Vai pra Porto Alegre? Então você precisa ler este post, preparado por quem mora lá!

Esta é sem dúvida uma das cidades mais lindas – e alegres, a começar pelo nome – do Brasil! Se você está pensando em visitar Porto Alegre pela primeira vez (ou segunda, terceira, quarta vez também…) você vai precisar destas dicas imperdíveis para não deixar nada de fora! Bora! lá!

Porto Alegre é uma cidade cheia de cultura, arte, história, gastronomia e muita natureza. A cidade é tão verde que chega a ter ruas completamente tomadas pelas árvores, que formam verdadeiros túneis verdes, bem no meio da cidade. Fora a vida urbana, os shows, as baladas, os restaurantes, as paisagens, os parques, enfim, Porto Alegre é intensa e repleta de opções para todos os gostos e bolsos o ano inteiro.

Recomendo  passar ao menos 3 dias para conhecer bem a cidade e aproveitar o melhor de lá!

Como chegar em Porto Alegre?

Dependendo de onde você more, o jeito é ir de avião! Porto Alegre tem um aeroporto internacional que cobre várias cidades brasileiras e até alguns vôos de fora do Brasil.

Há vôos diários desde São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, entre outros. Mas, você mora relativamente perto de Porto Alegre, carro ou ônibus também são boas opções, já que as estradas estão em bom estado por estes lados.

Quando ir a Porto Alegre?

Depende! Se a idéia é curtir um friozinho, vá entre junho e agosto, que é o inverno de POA. A média é de 15°C, sendo mais frio à noite. Lembra que há dias bem frios, pode chegar até a 0°C! Já no verão as temperaturas sobem para 25°C na média, ou seja, calor durante o dia e um pouco mais fresco à noite. Mas saiba que tem dias muito quentes, insuportavelmente quentes no verão!

Como as estações do ano são bem definidas, eu recomendo ir na primavera, quando o calor ainda não é muito e o frio já foi embora. Fora que há um monte de eventos na cidade nessa época, e dá pra aproveitar e visitar Gramado e Canela sem aquela muvuca da alta temporada – aliás já leu o post sobre Gramado e Canela?

O que fazer em Porto Alegre?

Tem muita coisa para ver e aproveitar em Porto Alegre, aqui vai uma listinha com cada coisa, e daí tu decides o que preferes fazer!

1. Natureza

Tem o Parque da Redenção (ou Parque Farroupilha), o Parque Germânia, o Parcão e a praça da Encol para começar. Escolha um destes parques ou vá a todos. Os gaúchos costumam passar horas sentados nos parques, mateando (tomando chimarrão, para os de fora), curtindo o sol, fazendo um piquenique em família ou simplesmente contemplando a natureza.

Aproveite para se exercitar, estes são ótimos lugares para caminhadas ou uma corridinha. Outros lugares que valem a pena conhecer para relaxar e curtir a natureza são a orla do rio Guaíba (espere o pôr-do-sol para ir lá, é lindo) e a usina do Gasômetro.  Se tiver a oportunidade, não deixe de andar de bicicleta na Orla do Guaíba, é um passeio lindíssimo! Ah, você também pode fazer um passeio de barco no rio Guaíba, saindo do Gasômetro.

2. Feiras (Ou Bricks!)

Vá no Mercadão, andar por ali é um show à parte! São cores e perfumes incríveis, é no Mercadão que o porto alegrense encontra peixes, carnes e linguiças para o churrasco. Depois vai dar uma voltinha nos Bricks (onde se vende um pouco de tudo).

No mercadão ainda se encontra erva-mate de primeira, e se quiser levar um souvenir, compre uma cuia e uma bomba para fazer o chimarrão.

Aos sábados e domingos acontece o “Brick da Redenção” no Parque da Redenção, uma feira de artesanato, comida e antiguidades pra todos os gostos e idades! É uma festa!

mercado porto alegre
Imagem: Juliana Guimarães

3. Cultura e História de Porto Alegre

A Fundação Iberê Camargo é o local onde estão a maioria das obras do artista Iberê Camargo, além de outros nomes da arte moderna e contemporânea. É um lugar muito bonito, tanto pelo edifício mega modernoso como pela localização. 

Depois de um pouco de cultura, saborear um belo café no térreo, às margens do rio Guaíba não seria má idéia.

Pra quem está pelo Centro Histórico, vale a pena conhecer a Casa de Cultura Mário Quintana. O lugar é lindo, e dá uma idéia sobre a vida e sobre a paixão deste escritor pela cidade. No centro histórico também vale ir ao Cais do Porto, Praça da Alfândega, Praça da Matriz, Teatro Municipal e na Catedral, pelo menos.

