Oi gente! Chegou a vez de falar sobre as Dicas de Brasília, cidade linda que nasceu em 1960, inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubischek!

Os candangos já estão cansados de ouvir esta história, mas fora do quadradinho que é o Distrito Federal tem muita gente que não conhece a capital e adoraria saber algumas curiosidades sobre esta bela cidade! Brasília é linda, e há dois nomes responsáveis por isso: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O primeiro foi quem idealizou a forma de Brasília, que se parece com um avião! Lúcio Costa projetou o plano piloto e a parte urbanística da cidade, enquanto Niemeyer foi o responsável por criar os edifícios mais simbólicos da capital, entre eles o Congresso Nacional – que, infelizmente, nem sempre corresponde à grandeza do edifício, né?!

Maaaas, como eu tô aqui pra falar de turismo, e não de política, tenho certeza de que você vai adorar este post sobre  as dicas de Brasília! Vai lendo que eu vou te convencer que tem muita coisa legal para conhecer na capital do Brasil, que é também Patrimônio Cultural da Unesco e possui também a maior área tombada do mundo! OMG!

Onde fica Brasília no mapa?

Fica no meio do país, literalmente! É tão no centro que qualquer vôo até Brasília é perto, esteja você no Nordeste, no Sudeste, no Norte ou no Sul do Brasil. E se você é do Centro-Oeste, demorô, é pertinho! Nos anos 50, a idéia era fazer com que o Brasil se expandisse para o centro, tirando a concentração de pessoas no litoral do país.

A estratégia funcionou, e hoje Brasília tem cerca de 2milhões e 800mil habitantes, ou mais de 4 milhões se contar toda a área metropolitana.  E claro, o Centro-Oeste acabou crescendo por tabela, com a chegada da nova capital! Você pode aproveitar e conhecer outras belezas do Centro Oeste, como a linda cidade de Pirenópolis, ou então a Chapada dos Veadeiros. Ou então, não descarte uma visita à Goiânia ou Campo Grande, cidades que em breve vão aparecer aqui no blog!

Como chegar em Brasília?

Via aérea é a melhor forma de chegar em Brasília, ou BSB, como é chamado o aeroporto. O aeroporto de Brasília está muito bonito, reformadinho (obras da Copa de 2014) e grandão, recebendo vários vôos diários das principais cidades do país, e recebe até vôos internacionais. Tem vôo internacional saindo de Lisboa, Paris, Miami, Orlando, Atlanta, Buenos Aires e Santiago do Chile direto para a capital. E tem tanto vôo local para BSB que sempre rola umas promoções bacanudas que valem a pena aproveitar, tem que ficar de olho!

A minha rota em Brasília

Eu morei em Brasília quando era adolescente, e logo depois, fui algumas vezes de visita. Na minha última viagem, agora em 2015, aproveitei para re-visitar os principais pontos turísticos da cidade e conhecer coisas fora da rota tradicional, dicas preciosíssimas que só morando lá para saber! Contei com a ajuda de uma galera local que ama Brasília, o que foi fundamental para fazer este post! Valeu people!!! Vai lendo que você vai ver as dicas locais que eu recebi sobre Brasília, além das dicas dentro da rota de turismo convencional.

O que fazer em Brasília?

Brasília é uma cidade grande, apesar de parecer pequena! Recomendo 3 dias para visitar a capital e conhecer alguns dos mais importantes pontos turísticos do país. O turismo convencional gira em torno das imensas obras de arquitetura projetadas por Niemeyer e outros artistas, além do cenário público da cidade. Entre as Dicas de brasília, vale a pena conferir:

1. ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

É óbvio! Entre as dicas de brasília, esta é a primeira grande atração e na verdade você não precisa parar na avenida onde estão os ministérios, mas dar uma olhadinha nos prédios onde estão alguns dos principais nomes da política brasileira. Ao fundo, você verá a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional.

2. PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Lá você vai o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, ou os três poderes: legislativo, executivo e judiciário. É talvez o ponto turístico mais conhecido de Brasília, onde está também uma maquete do plano piloto (no subsolo), a escultura “os guerreiros”, a pira da pátria e uma enorme bandeira nacional exposta no topo de um mastro gigante! A cada primeiro Domingo do mês, ocorre o chamado “bandeirão”, uma cerimônia militar de troca desta bandeira, enquanto que diariamente há a arriação da bandeira no palácio do planalto, com guardas vestidos com trajes militares históricos. Às sextas-feiras, esta cerimônia é acompanhada da banda de música e dos Granadeiros! Olha que legal! A cerimônia diária ocorre pontualmente às 18h, e na sexta-feira, ocorre às 17h.

3. CATEDRAL METROPOLITANA

A Catedral Metropolitana é um edifício também projetado por Oscar Niemeyer, e é impressionante! São 16 pilares curvados que se unem no topo! Dentro dela há obras incríveis, entre eles, 3 esculturas suspensas que representam os arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael. Fora isso, há cerâmicas de Athos Bulcão e Pinturas de Di Cavalcanti. Ahhh, tem um joguinho lá também! Se você sussurrar na parede da cadetral, o som vai correr até a outra ponta da parede, que é curvada! 😛 Eu adorava fazer isso quando era criança!

4. TORRE DE TV e FEIRA DE ARTESANATOS

A Torre de TV está situada no ponto mais alto de Brasília e há um mirante que permite ter a vista 360graus da cidade. A torre está alinhada com a bandeira da praça dos três poderes e com o Congresso Nacional! O pôr do sol de lá é fantástico!!! Lá na torre também tem uma feirinha de artesanatos enorme e bem tradicional, aliás, lá tem um pastel delicioso! Vale a pena!

5. MEMORIAL JK e PRAÇA DO CRUZEIRO

O memorial é um mausoléu projetado por Niemeyer para abrigar os restos mortais do idealizador de Brasília. Além do túmulo, tem um acervo com livros do presidente e exposição permanente com objetos pessoais e fotos do Juscelino Kubischek. Saindo do memorial, do outro lado da estátua, há uma cruz enorme, onde está a Praça do Cruzeiro. É lá onde alguns brasilienses assistem a outro pôr do sol fantástico, alguns dizem ser o mais bonito de Brasília.

6. EDIFÍCIOS PÚBLICOS

Dá pra fazer uma visita no Congresso Nacional, no Palácio da Justiça e no Palácio do Planalto! Há tours guiados que acontecem normalmente aos finais de semana, e contam a história política do país e mostram algumas obras de arte de artistas brasileiros. Também dá pra visitar o Banco Central, onde há um museu com as moedas antigas e conta um pouco de história econômica do Brasil, visitas de Terça a Domingo. Outro edifício legal para visitação é o Itamaraty, onde fica o ministério das Relações Exteriores, há visitas guiadas diariamente e em vários horários.

Imagem

7. LAGO PARANOÁ

O Lago Paranoá é enorme e cheio de atrações super legais ao redor dele. Não deixe de ir no Pontão do Lago Sul, onde você pode se sentar e apreciar a beleza do Lago sem preocupações. Lá estão alguns restaurantes legais e também pode praticar esportes aquáticos. Outra opção do Lago Paranoá é ir ao Pier 21, um shopping que também oferece uma vista linda do lado e possui restaurantes, bares, clubes e cinema.

8. PARQUE DA CIDADE

Eu sempre lembro do Legião Urbana cada vez que escuto falar no Parque da Cidade! “Se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de Moto e o Eduardo de Camelo…” Bom, além de tema musical, o Parque da Cidade é um lugar bem legal para se conhecer, primeiro pelo tamanho, são 420 hectares, é maior que o Central Park, em Nova York! Lá dentro tem pistas de corrida, bike, patinação, tem quadras esportivas, tem parquinho para crianças e parque de diversões,  tem hípica, tem um laguinho artificial e tem muito verde! Brasília, aliás, é bem verde (na época das chuvas, na seca é avermelhada!) e tem vários outros parques para conhecer, como o Parque Olhos D´Água, Água Mineral e Ermida Dom Bosco. Mas o Parque da Cidade é, na minha opinião, o mais legal para visitar!

