Berlim é uma cidade cheia de história, que conseguiu se reinventar no tempo. Hoje ela emerge como uma cidade que pulsa arte e inovação. O local onde os jovens querem estar para pensar o novo e criar. De todas as capitais do mundo que conheço, eu consideraria Berlim como a capital do inusitado, das possibilidades. Quer saber porque Berlim é tão incrível? Vem com a gente que vamos te mostrar como conhecer o lado cultural e alternativo de Berlim.

A filarmônica de Berlim e sua casa

A filarmônica de Berlim é uma das orquestras sinfônicas mais famosas do mundo. Se você vai a Berlim, recomendo que tente assistir um concerto nela. Não só pelo concerto em si, mas pela experiência de ver essa orquestra tocar em casa, uma sala ultra moderna, com uma acústica maravilhosa. O tipo de vivência que faz a música entrar não só nos seus ouvidos, como em todos os seus poros.

Foto: Jorge Franganillo commons.wikimedia.org

Recomendo chegar um pouco antes do concerto começar, para aproveitar o bar e lounge da casa. É ali que as pessoas se reúnem antes do concerto começar para tomar uma taça de vinho ou champagne. Não vá esperando comer, pois eles não oferecem comida. Mas o ambiente é super convidativo e faz você ir entrando no clima do espetáculo. Outra coisa que eu não me atentei muito, foi para a roupa. As pessoas costumam se vestir bem para ir a um concerto, inclusive em Berlim. Você até encontra uns gatos pingados de calça jeans ali, mas a maioria procura colocar aquela roupa mais ajeitada para a noite. Portanto, se você não quiser se sentir um peixe fora d’àgua como eu me senti, já prepare aquela roupa mais bacaninha, tá? De resto, vá aberto para viver uma das melhores experiências musicais da sua vida!

Mauerpark e seu mercado de pulgas

Se você estiver por Berlim no verão (também primavera e início do outono), não deixe de visitar o Mauerpark no domingo à tarde. Este é um ponto de encontro dos jovens berlinenses. Ali há um gigantesco mercado de pulgas. Ouso a dizer que é o mais famoso da cidade. Além de ser frequentado por vários artistas e jovens despojados. Ali você encontrará roupas, sapatos, armações de óculos, chapéus, vinis… Um tudo de segunda mão. É tipo uma feira do Bixiga infinitamente maior, com objetos bem antigos e que acabam sendo trendy, porque a curadoria de lá é muito boa.

BerlimFoto: Katatonia stock.adobe.com

 Berlim Mauerpark

Mauerpark: também para comer e cantar

Comer bem também é possível no Mauerpark. Ali tem inúmeras deliciosas barraquinhas de comida. Aproveite para provar falafel (um bolinho de grão de bico árabe muito comum por lá), kebab (um sanduíche árabe também muito famoso em Berlim) ou o bom wurst (a salsicha alemã, que eles comem com pão ou batata frita, mas sempre acompanhado de mostarda).

Outra sensação ali é o karaokê que acontece no meio do parque. É muito comum ver os jovens se sentarem em volta de um palquinho para assistir a performance dos mais corajosos. Uma banda toca ao vivo enquanto você canta. Se você quiser se arriscar, basta dar o seu nome e esperar a sua vez. É muito demais!!!

Berlim Mauerpark

Kreuzberg e os graffitis mais famosos do mundo

O Kreuzberg é um dos bairros mais alternativos de Berlim. Ele tem se tornado mais famoso com o passar do tempo, porque todos agora querem morar lá. Mas há alguns anos, era um bairro um pouco afastado do centro, onde os jovens artistas viviam. Jovens artistas do mundo todo se mudavam para lá para tentar a vida nessa capital que até há pouco tempo não era tão cara para se viver e oferecia esse ar inovador. Berlim ainda é assim.

