Aqui vão as nossas dicas sobre Turismo em João Pessoa! Separamos uma bela listinha com as melhores atrações e atividades mais interessantes para se fazer em João Pessoa. Esta é uma das cidades mais gostosas para se conhecer no Nordeste Brasileiro, na minha opinião. Trata-se de uma capital de porte moderado, com um clima agradável e praias bem tranquilas. Aqui neste post vamos publicar nossas dicas sobre o que fazer em João Pessoa, e vamos sugerir algumas atividades interessantes fora da rota convencional! Espero que gostem do post!

Leia também: Top 10 Melhores Praias de João Pessoa.

Onde fica João Pessoa no mapa?

Fica no extremo leste do Brasil, literalmente! Em João Pessoa está localizado o ponto mais oriental de todo o país, se considerarmos somente o território continental. Por este motivo, o amanhecer acontece antes das 6h da manhã e anoitece por volta das 18h, durante o ano inteiro.

Além disso, o estado da Paraíba fica numa localização privilegiada entre os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, ou seja, há muito litoral para explorar ali perto. Apesar disso, eu também recomendo uma visita ao interior da Paraíba, conforme as dicas de João Pessoa fora da rota convencional. Neste roteiro, dá pra tirar alguns dias e visitar cachoeiras, cidades históricas, engenhos de cachaça e até sentir um “friozinho” fresco na região.

Minha Rota em João Pessoa

Eu viajei muitas vezes para fazer turismo em João Pessoa, isso porque minha família morou uns anos por lá. Sempre que havia uma oportunidade de férias ou feriadão à vista, eu fazia uma visitinha aos meus pais e à minha irmã. Então minhas dicas não são de uma única viagem, mas sim de várias.

Agora o roteiro que eu vou deixar por aqui dá pra fazer em 10 dias. Nos primeiros dias, você se concentra nas praias e nos pontos turísticos mais conhecidos de João Pessoa. No final da viagem, visite um dos pontos fora da rota convencional, que vai dar um gostinho mais especial ao seu roteiro na Paraíba. Você pode fazer bate-volta para os lugares indicados ou ainda dividir a viagem e se hospedar no interior. Vai lendo que você entende melhor tudo o que dá pra fazer de turismo em João Pessoa.

O que fazer em João Pessoa?

1. Praias

Naturalmente as praias são a atividade mais procurada pelos turistas em João Pessoa! As praias urbanas são as mais fáceis de conhecer e possuem boa qualidade da água. Neste post há uma lista com as 10 melhores praias de João Pessoa, com algumas praias urbanas e outras um pouco mais afastadas da cidade. Assim você tem uma referência mais completa sobre as melhores praias de João Pessoa. Sugiro alugar um carro pela Rent Cars para conseguir aproveitar as praias de forma independente.

Leia também: Top 10 praias de João Pessoa

2. Farol do Cabo Branco

Este é um farol dos anos 70 construído sobre a falésia do Cabo Branco, cuja vista é realmente maravilhosa. Muita gente vai cedinho ao farol para assistir ao nascer do sol na região. O Farol do Cabo Branco é um projeto do arquiteto paraibano Pedro Abrahão Dieb. O desenho representa uma planta de Sisal, altamente cultivada na Paraíba, sendo a fibra vegetal mais dura que existe. Sua fibra é matéria prima para cordas, cordéis, fios, tapetes, entre outros itens típicos da Paraíba. Aliás, tem muito artesanato local feito de Sisal que vale a pena levar de lembrancinha da sua viagem a João Pessoa.

3. Estação Cabo Branco

Próximo ao Farol do Cabo Branco está o edifício da estação Cabo Branco, projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Trata-se de um centro cultural que possui um anfiteatro, sala de exposições de arte, auditório, lanchonete e um mirante. É um dos espaços gratuitos para contemplar arte e cultura em João Pessoa. Além do edifício em si que já é uma obra de arte, há vários monumentos e esculturas em volta do prédio. É interessante buscar as esculturas e tentar adivinhar o que elas representam! Eu pelo menos adoro fazer isso! Vale a pena buscar informações para saber quais são as exposições da temporada ou entender quais eventos irão acontecer na época da sua viagem. Mais informações no site oficial da Estação Cabo Branco.

