Berlim se tornou a queridinha dos brasileiros que querem visitar algo diferente na Europa. Uma cidade que respira cultura, história e revolução. Uma cidade que, definitivamente, vale visitar. Para ajudar a quem vai pra Berlim pela pela primeira (ou décima vez) resolvi fazer esse post de quanto custa viajar para Berlim para ajudar quem quer realizar o sonho de conhecer essa cidade. Os valores serão colocados todos em euros, assim não corremos o risco de mudanças devido ao câmbio do Real. Vamos lá?

Passagem aérea para Berlim

Talvez aqui resida a parte mais cara da viagem. Passagem aérea para a Europa nunca é uma coisa muito barata. Mas você consegue economizar se viajar em baixa temporada, como no outono ou primavera. Ou seja, entre março e maio, e setembro e novembro. Os climas também são mais agradáveis, talvez ainda um pouco mais friozinho se for em março e novembro.

Outra coisa que te ajuda a ter passagens mais baratas é a antecedência. Quanto antes você comprar, mais barato irá encontrar a passagem. Então não come mosca e se organize para não pagar caro!

Na média, uma passagem em baixa temporada do Brasil a Berlim, gira em torno de 800 euros. Podendo chegar a 1.100 euros em picos de mais procura.

Imagem: @jotily Adobe Stock

Hospedagem

Depois da passagem, o item que mais impacta no quanto custa viajar para Berlim é a hospedagem. Mas mesmo assim, Berlim não é uma cidade cara e você pode encontrar opções boas e baratas. Berlim é muito bem comunicada por transporte público, mas é uma cidade grande. Portanto, minha recomendação é que você escolha os bairros Mitte ou Kreusberg ou arredores para se hospedar.

Eu sempre uso o booking.com para as minhas pesquisas e reservas. A vantagem é que eles cuidam de tudo e não te deixam ter nenhuma dor de cabeça. O preço médio de uma diária em Berlim é 70 euros, um quarto para duas pessoas.

Berlim

Seguro Saúde

Apesar da saúde ser pública na maioria dos países Europeus, o Seguro Saúde não é uma questão de escolha por aqui. Para vir para a Europa é necessário ter um seguro saúde válido e te garanto que não é isso que vai aumentar o valor de quanto custa viajar para a Europa.

O Seguro Saúde vai te poupar muita dor de cabeça, porque inclusive ele te oferece seguro contra atraso e cancelamento de vôos. Além da assistência em caso de extravio de bagagem. Ou seja, um item importante que não deve faltar na sua lista.

O preço médio de um seguro de 15 dias pela Europa é de 35 euros. E se você fechar o seu seguro com o nosso parceiro, ganha um desconto especial de 5%, disponível neste link aqui. Basta usar o código EUANDOPELOMUNDO5 e você receberá o desconto.

Chip de celular

Viver sem celular, hoje em dia, é algo praticamente impensável. Ainda mais viajando para outro país, em que se faz mais necessário ainda para se localizar pelos lugares.

Lycamobile é uma operadora de baixo custo que tem cobertura em toda a Europa. Ela é ideal para quem está pensando em seguir viagem depois de Berlim. É um chip pré-pago, que tem roaming e chamadas gratuitas em toda a Europa. Para 15 dias de viagem, acredito que 10GB seja suficiente, dependendo do seu uso.

Chip 10GB: 25 euros (eles sempre fazem promoção, então esse valor pode ser ainda menor!)

Se locomovendo por Berlim

Apesar de ser muito bem comunicada por transporte público, Berlim não é uma cidade muito barata para se locomover. Um ticket de transporte público, que pode ser usado múltiplas vezes por até 2 horas custa 2,80 euros. O ticket válido por 24 horas custa 7 euros.

Como a cidade é grande, é bem capaz que você precise pegar pelo menos um ônibus, metrô, trem ou tram por dia, então no fim das contas acaba sendo caro. Você pode comprar os ticket nas estações de trem ou metrô ou dentro dos ônibus e é sempre importante validá-los, pois se não o fizer, você pode ser multado em até 60 euros. E, olha, eu já vi muito turista passando por isso. Inclusive amigos meus. Portanto, não dê moleza!

A boa dica é o Welcome Card da Get You Guide que te dá 48 horas de transporte público, além de entrada e desconto em diversas atrações e museus por apenas 19,90 euros. Ele também oferece opções de até 6 dias. Tudo depende de quanto tempo você ficará na cidade. É um excelente custo benefício para quem quer economizar.

Alimentação em Berlim

Na conta de quanto custa viajar para Berlim, a alimentação definitivamente não é um grande problema. Berlim não é uma cidade cara para se comer. Ainda mais se você não for um turista muito exigente. Existem inúmeros restaurantes tailandeses, vietnamitas a Asiáticos no geral, que você pode comer bem por menos de 10 euros. Até mesmo refeições de 5 euros são possíveis em Berlim para o almoço.

Jantar sempre costuma ser um pouco mais caro, mas também nem tanto. A não ser que você curta algo mais requintado, daí os preços podem variar de 15 a 30 euros por refeição. E é importante você checar se o seu hotel oferece café da manhã também, pois aí é uma outra grande economia!

Imagem: @sborisov Adobe Stock

Museus e passeios em Berlim

Berlim é cheia de museus, tours e atrações a perder de vista. Novamente eu indico a Get Your Guide que vende um passe para você aproveitar até 30 museus em 3 dias por 29 euros. Além do Welcome Card que eu já comentei e que te dá de 48 horas a 6 dias de transporte + desconto e entrada em diversos museus e atrações como a Torre de TV e o Madame Tussauds. Eu aconselho a comprar os dois em dias alternados, pois eles são complementares. Então a quantidade depende de quanto tempo você ficará em Berlim.

Fora isso, tem também as outras atrações, como um passeio de barco pelo rio Spree, que custa em media 15,50 euros e o tour de Graffiti, para conhecer o lado B de Berlim, que custa 20 euros. Esses, para mim, cobrem o mais importante para se visitar na cidade. Para mais opções de tours, passeios, monumentos e atrações, podem ser encontrados aqui no site da Get Your Guide.

Resumo: Quanto custa viajar para Berlim

Então, vamos lá para o resumo dos gastos até agora. Lembre-se que essa e apenas uma média para uma viagem de 15 dias em Berlim. O valor final dependerá muito do seu estilo de viagem, que pode aumentar ou diminuir esse valor final.

Passagem aérea: 800 euros
Hospedagem para duas pessoas: 70 euros x 15 dias = 1.050 euros
Seguro Saúde: 35 euros
Chip de Celular: 25 euros
Transporte: 7 euros x 15 dias = 105 euros
Alimentação: 30 euros x 15 dias = 450 euros
Museus: 29 euros
Tour de Graffiti: 20 euros
Passeio de barco: 15,50 euros

Total:  2.529,50 euros

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com