Buscando dicas sobre Niterói? Hoje vou falar sobre mais um destino brasileiro que nem sempre aparece nos guias de viagem que vemos por aí, a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro!

Por estar tão perto do maior destino turístico do Brasil (o Rio!)  muita gente nem pensa em visitar a vizinha Niterói, líder em qualidade de vida e dona de belezas naturais incomparáveis.

A cidade tem muitos parques, praias belíssimas e várias opções de lazer, sendo bem menos muvucada que a capital – ponto para Niterói! E como aqui no blog sempre tem dicas de moradores locais sobre os lugares, eu convidei a HeloísaJaskulski, que viveu em Niterói alguns anos para contar porque vale a pena visitar esta cidade! As dicas dela me fizeram pensar em visitar Niterói o quanto antes! E você? Valeu Helô!!!

Imagem

Niterói

Niterói, vulgo Nikiti City, é um município do Rio de Janeiro que ostenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano entre as cidades Fluminenses!

Está a 10,9 km de distância do Rio de Janeiro, separada por uma ponte chamada Costa e Silva (ou ponte rio-niterói, que tem quase 14 km de extensão!) a qual foi construída na época dos governos militares. Durante a semana é um município dormitório, já que uma parte dos fluminenses vão ao Rio trabalhar e voltam para Nikiti durante a noite. E aos finais de semana a cidade se enche de visitantes e de vida carioca!

Onde fica Niterói no mapa?

Do lado de Rio de Janeiro. É em Niterói que está uma das mais bonitas vistas dos cartões postais do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar e o cristo. Só pela fotografia já vale cruzar a ponte! Se você está no Rio de Janeiro, a ponte é a forma mais prática de chegar em Niterói, mas em vésperas de feriado o congestionamento é grande! Para evitar as horas de fila na ponte em horas de pico, a alternativa é usar as barcas que se localizam no Centro de Niterói e na praça XV no Rio de Janeiro.

O que fazer em Niterói?

1. MAC – Museu da Arte Contemporânea

O MAC projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer é um dos lugares mais turísticos de Niterói. As palavras de Niemeyer sobre o projeto, já dão uma idéia de como é o museu:
Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar.
E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria.
O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.”

2. Praia de Icaraí

A praia de Icaraí é outro lugar turístico a ser visitado, onde se têm a vista mais bonita do Rio de Janeiro. É a praia mais famosa da cidade, que fica do outro lado da Baía da Guanabara. No ano novo há sempre os tradicionais fogos de artifício e muito samba. Ótimo lugar para praticar esportes tanto na areia como no calçadão da orla. E agora tá na moda o Stand up paddle, pode ser uma boa!

3. Fortes Militares Imbuí e Santa Cruz

Conhecer fortalezas militares dos séculos passados é sempre um passeio interessante, e os fortes Imbuí e Santa Cruz não são diferentes. Além de conhecer a história da região e os conflitos que sucederam nas diferentes épocas do Brasil de antigamente, o visual é fantástico.

4. Trilha do Costão e Praia de Itacoatiara

Para quem gosta de montanha e natureza, a trilha do Costão é talvez a trilha com as paisagens mais bonitas de Niterói. Não tem como descrever esta trilha sem usar os adjetivos “sensacional”, “deslumbrante”, “paradisíaco”! Volte para a praia de Itacoatiara antes do pôr-do-sol e dê um mergulho no fabuloso mar que essa hora fica alaranjado.

Passeios fora da rota convencional

1. Praia de Camboinhas

Praia oceânica, linda e limpa, com ótima estrutura de bares e restaurantes. Nesta praia a veiculação de ônibus, motos e carros é reduzida, o que deixa o ambiente mais tranquilo e mais gostoso! Aproveite para desfrutar um delicioso caranguejo nos bares locais.

2. Confeitaria Beira-Mar

Por algum motivo tudo o que eles fazem lá é gostoso. Os pães e doces superam a expectativa e o restaurante também oferece pratos deliciosos. Está entre os lugares mais conhecidos e recomendados da cidade, não deixe de ir!

3. Lanchonetes Compão

Tem no centro e em Icaraí. Os lanches são gostosos, mas a fama se dá pelos sucos naturais e fresquíssimos de 44 tipos de frutas disponíveis no menu. E dá pra misturar as frutas, fazer um sucão de vários sabores, ótimo para refrescar e dar energia!

4. Waxy e São Nunca

São duas opções para ir à noite no bairro de Icaraí, ambiente jovem e descontraído, ótimo para dançar e conhecer gente nova.

5. Bar do Meio de Piratininga

Para ouvir samba ou pagode, tomar um cerveja gelada a la fluminense e descansar. É boteco para sentar, conversar com amigos e ouvir boa música! Há sempre shows ao vivo, é sempre bom olhar a programação com antecedência.

6. “Lapa de Niterói”

A Cantareira é a Lapa de Niterói, ou a Vila Madalena de Niterói, para os paulistas! Em volta da praça Leoni Ramos estão espalhados bares e botecos nos casarões antigos, está cheio de opções para bebericar e ver o movimento. Bares como o Big Point, Botequim Informal,Noi Cervejaria Artesanal, Deck Jardim, Vestibular do Chopp entre outros, estão entre as opções mais procuradas por estudantes e bohêmios da cidade!

Onde dormir em Niterói?

Acredito que os melhores bairros para dormir são Icaraí e Ingá, poistêm opções de alimentação e lazer bem próximos. E Icaraí é um dos bairros mais nobres e seguros de Niterói. Um hotel com ótima relação custo X benefício é o Icaraí Bed and Breakfest, um hostel bem simples, com carinha de pousada. Tem opções de quarto privado e cama em quarto compartilhado, estilo albergue.

Outra opção é o Niterói Flats com um vista incrível e bem pertinho do MAC. Este flat é moderno e tudo é bem cuidado, novinho, recomendo!

Últimas informações sobre Niterói

Apesar do Rio de Janeiro apresentar inúmeras variedades de opções tanto de dia como de noite, vale a pena visitar Niterói para conhecer as maravilhas que a cidade oferece e sentir um pouco da cultura fluminense fora do circuito mega turístico que é o Rio. Para quem não conhece a cidade, tenha preferência pelo transporte público. Há ônibus para todos os bairros da cidade e com uma facilidade enorme. Finalmente, prefira visitar Nikiti em horários que não sejam de pico, pois evita o transtorno de engarrafamentos quilômetros na Ponte.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: luoman