Quando estiver em Berlim, não deixe de fazer o Tour de Graffiti em Berlim. Berlim é uma das cidades mais influentes no mundo dos graffitis e arte de rua, sem dúvida alguma. Na verdade, Berlim é influente em muita coisa – cara, Berlim é incrível – mas a arte urbana é algo que sempre me chamou muita atenção em Berlim. A história e o passado conturbado de Berlim provocou entre tantos movimentos urbanos, a expressão por meio de latas de tintas em spray em muros abandonados.

Tour de Graffiti em Berlim

Aquele monte de rabiscos e mensagens de protestos que muitos ainda detestam já deixaram de ser poluição visual em Berlim. Eles fazem parte do cotidiano da cidade, contam as histórias dos bairros, das ruas, das pessoas que vivem ali. E alguns deixaram o status de “vandalismo” para serem apreciados como qualquer obra de arte em paredes de museus. Aliás, muros em Berlim são literalmente um museu a céu aberto. Tá aí a East Side Gallery para quem quiser ir e vir. Tenho certeza que daqui a alguns anos o “Beijo” será tão disputado quanto ver a Monalisa.

Tour de Graffiti em Berlim

Informações sobre o Tour de Grafitti em Berlim

Se você quiser ter mais contato com os graffitis em Berlim e saber as histórias por trás das obras mais variadas, o Tour de Grafitti em Berlim é  para você. Seja para conhecer becos escondidos e lugares que você sozinho não iria conhecer, seja para entender as histórias de cada artista, seja para simplesmente apreciar as cores da cidade.

O Tour de Graffiti em Berlim é vendido online, tem um preço bem justo para os padrões da cidade e você terá ao menos 3 horas de muita informação e bate papo com gente que também está ali só pela arte. É vendido em inglês e espanhol (eu fiz em espanhol) e os guias são super animados. Todo o passeio é feito a pé e usando a rede de transportes públicos de Berlim, o que para mim é a melhor forma de conhecer bem a cidade.

A saída é no Portal de Branderburgo e finaliza na East Side Gallery, passando pelos bairros de Kreuzberg e alguns cantinhos interessantes como a Haus Schwarzenberg e a Raw Raw. Quando eu fui, o tour de Graffiti em Berlim foi realizado na parte da tarde em plena segunda-feira, porém há vários dias e vários horários, fique atento.

Para reservar o tour de Graffiti em Berlim, acesse diretamente o site da Get Your Guide onde você pode ver todas as informações.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com