Imagem: Adobe Stock

Berlim é aquela cidade que respira cultura e história. Tudo isso com toques de beleza e ousadia. Definitivamente, uma das capitais mais lindas do mundo. Berlim tem tanto pra ver, provar e sentir, que fica até difícil fazer uma lista de tudo o que precisa ser visto por lá… Mas, mesmo assim, eu fiz aqui uma lista dos pontos turísticos principais que você precisa conhecer para se apaixonar por essa cidade incrível!

Eu separei aqui os pontos principais que não podem faltar na sua visita à Berlim e eles podem ser divididos em dois dias de passeio. Se você tem mais tempo em Berlim, recomendo também curtir o delicioso bairro de Kreusberg e fazer uns passeios culturais pela cidade.

Vamos lá? 🙂

Portão de Brandenburgo

A primeira das 10 coisas para fazer em Berlim é visitar o Portão de Brandenburgo. Esse é aquele típico lugar que faz você perder o fôlego. Ele fica na Pariser Platz e é um ótimo local para você iniciar o seu tour por Berlim. Ele é gigantesco e é também um dos símbolos da cidade de Berlim. Foi construído entre 1789 e 1791 e já foi palco de inúmeros eventos históricos. Definitivamente, um local para não perder!

Monumento às vÍtimas do Holocausto

Ao lado do Portão de Bradenburgo está o Monumento às vitimas do Holocausto, um local que me impressiona sempre que o vejo. São mais de 2 mil blocos de concreto de tamanhos diversos. Alguns chegando até a 2 metros de altura. Você pode caminhar por entre os blocos de forma respeitosa, pois esse monumento simboliza algo realmente muito triste da nossa história. Ele é uma homenagem aos 6 milhões de judeus que foram mortos na Segunda Guerra Mundial, espalhados por campos de concentração. Tire um momento para admirar esse monumento.

Reichtag (Parlamento Alemão)

Uma das coisas para fazer em Berlim que você não pode deixar de ver e entrar, é o Reichtag. Esse prédio, também ao lado do Portão de Brandeburgo, também carrega muito da história de Berlim e da Alemanha. Ali Hitler dava seus discursos. É a sede do parlamento alemão e foi construído entre 1884 e 1894. Ele foi fortemente destruído durante a Segunda Guerra e por isso mistura uma arquitetura antiga com a modernidade de uma cúpula de vidro. A cúpula pode ser vista por dentro, assim como parte do parlamento. Inclusive, o parlamento é iluminado pela luz que entra dali. A visita é bem bonita, mas deve ser agendada previamente pelo email [email protected]. E você pode ainda pode desfrutar da linda vista do topo da cúpula, tomando um delicioso café no restaurante de lá. Que tal?

POTSDAMER PLATZ 

Ali perto está o Postdamer Platz, que foi completamente destruída durante a guerra e recosntruída em 1990. É a parte ultra moderna da cidade, com prédios altos e espelhados e diversas lojas de marcas. Ali está o Sony Center, um complexo de lojas, restaurantes e cinemas que você também pode visitar para ver o contraste entre as duas Berlins: a Oriental e Ocidental.

CHECKPOINT CHARLIE

Também perto do Postdamer Platz está o Checkpoint Charlie. O Checkpoint Charlie era o ponto de passagem entre as duas Alemanhas, um antigo posto militar na divisa antre a Alemanha Oriental e Ocidental. Apesar de estar situado num ponto que foi bem modernizado, ele mostra com atores e fotos como era antigamente, um local interessante para se ter ideia do que foi esse período na história. Ali ao lado você também pode visitar o Museu do Muro de Berlim, que conta ainda mais detalhes de toda a história.

ALEXANDER PLATZ 

A Alexander Platz é um local que não pode faltar no seu tour por Berlim. E é por isso que ele está aqui na minha lista de coisas para fazer em Berlim. Um lugar vibrante, com inúmeras lojas e também onde fica a Torre de TV. Os prédios ao redor mostram muito a “modernidade” da Berlim Oriental, sem falar que fica perto de Mitte, o bairro artístico da cidade. Deixe para visitar essa região quando for fazer os passeios que listei a seguir.

TORRE DE TV

Torre de TV é o ponto mais alto da cidade, com 365 metros de altura. Foi inaugurada em 1969 e pode ser visitada do alto, com uma vista impressionante da cidade. Eu fiz um post especial sobre a Torre de TV que você pode ler aqui.

BERLINER DOM

A catedral de Berlim fica perto da Alexander Platz e é linda! Ela foi inspirada na Basílica de San Pedro, em Roma. Foi construída entre 1894 e 1905 e assim como a maioria dos monumentos da cidade, também foi bombardeada durante a Segunda Guerra, mas depois foi restaurada. Abaixo dela há uma cripta com aproximadamente 100 túmulos de importantes religiosos e personalidades históricas.

ILHA DOS MUSEUS

A Ilha dos Museus abriga 5 grandes museus na cidade e é considerada patrimônio histórico mundial pela UNESCO. O mais conhecido deles é o Pergamonmuseum, que abriga, em seu interior, um grande templo da Grécia Antiga. Há também o Neues Museum, que também é bem famoso por abrigar o busto da Rainha Nefertiti. Você pode visitar os museus separadamente ou comprar um passe que te dá direito a visitar todos eles e mais alguns museus aqui. Dessa forma você economiza e evita as longas filas.

EAST SIDE GALLERY (MURO DE BERLIM) 

O Muro de Berlim é uma parada obrigatória a todos que vão para a cidade. Essa é a única atração que fica um pouco mais afastada dos outros pontos, então você pode ir de metrô e descer na estação Warschauer Straße. Essa é uma das estações mais antigas de Berlim, uma também um importante ponto de transição entre as duas Alemanhas. Pra mim, visitar o muro foi bem emocionante. Ele conta com mais de 100 grafittis diferentes e tem uma extensão de 1,3 km, às margens do Rio Spree. Aproveite para passear ao redor, pois essa região é bem interessante também. E, por que não, fechar essa lista de coisas para fazer em Berlim com um passeio de barco pelo rio Spree? Um excelente jeito de terminar o seu dia! Você pode reservar aqui.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com