Como assim o que fazer em em Porto de Galinhas? Praia, sol, mar e pra descansar, piscininha, água de coco e breja gelada. É o pacote perfeito pra fazer em Porto de Galinhas!!! 😀 Bom, se você vai pela primeira vez a Porto de Galinhas, pode ser que precise de algumas dicas por aqui. O post de hoje é para ajudar a quem quer dicas sobre o que fazer em Porto de Galinhas e aproveitar ao máximo estas férias merecidas no nordeste brasileiro! Bora lá!

Onde fica Porto de Galinhas no mapa?

Porto de Galinhas fica ao sul de Recife, cerca de 1h de carro saindo da capital. Aqui no mapa dá pra ver direitinho que a praia fica pertinho de Ipojuca, que é o município no qual Porto de Galinhas faz parte.

Como chegar na cidade?

A melhor forma de chegar em Porto de Galinhas é pelo aeroporto de Recife. Esta é a cidade grande mais próxima a Porto de Galinhas.

Recomendo voar até Recife e de lá alugar um carro no próprio aeroporto de Recife. Você pode dirigir no mesmo dia em direção ao sul e chegar em Porto de Galinhas em seguida.

Para saber quanto custa alugar um carro em Recife, sugiro que você utilize o site do Rental Cars. Este site simula as tarifas de acordo com o modelo do carro e dias desejados para a sua viagem.

Outra idéia é contratar um transfer para te buscar no aeroporto e te levar até o seu hotel. Neste caso eu sugiro que você verifique com o pessoal da Porto de Galinhas 360.

O que fazer em Porto de Galinhas

A minha rota

Eu sempre vou a Porto de Galinhas quando posso. A primeira vez que estive por lá foi em 2011 e de lá pra cá a cidade deu uma crescida considerável. Porto de Galinhas já não é um vilarejo pacato como foi um dia… Então, saber bem onde ir e onde ficar pode fazer a diferença na sua viagem por lá. Vai lendo que eu te conto melhor!

O que fazer em Porto de Galinhas

O que fazer em Porto de Galinhas?

Bom, para decidir o que fazer em Porto de Galinhas, você precisa levar em consideração o hotel que você vai ficar.

Muita gente acaba decidindo ficar no centrinho da cidade. Porém, isto significa que você estará limitando a sua visita à praia mais cheia de Porto de Galinhas.

Eu na realidade sugiro que você se hospede em Muro Alto, no Hotel Village Porto, que possui uma excelente infraestrutura. Daí você pode ficar numa praia mais tranquila nos dias que não quiser estar perto da muvuca. Tire uns dias para visitar os lugares mais pop só pra conhecer o “fervo” e voltar tranquilamente ao seu hotel para relaxar como merece! Bom, vamos às dicas!

1.Piscinas Naturais da Praia de Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas é a praia mais procurada na regiãoe onde está o “fervo”. Sem dúvida é umas das melhores opções do que fazer em Porto de Galinhas. As piscinas naturais que se formam durante a maré baixa pela barreira de corais deixa a praia perfeita.

Devido ao alto movimento de turistas, o acesso às piscinas naturais está ficando bem limitado, para evitar a destruição dos corais. A prefeitura de Ipojuca limita o acesso a certo número de pessoas por dia. Se você decidir visitar os corais a pé, (recomendo, é o ponto alto da praia), você vai precisar entrar numa fila para receber a sua pulseirinha.

Lá nos corais, só passa quem estiver usando uma pulseirinha dessas! E nem preciso comentar que todo o cuidado é pouco nestes corais! Tem lugar que é só pra olhar e tem piscina que pode mergulhar, mas com cuidado pra não destruir o ambiente dos peixinhos que vivem ali!

Uma polêmica que vem há tempos sendo discutida na praia é que há vários jangadeiros que também levam turistas às piscinas naturais. É o trabalho deles, eles cobram um valor determinado por pessoa para fazer o caminho de jangada entre a praia e os corais. Mas neste caso o número de turistas não é limitado, como no caso de quem vai a pé.