4. Ipanema

Em Porto Alegre também tem uma Ipanema! É um bairro da cidade que engloba parte da orla do rio Guaíba, onde se pratica muitos esportes como o kitesurfe, vela, slackline (a famosa corda-bamba, que sei lá porque virou esporte). A orla por lá é muito bonita, perfeita para correr, caminhar e pedalar. Mas se tu não for muito chegado a esportes, vale a pena ir só para observar o rio e as pessoas, é um cantinho especial de Porto Alegre. O pôr do sol por lá é lindo também!

ipanema porto alegre
Imagem: diegograndi | Istock

5. Grenal

O Grêmio e o Internacional são os times que dividem os gaúchos! E os torcedores de ambos os times são apaixonados, loucos pelo futebol de cada equipe. Quando há jogo entre Grêmio e Internacional acontece o famoso GRENAL, que é um espetáculo à parte:  à cada gol, os torcedores vibram, cantam, colorem a cidade de vermelho ou azul, emocionando até quem não liga muito para futebol.

Como passeio, além de ver um jogo, você pode também visitar as arenas do Inter ou do Grêmio, ambas novinhas e lindíssimas.

6. CTG Farroupilha

O CTG é o Centro de Tradições Gaúchas. É onde há reuniões entre gaúchos com comidas gaúchas, danças gaúchas, roupas gaúchas e sotaque gaúcho. No CTG35 você pode comer um belo rodízido de churrasco e ainda ver um show de danças típicas, é bem divertido.

CTG Porto Alegre

6. Baladas e barzinhos em Porto Alegre

Na cidade baixa! O bairro boêmio de Porto Alegre vai te fazer suspirar por ter tantas opções de diversão e entretenimento.

As ruas Lima e Silva, José do Patrocínio e João Alfredo são conhecidas pelo grande número de bares, boates, bistrôs e restaurantes, oferecendo um cardápio diversificado em termos de música, estilo, comida e orientação sexual. É uma miscelânea de gostos, um caldeirão da diversidade.

cidade baixa porto alegre

Onde comer em Porto Alegre?

As opções gastronômicas são muito variadas! Aqui vai uma listinha com as dicas de quem está por dentro das opções gastronômicas de Porto Alegre, selecionadas a dedo para visitantes de primeira viagem!

Dedico esta parte especialmente às gaúchas de coração Vitória Cherfên e Juliana França. Ambas, super antenadas, ajudaram a criar esta lista tão especial:

  • Pra quem gosta de comida boa e barata, tem o Tudo Pelo Social, um restaurante que serve o prato típico do dia a dia: À La minuta. Arroz, bife, ovos e batatas fritas. Impecável. De acompanhamento, um suco de uva integral que mata qualquer sede.
  • Pra quem curte um café e uma bonita paisagem, com direito a quitutes gostosos e um climinha colorido, tem o Café do Duque, que fica no alto do Viaduto da famosa e memorável Avenida Borges de Medeiros. Ao fim da tarde, quando as luzes amarelas se acendem, o cenário é irresistível.
  • Pra quem gosta de um bom lanche e tem um grande apetite, os “Cheeseburguers” de Porto Alegre, popularmente conhecidos por “Xis”, são tamanho família. Gostosos e muito recheados. Desde o Cavanhas, no bairro Cidade Baixa, até o “Xis do Gelson”, na Avenida Wenceslau Escobar, são excelentes opções pra comer algo rápido e gastar pouco. Há também a Lancheria do Parque, famosa pelos sucos MARAVILHOSOS naturais, lugar democrático e ótima comida!
  • A melhor massa da sua vida fora da Itália é num lugar chamado Atelier de Massas!
  • Entre os restaurantes/bar delicinha, estilo casarão antigo, decoração bonitinha e atendentes atenciosos  tem o Consultório Culinário, ótimo para um almoço de fim de semana ou para uma cervejinha artesanal da região no fim do dia.
  • Veganos em Porto Alegre também têm espaço, é só ir no Bonobo, restaurante aconchegante com cardápio caseiro e comidinha bem gostosa. O lugar é também um espaço cultural. Outra opção é o La Rouge Bistrô , comida vegana em alto estilo, como eles costumam dizer.
  • E finalmente, se quiser sentir o sabor uruguaio em Porto Alegre, o lugar que serve a melhor media luna com doce de leite, o MercoPan. Vá num fim de tarde guloso saborear essa gordice delícia

Onde dormir em Porto Alegre?

A localização é o mais importante, já que, como muitas cidades grandes do Brasil, o trânsito pode ser um pequeno inferninho dependendo da hora.

Eu recomendo uma zona central, sem ser exatamente o centro da cidade, mas que fique perto de tudo. Este bairro é a cidade baixa – o mesmo bairro das baladas! Um hotel que tem ótimo custo X benefício é o Comfort Porto Alegre, simples com bom café da manhã e bem localizado!

Hotel Comfort Porto Alegre
Endereço: Rua Loureiro da Silva, 1660
Reserve agora pelo booking.com

Imagem: Booking.com

Últimas dicas sobre Porto Alegre

Para aproveitar bem a região, programe uma viagem ao Vale dos Vinhedos – ou mesmo Gramado e Canela, como disse no começo.

Gramado e Canela são cidades mais conhecidas e um pouco mais turísticas, enquanto o Vale dos Vinhedos é um o local menos explorado e igual de lindo, vale a pena visitar! Não seria má idéia umas férias diferentes, passando por estes locais, já pensou?

Leia também:
O que fazer no Vale dos Vinhedos
Dicas atualizadas sobre Gramado e Canela

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem destacada:  Banco de Imagens iStock
Créditos: @jsdeoliv