estamos pensando em viajar para passar o Natal. É uma boa opção?
Obrigada.
Oi Eliane! Deve ser lindo, com sorte está tudo branquinho nas Highlands e a visita pode ser mágica. Mas eu não sei te informar sobre o natal por lá, sugiro que converse com a Helô do site Aprendiz de Viajante, ela conhece melhor a região!
Ola tudo bem?
Adorei suas dicas sobre a Escocia! Estou indo em maio fazer um curto intercambio de 2 semanas em Edimburgo e ja reservei o primeiro fds para fazer o tour da Highlands , sensacionais suas dicas! Tudo bem explicadinho!
Uhulll!!! Obrigada Erica, tomara que você também se encante com a região, é um arraso de linda! Desejo uma excelente viagem e espero que aproveite muito!! 😀
Olá 😉
você acha viável, acha que vale à pena ir a Edimburgo e para as Highlands em abril (20 a 23/04)? Ou é melhor ficar só na Inglaterra, e ir para Escócia em outro período?
Pergunto isso porque olhei a previsão do tempo e só tem chuva 🙁
http://www.accuweather.com/pt/gb/edinburgh/eh1-3/april-weather/327336
Que viagem linda, em julho vou para Escócia em quais cidades da Highlands vc acha que vale a pena dormir? Adoro cidades pequenas tambem.
Oi Gabriela! Você vai adorar a Escócia! Como eu fiz o tour, fiquei somente nestas cidades do passeio que eles recomendaram, Inverness e South Obbe. Eu adorei! 😀
Wow eu não sabia que a Escócia era tão bonito! Eu gostaria de visitar, lugares também Eu sempre gostei de tempo frio.
Oi Leo! Você vai se encantar pela Escócia!! 😀
Oi Camila!
Parabéns pelo site. Eu e meu namorado estamos indo para Inglaterra, Escócia e Irlanda em setembro e um dos focos da viagem será as Highlands.
Vimos os tours que o MacBackPackers e outras empresas oferecem mas ainda estamos na dúvida se seria a melhor opção. Sempre preferimos fazer as coisas por nossa conta mas não estávamos querendo alugar carro na mão inglesa.
Vimos blogs que indicam pegar trem até Inverness e de lá fechar tours diários de acordo com a nossa vontade.
Você acha que fechar o tour saindo de Edimburgo como você fez é a melhor opção mesmo?
Tenho receio de ficarmos mto presos e acabar não conseguindo ver todas as coisas…
Obrigada pela ajuda!
Beijos,
Oi Mel! Aqui é a Juliana!
Obrigada pelo comentário!
Difícil responder sua pergunta, eu fiz o tour com a macbackpackers porque estava sozinha e para mim ia sair mais caro pagar os hostels, o trem e o tour se eu fizesse tudo independente. Procure os preços dos trens para Inverness e faça uma comparação simples, assim dá pra ter uma idéia do que é melhor para vocês.
Lembre-se que o tour da Macbackpackers já inclui os hostels, mas é sempre hostel compartilhado, talvez você precise contatá-los caso queira quarto privado para você e seu namorado.
Boa viagem!
Obrigada, Juliana!
Vou tentar pesquisar um pouco melhor as opções e os preços para conseguir decidir melhor.
Beijos,
Oi Camila.
Estou organizando minha viagem atraves do seu site. Esta me ajudando muito.
Estou pensando em fazer essa viagem para highlads com mesma empresa que voce fez, porem sou arquiteta e me interesso bastante pela parte arquitetonica (castelhos e etc).
Voce acha que esse tour é adequado? Voce teve tempo para visitar o Castelo Donan ou foi so passar em frente? Nao ha esse tipo de informação no site da empresa.
Mutio Obrigada e parabens!
Marina
Oi Marina!
O Blog Responde!
O tour não é exatamente pensado em arquitetos, ainda que a visita no castelo tenha siddo bastante longa, com tempo suficiente para entrar e conhecer tudo por dentro e fora. Mas recomendo que você entre em contato diretamente com a empresa, perguntando se algo específico para arquitetos. Em Edimburgo deve ter, nas highlands acho um pouco mais difícil.
Boa sorte e boa viagem! Depois conta como foi a sua trip!
Beijos!
Oi juliana!!
Voce contratou alguma empresa especifica para fazer esse tour pela highland? Amei
Oi Camila!
Sim, eu usei o tour do MacBackPackers e, para um tour de mochileiros, foi ótimo. Estava incluso a hospedagem nos hostels, comida era à parte.
Estou pensando em fazer uma visita de um dia para as Highlands, em um passeio turistico que vai para o lago ness, para fort william etc. Voce acha que vale a pena?
quanto tempo recomenda para ficar em Edimburgo?
Oi Alessandra! Que legal, acho que vale muito a pena sim, é fantástico! É cenário de filme, prepara o fôlego!
Edimburgo recomendo uns 3 dias, tem muita coisa para conhecer na cidade e vale a pena fazer com calma.
Abraços!