Hoje o blog de viagens Eu Ando Pelo Mundo vai falar de São Paulo, que além de terra da garoa e de gente trabalhadora, é terra de bares e botecos. A capital tem mais de 15 mil bares funcionando diariamente, e é impossível conhecer todos. Ainda que você tentasse conhecer um boteco por dia, levaria mais de 40 anos de bar em bar para conhecer tudo!

Para facilitar a vida, aí vai uma listinha para quem gosta de cerveja gelada, petiscos e conversas de bar: os 10 melhores bares de São Paulo, segundo meus amigos paulistinhas, que são verdadeiras autoridades quando o assunto é boteco!

Boteco São Jorge, Centro

Localizado no centro histórico de São Paulo, o São Jorge, antigo Salve Jorge, conserva aquele ar de botequim antigo, boêmio, de uma São Paulo que só existe em fotografias de época. Já ganhou prêmios de melhor bar e melhor happy hour de SP, e não é por menos: chopp gelado, petiscos deliciosos e um ótimo ambiente para toda aquela filosofia de boteco que a gente adora.

Onde? Praça Antônio Prado, 33 – Centro  (perto da estação São Bento).

Genésio, Vila Madalena

O Genésio é um dos clássicos da Vila Madalena, com um cardápio caprichado e especialmente preparado para quem ama petiscos de qualidade. O chopp, sempre gelado, é também super ágil no Genésio. Se há algum copo parado na mesa, logo chega o Fernando trocando a tulipa. Aliás, o Fernando é dos garçons mais famosos do Genésio, bar também conhecido por ter os melhores garçons da cidade. Ótimo atendimento e freguesia sempre animada!

Onde? Rua Fidalga, 245, Vila Madalena.

GENÉSIO!

Uma publicação compartilhada por Genésio – Pasta e Chopp (@bargenesio) em 3 de Mai, 2018 às 2:59 PDT

Veloso, Vila Mariana

Melhor coxinha de São Paulo. Quer mais um motivo? Melhor caipirinha de São Paulo, pronto!
O Veloso é tradicionalíssimo na Vila Mariana, junta boêmios de todos os cantos da cidade em busca das famosas coxinhas e caipirinhas. Lembre-se que o bar está sempre cheio, se quiser sentar em uma mesa chegue cedo, ou reze muito, porque a fila vai ser grande!

Onde? Rua Conceição Veloso, 56, Vila Mariana.

Bares de São Paulo

Créditos: Bar Veloso

Frangó, Freguesia do Ó

Bar para experts e apreciadores de cerveja e coxinha. Aliás, o frangó entra na disputa com o Veloso pela melhor coxinha de São Paulo. Para quem gosta de cerveja, o bar tem uma carta de cervejas hiper especializada, contando com as mais famosas marcas de cerveja do mundo. Tem inclusive a lendária DEUS, cerveja belga especialíssima que dizem custar a bagatela de R$200. Tem bolso pra tudo… Vale a visita!

Onde? Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó.

Botecos de São Paulo

Créditos: Frangó Bar

Ibotirama, Augusta

A Augusta é talvez a rua mais democrática dos bares paulistanos. Tem de tudo, desde botecos simples e econômicos, passando pelos alternativos, undergrounds, psicodélicos e até playboyzinhos se encontram por lá. O Ibotirama é disputado no happy hour, com cerveja nacional e importada sempre gelada, ótimo para um esquenta pré-balada augustina. Mas a Augusta tem tanta opção que se você quiser, a cada 10 metros há um barzinho mágico! Onde? Rua Augusta, 1230, Consolação.

Cervejaria Patriarca, Vila Madalena

Ótimo lugar para o fim de tarde, possui um cardápio suculento, entre eles a perfeitinha costela no bafo, que já ganhou prêmio de melhor de SP. Cerveja de garrafa bem gelada e chopp Devassa para quem preferir. O lugar fica no coração da Vila Madalena, tem um ambiente ótimo para um bate papo descontraído e no fim de tarde rola um sambinha ao vivo. Onde? Rua Mourato Coelho, 1059, Vila Madalena.