4. Parque do Jacaré

O então Parque do Jacaré foi construído após a extinção da antiga estrutura de bares e restaurantes que existia na beira do rio Paraíba do Norte. A região ficou famosa quando em 2001, o músico Jurandir do Sax resolveu tocar Bolero de Ravel em uma canoa, bem na hora do por do sol. A apresentação começou a ser feita diariamente e, em alguns anos, chamou a atenção da galera do turismo em João Pessoa. Religiosamente, as pessoas acompanhavam a apresentação nos inúmeros barzinhos da praia, enquanto contemplavam o sol poente atrás da vegetação do rio. Em 2015, houve obras e a estrutura dos bares se desfez, mas o turismo local não deixou morrer a tradição do sax. É possível acompanhar o sax nos barcos da restinga ou nos limites do parque do Jacaré, onde também há lojas de artesanato e moda praia.

Turismo em João Pessoa
Por do sol no Parque do Jacaré | João Pessoa

5. Mercado de Artesanato e feira de João Pessoa

Para quem gosta de souvenir, estes são os lugares mais estruturados para comprar artesanato local. Tem muita opção linda para turistas que querem levar uma lembrancinha da sua viagem a João Pessoa. O Mercado De Artesanato fica em Tambaú, num edifício exclusivo. Há inúmeros stands e lojinhas disputando a atenção dos turistas. Ali do lado tem a feira de artesanato, bem em frente à praia de Tambaú. Para comprar artesanato, eu recomendo o mercado, porque há mais oferta e os preços são melhores, na minha opinião. Já para comer, eu acho que a feirinha é o melhor lugar. Então vá ao mercado, faça suas compras e depois mate a fome na feira!

6. Igreja de São Francisco

Esta é na minha opinião a igreja mais bonita da cidade que integra um complexo religioso importante do século XVIII. O lugar foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1952. A visita pode ser feita pela manhã, a partir das 9h. Aqui neste site tem mais informações sobre a sua história.

7. Centro Histórico de João Pessoa

O centro histórico possui alguns edifícios antigos com arquitetura neoclássica e monumentos que marcam a história da Paraíba e de João Pessoa. Como todo centro histórico nas capitais brasileiras, é importante estar atento aos seus pertences, evitar levar objetos valiosos e tentar sempre visitar durante o dia. Entre os edifícios mais interessantes estão o Casarão dos Azulejos, o Hotel Globo, o Teatro Santa Rosa e o Casarão 34.

Dica: Eu recomendo fazer a visita na igreja e ao Centro Histórico de João Pessoa pela manhã, e fazer as compras pela tarde.

João Pessoa fora da rota convencional

Para quem está com mais tempo e quer conhecer o lado fora da rota convencional do Turismo na Paraíba, recomendo visitar alguns pontos bem interessantes. Reserve alguns dias para fazer um passeio pelo interior do estado, uma trilha por cachoeiras menos conhecidas ou mesmo conhecer fazendas e pequenos produtores locais. Sem dúvida será uma viagem riquíssima que vai te proporcionar experiências inesquecíveis.

1. Bananeiras

O município de Bananeiras fica no Brejo Paraibano, a 141km de João Pessoa. É uma cidade que historicamente foi um importante ponto para a produção do Café no Brasil. Há vários edifícios centenários do período colonial na cidade, no estilo neoclássico, que eram de propriedade das famílias aristocratas da época. Em Junho acontece o São João, que tem a fama local de ser o melhor São João Pé de Serra do Mundo, num estilo bem família. Ali também fica a lindíssima Cachoeira do Roncador, por onde passam várias trilhas ecológicas que valem a pena conhecer! Dá pra visitar no mesmo dia a cidade e ir até a Cachoeira, num bate-volta saindo de João Pessoa.

2. Cachoeira do Roncador

Entre as trilhas mais interessantes de Bananeiras, a Trilha do Roncador é sem dúvida a número 1. Ela leva à Cachoeira do Roncador, um lençol de água que cai de uma altura de 45 metros. A trilha para chegar até lá é um pouco difícil, mal sinalizada e de terra batida. Ao total são 28km de carro, saindo da Igreja Matriz de Bananeiras, e 6km a pé (ida e volta). No percurso você encontrará nascentes de rios, plantações, mangueiras, bananeiras, cajueiros e outras frutas locais, além de muita vegetação serrana. Pertinho da cachoeira há uma bodega que serve pequenos lanches e água, ideal para descansar e se hidratar (e ajudar a economia local). É bom fazer a trilha em grupo, de preferência com um guia local, para evitar acidentes e ter mais segurança durante a sua viagem a João Pessoa.

3. Areia e o Caminho dos Engenhos

Areia é uma cidade histórica que parece ter parado no tempo. Seu passado remonta aos primeiros capítulos da história escrita do Brasil, com origens no século XVII. Nesta época, Areia era um importante ponto de passagem entre o litoral e o sertão da Paraíba para os boiadeiros e comboeiros.

