Que o Brasil é lindo, todo mundo sabe! Que as praias do Brasil são incríveis, também. Então chegou a hora de falar de uma das regiões mais bonitas deste nosso país, aqui no blog. O tema de hoje é Natal, capital do Rio Grande do Norte, dona de praias inacreditáveis, olha que demais!

Para começo de conversa, Natal é uma capital relativamente pequena, com pouco mais de 800.000 habitantes. Isso faz com que a cidade não tenha lá tantos problemas quanto as megalópoles de outras grandes capitais vizinhas, como Recife ou Fortaleza. Apesar disso, é bom ficar sempre atento, principalmente nas zonas mais movimentadas da cidade, onde sempre tem batedor de carteira e menos segurança.
Tirando essa parte chata, as paisagens são de matar. Natal não perde em nada para paraísos no Caribe ou Ilhas do pacífico sul – e está bem mais perto da gente no Brasil, né!

Como chegar em Natal?
Para chegar em Natal pode ser de carro, ônibus ou avião. Dependendo da sua viagem, chegando lá pode valer a pena alugar um carro, isso porque há várias praias nos arredores da cidade que são gostosas de visitar e com um carro fica mais fácil conhecer. Entre elas a mais famosa é Pipa, que atrai turistas e viajantes do mundo inteiro e você pode saber mais clicando neste post completo sobre Pipa aqui. Para alugar um carro em Natal, recomendo a visita no site da Rent Cars, que simula as melhores tarifas das locadoras e dá preços muito bons, sempre alugo com eles.

Dicas Gerais sobre Natal
Conhecida como a cidade do sol, Natal é uma cidade quente! A localização próxima à linha do equador a torna ensolarada quase o ano todo, alternando temperaturas entre 25 e 30 graus durante todos os meses. Chato, hein? Sempre dá pra pegar praia em Natal!

O melhor mês para visitar a cidade é novembro, época em que chove menos e ainda está na baixa temporada. Entre dezembro e fevereiro é a alta temporada, daí tudo fica lotado, os passeios são mais caros e sempre tem muito turista, o que significa filas intermináveis e menor atenção por parte dos estabelecimentos. Abril e maio são os meses em que mais chove, ainda que a média de temperatura fique ao redor dos 26 graus.

Além de Pipa, outras praias que recomendo visitar são Pirangi, Maracajaú, Genipabu, e claro, Ponta Negra, talvez a praia urbana mais famosa do Brasil, depois de Copacabana. É em Ponta Negra que está o morro do careca, duna com cerca de 107 metros de altura que fica no sul da praia. Búzios e Tabatinga, são as praias mais frequentadas pela minha amiga Bebel, que mora lá há muitos anos e recomenda a visita!

Se você ainda não conhece esta parte do Brasil, eu recomendo tirar cerca de 5 dias para desfrutar o melhor de Natal. No primeiro dia eu faria um tour histórico, Natal preserva vários monumentos, igrejas, santuários que valem a pena visitar. Um deles é a Fortaleza dos Reis Magos, com mais de 400 anos de construção. É o marco inicial de Natal e tem muito da nossa história por lá.
No segundo dia eu faria um passeio de praias do litoral sul, passando pelo maior cajueiro do mundo em Pirangi – uma árvore com 125 anos de idade e que produz 80 mil cajus por ano. OMG!!!
Eu deixaria as dunas do litoral norte para o terceiro dia, fazendo um passeio de buggy “com emoção”, entre paredões de areia e piscinas naturais.

No quarto dia um mergulho em Maracajaú ou um passeio em Pipa são boas pedidas.

No quinto dia você descansa em Natal, caminhando por Ponta Negra e relaxando por ali até a hora do forró.
O que me encanta em Natal é viver na boa companhia do sol!!!
Por Maria Isabel, natalense de coração
Turistando de Buggy em Natal
Uma boa forma de turistar por Natal e praias dos arredores é utilizar os serviços dos famosos Buggueiros: guias de buggy. São eles quem dominam as dunas do litoral potiguar e possuem vários roteiros para agradar cada turista. Mas é preciso estar atento: como a oferta de buggueiros é grande, vale chamar um buggueiro de confiança e recomendado – evitando stress ou preços abusivos.