Berlim Kreuzberg

E, apesar de ser a capital da Alemanha, ela mantém esse ar de jovem, atraindo sonhadores do mundo todo. O custo de vida ainda não é tão caro, comparado a outras capitais, e a maioria das grandes empresas ficam em outras cidades, como Hamburgo e Munique, por exemplo. Mas voltando a Kreuzberg, esse bairro é uma galeria a céu aberto. Ele ajudou a dar a Berlim o título de uma das principais capitais de arte de rua do mundo.

Graffiti Berlim

Caminhe por suas ruas olhando para cima, para os prédios e seus enormes grafites. Famosos artistas de rua já deixaram seus registros em Kreuzberg, como Banksy e Os Gêmeos. É, definitivamente, um bairro para se perder e aproveitar.

Conhecendo a fundo o lado alternativo de Berlim

Um tour que eu fiz que me ajudou muito a entender esse lado artístico mais alternativo de Berlim, foi o tour de graffiti. Ele é bem interessante, porque o guia vai caminhado com você pelas ruas e becos da cidade. E te conta a história da influência artística por ali, além das curiosidades sobre os graffitis. É um tour bem interessante mesmo! Ele me ajudou a enxergar Berlim com outros olhos e entender melhor o seu movimento cultural. Sem falar que você vai descobrindo graffitis e mais graffitis, até mesmo aquelas mais escondidos. Vale muito a pena! Se você quiser mais detalhes sobre esse tour, contamos aqui pra você um pouco da nossa experiência.

Tour de Graffiti em Berlim

Mitte e sua arte moderna

O Mitte é também um bairro super importante culturalmente para Berlim. Ali estão concentradas as principais galerias de arte moderna da cidade, além de deliciosos bares e restaurantes. A rua que você não pode perder é a Auguststraße, que está cheia de galerias modernas para você se esbaldar de arte contemporânea.

O Mitte fica na parte oriental da cidade, então mantém a arquitetura antiga e aquele ar de história no ar. Outra coisa que adoro nesse bairro é entrar por uns portões mágicos que te levam para jardins que integram os edifícios. É como se tivesse uma cidade dentro de uma cidade, pois as ruas abrigam só uma parte do todo que se tem para ver por ali. São praças, brinquedos, bicicletas, jardins, áreas de convivência… É muito legal de se ver. Então não se acanhe. As entradas são permitidas, você verá portões como se fosse para entrar nos edifícios, mas eles geralmente são abertos ao público. Pode entrar sem medo, você vai entender um pouco melhor porque Berlim é uma cidade é tão gostosa para se viver.

Legoland – Solte a criança dentro de você

Eu não sei se Lego pode ser considerado alternativo, mas considerando que esse foi um brinquedo que fez parte das nossas infâncias e ainda está na moda, acho que posso considerá-lo uma cultura hype, né? E Berlim tem o Legoland, um lugar imperdível para quem já gostou de brincar de Lego. São 5 milhões de peças, um cinema 4D, visita à fábrica e tudo o que você precisa para soltar essa criança que ainda existe dentro de você.

Se você tem tempo livre sobrando, não deixe de ir. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente aqui, assim você evita filas e pode se divertir mais.

O melhor bairro para se hospedar na Berlim alternativa

Para quem gosta de arte e cultura, Kreuzberg e Mitte (e redondezas), são, na minha opinião, os melhores bairros para se hospedar em Berlim. Se você quer aproveitar a vida mais boêmia e artística da cidade, minha recomendação é Kreuzberg. Mas se você busca estar mais próximo aos museus, galerias e num bairro com uma arquitetura mais bonita e refinada, Mitte é uma boa pedida.

Berlim

O Hotel Transit é uma opção de hotel mais econômico em Kreuzberg. Um hotel mais simples, mas que não deixa a desejar, principalmente em termos de localização. Ou você pode optar por algo um pouco mais refinado e moderno, como esse hotel o hotel Movenpick. Mas se sua opção for Mitte, a nossa recomendação é o Derag Livinghotel Grosser Kurfürst, que tem uma localização excelente, assim como o custo benefício.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com