Já no século XIX, Areia se firmou como região produtora de cana de açúcar. Os engenhos se modernizaram e usavam novas forças cinéticas para a tarefa de moer a cana, entre elas o uso de bois, cavalos ou a própria água. Alguns destes engenhos estão de pé até hoje – com técnicas mais modernas de produção, obviamente. A maior parte produz cachaça de alambique de excelente qualidade, o que coloca Areia num mapa interessante para quem gosta de degustar a iguaria! E bom, o Caminho dos Engenhos é exatamente uma rota que você faz percorrendo vários engenhos de açúcar, produtores de cachaças premium no Brasil. Aqui vão alguns engenhos que vale a pena conhecer: Engenho Vaca Brava de Baixo, Engenho Vaca Brava de Cima, Engenho Bujari, Engenho Mineiro, Engenho Bela Vista e Engenho da Várzea, sendo este último propriedade da Universidade Federal da Paraíba, onde funciona o Museu da Rapadura.

4. Ararúna – Parque Estadual Pedra da Boca

Para quem gosta de caminhadas no meio da natureza, este é um passeio como poucos. Uma experiência no meio do agreste nordestino, rodeada por paisagens e formações rochosas únicas. As fotos dizem tudo! É possível fazer rapel, escalada ou simplesmente admirar o lugar que é muito bonito. É tão lindo e tão impressionante que só as fotos não mostram o que é este lugar. Mas achei esse vídeo fantástico no youtube que mostra bem o parque! Créditos para o youtuber @onemanwolfpack.

5. Cabaceiras | Lajedo de Pai Mateus

O município de Cabaceiras é conhecido por ser a Hollywood Nordestina, ou melhor, a Roliúde Nordestina, como dizem por lá! É que vários filmes e séries famosas foram gravados na região, entre elas “O Auto da Compadecida”. O lugar ganhou até uma placa, a Roliúde Nordestina, que honestamente, rende umas fotos bem legais.

Ali está localizado o Lajedo de Pai Mateus região super linda para se visitar no interior da Paraíba. Trata-se de uma elevação rochosa de aproximadamente 1.5km de extensão com cerca de 100 pedras arredondadas espalhadas pela superfície. Estima-se que fissuras naturais e grandes variações de temperatura ao longo de milhões de anos formaram o território. A pedra do capacete é a mais famosa, com um formato que realmente remete ao nome. Em algumas pedras há pinturas rupestres, que se atribuem a índios Cariris, que habitavam a região há 12 mil anos atrás.

Dica: Se você quiser fazer uma viagem completamente única, recomendo tirar uns 3 a 4 dias para fazer todas estas cidades anteriores. Eu me hospedaria na Pousada Pedra Grande, que é um achado no meio da serra da Paraíba. A partir de lá, você pode fazer um bate-volta em cada uma das cidadezinhas anteriores, e encher o celular com fotos espetaculares. Esta experiência vai no mínimo render histórias incríveis para contar quando te pedirem suas dicas de Turismo em João Pessoa.

Pousada Pedra Grande
Endereço: Sitio Cacimba de Cima II, Monte das Gameleiras, CEP 59214-000, Brasil
Reserve pelo site do Booking.com

6. Ilha da Restinga

Se você não quiser ir muito longe de João Pessoa, a ilha da Restinga será um passeio bem interessante também. Esta é uma ilha fluvial que fica na desembocadura do rio Paraíba do Norte, ao norte de João Pessoa. Está localizada nas proximidades de Cabedelo e para chegar lá é necessário contratar o passeio de barco saindo do porto da cidade. Como a Ilha da Restinga é uma propriedade privada, o passeio obrigatoriamente se faz em excursão. Os grupos podem conhecer a vegetação, fauna e flora locais, além de conhecer a história da época da colonização. Há registros de construções de fortes portugueses na ilha já em 1579. Em 1634, o forte passou ao domínio Holandês e é possível conhecer os registros desta época.

7. Lucena PB025

As ruínas da Igreja do Bom Sucesso, os canaviais e a Igreja de Nossa Senhora da Guia (tombada) são patrimônios de valor inestimável que vale a pena conhecer. As atrações ficam em Lucena, cujo acesso se dá pela rodovia PB025. É um passeio de um dia, que sem dúvida irá marcar o seu roteiro de Turismo em João Pessoa.

8. Barra do Mamanguape e Projeto Peixe-Boi

Finalmente, o projeto Peixe-Boi marinho é uma iniciativa de preservação da espécie no nordeste, que está em risco de extinção. Durante o passeio, os visitantes podem conhecer as pesquisas que estão sendo conduzidas pela fundação e se aprofundar sobre a vida e habitat do Peixe-Boi Marinho Brasileiro. Há muitos dados curiosos sobre a espécie, fotos e alguns animais sob cuidados especiais da equipe antes da sua re-introdução à natureza. Sem dúvida é um passeio mais voltado para a educação ambiental e sustentabilidade, perfeito para ir com crianças e adultos interessados no tema.