O nosso buggueiro foi o Bel, que é credenciado e trabalha há vários anos como na cidade. Para entrar em contato com ele ligue no (84) 9981-1399. Eu recomendo!
Fizemos um passeio completo passando pelas dunas e praias principais do litoral norte, com direito a paradas estratégicas no esquibunda, aerobunda e kamikase – diversão garantida se você curte um pouco de adrenalina. O Bel nos levou ainda para almoçar um balde de lagosta e camarão (eu sei, muita ostentação), e claro, depois da comilança, nem aero nem esquibunda. A gente queria era uma redebunda.
Onde comer em Natal?
Além das praias e do esquibunda, você vai adorar saber que em Natal há um restaurante em que se come o melhor camarão da cidade, numa porção generosíssima! O nome não podia ser mais apropriado: Restaurante Camarões, que fica na Av. Engenheiro Roberto Freire , 2610.
Cada prato serve para 2 pessoas, mas que 3 pessoas comeriam tranquilamente, caso a gula não fosse tão grande. Custa em média 90 reais o prato (preços de 2014, talvez já esteja diferente), fora a bebida e todo o resto. Se você gosta de camarão, vale cada centavo! Nossa que fome que me deu… Além deste, há o restaurante Fogo e Chama (churrascaria) o Agaricus (comida internacional) e o Bongustaio, todos os três recomendados por quem mora lá. 🙂
Fora isso, outros restaurantes recomendados localmente são:
- Basílicos Restaurante (italiana e pizza)
- Piazzale Italia (pizza)
- Mazzano Restaurante (pizza e brasileiro)
- Dulce France (creperia)
- Nemo Pescados (japonês)
- Wayne’s Burguer Star (hambúrguer)
Barzinhos
Nós não tivemos muito tempo para botecar em Natal, mas aqui vai a lista que a @bebel, moradora de Natal e minha amiga de infância, montou especialmente para o blog! Obrigada, Bebel!!!
- 294 Bar e Restaurante – Petrópolis
- Curva do Vento – Ponta Negra
- Whiskritorio Natal (adorei esse nome!) – Capim Macio
- Real Botequim – Capim Macio
- Bar do Suvaco (sério, são muito criativos estes nomes!) – Tirol
Férias em Natal, é bom saber:
Natal é sem dúvida uma cidade para férias. Aliás, quem mora lá tem o privilégio de dizer que vive onde o Brasil passa as férias, e é muito certo. Os natalenses são muito orgulhosos de sua cidade e sua cultura, que está estampada na conversa e no sorriso do pessoal de lá.
O artesanato pode ser admirado nas feirinhas dos centros de turismo, shopping do artesanato e na antiga Cadeia Pública de Natal, que hoje apresenta lojas onde ficavam as celas. A arte do forró também é um patrimônio potiguar, e é lá que a sanfona, a zabumba e o triângulo encontram uma representante de peso do forró brasileiro. Aliás, olha o que eu encontrei na internet! Forró com Turista, todas as quintas no Centro de Turismo de Natal.
E não pára por aí! Para quem está pensando em dar uma voltinha (ou quem sabe largar tudo e ir viver lá gente, pra quê esperar a aposentadoria meu povo) Natal é uma ótima escolha. E já sabe, precisando de mais dicas, só falar.


