Pensando em visitar as Highlands na Escócia? Então dá uma olhada nas nossas dicas! Antes de mais nada, é importante saber que a Escócia é a terra do verdadeiro whisky, do scottish kilt (a saia que os homens usam, mas não conte para ninguém que eu disse isso, se chama KILT) e do Highland cattle, aquele boizinho lindinho de franjas! Um passeio bacana para quem está na Escócia é visitar as Highlands, que ficam na região noroeste da Escócia. As Highlands – terra dos highlanders –  são compostas pela parte noroeste da Escócia e também pelas ilhas menores ao redor. É um apanhado de montanhas recortadas pelo mar que formam uma paisagem de tirar o fôlego – tipo, um lugar que você TEM que conhecer! Ponto.

highlands10

Onde ficam as Highlands no mapa?

As Highlands ficam no noroeste da Escócia, é a região mais ao norte do Reino Unido. Por ter esta costa toda recortada, as paisagens são fantásticas, as montanhas parecem que foram rasgadas até o mar. Vem desta região algumas das grandes histórias de aventuras, monstros, fadas e fantasias que escutamos por aí, como a história do Monstro do Lago Ness! 😀

Segundo a lenda, o Monstro do Lago Ness habita as águas profundas do Loch Ness e é um descendente sobrevivente dos dinossauros, mais exatamente dos pleriossauros – adoro a wikipedia! Nos anos 30, algumas pessoas afirmaram terem visto o monstro por lá, fizeram fotos, expedições, explorações científicas. Mas na realidade,  Nessie – apelido carinhoso do nosso monstrinho – nunca se apresentou pessoalmente para ninguém! Quem sabe na sua viagem você tem a sorte de ver o monstrinho por lá? 😀

highlands

Como chegar nas Highlands?

Para chegar nas Highlands e no Lago Ness eu usei o tour do MacBackPackers e, para um tour de mochileiros, foi ótimo. Normalmente eu prefiro fazer os passeios por conta própria, mas como eu estava sozinha nesta viagem, resolvi não arriscar e valeu muito a pena fazer este tour.

O preço para os 3 dias de viagem foi de 163 euros (individual), incluído hostel por 2 noites, transporte de ida e volta e as histórias do guia, o lendário @Graeme – personagem divertidíssimo do tour -, com uma playlist genial para cada paisagem. O roteiro que eu escolhi na época se chamava “Monsters and Myths”, mas agora se chama “3 Day Loch Ness and Isle of Skye”. Eles fazem os tours durante as temporadas e no site você pode agendar o roteiro que funciona bem direitinho.

A minha rota nas Highlands

O tour saiu de Edimburgo cedinho e no primeiro dia atravessamoso centro da Escócia, com direito a paradas estratégicas no caminho, entre elas o Eilean Donan Castle e Fort William, dois lugares espetaculares que valem muito a visita.Também fomos conhecer uma destilaria de whiskey e fizemos uma pequena degustação da bebida! Yey!

Depois de passar pelo Lago Ness, fechamos o dia em Inverness, no  “Inverness Student Hotel”, um hostel que possui uma boa estrutura nos quartos e um bom sistema de aquecimento – morria de medo de congelar de frio. Quem prefere um esquema diferente de hostel, aconselho um hotel no centro, com ótima relação de custo X benefício, o hotel Ardross Gleincairn. Este hotel é uma boa pedida para quem quer aproveitar Inverness mas não tá no clima de viagem de estudante. Como tudo é muito perto por lá, você pode ficar neste hotel por duas noites, daí no dia seguinte dá pra passar o dia rodando em Skye e voltar pra Inverness numa boa!

highlands17

O nosso tour continuou no dia seguinte pela ilha de Skye, passando a tarde em Portree, uma vila portuária com menos de 2500 habitantes (linda!). A noite terminou em South Obbe, no hostel “Loch Buie Guest House” , possivelmente o lugar com o pôr do sol mais bonito que já vi na minha vida, olha isso!

highlands4

O último dia foi de volta até Edimburgo com algumas paradas técnicas no meio do caminho, como por exemplo o Wallace Monument. É bem interessante fazer o passeio deles, que apesar de ser excursão, sai bem barato para quem quer economizar e conhecer bem as Highlands.

Últimas dicas sobre as Highlands

Após 3 dias nas Highlands, o tour retorna a Edimburgo, por volta das 5 da tarde. É uma viagem curta, mas muito intensa e vale cada segundo. Eu aproveitei que estava sozinha e usei o tempo para fotografar, escrever e pensar na vida. Adoro estes momentos de reflexão, e no meu caso, foi exatamente este o lugar que me inspirou a correr atrás de alguns sonhos e escapar daquela correria em que eu vivia. Ufa!

Aconselho visitar as Highlands entre Maio e Setembro, que não faz tanto frio.  Como a ilha é bem no norte e venta muito por lá, alguns trajetos fecham no inverno por questões de segurança.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com