O que fazer em Kreuzberg, um dos bairros mais famosos de Berlim? Essa pergunta provavelmente deve ter vindo à sua cabeça quando você começou a pesquisar a sua viagem para Berlim, né?

Kreuzberg é um bairro jovem, de artistas e mundialmente reconhecido por sua vida noturna agitada e seus grafites. Diferentemente de Mitte, que é um bairro mais consolidado por suas galerias de arte, Kreuzberg ainda mantém um ar alternativo e isso se vê refletido pelas suas opções de lazer.

Se você está planejando uma ida a Berlim, não deixe de alugar uma bike e reservar um dia para visitar as belezas que esse bairro tem a oferecer. Incluindo seus grafitis incríveis, que podem ser vistos num tour especial. Aqui vão umas dicas de quem provou e amou!

Kafee Fahrrad Loak A. Horn

Nada melhor do que começar o dia com um bom brunch, né? Eu sou do tipo que gosta de viajar com calma e aproveitar os momentos. E esse lugar que conheci em Berlim, me fez viver lentamente a preguiça de um domingo pela manhã. Portanto, não poderia indicar lugar melhor para um café da manhã delícia, na calçada, sob as árvores e com a vista para o canal. Sugiro começar o seu dia por Kreuzberg aqui, com uma deliciosa cesta de pães, suco de laranja, capuccino e o que mais você desejar.

Endereço: Carl-Herz-Ufer 9
Funcionamento: Diariamente das 9h às 00h

St. Thomas Kirche em Kreuzberg

Após o café, pegue a bike e vá até a igreja de São Tomás. Uma igreja muito peculiar, pois ela se manteve intacta após a queda do muro que, inclusive, ficava ao lado dela. Eu sei que você não está indo para Berlim para ver igrejas, mas o que chama a atenção nessa igreja é a história que ela carrega. Dentro dela há uma exposição permanente de fotos de antes e depois do muro, fazendo você mergulhar na história da cidade com imagens e textos super interessantes.

Ao lado há uma ocupação, o famoso squad, que você pode também entrar para ver como vivem os punks e anarquistas da cidade. Óbvio que não só são punks e anarquistas que vivem ali hoje, o contexto social e econômico é bem diferente. Mas os squads são, na minha opinião, o símbolo de Berlim. Aproveite para conhecer ao redor e se admirar com os prédios, jardins e parques ao próximos.

Kreuzberg Berlim

Endereço: Mariannenpl. 28

Boxhagener Platz

Para o almoço, sugiro uma parada nessa que é uma praça que vale a pena conhecer. Também nos arredores de Kreuzberg, ela é rodeada por excelentes restaurantes e bares. Além de contar com um grupo de punks que vive ali. Quando fui, comprei uma cerveja na vendinha em frente, sentei sob uma árvore e fiquei entre várias pessoas que faziam o mesmo, aproveitando a brisa fresca e um solzinho de verão. Um bom lugar para ir e curtir uma preguiça depois do almoço.

KreuzbergImagem redimensionada. Autoria: @Sascha Kohlmann / Flickr

Gorlitzer Park

Se a preguiça é muita para ir andando até a Boxhagener Platz, outra sugestão é almoçar no Café Mugrabi, em frente ao Gorlitzer Park. Esse parque é bem próximo à igreja St. Thomas e também merece a visita. Logo adiante, na mesma rua do restaurante, você encontrará uma portinha com um sorvete delicioso. Aproveite para provar se o dia estiver muito quente!

Landwehr Canal – Admiralbrücke

Esse canal é o point de encontro dos berlinenses em dias de verão. Eles vão ali relaxar na beira do canal, que conta também com inúmeros bares e restaurantes ao redor. Mas a diversão é comprar cerveja gelada em alguma vendinha, sentar na grama com os amigos e ficar ali para ver o sol se por. Uma ótima pedida para o fim do dia!

Kreuzberg Berlim

Maroush

Depois de ver o pôr do Sol, que tal comer o falafel mais famoso de Berlim? Você não pode ir para Berlim e não provar um bom falafel ou o kebab. Comida turca bem famosa por ali e na Europa, em geral. Esse é um ótimo lugar para terminar o dia. Uma zona agitada, cheia de jovens e artistas. Aproveite o seu jantar barato e típico e você terá fechado a visita a Kreuzberg com chave de ouro!

Endereço: Adalbertstr. 93 

1. KAFEE FAHRRAD LOAK A. HORN

1. Comece com um brunch aqui neste café! 😀

2. ST THOMAS KIRCHE

2. Dê uma olhadinha aqui na igreja  St. Thomas Kirche!

3. BOXHAGENER PLATZ

3. Para os mais animados, uma caminhada até Boxhagener Platz será incrível!

4. GORLITZER PARK

4. O Gorlitzer Park fica pertinho da igreja e é uma delícia!

5. LANDWEHR CANAL – ADMIRALBRÜCKE

5. Point dos Berlinenses no verão!

 

 

6. MAROUSH

6. Falafel delicioso no Maroush!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem destacada:  Banco de Imagens iStock
Créditos: @lechatnoir