[fdp_sc]
Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: marchello74
AS PRAIAS DE NATAL
A Esquina do Brasil
guarda muitas surpresas!
As praias com falésias
e passeios de tirolesas!
As praias, com os coqueiros,
são um belo cartão-postal!
O mar, com suas jangadas,
é a típica paisagem tropical!
As suas dunas douradas
lembram o deserto do Saara!
Ainda faz passeio de camelo,
que no Brasil é coisa rara!
Nesse Império do Sol,
o rei é um cajueiro!
Os Magos te acolhem
na terra do sal brasileiro!
Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia
Olá.
estou pensando em ir a Natal na primeira quinzena de janeiro, no pacote que me ofereceram tem um hotel que fica na praia dos artistas, vc conheceu essa praia ? Ela fica longe da praia ponta negra ? não vi vc comentar sobre ela.
Parabéns pelo post!
Só faltou visitar nossas lagoas de água doce no litoral Sul.
Abraços e sejam sempre bémvindos!
bom dia por favor vc tem o contato do buggueiro carlisnhos cobra pois vi falar muito bem dele vou estar ai em outubro e quero fechar com ele o passeio
Oi Ciro, infelizmente não tenho o contato dele! Aproveite Natal!!
Olá, adorei muito o post! Você saberia dizer se o bugueiro que você recomendou continua com esse número? Adicionei e aparece que ele não tem Whatsapp! Você falava com ele apenas ligando?
Oi Fernanda! Nossa boa pergunta, eu ligava para ele na época mas não sei se ele ainda está com este número! Você tentou falar com ele? Teve algum sucesso?
Olá adorei o post… eu vou para natal mês que vem, eu fico na dúvida se compensa fazer os passeios com as agências ou alugar carro/ moto… e quais passeios realmente valem apena.
Oi Luana! Tudo depende do seu estilo de viagem, mas eu recomendo pelo menos um dia com um bugueiro para ter a experiência pelas dunas!!
Olá boa tarde,
Amei o seu Blog e as dicas de Natal.
Sobre a situação do aluguel de carro, Hoje com Uber você acha que ainda é vantajoso o aluguel?
Oi Afonso! Sim, é cada vez mais vantagem usar o Uber, mas o carro serve para longas distâncias. Se a sua prioridade for ficar na cidade, Uber resolve bem! Se quiser ir a outras praias, como Pipa, por exemplo, aí é melhor ter um carro.
Boa tarde, adorei suas dicas! Irei com meu esposo para Natal em Julho deste ano, o que vc pode me dizer a respeito dos valores.. passeios! Quero fazer muito o passeio das dunas, qual o melhor? Obrigada
Oi Christielly, você vai amar o passeio das dunas, para mim é o melhor. Nesta época dá pra encontrar bugueiros com bons preços, verifique com antecedência que é melhor! Abraços!
Obrigado pelas dicas! eu vou para Natal o dia 15 fevereiro, ainda está movimentado pelo carnaval?
Preciso de um carro para percorrer a cidade ou posso usar o transporte público?
Oi Enrique, provavelmente estará cheio sim, pelo carnaval. Se quiser ficar mais tranquilo, é melhor ter um carro ou então o Uber pode ajudar! Abraços!
Estarei indo a Natal próximo dia 15 de janeiro 2018. Vc indicaria qual é o melhor programa para família de 4 pessoas, dois adultos e duas crianças?
Oi Beto! recomendo o passeio de buggy, todos vão amar!
Ola vamos a natal agora dia 27 de janeiro ficaremos no hotel ocean palace estaremos bem localizados ? A cidade está mais tranquila ? Obrigado
Oi José Roberto, este hotel está bem localizado sim, na frente da praia. Em Natal é bom ter os cuidados básicos com segurança. Abraços!
Olá! Parabéns pelo Post! Quanto em média que um casal deve gastar em Natal durante uma semana lá? Sem levar em consideração o hotel e a passagem