Brasília fora da rota turística

Ufa! Depois de tanta atração turística convencional, dedique um tempinho para saber o que os brasilienses recomendam sobre a sua cidade! As dicas de Brasília que você vai ler abaixo foram contribuição dos três vencedores da promoção “Dicas de Brasília“, que eu lancei no blog no começo de julho! Eu recebi muitas dicas incríveis sobre Brasília, só teve sugestão legal, e obrigada a todos os participantes da promo pelas dicas que vocês me enviaram! Se eu pudesse eu publicava as dicas de todo mundo por aqui, mas como eu precisei escolher três vencedores, tive que separar as recomendações mais criativas e que não estão nos guias de turismo tradicional sobre Brasíla! Olha que legal como ficou:

TURISMO NA ASA SUL, POR ANA CAMPOS

Bem, moro em BSB e nem sei por onde começar… Mas vamos lá… Vou dispensar o centro do poder (esplanada dos ministérios, catedral, praça dos 3 poderes e tal…) então: não deixe de ir na Igrejinha da 307/308 Sul, é lindinha e tem a famosa azulejaria de Athos Bulcão depois desça a pé até o comércio da 107 sul (é pertinho) e coma uma fatia de pizza na “Pizzaria Dom Bosco” que é super tradicional aqui. E não deixe de ir no “Beirute” na 109 sul (e coma o kibe de lá).

Valeu Ana! Adorei as suas dicas de Brasília! A igrejinha da 307/308 sul é a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, também projetada por Niemeyer e foi construída a pedido da Sarah Kubischek, esposa do JK. A forma da igreja lembra um chapéu de freira. Já a Pizzaria Dom Bosco é a pizza mais tradicional de Brasília, todo mundo recomenda! E o Beirute é o bar que Brasília inteira recomenda! Existe há vários anos e nunca perde a qualidade, é O boteco da cidade!

PASSEIO NO JARDIM BOTÂNICO, POR STEPHANY QUEIROZ

Eu recomendo uma visita ao Jardim Botânico.
Além de ser um lindo local, você pode tomar café da manhã lá, em estilo piquenique! Lá mesmo são vendidos os pacotes para café da manhã. Muito legal!

UAU! Super legal saber desta dica! Fazer um piquenique no Jardim Botânico é realmente um passeio fora da rota e bem legal! Durante a semana o passeio é bem tranquilo, s aos domingos o lugar lota! Se quiser um passeio mais tranquilo no domingo, chegue cedinho, ou encare a fila que se forma esperando os quitutes do café Jardim Bom Demais! O lugar fica no Setor de Mansões Dom Bosco, funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. O blog “Comer Rezando” conta mais detalhes sobre este saboroso programa, dá uma olhada nestas dicas de Brasília!

SURPRESA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, POR LÚCIO COSTA JR

No Anexo IV da Câmara dos Deputados, lá no último andar, desconhecido dos turistas que visitam a Capital e de muitos dos brasilienses, encontra-se um espaço de artes, 2 jadins suspensos de Roberto Burle Marx, sendo um de inverno e outro aberto, e uma capela projetada por Oscar Niemeyer. Todas as atrações são servidas pelo café do Restaurante-Escola do SENAC, onde há uma das melhores tortas de abacaxi da cidade!

O hall da galeria é ornamentado com mobiliário assinado pelo Oscar Niemeyer (o primeiro desenhado por ele para compor o design do projeto). O melhor são as janelas redondas, de onde se vislumbra do alto a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Lago Paranoá, a Torre de TV Digital ao longe e os demais edifícios dos Tribunais Superiores. Dessas janelas, tira-se a tão tradicional foto dos visitantes sentado com Brasília ao plano de fundo. Há ainda um Restaurante-Escola do SENAC com uma ilha self-service completa ou Buffet a vontade nas sextas-feiras. É um passeio imperdível. Só tem acesso de segunda-feira a sexta-feira, das 8:00 às 18:00. Exige-se calça para os homens, e a entrada é grátis, por se tratar de Órgão público. Identificação com RG na portaria central. Destaque para a imensa tela do Artista Plástico Tarcísio Viriato logo antes do Hall dos Elevadores.
Para mim, é um must see da Capital do País.

