Precisando saber quais são os aplicativos de transporte em São Paulo? Achou!

São Paulo é uma cidade bem conhecida pelo caos do trânsito, não é mesmo? Aliás, a desculpa mais comum entre os paulistanos é “atrasei por conta do trânsito”. E isso é muito verdade. Não vamos discutir aqui o porquê disso ser assim, nem botar juízo de valor nessas desculpas. A ideia aqui é te ajudar a se locomover por esse caos paulistano, porque afinal de contas, existem algumas opções para chegar nos lugares por aqui, fica de olho:

Carro & Waze

Vem lá dos anos 1950 que decidiu-se incentivar a indústria automobilística no Brasil, né? Daí o incentivo a carros e rodovias. São Paulo não foge à regra: muitos paulistanos precisam de carro para viver e esta é sim uma opção de transporte pela cidade, só é preciso lembrar que temos o rodízio das placas justamente por ser essa uma opção muito utilizada!

E já que a ideia aqui é facilitar a sua vida, vale lembrar aqui que a CET institui nos dias úteis: segunda-feira placas com final 1 e 2, terça-feira final 3 e 4, quarta-feira 5 e 6, quinta-feira 7 e 8 e sexta-feita 9 e 0. E isso vale até mesmo pra carros com placas de outras cidades, então não dê bobeira!

Daí pra quem anda de carro por São Paulo, uma boa é ter instalado o Waze, um app de rotas colaborativo já bastante conhecido. Caso você não o conheça, ele funciona assim: o pessoal que está usando vai informando durante o uso sobre acidentes, trânsito, interdições enfim, qualquer coisa que possa atrapalhar o caminho. Assim o app já recalcula a melhor rota pra você.

É claro que nem sempre ele é perfeito, às vezes ele dá um monte de volta à toa. Ou pede pra entrar numa rua só pra fugir de um farol e parece que isso dá na mesma… Mas o Waze salva bastante na hora do aperto! E tem ajudado muita gente na hora do rush (que pode acontecer a qualquer hora depois das 15h!).

Aplicativos de transporte em São Paulo

Há alguns anos o Uber chegou no Brasil com muita polêmica e muitas brigas entre taxistas e motoristas de Uber. Hoje as coisas já estão BEM mais tranquilas nessa disputa, tanto que até cresceu a concorrência do Uber. E como hoje tem vários apps de transporte, não é raro você receber códigos de descontos no seu celular cadastrado, então é bom ficar ligado! E tem app que brinca com isso no facebook! Tem até app pra te dizer qual app usar! Vamos conhecê-los!

1. Aplicativos de transporte em São Paulo: Uber

Uber é o app mais famoso, mais usado e com mais motoristas por São Paulo. E claro, por ser o maior, existe vários prós e contras. Um dos pontos negativos é que eles acabaram aceitando muitos motoristas com carros um pouco mais antigos. Outro contra é que existem algumas queixas de mulheres que se sentiram um pouco desconfortáveis com alguns motoristas.

Aplicativos de transporte em São Paulo

Os prós do Uber são que justamente por ser o maior app, ele acaba quase sempre tendo um motorista perto de você. Então se a pressa é muita, vale a pena cogitar o Uber. Outra coisa bacana é que eles aceitam dinheiro em espécie, então se você não tem cartão de crédito ou não quer usar o seu, dá pra pagar em dinheiro. (Existe um porém aqui: muitos motoristas tem medo de aceitar corridas com dinheiro de novos usuários, por medo de assalto, preciso te avisar!)

Aceitam crédito e PayPal no app, dinheiro no carro. Dá pra dividir o valor da corrida com alguém também por uma taxa de centavos.

2. Aplicativos de transporte em São Paulo: 99

A 99 é um dos frutos do InovaLab, laboratório de start ups da USP e foi recentemente comprada pela Didi, uma das maiores plataformas de transporte mundiais. O grande diferencial deles é ter, além do tal 99Pop, que é o serviço de carros comuns para transporte, a modalidade 99Taxi que oferece descontos de até 30% (que são negociados com os motoristas). Eles também possuem o 99Top, que são taxis pretos oferecendo mais conforto para o passageiro e o Táxi Comum, que é o que o nome diz mesmo.

Aplicativos de transporte em São Paulo

 

E qual é a vantagem de pegar táxi usando o app? Simples: lembra que Sampa é um caos? Então, temos aqui corredores de ônibus para dar preferência ao transporte público e aí permitiu-se que os táxis com passageiros também usem os corredores para agilizar a vida do passageiro.

Então a dica é pensar no corredor de ônibus na hora do rush.

Aceitam como forma de pagamento cartão de crédito e PayPal pelo app e no carro dinheiro e cartão de débito (não aceita Elo).