Oi Bruna, a resposta é o famoso depende… Depende do seu estilo de passeio, do tipo de restaurantes que vai comer, do que pretende gastar. Se ficar só na praia e fazer passeios de forma independente e comer nos restaurantes mais tranquilos, eu calcularia uns 100 reais por pessoa, por dia. Se for a lugares mais badalados, daí a coisa já sobe de preço.
Quero dicas de hospedagem, vou para Natal com a família.
Obrigada
Olá, amei as dicas! Estou indo pra Natal em dezembro e estou na dúvida se fecho os passeios com antecedência por ser alta temporada, ou se espero chegar lá para ver tudo que tem. Obrigada. Bjos ;*
Oi Juliana! Olha, é bom resolver com alguma antecedência, principalmente os passeios mais disputados com buggy. Assim você garante! 😀
Boa viagem!
Ola tudo bem. Estou pretendendo ir em maio. Será que vou pegar muita chuva. Estou preocupada. Pensando em mudar a data
Oi Geralda!
Olha, apesar de ser um mês mais “chuvoso”, tudo é possível! Do jeito que o tempo está louco ultimamente, de repente você pega aquele solão e contradiz a previsão!
Boa sorte e boa viagem!
Seu destino é NATAL – RN ??
Fazemos seu traslado do aeroporto ao hotel, chegue com comodidade e tranquilidade. Não deixe conferir nossos valores de passeios e aproveite NATAL ao máximo 😉
Ligue (84) 9 9945-1973
Qual o valor do transfer do aeroporto ao centro de Natal?
BOM DIA ESTOU PRETENDENDO IR PASSAR A LUA DE MEL EM NATAL NO MÊS DE JULHO, VC ACHA QUE SERIA UMA BOA OPÇÃO ?
MINHA NOIVA E EU ADORAMOS PRAIA POREM ´TEREMOS Q CASAR EM JULHO ENTÃO QUEREMOS PASSAR EM NATAL MAS NÃO SABEMOS SE É UMA BOA EPOCA PARA CURTIR O LOCAL.
Oi Dimas,
Julho é a época de chuvas no Nordeste, mas isso não significa frio, lá é sempre quente. Só que corre o risco de estar nublado ou tempo mais fechado nessa época. O lado positivo é que os preços serão mais baratos do que se forem na alta temporada, entre dezembro e fevereiro.
Boa viagem e feliz casamento!
Abraços,
Juliana
Olá, vou a Natal em fevereiro, pretendo me hospedar num hotel que fica na via costeira, acha que devo alugar um carro, já que me disseram que fica afastado de Ponta Negra, onde há varios bares e restaurantes?
Oi Luciana!
Acho que com carro é sempre mais fácil, porque você ganha mais liberdade né? Mas sempre tem táxi para fazer este trajeto e costuma ser mais prático também para poucas saídas.
Boa viagem!
Adorei as dicas. Vou a Natal semana que vem. Gostaria de saber se é melhor contratar bugueiros ou uma agência de viagem.
Que legal Taiane! Bom, se contratar bugueiros direto, o preço é normalmente mais barato. Mas eu sugiro que você pergunte no hotel por um bugueiro, pois eles sempre recomendam a melhor opção. Boa viagem!
Boa tarde! Em nome dos Amigos e Familiares de Portadores de Transtornos Mentais – AFDM peço por gentileza, divulgar nesta prestigiosa coluna a 3ª Caminhada “Pensando Bem” , que ocorrerá neste sábado (10 de Outubro), no Dia Mundial da Saúde Mental. Como uma amiga da AFDM, agradeço pela atenção. Karenine Borges
http://hppsl.blogspot.com.br/2015/10/3-caminhada-pensando-bem-manha-de.html?m=1
Estarei chegando em Natal no próximo dia 2, com esposa e meu filho de um ano e seis meses, ficaremos hospedados em praia dos artistas. Quero saber qual a praia ou lagoa mais próxima de onde ficarei que a água é mais tranquila e quente pra curtir um dia inteiro com meu filho.
ola, gostei das suas dicas, e vi que vai estar novamente em natal em outubro desse ano?? vou em dezembro proximo , curtir uma lua de mel,rs ja estou montando o roteiro,apos sua viagem atualize o blog se possivel,para sabermos como anda natal,rs grato
Oi Emerson! Obrigada pelo comentário!