Ótimas dicas de Brasília, Lúcio! Fiquei morrendo de vontade de provar a torta de abacaxi e conhecer os jardins suspensos de Burle Marx! Realmente, pouquíssima gente sabe deste segredo em Brasília! A revista GPS Brasília  publicou um artigo só sobre os jardins e sobre a capela projetada por Niemeyer, aqui neste link. Adorei!

Onde se hospedar em Brasília?

A vantagem de se hospedar em Brasília é que a rede de hotéis é bem moderna e há várias opções excelentes na cidade. Eu recomendo o Windsor Brasília Hotel, um quatro estrelas que tem uma localização maravilhosa e está novíssimo, ou seja, as instalações são excelentes e o staff é bem atencioso. Oferece uma ótima relação de custo X benefício em Brasília, tem um café da manhã delicioso e uma vista linda da cidade!

Windsor Brasília Hotel
ST SHN Quadra 01, CJ A, BL B, Asa Norte
Reserve pelo Booking.com

Imagem

Foto: Booking.com

Últimas dicas de Brasília

Brasília tem um clima bem estranho, na verdade não tem estações do ano bem definidas, eles possuem uma época de chuva e outra de seca. Na época da seca, entre maio e setembro, o pôr do sol fica fantástico e o céu é quase sempre aquele azul clarinho, quase sem nuvens. Recomendo estes meses para a sua visita, mas uma boa dica de Brasília é: leve muitos hidratantes e beba muita água se você for viajar entre maio e setembro. A umidade relativa do ar pode baixar de 20%, o que pode ser perigoso para a saúde se você não se cuidar.

Ah, além disso, lá a voltagem é 220v, é bom saber antes de ligar seus aparelhos por lá e correr o risco de queimar tudo! Finalmente, os endereços de Brasília são bem diferentes, eles usam siglas para definir cada área da cidade. É comum uma pessoa viver na SQS203 e o seu hotel estar localizado no SHTN.

Não se assuste, qualquer taxista vai saber onde é isso e na pior das hipóteses, o seu GPS também! Agora se for usar o GPS, tenha cuidado com o trânsito! Fazer o retorno é pela mão inglesa, tesourinhas ou rotatórias estão por todos os lados e é obrigado parar o carro caso o pedestre queira atravessar a faixa! Ignore-os e receba uma bela multa bem brasiliense no seu endereço! Na dúvida, deixe seu carro estacionado e faça os passeios com a ajuda de um taxista ou algum motorista local, é bem mais seguro!

Links úteis para a sua viagem

Aqui vai uma lista com alguns links interessantes para te ajudar com a sua viagem. Se tiver dúvida, é só fazer um comentário que eu responto!

Para encontrar um hotel bom e barato, eu uso o Booking.com. Mas eu tenho alguns truques aqui neste post com dicas para economizar na hora de reservar um hotel.

Outra ferramenta legal para encontrar passeios e tours é a Get Your Guide. Essa é uma empresa que seleciona tours em todo o mundo e você pode reservar os passeios com antecedência sem sair de casa. Os preços deles são ótimos e tem muita coisa em Português! Além dessa, eu uso bastante a Tiqets, que tem a vantagem de dar os bilhetes no celular, sem precisar imprimir.

Para quem viaja de carro, aqui vai um post com dicas para alugar um carro pela Europa. A lógica é parecida para outros continentes. Para comparar as tarifas das locadoras, eu uso o site da Rental Cars que já coloca todos os preços juntos e poupa um tempo danado!

Recentemente eu descobri a Seguros Promo para quem precisa cotar seguro de viagens ao redor do mundo. Como o seguro de viagem é obrigatório para muitos lugares, eles dão boas ofertas e 5% de desconto para os leitores do blog se você clicar neste link aqui.


Booking.com

Imagem Destacada: Banco de Imagens iStock
Créditos: filipefrazao