Parabens Vila Madalena! 125 anos. Venha comemorar com a gente saboreando a melhor costela de Sao Paulo. #vilamadalena #bar #bares #gastronomia #sp

Uma publicação compartilhada por Patriarca (@cervejariapatriarca) em 19 de Ago, 2018 às 5:10 PDT

Boteco São Paulo, Pompéia

Um dos bares com melhor atendimento da cidade, o boteco São Paulo tem música ao vivo com samba e mpb de primeira.  Tem cerveja gelada e petiscos de boteco, daqueles gordinhos que a gente bem conhece. Destaque para a feijoada, é dos pontos fortes da casa. Também há sanduíches no pão francês, entre eles o jacaré de linguiça chama a atenção: pão francês, vinagrete, queijo e linguiça. Ai que fome! Onde?Av. Pompéia, 2089, Vila Pompéia.

Tarde de samba. #boteco #botecosp #botecosãopaulo #cerveja #cervejagelada #cervejadegarrafa #comandaindividual #músicaaovivo #samba #sambaderaiz #sambando #agendadosamba #vivendoaculturadosamba #sambapaulista

Uma publicação compartilhada por Boteco São Paulo (@botecosp) em 18 de Ago, 2018 às 12:38 PDT

Genuíno Chopp, Vila Mariana

O Genuíno tem vários ambientes, varanda, jardim, sacada, ideal para grupos grandes, happy hour com o pessoal do trabalho, festinha de aniversário, etc. Fica na Vila Mariana, numa ótima localização. O forte de lá é o chopp Brahma, super bem tirado, cremosíssimo, com 3 dedos de colarinho – se não quiser, é só pedir! Sábado tem feijoada com música ao vivo, mas também vale pedir a picanha na chapa, que é excelente.

 Onde? Rua Joaquim Távora, 1217.

Você precisa experimentar nosso Picadinho Genuino, feito com arroz, ovo frito, farrofa, couve, pastel, caldinho de feijão, acompanhado de banana a milanesa. Venha degustar de nosso cardápio, temos muitas outras novidades, todos os dias à partir das 17hs. #genuinochopp #bar #restaurante #midia #salada #porções #choperia #genuinobar #barzinho #bomgosto #petisco #vemvocetambem #vilamariana #saopaulo #bebidas #companhia #familia #amigos #casal #PicadinhoGenuino #picanha #r8agenciaofical #drinks #galeto #bolinhodebacalhau

Uma publicação compartilhada por Genuíno bar e choperia (@genuinochopp) em 23 de Ago, 2018 às 11:33 PDT

Pirajá, Pinheiros

O Pirajá é o cantinho dos cariocas em São Paulo. O bar faz toda a referência ao Rio de Janeiro, tem um chopp que dizem estar entre os melhores de São Paulo, cremosíssimo e uma caipirinha especial feita com pinga da casa. Também é um bar muito disputado, localizado numas das esquinas mais tradicionais de Pinheiros. Quem quiser uma mesa na calçada precisa chegar cedo, ou preparar-se para a fila nada animadora. Onde? Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64, Pinheiros.

“Garçom, ponha a bebida na mesa/ Eu pago toda a despesa/ Não cobre nada a ninguém/ E, depois, peça licença ao patrão/ E abandone o balcão, venha beber também”⠀ ⠀ Nos versos de Martinho da Vila, nossa homenagem àqueles que, cheios malemolência e presteza, nos fazem enxergar o copo sempre cheio! Feliz dia, campeões!

Uma publicação compartilhada por Pirajá (@barpiraja) em 11 de Ago, 2018 às 7:06 PDT

Empanadas, Vila Madalena

O empanadas, na Vila Madalena é o preferido dos descolados de São Paulo, com um ambiente que junta futebol com filmes antigos. Oi? Além disso, possui maravilhosas empanadas Argentinas! Oi²? O fato é que o Empanadas é um clássico da noite madalena, com cerveja de garrafa sempre geladinha e claro, com o cardápio de empanadas variadíssimo. Sugestão: a empanada de palmito, que é ótima. Onde?Rua Wizard, 489, Vila Madalena.

Além das tradicionais empanadas, está disponível em nosso cardápio deliciosos sanduíches #xcarnesecasalada #empanadasbar #vilamadalena #vilamada

Uma publicação compartilhada por Empanadas Bar (@empanadas_bar) em 23 de Fev, 2018 às 9:30 PST

Se você gostou do post, compartilhe com os seus amigos!E caso você tenha alguma sugestão ou comentário, envie uma mensagem aqui no blog de viagens Eu Ando Pelo Mundo!Será ótimo saber a sua opinião e conhecer um pouco mais da inesgotável oferta de bares e botecos que a gigante São Paulo sempre oferece!Divirta-se! E boa viagem!
😀

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: @dabldy