Quem estará em Outubro próximo é uma leitora, que pediu dicas sobre a viagem. Mas fica tranquilo que em breve vou atualizar este post com novas dicas! Abraços e boa viagem!
QUERO PASSAR MINHAS FÉRIAS EM NATAL EM AGOSTO DE DESTE ANO DE 2015 É CALOR ESTE MÊS QUAL LUGAR MELHOR PARA HOSPEDAR EM NATAL .PONTA NEGRA OU PRAIA DOS ARTISTA ESTOU MEIO EM DÚVIDAS OBRIGADO .
Oi Cristiano,
O blog responde! Em agosto é sim calor, aliás, durante todo o ano faz bastante calor. É a cidade do sol!
Entre Ponta Negra e Praia dos Artistas, voto na praia dos artistas.
Boa viagem!
Estou montando minha viagem para natal em Outubro deste ano. Iremos em 4 casais, estamos fechando um apart hotel bem pertinho do Morro do careca. É um bom lugar para se hospedar? Seguro?? Fica próximo de restaurantes e bares para principalmente a noite? Tem necessidade de ter carro alugado? Qual é a média de gastos durante o dia em Barraca da de praia? E para refeicoes em geral (jantar)? É os passeios e locação de buggy? Consegue me ajudar com essas dúvidas?
Oi Luciane!
Eu nunca me hospedei no careca, então perguntei para uma amiga que mora por lá como está a coisa ultimamente por ali e ela foi bastante honesta: é melhor evitar se hospedar nesta parte da praia. Ela me contou dos problemas de prostituição e otras cositas más ilegais que existem bem nesta zona. Durante o dia é tranquilo, mas pela noite nem tanto… Se vocês decidirem ficar lá, devem verificar como é a segurança do hotel. Se quiserem outra indicação de hotel, procurem mais perto do começo da Ponta Negra.
À noite em Natal não é bom sair a pé. O táxi costuma servir para a cidade, não vejo necessidade de alugar carro, exceto se vocês querem conhecer as praias mais afastadas, tipo Pipa (já leu o post de pipa? É fantástico!). Eu te diria que os restaurantes mais caros vão custar entre 50 e 60 reais por refeição (Mangai e Camarões) e os médios uns 25 por refeição. As barracas de praia tem preço quase que tabelado, a cerveja será uns 6 reais e as porções de comida entre 25 e 30. Isso é a média, não consigo te dizer exatamente os preços, mas uma geral… E os passeios de buggy custam entre 100 e 130 por pessoa, se você ligar no buggueiro (BEL) que eu recomendei diz pra ele fazer um desconto por que você leu sobre isso no site! ;P
Espero ter ajudado, e se precisar de mais informação me avisa!
Abraços!
outro restaurante que amei em Natal foi o mangai. Muuuito bom. Com a tematica dos cangaceiros. Recomendo!
curti o post , vou utiliza-lo para minhas férias, será que com esse caos pelas chuvas em Natal vou conseguir aproveitar em julho????
Oi Natalia! Super obrigada pela visita e pelo comentário. A coisa está realmente bem crítica por lá ultimamente, as chuvas estão causando um mal terrível na cidade… Espero que seja algo passageiro e que logo os natalenses se recuperem desse baque, força Natal! O que posso te dizer é que não é normal essa quantidade de chuva para essa época do ano, e que, com a chuva, além dos passeios serem afetados, há muito problema difícil para as vítimas das chuvas, como os desabamentos, falta de energia, comida, água… Se as chuvas não passarem até lá, evite os passeios de buggy, que ficam um pouco perigosos. E se conseguisse levar alguma ajuda, acho que o pessoal agradeceria muito o gesto… Bom, espero que tudo isso passe logo e que você faça uma super viagem por lá! Abraços!
Obrigada pelo comentário, Mari! Fica a dica do restaurante Tibério, um dia vou lá! #comidaaaa #delicia hehe Beijos!
Muuuuuuuuuito bom!!! Adorei o post!
Natal é muito linda mesmo!!
Camarões é parada obrigatória lá! 🙂
Recomendo o restaurante Tibério lá também! Comida muito boa!
:***