Eu diria que é importante preservar o trabalho dos jangadeiros e oferecer novas opções de turismo na região. Assim ninguém perde o seu trabalho e também ninguém perde o seu habitat natural. Mas isso é assunto para outro post. 🙂

Piscinas naturais

Praia do Cupe

É a praia onde ficam alguns hotéis e também tem piscinas naturais por ali. É bem menos cheia que a praia de Porto de Galinhas e vale a pena passar um dia por ali. Talvez compense contratar um passeio de buggy que faça várias praias da região de Porto de Galinhas. Por exemplo, há um passeio conhecido como Porto de Galinhas “Ponta a Ponta” que leva de Maracaípe à Muro Alto. Vale a pena porque dá pra aproveitar todas as praias sem perder um só ponto nas suas férias.

Praia

Ilha de Santo Aleixo

A ilha de Santo Aleixo é um passeio que dura um dia inteiro, perfeito para quem está hospedado em Porto de Galinhas. Eu fiz e falei sobre como é a experiência completa neste post aqui. Mas rapidinho eu te conto que este passeio se trata de uma ilha bem fora da rota e pouco conhecida em Pernambuco!

A saída é na Barra de Sirinhaém e o passeio até lá dura cerca de 30 minutos. Pequenos barcos fazem a rota algumas vezes por dia, é bom se organizar com antecedência e combinar a sua volta assim que você chegar na ilha.

A ilha é bem pequena e dá pra caminhar, mergulhar e comer peixes frescos e frutos do mar pescados ali no dia. São pequenas empresas de turismo e alguns micro empreendedores que fazem a rota e o turismo na região. Portanto, espere encontrar uma infraestrutura bem modesta e muita natureza intocada por ali.

Ilha de Santo Aleixo

Praia dos Carneiros

Já um pouco mais afastada de Porto de Galinhas, a cerca de 1 hora ao sul está a Praia dos Carneiros. Esta é outra praia bem recomendada pela região, também com águas cristalinas, piscinas naturais e uma boa infra estrutura durante a alta temporada.

Eu falei sobre a Praia dos Carneiros e Tamandaré neste post aqui. Você pode consultar um vídeo sobre o passeio de catamarã que fizemos ali neste link aqui. É a praia preferida de muita gente que conhece o litoral pernambucano, isso porque a beleza é realmente indescritível! Vale a pena conhecer.

Leia também: Dicas Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros

Centrinho de Porto de Galinhas

Para sair à noite ou no fim da tarde, vale a pena conhecer o centrinho de Porto de Galinhas. Este é um lugar bem gostoso de caminhar e petiscar nos barzinhos e restaurantes bem relax que têm por ali.

Durante os finais de semana vai ser mais fácil ter movimento, ou pelo menos, barzinhos com música ao vivo e cerveja gelada para refrescar.

Onde dormir em Porto de Galinhas?

Bom, minha recomendação de hotel é o Village Porto. Trata-se de um hotel com uma boa infra estrutura, várias piscinas, uma sala de massagem, quadras de esporte e parquinho para as crianças.

Este hotel fica bem em frente à praia de Muro Alto, então se você quiser só ficar na praia do hotel, também é uma excelente opção.

Se quiser ficar só relaxando no hotel e na piscina do hotel, deitar na rede, tomar uma capirinha e comer comida boa como se não houvesse amanhã, nem preciso dizer que ali é o melhor lugar.

É o lugar perfeito para casais de todas as idades, grupos de amigos e famílias.

Hotel Village Porto

Hotel Village Porto De Galinhas
Endereço: Rodovia Pe 09 Km 5,5 -Porto de Galinhas
Reserve pelo Booking.com

Leia também: Onde ficar em Porto de Galinhas?

Últimas Dicas sobre Porto de Galinhas

Bom, como sempre, no nordeste a alta temporada é no verão. Entre o meio de dezembro até pouco depois do carnaval é quando a coisa tá fervendo por lá (literalmente!).

Então se você quiser passar férias na cidade durante este período, recomendo que você se planeje com antecedência. Março e Novembro são boas épocas para visitar a cidade. Isso porque não chove tanto e os preços são um pouco mais baratos que na alta temporada.

Entre Abril e Outubro a cidade vai ficar bem mais sossegada, mas você corre o risco de ver dias não tão bonitos assim. Mesmo com chuva, faz sempre calor por ali.

Leve repelente e abuse dele! A região é zona de alto risco para Dengue e Zica, portanto, se cuide. E finalmente, use protetor solar sem dó. O sol pega forte ali.

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: filipefrazao