3. Aplicativos de transporte em São Paulo: Easy

A Easy foi um dos primeiros apps de transporte a aparecerem por aqui. Neste exato momento, estão passando por uma reformulação, então não sei se cabe MUITA explicação, mas é importante saber que ele existe.

Aplicativos de transporte em São Paulo

Até onde eu sei ele é bem parecido com a 99, tem as opções de carros comuns e táxis com desconto. Até o momento, aceitam a cartão de crédito no app (inclui Visa Checkout), dinheiro e débito no carro.

4. Aplicativos de transporte em São Paulo: Vá de Taxi

Acho que esse foi o primeiro app de transporte que eu ouvi falar. É uma iniciativa da seguradora Porto Seguro, eu usei mais no começo. A principal vantagem desse app parece ser para clientes de cartão de crédito Porto Seguro, que já saem com 20% de desconto até R$20,00 em 5 corridas por mês.

Aplicativos de transporte em São Paulo

Ele também oferece opções de carros com desconto, pet-friendly, especial para cadeirantes, porta-malas grande e até sem taxa intermunicipal (já que táxis cobram uma taxa extra para sair do município). Pelo que sei, é exclusivo para chamar táxis.

5. Aplicativos de transporte em São Paulo: Cabify

Cabify é uma empresa espanhola que chegou pra ser a queridinha dos paulistanos. Além de uma presença super criativa nas redes sociais, quase semanalmente eles lançam desafios pros passageiros solucionarem códigos de desconto que variam bastante.

É também uma das queridinhas dos motoristas (sim, sou dessas de ficar trocando ideia com o motorista durante a corrida). Isso porque eles são bem rígidos pra aceitar o motorista: só vale carro novo, o motorista precisa estar de social e fazem teste toxicológico regular. Claro que oferecem também vantagens pros motoristas: a água é oferecida por eles, vira e mexe tem promoção também pro motorista.

Aplicativos de transporte em São Paulo

Existem as modalidades Lite (carro comum), Táxi e CabiFly, que é um helicóptero a partir de R$200,00 pra quem estiver querendo ver São Paulo de cima. Aceitam crédito no app e PayPal.

6. Aplicativos de transporte em São Paulo: Lady Driver

Lady Driver é o meu app queridinho. É um app de transporte de mulheres para mulheres. Como sou dessas de conversar com motorista durante a corrida, sempre pergunto sobre o app que estou usando e foi assim que acabei descobrindo que a fundadora Gabriela Correa foi vítima de assédio em outro app de transporte. Ela resolveu usar essa deficiência do mercado pra empreender! Foi então que ela criou um app de motoristas mulheres para passageiras, para dar mais segurança e conforto pras manas. 😀

Aplicativos de transporte em São Paulo

Claro que para endossar a segurança, são checados os antecedentes criminais das motoristas. Além disso, os carros são checados e todos tem ar-condicionado.

O único contra desse app que eu encontrei por enquanto é que ainda são poucas motoristas cadastradas. (Já aumentou bastante do ano passado pra este!). Então pode ser um pouco demorado pra motorista chegar até você. Na minha experiência, durante o dia eu não costumo usar muito o Lady… Mas à noite quando estou voltando do rolê prefiro essa opção e tenho visto que as motoristas também, porque sempre tem uma perto de mim!

Ah, mas não pode levar marido/filho/amiguinho? Então, outro dia estava trocando ideia com uma motorista e ela me disse que elas podem sim se recusar a levar homens. Mas ideia geral é: se eles estão com você, normalmente aceitam levar esse acompanhante. É bacana você dar um aviso pra motorista quando ela aceitar a corrida de que você está acompanhada de um homem. Porque pode ser que ela não se sinta à vontade em levar, né? Aí ninguém perde tempo e você já pede outra motorista 😉

A única excessão é meninos desacompanhados de até 12 anos. Aceitam cartão de crédito no app, débito e dinheiro.

7. Aplicativos de transporte em São Paulo: VAH

Eu bem que disse lá em cima que existe até app pra ajudar a usar app, não disse?

O VAH reúne os principais apps de táxi e compara o menor valor por corrida por app! Aí é só clicar no botão e chamar o serviço que você preferir. E o mais legal é que ele extrapola os apps de táxi e dá até pra pesquisar passagens aéreas e ônibus!

Aplicativos de transporte em São Paulo

Eu não costumo usar muito esse app, porque normalmente já sei os cupons de desconto de cabeça e tenho meus apps preferidinhos. Mas fazendo a simulação pra testar aqui pro post, senti falta de alguns apps de transporte, acho que esse seria o contra.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem destacada:  Banco de Imagens iStock
Créditos: @Tero Vesalainen