Onde ficar | Hospedagens mais interessantes em João Pessoa

Turistas que buscam o agito da cidade, acesso fácil aos bares e restaurantes da orla, devem ficar no bairro de Tambaú. Lá está o tradicional Mercado de artesanato, a feirinha e a maior parte de atrações turísticas da cidade. Alguns hotéis interessantes da região são o Laguna Praia Hotel, o Nord Luxor Tambaú e o Quality Suites João Pessoa. Todos são hotéis 4 estrelas com excelente reputação e ótimas avaliações dos turistas brasileiros.

Laguna Praia Hotel
Endereço: Avenida Almirante de Tamandare, 716, Tambaú, João Pessoa, CEP 58039-010, Brasil
Reserve no site Booking.com

Nord Luxor Tambaú
Endereço: Avenida Almirante Tamandaré, 740, Tambaú, João Pessoa, CEP 58039-010, Brasil
Reserve no site Booking.com

Quality Suites João Pessoa
Endereço: Avenida Epitacio Pessoa, 5049, Tambaú, João Pessoa
Reserve no site Booking.com

Já perto de Tambaú está o bairro Cabo Branco, onde fica a principal praia urbana de João Pessoa. É uma zona mais tranquila, mas com muitos hotéis beira mar, como o Ibis, por exemplo. Quem fica em Cabo Branco tem fácil acesso para as praias do litoral sul de João Pessoa. Além disso, dá para se deslocar a pé até a região de Tambaú, caso você queira mais agito.

Ibis João Pessoa
Endereço: Avenida Cabo Branco 4350, João Pessoa
Reserve no site Booking.com

Finalmente, para quem busca um lugar mais família e pouco turístico pode se hospedar no bairro do Bessa (apelidado carinhosamente de Caribessa). Surfistas podem optar pela região de Intermares, onde há ondas mais agitadas e mais opções de albergues. Já os Resorts grandes e mega estruturados estão localizados na região do Conde. Finalmente, pra quem quer alugar casa ou apartamento de temporada, recomendo Camboinhas I, II e III, que ficam na cidade de Cabedelo mas tem muita coisa legal ali perto, além da praia que é um piscinão de tão calmo e água transparente!

Apesar de ser uma cidade relativamente tranquila, eu evitaria hospedagem no Centro da cidade, porque pode ser meio perigoso.

Booking.com

Comidas típicas de João Pessoa | Melhores Restaurantes

Tem tanta coisa gostosa que vale um post exclusivo sobre as comidas típicas de João Pessoa. Mas vamos começar pelo básico! Coloque na sua lista os seguintes pratos para provar – e se deliciar – durante a sua viagem: Tapioca, Cuscuz, Baião de Dois, Carne de Sol, muitos peixes e frutos do mar. Para os mais aventureiros, existe também a buchada. E de doce eu recomendo a Cartola, Bolo de Rolo e o Munguzá (ou Canjica!).

Há vários restaurantes interessantes que servem as melhores versões destas iguarias. Os restaurantes mais famosos são o Mangai, para pratos típicos, O Nau ou o Camarada Camarão para frutos do mar e peixes, Porto Madero para refeições completas (e nada discretas). E se você precisa de mais dicas, manda uma mensagem aqui que eu vou ficar feliz em enviar uma listinha completa sobre os melhores restaurantes de John People.

Últimas dicas de Turismo em João Pessoa

Bom, para finalizar: A cidade é uma delícia! Mesmo! Eu adoro a Paraíba e tenho muito carinho por João Pessoa, cidade que sempre me acolheu quando estive por lá. Recomendo aproveitar a praia respeitando muito a natureza, ou seja, faça a sua parte e não deixe lixo espalhado. Cuidado que o sol queima muito forte, então evite se expor ao sol nos horários mais críticos, ou abuse do filtro solar. Também evite usar correntinha de ouro ou objetos de valor na praia, já que sempre tem batedores de carteira de olho nos desavisados. Meus familiares já tiveram correntinha arrancada do pescoço em plena luz do dia, o que é bem triste… Por isso é sempre bom ficar atento! Tirando isso, aproveite muito a viagem e divirta-se!

Boa viagem!

Leia também:
Top 10 Melhores Praias de João Pessoa
Férias em Jericoacoara | Tudo o que você precisa saber
Viagem para a praia da Pipa, no Rio Grande do Norte
O que fazer em Porto de Galinhas?

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com